placardpt
      Benfica ganha em Santa Maria da Feira

      A ferros e fogo!

      Foram mais ao poste (três) do que na baliza (duas), mas o Benfica conseguiu passar incólume em Santa Maria da Feira. Os fogaceiros, na véspera do centenário, queriam uma prenda antecipada e aguentaram quase uma hora, só que as águias materializaram em golos uma superioridade que existiu praticamente em todo o jogo.

      Dinâmica de pólvora seca

      Era Zivkovic? Era Pizzi? Seria Rafa? Ou era Grimaldo? A dinâmica do Benfica na abordagem ao jogo foi imediata. Antes que os tufos de relva levantassem, antes que o Feirense tentasse ganhar confiança. a ação encarnada foi fulminante com bola, deixando baralhada a defesa contrária e trocando as marcações com várias mudanças posicionais nas quais também Jonas participou.

      Caio defendeu o que pôde ©Catarina Morais / Kapta +
      Foi dessa forma que o Benfica se quis impor. E conseguiu-o, em termos de caudal de jogo. Tirando um período de cerca de 5 minutos, entre os 25 e os 30, no qual os fogaceiros conseguiram respirar e ameaçar por duas vezes a baliza de Bruno Varela.

      Em todo o resto do tempo, foram as águias a estar por cima. Só que sem marcar... As jogadas sucediam-se, ora pela esquerda, ora pela direita, raramente pelo meio (onde o terreno era mais irregular), mas sem poder de fogo na área. A bola chegou lá, quer por ações a furar da linha para dentro, quer por triangulações que abriam brechas na costas da defesa contrária, só que a finalização não foi a melhor.

      Rafa teve a melhor hipótese, quando apareceu entre os centrais a atirar ao poste, embora Jonas e Cervi também tivessem andado perto.

      Surgiu, perto do descanso, um aspeto importante: Tiago Silva foi punido com segundo amarelo e saiu do jogo, o que retraiu ainda mais a sua equipa no terreno. Nem tanto no que faltava da primeira, mas sobretudo para a segunda parte era necessária uma nova estratégia de Nuno Manta. E, claro, um risco total do Benfica.

      O que não aconteceu no imediato. Percebia-se. A equipa estava a conseguir jogar muito bem nas dinâmicas ofensivas e não permitia aventuras aos fogaceiros. Foram mais 13 minutos de tendência semelhante e tornou-se vital fazer o óbvio...

      Potência mexicana

      Claro que, por mais indicadores que o jogo desse, dificilmente Rui Vitória acharia que a lógica ida de Raúl Jiménez para o jogo (estranha a opção de tirar Grimaldo) traria tão instantâneos resultados. O mexicano só precisou de um lance para desbloquear o jogo, a passe de Jonas e com alguma sorte à mistura, mas muito mais mérito.

      Manuel Mota expulsou dois e decidiu bem ©Catarina Morais / Kapta +
      A perder, o Feirense respondeu no imediato, ferido no orgulho, mas voltou a ter apenas cinco minutos de equilíbrio no jogo, talvez também a aproveitar alguma euforia das águias pela sensação de alívio.

      Logo depois, os encarnados reagruparam-se e, com mais um, tomaram conta do desafio. Sem tanto caudal ofensivo como na primeira hora de jogo, a equipa de Rui Vitória passou a explorar a subida da linha defensiva fogaceira e sempre por um Rafa inesgotável: primeiro, viu Farias roubar-lhe o golo, depois fez ele mesmo o segundo e a seguir ainda atirou ao ferro e permitiu grandes defesas a Caio Secco.

      Descrente e descredibilizado, o Feirense acabaria com outra expulsão, depois de entrada duríssima de Briseño sobre Almeida.

      U Sábado, 17 Março 2018 - 18:15
      Estádio Marcolino Castro
      Manuel Mota
      0-2
      Raúl Jiménez 59'
      Rafa Silva 75'
      Estádio Marcolino Castro
      Estádio Marcolino Castro
      Portugal
      Santa Maria da Feira
      Lotação5 401
      Medidas102x65
      Inauguração1962
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 27
      Lances Capitais
      59´
      GOLO Benfica!
      Raúl Jiménez marca
      Raúl Jiménez marca o seu 4º golo na prova (26 jogos)
      75´
      GOLO Benfica!
      Rafa Silva marca
      Rafa Silva marca o seu 2º golo na prova (14 jogos)
      A Chave
      Entrada de Jiménez: Podia ter acontecido logo ao intervalo, tal o caudal da equipa e a falta de força na área, mas aconteceu bem a tempo, já que logo no primeiro lance o mexicano marcou.
      O Árbitro
      Arbitragem bem conseguida de Manuel Mota. Algumas incoerências nos amarelos, mas bem nos lances capitais: as expulsões e o golo inaugural do Benfica foram bem ajuizados.
      O Melhor
      Dinâmica encarnada
      Bastante habitual no estádio da Luz, a dinâmica ofensiva do Benfica desta vez aconteceu também fora de casa e logo num terreno difícil de jogar. Muito bom ritmo e um lado direito cada vez mais próximo do esquerdo na capacidade de triangular com qualidade e sucesso.
      O Pior
      Pirotecnia para quê?
      Focamo-nos aqui para lamentar mais um triste episódio do futebol português, absolutamente desnecessário. A festa dos adeptos é bonita, mas para quê a pirotecnia? Em Inglaterra, terra tão aclamada nesta vertente, não é preciso nada disso. Como podem entrar petardos, foguetes, uma caixa de pirotecnia (depois do segundo golo) para o estádio?
      Forma
      Feirense
      2017/2018
      32J
      7V
      5E
      20D
      29-45G
      Benfica
      2017/2018
      40J
      24V
      8E
      8D
      85-39G
      Sabia que...by playmaker stats
      Há mais de 5 anos que um jogo do Benfica não tinha 2 expulsões do adversário:

      2018 Feirense 0-2 Benfica, Liga
      2013 Benfica 4-3 Sporting, Taça de Portugal (após prolongamento)

      Fotografias(28)

      Liga NOS: Feirense x Benfica
      Liga NOS: Feirense x Benfica
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FEIRENSE
      EMPATE
      BENFICA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      SO
      Fragha
      2018-03-18 14h30m por sofintas
      Também não comentei, por falta de tempo, pensando como tu em relação a isso. Muito bom o teu comentário.
      SO
      bludouro
      2018-03-18 14h19m por sofintas
      Desculpa, aquele comentário foi de copiar/colar de parte da resposta que te dei há dias, quando me perguntaste se era benfiquista e do Barça. Fiz copiar/colar para poupar algum tempo. Não foi dirigido a ti, desculpa estar lá o teu nick e ter gerado o equívoco.
      FR
      Luís Rodrigues
      2018-03-18 04h03m por Fragha
      Estava a conversar com uns amigos sobre a primeira substituição do Benfica e lembrei-me que não comentei o "estranha a opção de tirar Grimaldo" da crónica a este jogo.

      Eu não achei nada estranho. Pelo contrário. Não só compreendi, como aplaudi a substituição, que mostra não só uma clara vontade de ganhar, como uma leitura exemplar do jogo.
      Convém lembrar que o Feirense jogava com menos um e que não tinha feito nenhum remate enquadrado à baliza na primeira parte. ler comentário completo »
      OS
      Briseno
      2018-03-18 02h53m por Os-ANJOS
      Hoje o Briseno fez de tudo para merecer a mala. . . A sádica maneira como entra sob um jogador (posição mais cArenciada do Benfica, se AA nao estiver) nos ultimos minutos com a sua equipa derrotada acarreta indícios de suspeição elevados. .



      Quanto ao jogo, uma excelente Vitória e um confirmar de forma do Rafa que está, paulatinamente, a fazer recolher a galinhada para a toca. . .
      Benfica
      2018-03-18 01h20m por JHendrix
      O Benfica dominou por completo o jogo. Não se livrou de uns sustos aqui e ali, mas o Feirense acabou por cometer erros básicos que lhe custaram caro. O Benfica falhou muitos golos. Vitória justa.
      somos_benfica2
      2018-03-17 22h37m por RDArhgsar
      o povo portugues confunde uma investigação com uma acusação e quando assim é , polémica por todos os lados . . .
      se o benfica foi beneficiado estes anos todos porque é que os lagartos nos vieram buscar o JJ? então nao ganhamos com os arbitros?! o JJ nao ia la fazer nada
      se o benfica foi beneficiado estes anos todos porque é que o porto entretanto já teve 4 treinadores? porque foram todos para a rua?

      não faz sentido
      metade_sombria
      2018-03-17 22h34m por RDArhgsar
      30 minutos? a gente está a`4 anos em primeiro , rumo ao 5 ano consecutivos
      corruptos?! quem? o ladrão e falsificador de mails? so conheço esse . . . ah não , existe aquele das fugas para Vigo e do cafe com leite talvez estejas a falar desse!!
      somos_benfica2
      2018-03-17 22h21m por RDArhgsar
      se o SLB este campeonato fizer um golo do genero do golo do Herrera neste jogo ou do Marega (contra o tondela) quero ver o que eles vão dizer
      somos_benfica2
      2018-03-17 22h20m por RDArhgsar
      sim , se o Boavista nao tivesse sofrido aquele golo logo aos 1' minutos talvez o jogo fosse diferente mas sim o porto está a merecer os 3 pontos e o VAR está em bom plano até agora . . .
      aquele lance do yusupha parece-me forçado , tambem nao acho qe seja penalty mas tambem ainda nao vi repetição . . .

      nós so temos de ignorar , já sabemos que os anti benfica se acham donos e senhores da razão e nos sabemos muito bem que isso não é assim . . . contra o paços foi o exem...ler comentário completo »
      ispeakthetrue
      2018-03-17 22h11m por RDArhgsar
      e ainda criam bater penaltys a dois toques , eles no Norte pensam que podem tudo . . .
      Se não é o arbitro a dar , são os jogadores da equipa contraria a oferecer . . . já contra o tondela ganharam 1-0 com um golo assim
      EL
      Rafa atirou se para o chao
      2018-03-17 21h31m por El_Brujo
      Nao consegui sequer vislumbrar contacto. E mesmo se aconteceu algum contacto ve se eh o rafa a simular a queda.
      JK
      Benfica dominador
      2018-03-17 21h29m por JKappa
      A 2ª parte foi sempre jogada na área do Feirense e só não houve goleada graças aos postes.
      Verdade seja dita é que antes da expulsão o Benfica não jogou nada e aquele primeiro golo foi bastante estúpido, mas mereceram ganhar e pelo menos não houve erros de arbitragem para se falar.
      FC Porto, CUIDADO!!!!
      2018-03-17 21h26m por joaolourenco33
      Faz anos que acompanho o Futebol Português! Dizei-me um jogo que este Benfica tenha vencido sem a "ajudinha" da arbitragem????
      O FC Porto que cuide-se, pois estão , mais uma vez, a entregar o Campeonato ao Benfica!
      o jogo das malas
      2018-03-17 21h19m por RDArhgsar
      fiz uma pesquisa pelo google e encontrei algo perfeito para ti "neuro clinic" pesquisa
      comentario anterior/ TRIPER
      2018-03-17 21h14m por RDArhgsar
      o VAR corrigiu o erro , falei cedo demais ! mas aposto que o Triper achou um roubo descomunal o VAR ter anulado este cartao vermelho!
      Triper
      2018-03-17 21h12m por RDArhgsar
      e este vermelho agora ao jogador do Boavista? aposto que este ja é clarissimo!
      FR
      Já agora. . .
      2018-03-17 21h11m por Fragha
      Acabem, de uma vez por todas, com essa idiotice de que os "mais pequenos" abrem sempre as pernas quando perdem com os outros e que se esfolam contra nós.
      Principalmente os Benfiquistas. Já nos anos 30 se escrevia e dizia que qualquer jogador fazia o jogo da sua vida quando jogava contra o Glorioso, porque era o maior clube.
      Mentalizem-se de uma vez por todos, que sempre foi assim e sempre será. Nós só temos de ganhar dentro do campo, com qualidade e de forma indiscutível, ...ler comentário completo »
      FR
      Triper
      2018-03-17 21h04m por Fragha
      Esse teu comentário é vergonhoso.
      Dizer que o Briseno não merecia ser expulso só mostra como essa cabeça anda doente. . . Até o próprio jogador percebeu o que fez, numa entrada que poderia ter acabado com a época para o André.
      Enfim, vindo de ti, nada de novo. . .
      Triper
      2018-03-17 21h02m por RDArhgsar
      Nem o jornal Ojogo vai ter coragem para fazer essa analise as lances de arbitragem que tu fizeste . . .
      que palas, dizer que o Tiago Silva nao toca no Rafa ?!! arranja a tv , para nao vires para aqui fazer figuras tristes
      FR
      Bom jogo
      2018-03-17 21h00m por Fragha
      Dentro das possibilidades, com a condicionante do estado do relvado, o Benfica fez um jogo competente. Ao contrário do que o rival fez em Paços, o Benfica manteve a posse de bola, rodou o jogo, manteve o esférico no chão e as oportunidades foram-se sucedendo. Pena que em alguns lances se tivesse optado pelo mais fácil, o cruzamento quando a bola chegava ao último terço, mas no geral, o jogo foi jogado em toda a largura do terreno, principalmente pelas faixas, o que me agradou.
      ...ler comentário completo »
      LaFlame__BITW
      2018-03-17 20h59m por Triper
      Ainda há coisa de minutos passou o lance na TV em câmara lenta. O homem mete os dois pés na bola primeiro e o jogador, para cavar algo mais, deixa-se estar.

      Entrou de carrinho? Entrou. Foi ao jogador? Não.
      Entreguem-no já! Nem pensem duas vezes.
      2018-03-17 20h53m por Triper
      É pá, declarem já o Benfica campeão, é mais fácil. Poupam as outras equipas destas vergonhas.

      Este jogo foi um autêntico roubo diga o que disserem. O Rafa atira-se para o chão após forçar o contacto porque estava a jeito. Isto não é praticar futebol, é aldrabar resultados. Onde anda o amarelo para o homem?
      E o outro lance no fim? Entrada a pés juntos? O homem vai à bola, nem sequer toca no jogador! Vão passear que isto não é futebol, é manipulação de resultados a 100% de fora, de dentro, de todos os lados.
      somos_benfica2
      2018-03-17 20h46m por RDArhgsar
      sabes bem que eles so lançam essas suspeições para as equipas em causa fazerem o jogo da sua vida
      El_Brujo
      2018-03-17 20h45m por GTRNISMO
      Tenho duvidas se tocou sequer no Rafa que se atirou para o chao. Seja como for nao era lance para amarelo.

      Aconselho-te a mudar de tv e a comprar uns óculos novos. . aproveita também para comprar kompensan. . . és doente miudo!
      bitw
      2018-03-17 20h44m por RDArhgsar
      aquele penalty aos 90+7 e ainda choram
      SCP este ano foi levado ao colo: Setubal em casa , Braga em casa , na Luz , com o Moreirense em casa e fora , em Tondela . . . e ainda são capazes de chorar como é que é possivel?!
      12

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Andebol
      Primeira mão dos quartos-de-final
      Dois passos que parecem ser cada vez mais pequenos. O Sporting, esta terça-feira, entra em ação para disputar a primeira mão dos quartos-de-final da EHF European League ...