placardpt
    Sporting x Rio Ave

    Leão procura superar jet lag e continuar na perseguição

    A jornada encerra em Alvalade onde Sporting e Rio Ave precisam dos três pontos para continuarem na perseguição dos seus objetivos. Os leões, depois da jornada passada, continuaram a sonhar com o título e sabem que é preciso nova vitória para seguir na perseguição aos da frente. Já os vilacondenses têm um Marítimo em recuperação e agora a apenas um ponto, pelo que só a vitória interessa ao conjunto de Miguel Cardoso.

    Aterrar, dormir e jogar

    O tempo que o Sporting teve de descanso desde a viagem à República Checa ao jogo com o Rio Ave foi muito discutido por Jorge Jesus. O treinador dos leões mostrou-se descontente com as pouco mais de 72 horas que a sua equipa teve para descansar depois de uma eliminatória que foi mais desgastante do que seria expectável, especialmente após a vitória na primeira-mão. Mas mesmo sem treinar, Jorge Jesus sabe que a equipa vai ter de voltar a reunir forças para bater um Rio Ave que já causou imensas dificuldades na primeira volta.

    Coates está de volta à equipa e Rúben Ribeiro agora está do outro lado ©Catarina Morais / Kapta +
    Ainda assim, nem tudo são más notícias para o treinador dos leões. Coates e William ficaram por Portugal e estão de volta às opções de um Sporting que sentiu dificuldades com a ausência dos dois jogadores, frente ao Plzen. O uruguaio volta para dar mais consistência e qualidade a um setor onde André Pinto acusou a falta de ritmo e o internacional português também será importante para dar mais a um meio-campo onde Petrovic se limitou a jogar o mais simples possível. Depois, há Bas Dost. O holandês parece estar mesmo de volta e o discurso após o penálti falhado na Liga Europa deu a entender que vai regressar a Alvalade com vontade de se redimir.

    Processos que merecem elogios

    «O Rio Ave joga como uma equipa grande». Muitas vezes se tem ouvido esta expressão ao longo do campeonato e Jorge Jesus reconheceu a qualidade dos processos ofensivos da equipa de Miguel Cardoso. Os vilacondenses têm duas baixas importantes no meio-campo - Geraldes e Tarantini - mas os processos coletivos continuam presentes num Rio Ave que é fiel a si próprio.

    Capitão vilacondense fica de fora ©Carlos Alberto Costa
    Mesmo em Alvalade, prevê-se uma equipa a querer ter bola e, mais do que isso, a mostrar que sabe muito bem aquilo que fazer com ela. À semelhança da partida em Vila do Conde, o Rio Ave quer causar calafrios a este leão. Para isso tem de melhorar num capítulo onde falhou em demasia na primeira volta, o capítulo da finalização. É esperar que Guedes esteja mais inspirado... e que Rui Patrício não o esteja.

    U Domingo, 18 Março 2018 - 20:15
    Estádio José Alvalade
    Rui Costa
    2-0
    Gelson Martins 24'
    Bas Dost 84'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 27
    Convocatória
    Sporting
    Rio Ave
    R Castigos
    [não há registo]
    Tarantini
    a Lesionados
    Podence, Doumbia, Bruno César
    [não há registo]
    p Restrições
    [não há registo]
    Francisco Geraldes e Gelson Dala
    R Em risco
    Coates
    Guedes e Óscar Barreto
    w Outros convocados
    [não há registo]
    [não há registo]
    Forma
    Sporting
    2017/2018
    48J
    29V
    12E
    7D
    93-39G
    Rio Ave
    2017/2018
    34J
    17V
    6E
    11D
    51-45G
    A diferença passa por...
    Sporting
    O finalizador do costume
    Não há volta a dar, Bas Dost é o fator decisivo deste leão. A criatividade de Gelson e a qualidade de Bruno Fernandes também têm feito a diferença no futebol leonino, mas o goleador holandês continua a puxar para ele os momentos decisivos. Foi assim em Chaves e poderá ser assim no regresso a Alvalade após lesão.
    Rio Ave
    Mira certeira
    Sem Geraldes e com a ausência de Tarantini, a influência de João Novais é ainda maior. O rioavista tem sido um dos destaques deste campeonato e a verdade é que Novais tem uma arma que pode fazer a diferença em muitos encontros. Os seus livres diretos já deram pontos ao Rio Ave no passado e podem muito bem voltar a dar.

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Liga NOS 2017/18)

    SportingRio Ave
    73Posição58
    762Pontos408
    751Golos marcados338
    717Golos sofridos338
    7
    26
    Jogos
    25
    8
    7
    22
    Golos Marcados
    9
    8

    Fotografias(26)

    Liga NOS: Sporting x Rio Ave
    Liga NOS: Sporting x Rio Ave
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    RIO AVE
    Comentários (8)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Detalhista
    2018-03-18 16h38m por senhor-doctor
    Muito bem dito. Leonardo Jardim com este plantel quebrava o recorde de golos e pontos, sei que é um pouco difícil de dizer/provar, mas pelo menos faria melhor.
    JM
    Rio Ave
    2018-03-18 13h30m por JMCLSCP
    Embora o Rio Ave tenha encaixado 5 em casa dos rivais, espera-se um jogo extremamente difícil. A boa notícia é que sem Francisco Geraldes, o Rio Ave perde transporte de bola e criatividade no último terço e conta ainda com as ausências de Tarantini e Gelson Dala. O ideal é entrar com tudo nos primeiros 45min e procurar ir com uma vantagem de 2 golos para o intervalo. A equipa que eu escolheria:

    Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão; William Carvalho, Batt...ler comentário completo »
    RJ
    Detalhista
    2018-03-18 13h23m por RJAR8
    Concordo na íntegra contigo. . .
    Este trapo já devia ter ido embora quando foi comido de cebolada quando estava com 8 pontos à frente. . . logo na primeira época.
    Sempre o disse!

    Mas enfim, mais um jogo sofrido hoje. . .
    Jet lag, República Checa?!. . .
    2018-03-18 11h51m por Artemis
    . . . so se for «gel lag» ou «jet gag». . .
    HA
    jogo
    2018-03-18 10h50m por Halibut
    o sporting se quer ainda lutar pelo titulo tem que ganhar os jogos todos até ao clássico com o benfica, e ai sim ganhar ao benfica.
    ED
    4lfredo
    2018-03-18 10h49m por eduscp11
    Desde Janeiro que andas a meter o Wendell no teu 11 titular e isso nunca acontece hahahaha. . . pode ser que seja hoje. Pelo menos que ele entre.
    Jogo
    2018-03-18 10h31m por Detalhista
    O Problema coletivo do Sporting está na falta de intensidade de jogo que tem com e sem bola, é uma equipa que raramente pressiona depois da perda, os setores sempre muito distantes uns dos outros, há poucas trocas posicionais, a equipa é demasiado estática coletivamente, mete pouca gente na frente e com as consequências que isso tem defensiva e ofensivamente.

    Nunca mais vimos o Sporting da 1ªépoca de Jesus, que era fortissimo na pressão ao portador de bola, setores sempre ...ler comentário completo »
    Antevisão
    2018-03-18 00h12m por 4lfredo
    Prevejo um jogo difícil, vamos defrontar uma boa equipa, bem orientada e com uma filosofia de jogo muito interessante. Só um bom Sporting é que poderá conseguir o objetivo principal que é a vitória. O meu único receio, é que a equipa não aguente os 90 minutos, por isso seria importante ter uma entrada á leão e conseguir fazer o que o nosso adversário fez ontem ao marcar cedo na partida. Em relação ao onze, o meu é assim:
    GR: Rui Patrício
    DD: Cristiano Piccini
    DC: Seb...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Concorrência para Pinto da Costa e Villas Boas
    Nuno Lobo formalizou, esta quinta-feira, a candidatura à presidência do FC Porto. O empresário apresentou 330 assinaturas e, ainda, os nomes dos cabeças de lista para os ...