placardpt
    Sporting derrota Paços de Ferreira

    Um abraço de união e de três pontos

    Após três dias envoltos em polémica, o Sporting conseguiu terminar a semana da melhor maneira com uma vitória por 2x0 diante do Paços de Ferreira, que coloca a equipa de Jorge Jesus mais distante do Sporting de Braga, após o empate dos minhotos. Num encontro que teve muitos olhos colocados nas bancadas e nas reações de adeptos, jogadores e claques, Bas Dost e Bryan Ruiz fizeram a diferença dentro de campo ao marcarem os golos dos leões, um em cada parte.

    Dois parágrafos antes do apito inicial

    Entrada de Bruno Carvalho motivou reações distintas ©Carlos Alberto Costa
    Foi com um clima de divisão que se desenrolaram os dias que antecederam a partida entre Sporting e o Paços de Ferreira. O que se passou antes do encontro criou bastante expectativa para o que viria a suceder dentro das quatro linhas e a verdade é que os minutos antes do jogo, já dentro do estádio, não foram nada tranquilos, muito pelo contrário.

    Mas de tudo isso falar-lhe-emos num futuro próximo. Nesta crónica procuramos, ao máximo, focar-nos no que se passou dentro das quatro linhas e no futebol jogado, ainda que durante grande parte do tempo este não tenha primado pela sua qualidade.

    Entre assobios e aplausos não houve muito futebol

    A divisão foi visível nos momentos iniciais e talvez isso tenha motivado uns 15 minutos de mau futebol e de um ritmo muito lento. A chuva prejudicou ainda mais e só um golo tiraria este peso de cima dos jogadores leoninos, no dia em que um jovem se estreava a titular no palco de Alvalade. Wendel aproveitou a ausência de William Carvalho e foi lançado no onze por Jorge Jesus. Entre um ou outro excesso de tempo com bola, o brasileiro apareceu a bom nível e soube dar soluções com a bola nos pés.

    Antes de ficar desfeito o nulo, o Paços de Ferreira procurou enervar os jogadores do Sporting e foi mesmo a primeira equipa a criar perigo. Xavier atirou de livre para defesa de Patrício, depois disso houve muitas pausas e algumas faltas em excesso. Quem não desperdiçou a primeira oportunidade foi o Sporting, mais precisamente Bas Dost. O holandês soube ler a jogada e aproveitou o cabeceamento de Bruno Fernandes para tirar um peso de cima dos seus colegas. Bruno Esteves foi ver as imagens, mas o golo acabou por ser mesmo validado.

    Bryan Ruiz esteve nos dois golos dos leões ©Carlos Alberto Costa
    Sem que a melhoria tenha sido expressada de uma maneira muito intensa, a verdade é que o golo marcado soltou os jogadores leoninos e o Paços de Ferreira, que até então estava a conseguir criar alguns momentos com bola, deixou de a ter, muito por culpa da agressividade do Sporting no momento ofensivo.

    Com o passar do tempo e enquanto o segundo golo leonino não surgiu, a equipa de João Henriques voltou a entrar bem em campo e proporcionou 15 minutos de maior volume ofensivo, mas quase sempre de bola parada. A verdade é que quando o Sporting aumentou o ritmo, os Castores não estavam a conseguir dar o devido acompanhamento.

    Bruno Fernandes estava a aparecer cada vez com mais espaço e isso acabou por ser fatal para o Paços de Ferreira. O internacional português assistiu Bryan Ruiz e o costa-riquenho não falhou na hora de marcar à equipa contra quem, há precisamente uma volta, tinha regressado à equipa. A partida ficou praticamente sentenciada.

    Até final, o destaque vai para um golo invalidado a Bas Dost que acabou com Mário Felgueiras lesionado. O holandês tocou na mão esquerda do guarda-redes pacense e este foi obrigado a sair de campo. Sem poder fazer mais substituições, Rui Correia foi para a baliza dos Castores. O guarda-redes improvisado acabou por sair de campo sem qualquer golo sofrido e a vitória leonina veio mesmo a confirmar-se.

    U Domingo, 08 Abril 2018 - 20:15
    Estádio José Alvalade
    Bruno Esteves
    2-0
    Bas Dost 19'
    Bryan Ruiz 65'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 29
    Lances Capitais
    20´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 24º golo na prova (25 jogos)
    65´
    GOLO Sporting!
    Bryan Ruiz marca
    Bryan Ruiz marca o seu 2º golo na prova (15 jogos)
    77´
    GOLO INVALIDADO Sporting
    Bas Dost marcou e o lance foi anulado. Está agora a ser analisado pelo VAR e anulado
    A Chave
    Minuto 20: O golo de Bas Dost serviu para tirar um grande peso de cima dos seus colegas e para animar os adeptos, que estavam a merecer.
    O Árbitro
    Tentou guardar o cartão em alguns lances e teve dois lances de decisão complicada. Decidiu bem, com o auxílio do VAR.
    O Melhor
    Grupo unido para ultrapassar os problemas
    Não querendo tomar partidos nesta espécie de guerra, o momento em que os jogadores do Sporting se abraçaram após o segundo golo acaba por merecer o destaque desta crónica. Independentemente do que aconteça fora do campo, é dentro dele que se deve mostrar a união de um grupo. Foi bonito.
    O Pior
    Tão pouco Paços
    Boas entradas em ambas as partes e nada mais. Os Castores criaram poucas oportunidades e raramente ameaçaram Rui Patrício. Quando o Sporting subiu o ritmo, a equipa de João Henriques sentiu imensas dificuldades.
    Forma
    Sporting
    2017/2018
    52J
    31V
    12E
    9D
    97-42G
    Paços Ferreira
    2017/2018
    34J
    8V
    8E
    18D
    36-57G
    Sabia que...by playmaker stats
    + assistências para golo Sporting 2017/18:
    14 BRUNO FERNANDES
    10 Gelson
    9 Acuña
    7 Podence
    4 Coentrão, Bas Dost
    Paços Ferreira volta a perder 3 jornadas depois
    12.ª vitória consecutiva do Sporting em Alvalade em provas nacionais ? sempre sem sofrer golos
    6.ª vitória consecutiva do Sporting sobre o Paços Ferreira
    Sporting regressa às vitórias depois de duas derrotas consecutivas

    Fotografias(36)

    Liga NOS: Sporting x Pacos Ferreira
    Liga NOS: Sporting x Pacos Ferreira
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    PAÇOS DE FERREIRA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RI
    scp
    2018-04-09 09h36m por Richardf33
    É pena mais este alarido porque no fim de tudo temos 2ª mão da liga europa, o atlético ainda n passou, depois existe derbi e podiamos em caso de vitoria ganhar pontos aos 2 ou a 1 e ainda estávamos na luta, depois a meia final da taça que esta 0-1 ao intervalo. Mas pronto é isto que temos. . . este jogo foi morno, com algumas oportunidades para fazer mais 1 golo ou 2, o wendel aos poucos vai entrado e fico contente por isso, ruiz apagado mas valeu pelo golo, gostei de duas arrancadas de lum...ler comentário completo »
    MA
    Muito nível. . .
    2018-04-09 00h03m por Markes88
    Sobre o jogo em si, vitória normal do sporting. . . .

    O foco total do jogo foi o momento do clube, obviamente. Então o tipo a 2h do jogo volta a fazer post? É uma comédia. . . .

    Tem sempre piada ver que apesar de tanto malharem no Benfica, são sempre os mesmos a darem tiros no pé. . .

    Acredito que se são eliminados da taça de portugal vai existir nova situação com contornos parecidos, porque verdadeiramente, é a taça que está mais ao alcance do scp atualmente. . . .
    triodeouro
    2018-04-08 23h42m por Triper
    O problema é mais do género - nem com o JJ a coisa parece estar bem (antes dizia que saia a custo zero se o Presidente assim entendesse mas agora diz que ainda tem +1 de contracto) mas ele parece gostar imenso do clube e não o quer ver acabar com uma estupidez desta e isso é de louvar no meio de tanta barraca. Aplaudo isso em vez de aplaudir a JuveLeo que levou um display sem nexo algum depois de tanto tempo a frisar para o pessoal apoiar a equipa (e se for verdade o que dizem aqui em baixo. . ...ler comentário completo »
    O Sporting está podre, tem de explodir
    2018-04-08 23h07m por triodeouro
    E ainda há sportinguistas tão ou mais loucos que o BdC. Eu percebo o dilema entre BdC e a toda a mafia que veio antes dele, nem uns nem outros. Mas há limites para a loucura. Eu já temia há uns tempos que o BdC se tornasse num Vale e Azevedo e ai está ele. O mal disto tudo foi a contratação do JJ e agora esta catástrofe é motivada pela covardia do BdC em despedir o JJ. Vamos ficar sem o BdC não tarda nada e isso até é de respirar de alívio, mas o mal é que provalvelmente o plantel vai tod...ler comentário completo »
    senhor-doctor
    2018-04-08 23h00m por 4lfredo
    Concordo em relação ao Wendel. Quanto ao BdC está igual a si próprio. . .
    BITw/4lfredo/MV ilasBoas
    2018-04-08 22h59m por senhor-doctor
    Obrigado pela resposta. Creio que temos aqui um grande jogador, que com mais minutos vai ficar mais e mais confortável e pode desfrutar o seu futebol.

    Estou ainda escutar a emissão da rádio, gostei muito do que disse Jorge Jesus. Penso que não vou poder ouvir BdC na rádio (bem estou 15 minutos atrás) só espero que seja sensato.
    MV
    senhor-doctor
    2018-04-08 22h52m por MVilasBoas
    Boa joga do Wendel, espero ver mais daqui em diante.
    j-f-uite
    2018-04-08 22h52m por 4lfredo
    Sim, sem dúvida! Esta confusão tem que acabar o mais célere possível.
    senhor-doctor
    2018-04-08 22h51m por 4lfredo
    Quanto ao Wendel, gostei do que vi, nota-se alguma timidez, mas vê-se que tem potencial para evoluir.
    senhor-doctor
    2018-04-08 22h50m por 4lfredo
    Sim, também eu! O BdC está a falar agora na sala de imprensa.
    4lfredo
    2018-04-08 22h49m por senhor-doctor
    Essa união pode ser vital contra o Atlético. Há esperanças. Gostei da dignidade e profissionalismo dos jogadores, e adeptos excelentes!

    Agora espero que BdC de forma pacífica e civil demita-se.
    ZH
    ja agora
    2018-04-08 22h47m por zhar
    Nota-se quem gosta dos clubes e quem vai por interesses. . . aquela tarja de parte da juve leo a atacar os jogadores é vergonhosa. . . estao com medo que ele saia de la e percam regalias? depois membros do clube andaram a recolher cartazes anti BDC. . . bela ditadura. . .
    Wendel
    2018-04-08 22h46m por senhor-doctor
    Alguém me pode dar uma avaliação da sua exibição? Não tive a chance de ver o jogo, acompanhei os últimos 15 minutos pela rádio!

    E parabéns ao Sporting, grupo bastante unido! Grande resposta. . .

    E já agora JJ tem sido um grande líder, pontos para ele.
    j-f-uite
    2018-04-08 22h45m por 4lfredo
    Concordo e subscrevo em absoluto! Penso que será mais a 2° opção. . .
    MV
    LaFlame__BITW
    2018-04-08 22h39m por MVilasBoas
    Se eu fosse lampião trocava o fusível. . . uns marcam limpo e os padres anulam outros saltam para a piscina cedo demais (convém dizer) e até os padres dos VAR's rezam umas missas. Para não falar do fejsa. . . só a título de exemplo. . . é por essas e por outras que chegam lá fora e nada mesmo contra jogadores que vocês próprios dispensaram, bolas deve doer. . .
    SC
    Jogo
    2018-04-08 22h37m por Scpdp
    Rui Patrício: mal defendeu
    Ristovski: normal. Peca muito no momento de cruzar
    Coates: normal
    Mathieu: normal
    Acuna: normal
    Battaglia: fez o mesmo de sempre
    Wendell: para quem não tem ritmo competitivo esteve bem. Pena a 2 parte. Substituição excusada.
    Gelson Martins: normal
    Bruno Fernandes e Bryan Ruiz: para mim as suas exibições tem sido muito parecidas. Aparecem nas jogadas dos golos ( Bryan Ruiz faz o passe e Bruno Fernandes a assis...ler comentário completo »
    Coitado do Bruno. . .
    2018-04-08 22h35m por JHendrix
    Saiu todo torto do banco. . .

    É melhor chamarem o INEM ou coisa que o valha. . .

    Aquilo parece ter sido uma entrada a pés juntos de algum jogador. . .
    FA
    Sporting
    2018-04-08 22h31m por fabiopereirascp
    Alguém me diz porque razão o 3° golo não foi validado? Mas afinal o videoárbitro só se usa de vez em quando? Se bem que não fazia diferença quanto aos 3 pontos, sempre é um golo legal para o Dost que foi mal anulado
    j-f-uite
    2018-04-08 22h30m por 4lfredo
    Sem dúvida! Aquilo foi mesmo teatro, pensou que nós adeptos somos muito inocentes, e que íamos ter pena dele. Enfim, para mim o caminho dele está traçado. . .
    ZH
    jogo normal
    2018-04-08 22h30m por zhar
    as regras devem ser revistar ou uniformizadas. . porque raio é que aquilo é fora de jogo e agora ja dizer que a zona lombar conta? nao era fora de jogo e o golo é limpo. . ponto.

    o bdc é um autentico palhaço. . . aquela simulaçao de lesao para evitar os adeptos e a equipa é risivel! de resto grande atitude dos jogadores em resposta aos ataques que levaram. . . o paços nao fez nada
    Jogo
    2018-04-08 22h28m por 4lfredo
    Boa vitória e boa exibição, dado as circunstâncias que tivemos nestes últimos dias! Os nossos jogadores mostraram hoje que são uns verdadeiros leões, tiveram muito bem. Nós adeptos também mostrámos de que lado estamos. Agora siga o próximo jogo frente ao Atlético de Madrid! Força Sporting!!!
    SL

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.