placardpt
    Mude para o zerozero Hóquei em Patins. Tudo sobre o Hóquei em Patins aqui!
    Oito equipas na corrida pela «final-four»

    Sábado de emoções fortes na Liga Europeia

    2018/03/24 01:33
    E0

    São oito as equipas que iniciam este sábado a batalha por um lugar na final-four da Liga Europeia. Portugal, com quatro representantes, é o país que domina os quartos de final da prova mais importante de clubes da Europa, com a presença de Benfica, FC Porto, UD Oliveirense e Sporting. 

    Quatro equipas lusas que se vão defrontar a duas mãos, havendo, por isso, a certeza de que há dois emblemas que vão participar na final-four, enquanto outros tantos irão sair de cena. No segundo lugar dos países mais representados está a Espanha, com a presença de Barcelona, Liceo e Reus, sendo que os dois últimos vão discutir entre si o acesso à final-four.

    Por fim, além de Portugal e Espanha, a Itália conta com um representante na Liga Europeia. Trata-se do Follonica, equipa que irá medir forças com o Barcelona.

    Benfica x FC Porto

    O Pavilhão da Luz será palco do clássico entre Benfica e FC Porto, referente à primeira mão dos quartos de final da Liga Europeia. Será o segundo duelo entre os dois rivais esta temporada, depois de se terem cruzado na primeira volta do campeonato português, com triunfo das águias sobre os dragões por 6x2

    O Benfica, que esta temporada já foi bem-sucedido a nível internacional ao conquistar a Taça Intercontinental, chegou aos quartos de final da Liga Europeia após ter terminado o grupo C no segundo lugar, atrás do Barcelona. De resto, contabilizando todas as competições, os catalães foram os únicos que conseguiram derrotar a equipa orientada por Pedro Nunes na presente época, ao vencerem os dois duelos na fase de grupos.

    Por sua vez, o FC Porto dominou o grupo B da Liga Europeia, terminando-o com 16 pontos conquistados, frutos de cinco vitórias e um empate. Atrás dos azuis e brancos ficaram o Follonica, La Vendeene e Vic. A formação orientada por Guillem Cabestany, invicta na Europa, está moralizada com o recente apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal após ter eliminado o Sporting. Tal como o Benfica, o FC Porto conta com duas derrotas em jogos oficiais esta época, ambas para o campeonato nacional. A primeira foi diante do OC Barcelos e a segunda contra as águias no palco do jogo deste sábado.

    UD Oliveirense x Sporting

    Em Oliveira de Azeméis, UD Oliveirense e Sporting vão medir forças pela segunda vez esta temporada, após a goleada de 9x1 imposta pelos leões no Pavilhão João Rocha, na primeira volta do campeonato.

    A equipa orientada por Tó Neves, que logrou conquistar a Taça Continental no começo da temporada, encara a Liga Europeia como o grande objetivo da temporada, depois de a nível interno ter sido afastada da Taça de Portugal pelo FC Porto e de estar longe da dicussão pelo título de campeão nacional. A UD Oliveirense, que foi vice-campeã da Europa nas duas últimas temporadas, carimbou o passaporte para os quartos de final da Liga Europeia após ter sido segunda classificada no grupo A, atrás do Reus, campeão da Europa, e à frente do Viareggio e do Iserlohn. 

    O Sporting, que há uma semana foi eliminado da Taça de Portugal pelo FC Porto, pretende regressar aos bons resultados diante da UD Oliveirense. A formação comandada por Paulo Freitas terminou o grupo D no primeiro lugar e levou a melhor sobre o Liceo da Corunha, Amatori Lodi e Quévert. Ao garantirem o apuramento para os quartos de final, os leões têm a certeza que melhoram o percurso da época passada, na qual não passaram da fase de grupos. Todavia, o Sporting tem a ambição de chegar mais longe e, consequentemente, de tentar atingir a final four.

    Follonica x Barcelona

    No único duelo dos quartos de final entre equipas de países diferentes, vão estar frente a frente duas formações que sabem o que é conquistar a Liga Europeia. Follonica e Barcelona já não se defrontam desde a temporada 2010/2011, quando se cruzaram na fase de grupos e os catalães venceram os dois jogos.

    Os italianos ficaram atrás do FC Porto no grupo B e oito anos depois voltam a passar a fase de grupos. Apesar de não ser favorito diante do Barcelona, o Follonica procura na Europa repetir o êxito que já conseguiu esta época em Itália, ao conquistar a Taça do país. Ainda assim, apesar de estar apurado para o play-off do campeonato, o Follonica não foi além do sexto lugar na fase regular. 

    Quanto ao Barcelona, tem dominado todas as competições em que está inserido. Na Liga Europeia foi a única equipa que somou por vitórias todos os jogos da fase de grupos, apontando 29 golos e sofrendo apenas seis. A juntar a isso, os catalães iniciaram a época a conquistar a Supertaça, entretanto já levantaram a Taça do Rei e estão lançados para a conquista do campeonato.

    Liceo x Reus

    A Corunha vai receber o confronto entre duas das três equipas espanholas ainda em prova na Liga Europeia. Liceo da Corunha e Reus defrontam-se pela segunda vez esta temporada na Galiza, tendo na altura o Liceo ganho por 3x2 ao campeão da Europa em título.

    Após ter passado a fase de grupos no 2.º lugar, atrás do Sporting, o Liceo da Corunha vai tentar passar a eliminatória onde mais tem bloqueado nas últimas temporadas. Depois de terem sido campeões europeus em dois anos consecutivos, 2011 e 2012, os galegos jamais conseguiram passar dos quartos de final. Já lá vão cinco épocas sem sucesso, algo que tentarão contrariar na eliminatória com o Reus.

    Já o campeão europeu tem a obrigação de passar à final-four para poder continuar a defender o título conquistado na época passada. O Reus venceu o grupo no qual estava inserida a UD Oliveirense e procura novamente a glória internacional, após ter sido finalista vencido da Taça Intercontinental e também da Taça Continental, tendo perdido em ambas as finais frente a Benfica e UD Oliveirense, respetivamente. 



    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC PORTO

    Quadro completo (Quartos-de-Final - 1ª Mão):


    Liga Europeia Hóquei Patins 2017/18: veja aqui tudo sobre a edição

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Sábado, 24 Março 2018 - 17:00
    Pavilhão Fidelidade
    3-2
    Tiago Rafael minuto n?o dispon?vel
    João Rodrigues minuto n?o dispon?vel
    Valter Neves minuto n?o dispon?vel
    Hélder Nunes minuto n?o dispon?vel
    Gonçalo Alves minuto n?o dispon?vel

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    BL
    Bluetrain 24-04-2024, 06:33
    moumu 24-04-2024, 04:39
    zlatan_21 24-04-2024, 03:09
    Acolito_Andrade 24-04-2024, 02:56
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 02:08
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 01:52
    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:25
    RV
    RVL22 24-04-2024, 00:08
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 23:45
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:37
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:32
    zlatan_21 23-04-2024, 22:53
    Tobin 23-04-2024, 22:46
    ZH
    zhar 23-04-2024, 22:30