placardpt
    Golo de Battaglia valeu apuramento

    Sporting pagou taxa extra para entrar nos «quartos»

    Tornar difícil o que estava à mão de semear. O Sporting passou ao lado de uma eliminação surpreendente na República Checa, graças a um golo de Rodrigo Battaglia no prolongamento. Os leões perderam por 2x1, mas depois do sofrimento em Plzen a derrota é definitivamente o mal menor. Agora é esquecer este jogo cinzento e pensar nos quartos de final da Liga Europa.

    Tudo o que o leão não queria

    À sombra de uma eliminatória bem encaminhada, o Sporting sacou dos manuais de auto-sofrimento e aplicou a regra básica: dar vida ao “morto”, neste caso aos checos. A palavra milagre, tenuemente verbalizada por Pavel Vrba na véspera, ganhou todo um outro eco logo aos seis minutos, quando de uma falha de comunicação entre André Pinto e Rui Patrício nasceu o primeiro golo do Viktoria Plzen.

    Um golo, também ele, saído do manual que Jorge Jesus tinha lido, nem 24 horas antes, em conversa com os jornalistas: jogo direto e áereo do conjunto da casa. O cruzamento de Jan Kovarik sobrevoou tudo e todos e Fábio Coentrão não teve impulso – nem centímetros – para impedir o cabeceamento de Marek Bakos. O resultado foi o pior cenário que os leões podiam imaginar, a desvantagem madrugadora.

    O relvado, sim, mas não só

    Com o Viktoria Plzen à distância de um golo para empatar a eliminatória, o Sporting precisava de estabilizar e impor o melhor futebol sobre os checos; uma teoria que caiu largamente num imenso buraco negro, porque à parte da relva que transformava passes em pulgas saltitonas, o jogo verde e branco também não era aroma que se cheirasse.

    Quase 10 mil aguentaram o frio
    Não teve lotação esgotada, a Doosan Arena, com capacidade para 11.700 espetadores. Foram 9.700 os adeptos que marcaram presença nas bancadas e se submeteram às baixas e gélidas temperaturas de Plzen
    Em parte porque Battaglia, novamente à direita da defesa, viu-se às «aranhas» com o irrequieto e talentoso Jan Kopic, o mais tecnicista dos homens de leste, mas sobretudo porque não havia linhas para o isolado Bas Dost; é verdade que Gelson e Bruno Fernandes tentavam transformar as boas ideias em algo que se apalpasse, mas do querer ao poder ia uma diferença substancial no futebol do leão.

    E depois havia o físico, que os intérpretes do Viktoria Plzen não se coibiam de usar, numa agressividade legal e saudável que ia dando vida a uma equipa renascida, quase sempre ganhadora nos duelos individuais; também porque Petrovic era «peixe fora de água» na missão de substituir William Carvalho, raramente solução e quase sempre problema nas tarefas defensivas do Sporting.

    À frente, dois cruzamentos demasiado largos para um impotente Bas Dost e uma bola de golo que Bryan Ruiz atirou ao lado (39’) eram os sinais de vida de um leão que não parecia disposto a “matar” as esperanças legítimas dos checos. E que as coisas não iam bem percebeu-se logo no arranque da segunda parte, quando Bruno Fernandes deu uma bronca a Battaglia por (mais) uma decisão infeliz na ligação ofensiva.

    E não é que os checos...

    Um safanão do médio português que parecia ter resultado, porque logo depois (49') o Sporting esteve quase a selar a eliminatória, mas o primeiro remate de Acuña esbarrou no poste e o segundo saiu por cima. O «quentinho» do balneário parecia ter ajudado os leões a ganhar conforto num jogo em que nunca se sentiram... confortáveis.

    Todos disponíveis para os quartos
    O Sporting entrou em campo com cinco jogadores em risco de falharem a primeira mão dos quartos de final, mas Fábio Coentrão, Bruno Fernandes, Acuña, Gelson Martins e Battaglia escaparam ao amarelo em Plzen e, por isso, são opções para o próximo jogo.
    E se havia dúvidas, o 2x0 dissipou-as. Com Petrovic a ouvir das boas de Jesus, os médios do Viktoria Plzen iam jogando, provocando e ameaçando, até que a eliminatória voltou à estaca zero com novo golo de Bakos (64'). Havia milagre, de facto, e agora palpável e de boca cheia, gritado em checo. Jorge Jesus reagiu de imediato e tirou Petrovic, pois claro, devolvendo Battaglia ao meio e Piccini à direita.

    Mas o castigo para o leão implicava horas extras, de tal forma que nem a mais soberana das ocasiões para «escapar» por um triz à eliminação foi aproveitada. Bas Dost, em cima do minuto 90, bateu mal, muito mal, a grande penalidade concedida pelo árbitro alemão, e que Bruno Fernandes tenha atirado incrivelmente por cima na recarga também já não era de admirar.

    Por fim, a «chave» dos «quartos»

    A cumprir horas extra por culpa própria, o Sporting lá acabou por ter cabeça suficiente para não sair humilhado de Plzen. Já se jogava a compensação da primeira parte do prolongamento quando Battaglia ganhou de cabeça na sequência de um canto de Bruno Fernandes e fez o tão valioso golo que deu o apuramento. Até porque ficavam a faltar dois golos aos checos, que se despediram com brio mas sem milagre. 

    U Quinta, 15 Março 2018 - 18:00
    Doosan Arena
    Tobias Stieler
    2-1
    a.p.
    Marek Bakos 6' 65'
    Rodrigo Battaglia 105'
    Doosan Arena
    Lotação11 700
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1955
    FaseOitavos-de-Final
    Mão2ª Mão
    Lances Capitais
    GOLO Plzen!
    Marek Bakos marca
    Marek Bakos marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
    65´
    GOLO Plzen!
    Marek Bakos marca
    Marek Bakos marca o seu 4º golo na prova (6 jogos)
    90´
    +2
    Bas Dost (Sporting) falha a grande penalidade!
    105´
    +2
    GOLO Sporting!
    Rodrigo Battaglia marca
    Rodrigo Battaglia marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    A Chave
    O jogo teve vários momentos que marcaram o que foi e podia ter sido o desfecho, mas o golo de Battaglia, aos 106 minutos, acabou por dissipar todas as dúvidas sobre o apuramento leonino; algo que esteve longe de ser uma certeza durante toda a partida.
    O Árbitro
    Jogo nem sempre fácil para o árbitro alemão, que acabou por ser «traído» pelos seus assistentes no primeiro golo do Viktoria Plzen. Bakos está ligeiramente adiantado no momento do cruzamento, pelo que o tento dos checos devia ter sido invalidado.
    O Melhor
    Marek Bakos
    Numa equipa que se tinha mostrado tão inofensiva em Alvalade, o eslovaco tratou de reverter a teoria em Plzen. Não é jogador que encante, mas numa noite em que se pedia perfeição na busca do "milagre", o experiente avançado de 34 anos foi mais frio que a noite na cidade checa: dois remates, dois golos que colocaram o Sporting numa posição inesperada.
    O Pior
    Petrovic
    O sérvio tinha a difícil missão de «fazer» de William Carvalho, o que de si já é complicado. Mas quando nunca se apanha o ritmo do jogo e se mostra total incapacidade para travar o adversário, as coisas pioram. Jorge Jesus fartou-se de o corrigir (para sermos simpáticos), mas Petrovic foi quase sempre um problema e nunca solução.
    Forma
    Plzen
    2017/2018
    34J
    22V
    6E
    6D
    64-30G
    Sporting
    2017/2018
    47J
    29V
    12E
    6D
    92-37G
    Sabia que...by playmaker stats
    Vitórias do Sporting em prolongamento nas competições europeias:
    1963/64 (Atalanta)
    1984/85 (Auxerre)
    2004/05 (AZ)
    2017/18 (Plzen)
    Battaglia sucede a Miguel Garcia, o último jogador do Sporting a marcar no prolongamento um golo decisivo (2004/05, AZ)
    Jorge Jesus irá disputar os quartos de final da Liga Europa pela 4.ª vez (2010, 2013, 2014 e 2018)
    Depois de um ano sem nenhuma equipa portuguesa nos quartos de final das competições europeias, Portugal volta a ter um representante nas últimas 8 equipas de uma prova europeia
    Sporting nos quartos de final da Liga Europa: não atingia esta fase de uma competição europeia desde 2011/12
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PLZEN
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Foi difícil? Foi. . .
    2018-03-16 10h08m por noobsaibot005
    Mas é melhor passar à rasca do que ficar atrás como o Manchester United. Isto de ser favorito não serve de nada. Tem que se jogar. . .
    Sporting
    2018-03-15 23h05m por JHendrix
    De sofrimento em sofrimento o Sporting lá vai sobrevivendo.

    Sofre no campeonato, sofre na Europa, sofre na Taça e sofreu para ganhar a Taça da Liga.

    Mas a ideia que vai passando é que o Sporting tem equipa para as frentes todas. As invenções tácticas do Jesus de hoje são bem ao seu estilo. Nunca vi um treinador a inventar tantos laterais como ele. Quando estava aflito lá meteu um lateral de raiz. Patético. . .
    Tutaemeia
    2018-03-15 22h52m por senhor-doctor
    Penso que JJ gosta de futebol táctico, mas isso não resulta com clubes teoricamente inferiores, ou pelo menos corre mal muitas vezes.
    Sporting
    2018-03-15 22h48m por senhor-doctor
    O Sporting brincou hoje, não pude acompanhar, apenas checar o resultado a cada 15-20 minutos. Se perdêssemos hoje, JJ tinha de ser despedido. . . . . Desnecessário!

    Pena termos falhado o penalty no fim e ter que jogar 30 minutos extras. Esperemos que o sorteio seja amigável amanhã
    Ballantines
    2018-03-15 22h27m por onlytuga
    O Sporting é capaz Uns cinco lugares e o benfica Descer quase uns quinze. . Sporting ficará pelo o 34 e o benfica 28. não se vê uma grande diferença. . se vamos pelo o ranking só o Porto é que merece de ir a Champions. . .

    Estupidez
    Glorious_Level - JJ e árbitro
    2018-03-15 21h56m por FinalFantasy
    O JJ disse, " ok I'm sorry ".
    Para parar de sair da zona delimitada ao treinador.
    ganhar jogos seria bom
    2018-03-15 21h50m por ballantines
    espero mesmo que o sporting fique em 3ºlugar na liga.

    Quando quase se é eliminado com uma equipa checa.

    JÁ era tempo do Sporting começar a subir o ranking de clubes, Quem fica no top 40 não merece ir a CH. quando o futebol português em equipas de top 20.

    O Benfica esta época não fez o seu trabalho. . . mas tem feito sempre os mínimos para conseguirmos ter as 3 equipas. .
    ED
    Sorteio
    2018-03-15 21h30m por eduscp11
    Destas 7 equipas eu preferia apanha o CSKA ( se passar ) ou a Lazio
    ED
    Sorteio
    2018-03-15 21h28m por eduscp11
    Atlético
    Sporting
    Marsella
    La zio
    Leipzig
    Arsenal
    C ska
    Salzburg ??
    ED
    Glorious_Level
    2018-03-15 21h19m por eduscp11
    O Plzen cada vez que atacava o Sporting borrava se todo. Isso para mim é culpa dos jogadores, no prolongamento estávamos á rasca e melhoram os um bocadinho. O JJ também não pode fazer nada quando se falhas as oportunidades como as do Bryan, acuna e o pênalti do Dost.
    ED
    Sporting
    2018-03-15 20h59m por eduscp11
    O Astana não foi á rasca mas também não foi tao fácil como se previa. Hoje foi mais uma eliminatória ganha á rasca.
    ED
    Sporting
    2018-03-15 20h56m por eduscp11
    Apesar de não querer a continuidade do JJ hoje ele não tem culpa nenhuma. Foi uma falta de atitude dos jogadores impressionante, estiveram quase todos mal.
    Inademicivel o pênalti falhado por Bas Dost. Um penalty no ultimo minutos o GR vai ficar ate á ultima e o Bas vai me mandar ao meio ??? Sinceramente.
    SC
    Jogo
    2018-03-15 20h50m por Scpdp
    JJ JJ. . . . . .
    Rui Patrício: bem
    Battaglia: foi melhorado
    André Pinto: não esteve nos seus melhores dias
    Mathieu: normal
    Fábio Coentrão: bem
    Petrovic: nada de especial. Por que não Wendell JJ?
    Bruno Fernandes: para mim só serve para jogar a "9, 5". Está sempre a perder bolas
    Gelson Martins: normal
    Bryan Ruiz: nada de especial
    Marcos Acuna: não esteve lá muito bem
    Bas Dost: normal

    Entradas:

    nPiccini: normal.
    Fredy Montero: até que jogou mais ou menos bem.
    Ruben Ribeiro: mais ou menos. No final abusou muito.
    sporting
    2018-03-15 20h49m por qwer80
    chega a ser deplorável a forma como jogamos. Muito sinceramente espero que o jesus vá embora no final da temporada.
    BITW
    2018-03-15 20h49m por gattuso_v2
    Nem vale a pena comentar nada se aquilo é penalty então é tudo penalty nesta vida
    enfim. . .
    Adiantamento do GR do Plzen
    2018-03-15 20h46m por HUGO657
    no penalti é das coisas mais absurdas que já vi, faz lembrar o Beto contra o SLB na final da Liga Europa
    Sporting
    2018-03-15 20h44m por Somel12
    Exibição fraca. Depois de uma eliminatória praticamente no bolso, iam se queimando. Felizmente para Portugal passaram, devido ao ranking. Espero estar enganado, mas se o Sporting borra se todo para passar pelo Plzen, nem imagino se apanharem um Atlético.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Arábia Saudita
    O Al-Shabab de Vítor Pereira aplicou uma goleada bem pesada em casa frente ao Abha Club: 5-0! Esta foi a quarta vitória do clube desde que o técnico português assumiu ...