placardpt
    Sporting derrota Rio Ave por 2x0

    Domínio leonino antes do tão desejado descanso

    Não foi à segunda-feira, como Jesus desejaria, mas ficou resolvido ao domingo. O Sporting derrotou o Rio Ave por 2x0 e continua na perseguição aos dois primeiros classificados depois de uma exibição de domínio completo por parte dos leões e que poderia ter acabado com uma goleada, não fosse alguma ineficácia e as três bolas nos postes. Os vilacondenses apresentaram-se em Alvalade com uma estratégia diferente do habitual mas nunca conseguiram criar qualquer perigo a Rui Patrício.

    Os estudos de Miguel Cardoso e Jesus

    Muito do futebol acontece no pré-jogo e na preparação dos treinadores por isso, nesta crónica, procuramos contar-lhe, primeiro, como é que Miguel Cardoso e Jorge Jesus abordaram o encontro desta noite, porque houve, claramente, estudo intensivo por parte dos dois treinadores. No final do teste Jesus acabou com melhor nota, mas o olhar de Miguel Cardoso também merece destaque, porque não tentou ser tão defensivo como a tática abaixo desenhada mostra e como, na realidade, deu a entender em grande parte do encontro.

    Nadjack fez parte da defesa a cinco ©Carlos Alberto Costa
    O Rio Ave tentou surpreender e apareceu com uma estratégia de cinco defesas, reforçando o meio-campo e dando profundidade pelos laterais. A ideia de Miguel Cardoso não seria, inicialmente, de defender, mas a verdade é que os vilacondenses foram para o intervalo com apenas uma ocasião de perigo muito devido à estratégia utilizada. Os processos foram os mesmos dos outros jogos, mas quando o Rio Ave conseguia passar a primeira linha de pressão do Sporting, não havia quem desse profundidade e muitas vezes a jogada perdia-se e voltava ao início, dando nova oportunidade à pressão do Sporting, que teve períodos de grande intensidade.

    Rúben Ribeiro jogou de início contra a antiga equipa ©Carlos Alberto Costa
    Jorge Jesus tinha deixado elogios ao futebol do seu adversário e o domínio leonino mostrou que o treinador estudou bem o seu adversário. A entrada de Battaglia forneceu aos leões uma maior agressividade no miolo e deu a Bruno Fernandes o papel a que o internacional português parece destinado, o de maestro. Mais à frente no terreno, o ex-Sampdoria teve sempre o papel principal nos ataques leoninos bem como na pressão no setor mais ofensivo, algo que nos últimos jogos Montero ou Bryan Ruiz não tinham conseguido dar.

    Leão jogou em terrenos ofensivos, até a defender

    Analisadas que estão as estratégias vamos contar-lhe aquilo que aconteceu para lá delas. Como já pôde perceber, Bruno Fernandes foi um dos destaques de um leão que jogou bem subido e que soube atacar as zonas de pressão do Rio Ave, que sentiu dificuldades na primeira parte. 

    Depois de uma entrada a um ritmo mais baixo, talvez ainda a tentar analisar a forma de jogar deste novo Rio Ave, o Sporting partiu para meia hora de grande intensidade e com várias oportunidades de golo. A barra evitou duas, Cássio evitou outras duas, Gelson marcou uma e deu uma vantagem aos leões que estes já tinham feito por merecer perante um Rio Ave tímido e que apenas teve um lance de perigo por Yuri Ribeiro. Pouco para aquilo que o seu treinador queria e para aquilo que os vilacondenses já mostraram esta época.

    A tentar chegar ao segundo golo o mais rápido possível, até para tentar ganhar um fôlego que a viagem à República Checa tinha retirado, o Sporting manteve a mesma dinâmica atacante com que terminou a primeira parte. Forte na pressão e atento aos erros do Rio Ave, os leões continuaram a pecar na finalização e com a mira demasiado afinada. Coentrão atirou ao poste, Bruno Fernandes também e o tempo foi passando sem que os leões conseguissem dar o golpe final na partida. 

    Gelson, com um golo e uma assistência, foi o homem do jogo ©Carlos Alberto Costa
    Ainda com margem de manobra no resultado, Miguel Cardoso foi à procura da igualdade com alterações ofensivas que aproximaram o Rio Ave de zonas que raramente tinham sido pisadas anteriormente, mas sempre sem criar perigo. A equipa leonina começou a perceber que a vitória ainda não estava na mão e voltou a pressionar como na primeira parte e foi essa a chave do segundo golo. A pressão forte e a linha subida do Sporting resultou no golo de Bas Dost, depois de uma boa recuperação de Coates e de uma bela assistência de Gelson Martins. 

    Podia ter sido mais cedo, é verdade, mas Bas Dost acabou por resolver uma partida onde o Sporting foi largamente superior e dominou um Rio Ave que não conseguiu pôr em prática as suas ideias, muito por culpa da equipa de Jorge Jesus que agora terá o tempo de descanso que o seu treinador tanto tinha pedido.

    U Domingo, 18 Março 2018 - 20:15
    Estádio José Alvalade
    Rui Costa
    2-0
    Gelson Martins 24'
    Bas Dost 84'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 27
    Lances Capitais
    24´
    GOLO Sporting!
    Gelson Martins marca
    Gelson Martins marca o seu 7º golo na prova (24 jogos)
    84´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 23º golo na prova (23 jogos)
    A Chave
    Golpe final: O Rio Ave não foi grande ameaça no capítulo ofensivo, mas o 1x0 deixava o resultado em aberto. O golo de Bas Dost colocou um ponto final nisso mesmo.
    O Árbitro
    Rui Costa usou e abusou do apito, errando nesse capítulo. Mas, no lance de maior dúvida, pareceu ajuizar bem. Houve toque, é certo, mas Bruno Fernandes tentou aproveitá-lo para conseguir a grande penalidade, pelo que se aceita a decisão do árbitro.
    O Melhor
    Pressão leonina
    Foi muito forte a dinâmica dos leões. A pressionar a toda a largura, a equipa de Jorge Jesus deu bons sinais físicos depois da eliminatória na República Checa. Tivesse sido uma noite de acerto na finalização e o Sporting podia mesmo ter conseguido um resultado muito mais confortável.
    O Pior
    Ataque vilacondense
    Miguel Cardoso dava instruções para os seus jogadores mas a verdade é que ofensivamente houve muito pouco Rio Ave. Os vilacondenses sentiram a alteração tática e para lá de alguns erros na fase de construção nunca conseguiram criar grande perigo na zona ofensiva, porque raramente lá chegaram.
    Forma
    Sporting
    2017/2018
    49J
    30V
    12E
    7D
    95-39G
    Rio Ave
    2017/2018
    35J
    17V
    6E
    12D
    51-47G
    Sabia que...by playmaker stats
    Há mais de um mês que o Sporting não vencia na Liga NOS 17/18 por uma diferença superior a um golo:
    V 2-0 Rio Ave
    V 1-2 Chaves
    V 1-0 Moreirense
    V 1-2 Tondela
    V 2-0 Feirense
    Foi a 8.ª vitória consecutiva, sempre sem sofrer golos, do Sporting em Alvalade para Liga NOS 17/18
    Há 6 anos que o Sporting não estava há 8+ jogos consecutivos sem sofrer golos em Alvalade para a Liga Portuguesa:
    2018 Patrício [8]
    2012 Patrício [8]
    1986 Damas [10]
    1979 Botelho [11]
    Sporting chegou aos 50 golos em Alvalade em 24 jogos (2017/18)

    Na temporada anterior, a equipa de Jorge Jesus, ficou-se pelos 48 golos em 23 jogos:
    2017/18 - 50 golos, 24 jogos 2.08 G/J
    2016/17 - 48 golos, 23 jogos 2.03 G/J
    2015/16 - 55 golos, 24 golos 2.29 G/J
    Sporting chegou às 20 vitórias na Liga NOS 17/18.

    Nunca o Sporting tinha chegado às duas dezenas de vitórias em 5 épocas consecutivas:
    2017/18 - 74% vitórias
    2016/17 - 62% vitórias
    2015/16 - 79% vitórias
    2014/15 - 65% vitórias
    2013/14 - 67% vitórias

    Fotografias(26)

    Liga NOS: Sporting x Rio Ave
    Liga NOS: Sporting x Rio Ave
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    RIO AVE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JKappa
    2018-03-19 17h12m por Theokholes
    Concordo que devemos ser dos países onde se faz mais anti-jogo mas ontem só houve dois lances desses e foi o Patrício a atrasar pontapés de baliza e de resto as paragens foram todas por lesão (as maiores) o que quer dizer que foi um jogo com o tempo normal que se deve ver noutros campeonatos. Eu acho que o tempo útil só iria beneficiar o jogo, com cada parte a ter 35 min. Seria mais futebol do que se vê atualmente
    JK
    Theokholes
    2018-03-19 13h08m por JKappa
    O Pedro Sousa na tvi24 já tinha dito e é essa a verdade. Isto do anti-jogo e do tempo útil só acontece em Portugal e a FIFA/Uefa jamais fariam novas regras de jogo só por causa do nosso cantinho à beira mar plantado.
    Se os jogadores em Portugal gostam de meter mais gelo no jogo do que nos outros países então há que aceitar, é o futebol que temos.
    A solução pode passar pelos árbitros marcarem menos faltas e começarem a ignorar algumas como acontece em Inglaterra.
    JKappa
    2018-03-19 08h40m por Theokholes
    E com isto muda-se o tempo de cada parte para 30/35min e só se faz tempo útil. E começarem os jogos mais cedo, tipo domingo e sábado à tarde, ou mesmo de manhã como em muitos campeonatos. Não percebo a dificuldade
    Boa exibição
    2018-03-19 06h34m por Judgement
    Esta sim, uma exibição completa!
    A equipa sem bola jogou muito e com bola houve dinâmica no ataque é o resultado peca por escasso. Nota ao zerozero, foram 4 bolas ao poste e não 3, 2 do Bruno e 2 do Fábio! De falar na arbitragem que houve erros em faltas que davam lances de 1para1, lance do piccini sobre o y. Ribeiro é simulação do defesa o mesmo aconteceu com o Marcelo e Bruno Fernandes, em ambos os lances o jogador ficaria na cara do redes para fazer golo, se faria ou não há é fu...ler comentário completo »
    RJ
    A minha análise ao jogo, mas não só. . .
    2018-03-19 01h23m por RJAR8
    Bom jogo!

    Houve um indivíduo que tentou estragar a festa mas teve a azar!
    Jogo sem ofertas do guarda -redes ou dos centrais. . .
    Golos limpinhos, limpinhos. . .

    Está aí um artolas a falar da fraca prestação do Rio Ave e acusa a suposta ligação do treinador do Rio Ave ao SCP, mas enfim, esquecesse que fui um comentador afecto ao SLOLB que afirmou tal situação. . .

    É para ganhar os 7 jogos que restam! Depois logo se vê. . .
    LI
    JKappa
    2018-03-19 01h13m por Lion_Fan
    Não consigo explicar uma coisa a quem não a tem capacidade/quer entender. . .

    não conseguir perceber que não há jogos iguais e a importância que é ter Tarantini e Geraldes em campo em vez de os que lá estão. . . o problema não é meu.

    O Estoril nessa altura não só tinha comido o Sporting como lixou o Porto, além disso que culpa tem a pressão alta de um golo de canto e uma paragem cerebral do Mathieu?

    No Moreirense não houve pressão alta porque a eq...ler comentário completo »
    JK
    Lion_Fan
    2018-03-19 01h00m por JKappa
    Eu sei ler, nao precisas de mandar a mesma porcaria de texto novamente.
    Ah e tal o Sporting pressionou alto para marcar cedo porque a 2ª parte ia ser dificil e porque o Rio Ave nao tinha o Geraldes e o Tarantini, mas não é assim que é suposto ser em todos os jogos? Tu falas como se fosse uma estratégia que o Sporting deva ter só em condições especiais e isso é totalmente estúpido!
    O Sporting tem de pressionar alto em todos os jogos excepto Benfica e Porto.
    Achas que o ...ler comentário completo »
    JK
    Theokholes
    2018-03-19 00h51m por JKappa
    E com isso as pessoas saiem do estádio ás 2 da manhã para ir ver um jogo com tempo útil como tu queres.
    Tempo útil
    2018-03-19 00h16m por Theokholes
    Hoje dei-me ao trabalho de em pleno estádio estar com o cronômetro para ver o tempo que a bola estava em jogo. Na 1a parte foi 28m33s e na 2a parte foi 28m18s totalizando 56m51s. Num jogo com 95m jogou-me menos 40. E isto num jogo que a equipa dita pequena não estava a fazer anti-jogo por estar empatado ou a ganhar. Isto tem que se mudar
    LI
    JKappa
    2018-03-18 23h48m por Lion_Fan
    Não leste, volto a colocar:

    "1 - A equipa do Sporting estava com grande desgaste e a única maneira era tentar o golo cedo e depois controlar a margem mínima pois o jogo na 2ª parte iria ser muito difícil (e sim a equipa começou a sofrer o desgaste e a ter que recorrer á falta). A estratégia estava a correr optimamente dai o JJ ter mantido a pressão alta na 2ª parte.

    2 - Faltava Tarantini e F. Geraldes (e até Lion) logo estávamos a jogar contra um Rio Ave "doent...ler comentário completo »
    JK
    Lion_Fan
    2018-03-18 23h37m por JKappa
    Pressão alta deve de existir sempre no campeonato português excepto contra Benfica e Porto porque podem ultrapassar a nossa pressão e ficamos com as costas abertas, o resto das equipas não tem qualidade para a ultrapassar porque não tem capacidade técnica nem velocidade para isso, nem mesmo o Braga.
    Este foi o primeiro jogo em que vi o Sporting pressionar alto e como eu disse abaixo, o jogo foi perfeito do Sporting e enerva-me quando penso que se jogassem assim mais vezes eram campeõe...ler comentário completo »
    LI
    Parvoice
    2018-03-18 23h27m por Lion_Fan
    Pessoas a perguntar o porquê da pressão altíssima só aparecer este jogo. . .

    1 - A equipa do Sporting estava com grande desgaste e a única maneira era tentar o golo cedo e depois controlar a margem mínima pois o jogo na 2ª parte iria ser muito difícil (e sim a equipa começou a sofrer o desgaste e a ter que recorrer á falta). A estratégia estava a correr optimamente dai o JJ ter mantido a pressão alta na 2ª parte.

    2 - Faltava Tarantini e F. Geraldes (e até Lion) l...ler comentário completo »
    J F UITE
    2018-03-18 22h46m por ruipatricio
    Fala-se. . .
    A única equipa que procurou um resultado favorável para si mesma foi o Sporting.
    Sem dúvidas que isso não está aqui em debate.
    Agora existem situações e coisas que me deixam a pensar seriamente.
    BAS DOST
    2018-03-18 22h41m por ruipatricio
    É notável o número de golos que atingiu ao serviço do Sporting.
    É matador e fulcral no ataque.
    Na liga holandesa tem números idênticos, na Alemanha também não jogava sempre.
    Mas no geral tem bons números e é um avançado muito oportunista, linha de Huntelaar, Nistelrooy ou De Jong.
    Escola Holandesa de avançados nos últimos 20 anos não é formada em grande técnica, estou a falar de finalizadores, Overmars, Kluivert e Bergkamp sim tinham técnica, então Bergkamp...ler comentário completo »
    JK
    Enervante
    2018-03-18 22h40m por JKappa
    É isto que me enerva.
    O Sporting anda a "arrastar-se" uma época inteira com jogos ganhos aos 90+X e prolongamentos, perdas de pontos em campos que não cabem na cabeça de ninguém como Estoril e Moreirense.
    Depois na recta final quando já não interessa para nada é quando começam a carburar.
    Pressão alta 90 minutos, qualidade de passe, bolas nas costas dos centrais, organização defensiva a todos os níveis, boa profundidade, foi um jogo perfeito basicamente.
    E...ler comentário completo »
    J F UITE
    2018-03-18 22h36m por ruipatricio
    Sabes bem que o comentário não era dirigido ao teu estereótipo de adepto.
    Já nos entendemos bem, daí a minha ressalva final, de já parecer um conspiracionista.
    o jogo das malas
    2018-03-18 22h34m por ruipatricio
    Se estatisticas de jogo são disparates para ti, talvez tu tenhas de repensar se estarás mesmo no local indicado para a tua faixa etária.
    J F UITE
    2018-03-18 22h32m por ruipatricio
    Aqui o impressionante é a facilidade que é denegrido o Benfica por suposto favorecimento por parte dos árbitros.
    Já para não falar da postura da equipa do Rio Ave em campo, comparada com o jogo em Vila do Conde contra o Sporting ou contra o Benfica na luz e na taça.
    Talvez porque Miguel Cardoso esteja no radar leonino????
    Até um miúdo que está nos infantis ao fim de 15 minutos de jogo percebia que tinha de deixar de tentar jogar pelo meio, o Rio ave jogou sempre assim. <...ler comentário completo »
    SC
    Jogo
    2018-03-18 22h32m por Scpdp
    Rui Patrício: mal defendeu
    Piccini: para quem veio de lesão esteve bem
    Coates: bem
    Mathieu: normal
    Fábio Coentrão: normal
    William: umas vezes bem outras nem tanto
    Battaglia: é como digo. Desde que perdeu a titularidade que tem baixado de rendimento
    Gelson Martins: bem
    Bruno Fernandes: jogando naquela posição esperava mais
    Ruben Ribeiro: também esperava mais
    Bas Dost: normal.

    Entradas

    Acuna: não...ler comentário completo »
    Jogo
    2018-03-18 22h20m por 4lfredo
    Foi uma vitória justa e uma exibição que até considero boa. Era importante ter uma boa entrada e fizemos isso, conseguindo chegar ao golo. Negativo, foi mais uma vez a ineficácia da equipa em algumas oportunidades que podiam ter resolvido o jogo mais cedo, permitindo há equipa uma maior gestão, é um aspeto a melhorar. Dos jogadores, destaco o Piccini, William Carvalho e Bruno Fernandes. Rúben Ribeiro até gostei. E realço finalmente a estreia do Wendel. Espero que a partir de agora te...ler comentário completo »
    Jogo
    2018-03-18 22h20m por ruipatricio
    Como é possível o piccini acabar o jogo sem ver o cartão amarelo.
    Em mais de 30 faltas feitas durante o jogo, o sporting tem a proeza de receber 3 amarelos, dois deles por cortesia e com o resultado garantido.
    O amarelo a Coentrão deixa dúvidas, pois penso que poderia dar vermelho, mas para tal precisava de uma boa repetição acerca do posicionamento dos centrais no lance.
    Bruno Fernandes não leva amarelo na simulação que faz para cavar penalty, pior ainda reclama a f...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    II Liga
    Os destaques da ronda 30
    Pela terceira época consecutiva, o zerozero faz a cobertura ao minuto de todos os jogos da Liga Portugal SABSEG. Além disso, tal como aconteceu na temporada ...