Playmaker - by zerozero.pt, maior base de dados do mundo de Futebol

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

BesiktasTurquia
RússiaFK Krasnodar
Manchester CityInglaterra
AlemanhaBorussia Dortmund
Bayern MünchenAlemanha
FrançaParis SG
Liga Portuguesa
Crónica
Dragões líderes outra vez

Bomba com cheiro a título!

2018/04/15 20:18
Texto por Luís Rocha Rodrigues
© Carlos Alberto Costa

O FC Porto foi à Luz ganhar por 0x1, com um golo em cima dos 90 minutos, e voltou à liderança do campeonato. Depois de uma primeira parte em que o Benfica teve ligeiro ascendente, os dragões cresceram muito no segundo tempo e retraíram muito os encarnados, que se meteram a jeito e que acabaram por sofrer num excelente pontapé de Herrera. Talvez, o momento do campeonato! 

Potência máxima

Emoção, ansiedade, sentimento. Três aspetos que viveram no interior dos adeptos durante a semana e as horas que antecederam o jogo. Aspetos que, claro, também invadiram os jogadores, cientes da importância que as contas do clássico podiam ter para o desfecho da Liga NOS.

Não foi de admirar, portanto, que os primeiros 10 minutos se pautassem por várias precipitações de parte a parte. O espaço era pouco, a vontade de ter bola era muita e o desejo por fazer o adversário errar era imenso, só que isso apenas começou por acontecer na zona intermédia.

Zivkovic começou muito bem, mas decaiu ©Carlos Alberto Costa
Aos poucos, o Benfica começou a ganhar maior dimensão jogada, num duelo onde ter bola era sinónimo de arrancar para a baliza contrária o mais rápido possível. Fejsa encheu o campo e, na caixa de fósforos onde se ia disputando a bola, foi quem mais conseguiu roubar e servir os colegas, com Zivkovic a assumir muito mais a condução do que Pizzi.

Nas triangulações, à esquerda e à direita (muito boa contribuição de Jiménez), o Benfica encontrava o espaço para romper pela área, só que aí deparava-se com dois problemas: faltava gente para finalizar e havia um FC Porto muito bem posicionado, minimizando as verdadeiras oportunidades do adversário. Aliás, em termos de reais chances, a primeira parte até acabou por ser similar, mesmo com o Benfica a ter mais bola e mais remates.

Mesmo que a segurança defensiva imperasse no lado portista, faltava algo mais. Havia alguma inibição psicológica no início e essa apenas melhorou com o surgimento de Brahimi com bola e com as boas ações de Soares no ataque. Ricardo também ajudava pelas arrancadas na direita, mais do que Telles à esquerda. Tudo somado e as debilidades do meio-campo ficavam bem disfarçadas.

E tudo mudou com a paragem

Dificuldades que desapareceram com o intervalo. É verdade que a intensidade do Benfica decaiu muito, mas também é factual que Herrera e Sérgio se entenderam muito melhor com a bola e entre si na ocupação de espaços.

Muito mais serena, a equipa de Sérgio Conceição (seria interessante assistir à palestra ao intervalo) pegou no jogo e partiu para uma segunda parte bem diferente da primeira.

Com muito pouca reação à maior posse do adversário, o Benfica tentava as saídas rápidas (só Rafa o conseguia), mas também aí o FC Porto foi mais competente, usando as faltas para impedir as chegadas à área de um Casillas que viu o jogo a uma distância bem maior.

Brahimi cresceu com o jogo ©Carlos Alberto Costa
Foi então tempo de as águias se reagruparem. Era altura de defender melhor, por isso Samaris foi a jogo, numa mensagem de Rui Vitória à equipa de que era preciso maior contenção. Mensagem aceite e entendida também pelo rival, que se foi acercando da área de Bruno Varela, sempre à procura de Brahimi com bola e de Marega nas diagonais.

Depois da primeira mensagem e de Salvio também não ter dado ao jogo o que ele pedia, Rui Vitória decidiu juntar Seferovic a um Jiménez muito desgastado, mas continuou a ser o FC Porto cima.

Óliver entrou bem e deu continuidade ao bom critério portista e eis que, quando já se adivinhava o empate, Herrera descobriu o caminho da rede. De fora da área para a liderança do campeonato!

U Domingo, 15 Abril 2018 - 18:00
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Luz)
Artur Soares Dias
0-1
Héctor Herrera 90'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Luz)
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 30
A Chave
O intervalo. A diferença entre a noite e o dia, dos dois lados, mas de forma inversamente proporcional. O Benfica gastou as pilhas todas na primeira parte, o FC Porto sacudiu a ansiedade e passou a assumir o jogo, que foi jogado no meio-campo contrário. O golo ficou muito mais provável.
O Árbitro
Arbitragem à altura do jogo. No capítulo disciplinar, podia ter sido mais rígido, pois faltaram alguns amarelos, mas no geral esteve bem, já que nunca perdeu o controlo do jogo.
O Melhor
Gestão portista
Sabendo que o Benfica tem o hábito de entrar com tudo nos clássicos em casa, o FC Porto soube sofrer sem permitir muitas oportunidades e, por outro lado, sabendo sair em transição para colocar o rival em sentido. Depois da segunda parte, deu-se o apogeu do dragão, que tomou conta do jogo por completo e que acabou por ser premiado com um golaço quando o Benfica já há muito apenas pensava no empate.
O Pior
Fogo apagado de forma precoce
A ação cavalgante do Benfica na primeira parte esbarrou na clara falta de poder de fogo dentro da área. Muita corrida, muito frenesim, excelentes combinações, mas, bem espremido tudo, uma grande oportunidade de Pizzi num ressalto e dois lances em que os extremos furaram da linha para dentro, embora com pouco ângulo. Razoável para a primeira parte, muito pouco para 90 minutos de um tetracampeão que jogava em casa.
Forma
Benfica
2017/2018
43J
26V
8E
9D
89-41G
FC Porto
2017/2018
47J
34V
8E
5D
110-36G
Sabia que...by playmaker stats
Héctor Herrera marcou o golo da vitória do FC Porto na Luz; já tinha aberto o marcador na última vitória dos dragões na Luz (2016 Benfica 1-2 FC Porto)
Fotografias(48)
Liga NOS: Benfica x FC Porto
Liga NOS: Benfica x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
FC PORTO
Comentários (175)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RDArhgsar
2018-04-16 20h49m por da_ni82
Jovem, por favor, ganha juízo. Vocês conseguem ver o que mais ninguém vê. Chegam ao cúmulo de pedir amarelo para um jogador quando a falta e feita por outro jogador. Pedem penalti num lance básico, mas quando os vossos defesas fazem mesmo falta gritam aos ventos "piscineiro", quando os maiores piscineiros em Portugal vestem de vermelho. Aprende a ver futebol. . . falas do jogo na luz contra o Sporting mas casaste bem caladinho ao clássico no Dragão onde ulá nulas um golo ao porto por um...ler comentário completo »
Sobre o jogo
2018-04-16 20h01m por dgc98
Não pude comentar o jogo ontem, no entanto faço-o hoje.
Uma primeira parte onde o Benfica teve ascendente sobre o Porto, e criou algumas ocasiões de perigo, na segunda parte o domínio do jogo inverteu-se e a meu ver o resultado justo seria o empate embora a vitoria do Porto não seja escandalosa.

Em relação ao arbitro, na maior parte do jogo parece-me que esteve bem, apesar de me parecer que ficou o 2º amarelo por mostrar ao Sérgio Oliveira, o que não muda nada do qu...ler comentário completo »
RdArghasar
2018-04-16 16h23m por Valdo_O_N10
Tens a minha resposta no último comentário e para concluir, em relação ao Sporting, massacramos, mas falhamos tanto e nestes jogos pede-se, não, exige-se eficacia. Aliás, não vi o início desse jogo, porém não deve ter começado bem para começarmos a perder é o JJ não foi inteligente nesse jogo, tivesse ele apostado no contra ataque e não no autocarro e se calhar teríamos levado o 2.
Toysrus
2018-04-16 16h20m por Valdo_O_N10
Na luz todos os jogos são para ganhar, seja contra quem for! E a postura do RV nos vários clássicos tem sido frustrante e humilhante. Até nos últimos dois clássicos da luz frente ao Porto começamos a ganhar, mas mal chegamos ao 1-0, recuamos e apostamos no contra ataque, isso não pode acontecer, fazemos o 1-0 e procuramos logo 2 para atingir o conforto no resultado e só aí devemos explorar os contra ataques.
Valdo
2018-04-16 16h18m por RDArhgsar
nao consigo concordar , apesar de nao termos ganho esses dois jogos . . . o benfica foi claramente superior ao Porto nos ultimos 2 jogos em casa , se quiseres tirar duvidas vai ver as muitas e muitas defesas do Casillas nesses jogos . . . primeira parte do jogo de hoje so deu benfica e realmente o Rui Vitoria ERROU na segunda parte , viu o Porto subir e ficou com medo , meteu tudo atras e lixou-se tens toda a razao . . .

Benfica - Sporting este ano , nao me digas que achas...ler comentário completo »
Valdo_O_N10
2018-04-16 16h11m por toysrus
Concordo com a parte de que jogámos para o empate e não se admite na Luz contra quem quer que seja. . .
Toysrus
2018-04-16 16h05m por Valdo_O_N10
O que disse no último comentário também se aplica a ti, apenas me esqueci de o dirigir a ti.
RdArghasar
2018-04-16 16h04m por Valdo_O_N10
Já não me lembro desse lance é quem fez falta, não me pareceu pênalti do Zivkovic e mesmo que fosse é isso que vai justificar a péssima( ainda assim parece-me um elogio) exibição do Benfica na 2 parte ou a deplorável atuação do Rui Vítoria? Estou farto de ver o Benfica entrar com medo nos clássicos e de ver o Vitória a lhes dizer que é para jogar para o empate ou de que forma se pode justificar a apatia e preguiça na 2 parte ?
RDArhgsar
2018-04-16 16h03m por CR28
Vocês (geral) quando não têm argumentos é sempre a aliança e mais aliança. . . que só por acaso não existe a não ser na vossa cabeça. EU quero que vocês ou o fcp se lixem, eu não estou a defender o fcp, apenas vejo as coisas, analiso e comento aquilo que vi, dou a minha opinião, mas TU não, tudo o que não seja a favor do slb é a aliança. . . haja paciência, é mesmo discurso de treta. Irónico é vocês queixarem-se de arbitragem depois das missas e padres que todos sabemos. Até os do teu ...ler comentário completo »
Valdo_O_N10
2018-04-16 16h01m por toysrus
Eu acredito sim. . . A pressão está no estádio do ladrão!

E foi penalty sobre o Zivkovic. . . pois o Ricardo nem olha para a bola, apenas se preocupa a empurra-lo com o seu ombro, que tem colocado no cotovelo. . . Prova é que no canto seguinte, em que o Ruben Dias faz uma falta igual e o arbitro marca de imediato. . .

Coação, do Macaco sobre um arbitro que mora e trabalha no Porto (cidade)? não sei, mas não tenho duvidas na roubalheira. . . mais uma vez o ...ler comentário completo »
Valdo
2018-04-16 15h59m por RDArhgsar
e o SO nao faz falta num lance em que o amarelo acaba no filipe?
RdArghasar
2018-04-16 15h56m por Valdo_O_N10
O toque do Ricardo não me parece suficiente para derrubar o Zivkovic.
Toysrus
2018-04-16 15h56m por Valdo_O_N10
O marítimo vai a Braga e recebe Porto e Sporting, Oxalá percam pontos, mas pareceu-me difícil e com este calendário que contrasta com um relativamente acessível do Rio Ave, a Europa deixará de ser possível para muita pena minha. Contudo, quem empata com Moreirenses e passa 8 jogos sem vencer merece, é um castigo merceido para displicência do marítimo ontem e nesses jogos. Depois vamos receber um Porto motivado e algum dia eles terao que regressar as vitórias no barreiros e se o Sporting subir...ler comentário completo »
Valdo
2018-04-16 15h53m por RDArhgsar
aconselho-te a reveres os lances . .
bem haja
Valdo_O_N10
2018-04-16 15h52m por toysrus
O Rio Ave ainda vai perder pontos. . . o Marítimo sabe disso. . . o Rio Ave ainda vai ao Moreirense e Paços de Ferreira. . .
Análise ao SLB-FCP
2018-04-16 15h51m por bludouro
Foi um jogo estranhamente mais calmo que esperava - com ambas as equipas a terminarem a partida com o complemento de 11 unidades no relvado . . . O Benfica teve claro ascendente na primeira parte, tendo o Porto gradualmente equilibrado no segundo período. Quando se adivinhava novo nulo, o Herrera conseguiu marcar um golo importante (de nada decisivo, convenhamos) a colocar a sua equipa no lugar que lhe era devido . . . pois desta vez na havia meios de invalidar o seu golaço. Paciência! O ...ler comentário completo »
Toysrus
2018-04-16 15h47m por Valdo_O_N10
O marítimo? Empatou ontem e segue-se Braga fora, hoje o Rio Ave muito provavelmente vai ganhar e quando receber o Porto já não terá objetivos porque lutar. Se não estou em erro, o 6 lugar já não dá acesso a Europa.
RdArghasar
2018-04-16 15h46m por Valdo_O_N10
Não houve erros da arbitragem. O SC talvez devesse ter sido expulso, mas jamais o ASD iria estragar o classico. Não houve pênalti sobre o Zivkovic, há o toque, verdade seja dita, mas não me pareceu com força suficiente. A única coisa que se pode apontar ao ASD é o tempo de compensação aonde só se deve ter jogado 1:30 dos 4 .
O RV foi o principal responsável pela derrota do Benfica.
Valdo_O_N10
2018-04-16 15h36m por toysrus
Calma que o Marítimo precisa de pontos e o Setúbal, no estádio do ladrão costuma fazer história. . .

Na próxima segunda-feira, estarão 2 clubes no primeiro lugar, e segue-se o Marítimo. . .
Valdo
2018-04-16 15h34m por RDArhgsar
eu nao estou a conseguir entender o que é que os erros do treinador tem a ver com os erros da arbitragem ?
entao um treinador nunca errou na sua abordagem ao jogo e ganhou a mesma?
o que é que o Rui Vitoria ter mexido mal na equipa tem a ver com um erro claro de troca de jogador que faria com que jogássemos com +1 desde os 68 minutos?
talvez estivessemos a falar de uns ultimos 20 minutos de maior pendor ofensivo do SLB . . .
Torre_Negra
2018-04-16 15h33m por toysrus
Como é possível um clube corrupto a ser prejudicado pelas arbitragens. . .

Em 2 campos, porque o clube da aliança também foi beneficiado!
RdArghasar
2018-04-16 15h25m por Valdo_O_N10
Homem, cala-te. Não estás a dizer nada de jeito. O responsável por esta derrota e o Rui Vitória que não soube mexer na equipa, bem soube preparar a equipa para a segunda parte, jamais devia ter tirado Rafa e Cervi, devia era ter tirado o Pizzi pelo Samaris que não estava a fazer nada e o nosso meio campo, com o Fejsa cansado ( não pode fazer tudo) , era comido por 2 médios do Porto e o Pizzi ainda falhou um golo fácil na primeira parte. Claro que a preparação para esta época também foi muito...ler comentário completo »
dragonking
2018-04-16 15h16m por RDArhgsar
ou seja, a tua opiniao nao conta. . .
CR28
2018-04-16 15h14m por RDArhgsar
ja percebi , sagrada aliança . . .
com um presidente como o que tu tens estares a falar que nos queixamos sempre das arbitragens é um pouco ironico mas ok

Alguém o ajude. . .
2018-04-16 15h09m por DragonKing
e diga que o SO deveria ter sido expulso.
Alguém que não seja toupeira, padre ou ministro. ;)
OUTRAS NOTÍCIAS
Oficial
A UD Oliveirense, que terá Deco como principal figura da nova SAD, anunciou esta quinta-feira a contratação de um reforço para o ataque: Mohamed Bouldini, jogador ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Pedro3000SCP 20-07-2018, 00:21
ADrDEIMC1986 20-07-2018, 00:16
SO
somosporto92 20-07-2018, 00:14
xxxBITW 20-07-2018, 00:14
xxxBITW 20-07-2018, 00:13
PedroFCP_Returns 20-07-2018, 00:13
SabedoriaOutraVez 20-07-2018, 00:11
Brahimi_8 20-07-2018, 00:08
JA
jaxxalude 20-07-2018, 00:04
j-f-uite 20-07-2018, 00:02
polnarado 19-07-2018, 23:57
xxxBITW 19-07-2018, 23:56
Pedro3000SCP 19-07-2018, 23:56
Pedro3000SCP 19-07-2018, 23:55
Pedro3000SCP 19-07-2018, 23:50
j-f-uite 19-07-2018, 23:48