placardpt
    FC Porto vence o clássico e deixa Sporting longe do título

    Que jogo...e que líder!

    Oito pontos. É esse o resultado do melhor clássico desta temporada entre FC Porto e Sporting. Uma grande partida entre duas equipas de nível e que deram um grande espetáculo de futebol. A vitória (2x1) sorriu à equipa que se vai mostrando mais capaz e que tem de ser vista como a mais candidata a ser campeã nacional.

    As duas equipas tinham baixas de peso nas suas equipas, mas essa falta de opções mais experimentadas só se notou perto do minuto 90 quando o jovem Rafael Leão desperdiçou o golo do empate completamente sozinho.

    O FC Porto sai do clássico mais líder e, quer se assuma ou não, o Sporting sai do clássico sabendo que o título se transformou quase numa miragem...

    Bruno na direita? Nada disso

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Jorge Jesus iniciou o jogo com Bruno Fernandes na direita, mas só demorou 15 minutos a perceber que isso não funcionava. O jogo do Sporting melhora quase de forma exponencial quando o médio joga nas costas de um avançado e então se não tiver de se preocupar tanto com missão defensiva os leões ganham a sua principal arma.

    Talvez por isso a entrada menos positiva do Sporting tenha durado apenas esses 15 minutos. O FC Porto vivia da força de Marega e isso chegava para dar muitos problemas à equipa verde e branca. O avançado maliano teve as primeiras oportunidades. Num canto viu o poste e depois Bryan Ruiz negar-lhe o golo e pouco depois atirou ao lado quando ia isolado.

    Do lado do Sporting era novamente Bruno Fernandes a criar perigo. Com remates de longe (um deles a obrigar Casillas a defesa apertada) e com incursões. Podia dizer que se o jogo fosse um filme o ator principal era Bruno Fernandes.

    O Sporting fazia talvez a melhor primeira parte da temporada contra o FC Porto, mas Sérgio Conceição tinha avisado na antevisão que a sua equipa era «forte». Foi com base nessa força que apareceu o primeiro golo. Canto, confusão, novo cruzamento e Marcano a ganhar na força para marcar. Era o golo de uma equipa que mesmo sem estar a fazer um grande jogo tem uma arma que é cada vez mais complicada de travar e é o físico e o querer.

    O Sporting reagiu e conseguia estar perto da área do FC Porto, muito também pelo jogo menos conseguido da dupla Sérgio Oliveira/Herrera, na primeira parte. Foi aliás em mais um buraco no meio que surgiu o primeiro golo e logo de um menino de 18 anos que se estreou em clássicos. Bryan Ruiz teve tempo para fazer tudo e esperar pelo rapidíssimo Leão (entrou para o lugar do lesionado Doumbia). O avançado apanhou a defesa do FC Porto de surpresa e na cara de Casillas não perdoou.

    Saída com Leão e entrada à Dragão

    ©Catarina Morais / Kapta +
    E se o Sporting saiu da primeira embalado com o golo de Leão, a entrada na segunda parte foi totalmente do Dragão. Muito agressivos sobre a bola e essencialmente sobre os jogadores do Sporting, o FC Porto chegou cedo ao golo. 

    Gonçalo Paciência foi para cima de Mathieu e cruzou na área, onde Brahimi teve todo o espaço do mundo para bater Rui Patrício, num lance a defesa do Sporting, tal como o resto da equipa, foi apanhada a dormir. 

    A vantagem portista deixou a equipa de Sérgio Conceição confortável na partida, explorando a velocidade do seu ataque e a incapacidade do Sporting em criar perigo. De forma real, a equipa de Jesus trabalhava bem os lances, mas tinha clara falta de poder de fogo no ataque. Rafael Leão só conseguia espaço quando fugia da dupla de centrais e com a melhor capacidade de cobertura de Sérgio Oliveira e Herrera até Bruno Fernandes tinha mas dificuldades para aparecer.

    Se havia dúvidas sobre quem é melhor guarda-redes do atual plantel do FC Porto ficaram retiradas com o que aconteceu na reta final do jogo com o Sporting. Os leões lançaram Montero para jogar ao lado de Rafael Leão e os dois tiveram oportunidades claras para empatar, sendo que no primeiro desses lances apareceu San Iker. Montero teve tudo para empatar o jogo e a finalização foi boa, mas o que Casillas fez merece ser visto e revisto. Pouco depois o guarda-redes já nada teve de fazer quando o jovem Leão falhou um golo de baliza aberta. Sentiram-se os 18 anos do menino nesse lance.

    Num dos melhores jogos da temporada em Portugal a vitória sorriu à equipa que foi mais coesa. A liderança está agora mais segura para o Dragão e já são oito pontos (na realidade são nove) para o Sporting. Para se perceber a diferença podemos dizer que nas primeiras 25 jornadas do campeonato a equipa de Conceição perdeu apenas...oito pontos.

    U Sexta, 02 Março 2018 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Artur Soares Dias
    2-1
    Iván Marcano 28'
    Yacine Brahimi 49'
    Rafael Leão 45'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 25
    Lances Capitais
    28´
    GOLO FC Porto!
    Iván Marcano marca
    Iván Marcano marca o seu 3º golo na prova (22 jogos)
    45´
    +1
    GOLO Sporting!
    Rafael Leão marca
    Rafael Leão marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    49´
    GOLO FC Porto!
    Yacine Brahimi marca
    Yacine Brahimi marca o seu 7º golo na prova (24 jogos)
    A Chave
    A entrada do FC Porto na segunda parte retirou o bom momento com que o Sporting foi para o intervalo. A equipa de Conceição entrou de forma avassaladora e chegou a um golo que acabou por valer três pontos.
    O Árbitro
    Artur Soares Dias comm uma decisão complicada aos 19 minutos. Parece ter existido um toque de Dalot sobre Doumbia na área do FC Porto, mas ficam dúvidas sobre se chegou para fazer cair o avançado. Tirando esse lance a arbitragem correu bem. Nota apenas para uma situação estranha entre Coentrão e um elemento do corpo médico, onde ninguém esteve  bem.
    O Melhor
    O jogo
    Depois do que se viu nos primeiros três clássicos havia a ideia de que esta podia ser mais uma partida amarrada, com poucas oportunidades e com um futebol pouco atrativo, ainda que rico taticamente. Não foi o que aconteceu e viram-se duas equipas com vontade de marcar, jogar e fundamentalmente vencer. Bom espetáculo e uma vitória que caiu bem ao FC Porto.
    O Pior
    Fora das quatro-linhas
    Não é segredo para ninguém para quando se joga fora de casa as bolas não são atiradas pelos apanha-bolas de forma tão rápida e o ambiente não é melhor. Ainda assim houve exageros e isso levou a que tivesse mesmo havido uma situação insólita entre Coentrão e um elemento do corpo médico. Tentou-se esconder a bola a um jogador que teve uma reação completamente errada.
    Forma
    FC Porto
    2017/2018
    41J
    31V
    7E
    3D
    105-33G
    Sporting
    2017/2018
    45J
    27V
    12E
    6D
    88-36G
    Sabia que...by playmaker stats
    Igualado registo histórico do FC Porto!

    Os dragões estão há 34 jogos consecutivos sem perder em competições nacionais:
    2017/18 Sérgio Conceição
    1995/96 Bobby Robson
    Se juntarmos 2+ épocas, o FCP está a 4 jogos de igualar o máx. de jogos sem perder em provas nacionais:
    1996 Robson (38)
    2004 Mourinho (37)
    1978 Pedroto (35)
    2018 Conceição (34)
    Próx. jogos: Paços [F], Boavista [C], Belenenses [F], Aves [C] e SLB [F]
    Desde 2012 que o FC Porto não conquistava 2 vitórias consecutivas frente ao Sporting:
    2018 - V 1-0, Taça de Portugal e V 2-1, Liga
    2012 - Dupla vitória por 2-0 (Liga)
    Rafael Leão foi o 1.º português a marcar num Clássico entre o FC Porto e o Sporting desde 2016 (últimos 5 jogos)
    2018 Rafael Leão [FCP 2-1 SCP]
    2016 Gelson Martins [SCP 2-1 FCP]
    Sérgio Conceição está invicto frente a Jorge Jesus desde que chegou ao FC Porto (2V 2E).

    Nos últimos 5 confrontos, Jesus não conseguiu levar a melhor sobre o seu ex-jogador Conceição (3E, 2D)
    É a melhor pontuação do FC Porto à 25.ª jornada nos últimos 7 anos:
    67 pts Sérgio Conceição [21V, 4E]
    71 pts André Villas-Boas [23V, 2E]
    É o melhor ataque o FC Porto dos últimos 22 anos, à 25.ª jornada da Liga:
    1995/96 Bobby Robson, 69 golos marcados
    2017/18 Sérgio Conceição, 68 golos marcados
    FC Porto chegou aos 105 golos em 41 jogos (2,56 golos/jogos) é o 3.º melhor ataque na Europa [Paris SG, 138 G e Man. City, 117 G]
    Mais rápidos a chegar aos 105 golos no FC Porto:
    41J em 2017/18 Conceição
    38J em 1976/77 Pedroto
    21J em 1939/40 Siska
    Há 14 anos que o FC Porto não estava há 8+ jogos consecutivos sem perder em Clássicos!
    2017/18 sequência ativa com Sérgio Conceição [8 Clássicos sem perder]
    2003/04 sequência terminada com José Mourinho [11 Clássicos sem perder]
    Há 4 anos que o Sporting não estava há 8+ jogos sem vencer em Clássicos!!!
    2017/18 - 8 Clássicos sem vencer
    2013/14 - 10 Clássicos sem vencer
    Sporting soma os mesmos 59 pontos à 25.ª jornada na Liga 2015/16, época que lutou até ao fim do campeonato pelo título
    Sporting de Jesus à 25.ª jornada da Liga:
    17/18 59 pts -8 pts > 1.º FCP
    16/17 51 pts -12 pts > 1.º SLB
    15/16 59 pts -2 pts > 1.º SLB

    Fotografias(35)

    Liga NOS: FC Porto x Sporting
    Liga NOS: FC Porto x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    IN
    Será uma ilusão, caro Zafel?
    2018-03-06 01h17m por Infestante
    Desde sexta feira que se tem falado desse lance, com vários árbitros a referirem que deveria ter sido marcada a grande penalidade, e outros tantos a referirem que não e ainda não há um consenso.
    Caso não esteja informado, informe-se antes de comentar, caro Zafel.
    IN
    Falta de imparcialidade
    2018-03-05 23h49m por Infestante
    Constatando que nesta crónica ao jogo não há uma única referência ao lance de alegada grande penalidade aos 17 minutos de jogo revela a falta de imparcialidade deste website.
    Grande Jogo
    2018-03-03 17h42m por Tubaraoportista
    Grande jogo de ambas as equipas. O Porto jogou com o resultado e o Sporting teve que correr atrás.
    Vitoria justissima do Porto. Tivemos mais oportunidades (bola ao poste de marega, bryan ruiz salva em cima da linha,
    gonçalo paciencia, marega isola e remata ao lado, batalha salva em cima da linha, corona no finalzinho) e finalizamos duas. O Sporting teve tres oportunidades ( rafael leao 44', bryan ruiz ao poste e rafael leao perto dos 90) e marcou uma.
    Falam ...ler comentário completo »
    Da_ni82
    2018-03-03 14h00m por senhor-doctor
    O Porto jogou com 3 jogadores da formação, o Sporting começou com 2, mas depois jogou com 3. E isso deve-se ao facto de termos Gelson Martins suspenso e Podence lesionado. Mas sim é um facto curioso.
    grande jogo não se queixem
    2018-03-03 13h14m por 2004gomes
    Bem foi um ótimo jogo de futebol e o Fc Porto venceu porque foi superior. Não tinha os laterais habituais titulares e isso nem se notou.

    Em relação à arbitragem acho lamentável benfiquistas e sportinguistas queixarem se que fomos beneficiados isto porque:

    No jogo na luz entre Benfica e Sporting o Sporting podia ter perdido visto que existiram pelo menos dois lances de grande penalidade para o Benfica.

    Já no jogo no dragão contra o Benfica o Fc Port...ler comentário completo »
    RI
    SCP
    2018-03-03 12h38m por Richardf33
    Eu diria que se fosse nós na frente com 8 pontos de avanço ainda nada está garantido, pois o sporting perde pontos facilmente agora assim penso que o primeiro lugar para nós está arrumado, custa a muitos saber disto mas a realidade é esta, ainda vamos a braga e maritimo, a gestão do plantel mais uma vez foi mal feita, jogaram quase sempre os mesmos e o resultado está à vista, o porto com um plantel mais curto soube gerir e a equipa continua forte.
    N_
    Penalty
    2018-03-03 12h18m por N_Shadow19
    Sou Benfiquista, queria que o Sporting ganhasse para tirar pontos ao Porto. Em relação ao lance do penalty assim que vi em jogo corrido disse logo "Epa, isto é penalty!". Depois vi as imagens do VAR e nao pareceu nada nada claro. Quando vi pensei "Hmm, se calhar não é, eu não marcava". Acho que o árbitro esteve bem. Aceitavam-se as duas opções imo.
    Jogo
    2018-03-03 12h04m por moreno07
    Ótimo jogo de futebol, vejo poucos comentários ao jogo o que não deixa de ser preocupante mas pronto o zz está mais importado a olhar para as nuvens do que banir estes incendiários. .
    RO
    Só o facto
    2018-03-03 11h54m por roquezz
    de UMA VEZ MAIS a equipa que faz 5x mais faltas levar menos cartões que a que faz menos é caso para confirmar que o ROUBO é premeditado! E tal como na Taça da Liga fica um penalty por marcar a favor do Sporting . . .

    Grave tb é a Sport(o) Tv UMA VEZ MAIS tentar ao máximo não mostrar a repetição do lance. Só o fizeram quando o árbitro interrompeu para ouvir o VAR dizer que era penalty. . . Já basta os comentadores serem um nódoa completa: tendenciosos, péssima voz, demasiada c...ler comentário completo »
    Jogo
    2018-03-03 11h52m por ruipatricio
    Desfecho previsível, Sporting há muito que anda para escorregar e já poderiam estar a uns 12 se empatam em Tondela e em casa com o Moreirense. . . Continuam na Liga Europa o que é bom para Benfica e FC Porto. . . E que ganhem a eliminatória ao Plzen para continuarem pois o campeonato já foi em princípio. . . Jesus é isto, desgasta a equipa física e mentalmente e nunca tem plano B, sempre foi assim começa bem e escorrega na reta final. . .
    FinalFantasy
    2018-03-03 11h09m por slb_trinta_e_tres
    Concordo plenamente. Se o tipo de imagens do VAR que os árbitros vêm junto à linha são mesmo semelhantes aquelas que a SportTV mostrava com o título "Imagens VAR" então está tudo errado neste sistema. A realização SportTV deste jogo nos 20 segundos depois já mostrava o lance em replay e com um rigor (ângulos, etc) a anos-luz das imagens VAR.
    j-f-uite e O_Melhor_Userna me - Var
    2018-03-03 10h39m por FinalFantasy
    O problema é mesmo as imagens que chegam ao árbitro ( ou se é ele que as pede ).
    Num primeiro momento vemos a imagem do VAR e há 2 repetições em que se vê claramente que há toque, por trás.

    Mas de repente vê-se os gajos a fazer rewind e a alterar, POR DUAS VEZES, o ângulo da câmara para apenas uma ( daí ter sido tão rápido ), vendo o lance de frente e mais longe.

    Isso é de rir.

    Se existe o VAR, com vários ângulos e câmaras, mas não se...ler comentário completo »
    HA
    jogo
    2018-03-03 10h15m por Halibut
    equilibrado! pena que o marega se tenha lesionado, esperemos que não seja nada demais. . . agora à que recuperar bem o aboubakar que já está à alguns jogos parado, e o danilo que vai ter que recuperar a forma, há mais de um mês no estaleiro. . .

    telles, ricardo, soares, devem voltar em pleno, é pouco tempo de paragem.

    OO
    Diz que o bruninho
    2018-03-03 09h52m por oorgulhodominho
    hoje não pregou olho.

    os 3 bem abertos a noite toda. . .
    RA
    O_Melhor_Userna me
    2018-03-03 09h21m por raguar
    Meu deus como tu estás rapaz! Veste mais um casaco que tá a menos 8 e toma um chá, de camomila pra acalmares. Vai te fazer bem
    Bom jogo. . .
    2018-03-03 09h15m por Artemis
    . . . resultado apropriado.

    Não apreciei, contudo, a opção do treinador do FCP, de a 12-10' do final optar por deixar cair o ataque do FCP, que acabou o jogo em casa «encostado às cordas».
    porto
    2018-03-03 03h27m por dani_portista
    sera que tambem vao dizer que os dirigentes do porto pagaram para o sporting perder
    Multi clubes
    2018-03-03 03h01m por FCP_18
    Logo que vê o Porto a ter sucesso lá vêm ele destilar ódio e tretas, user mais hipócrita deste site
    FU
    E pronto
    2018-03-03 02h45m por Furiosovp
    Para mim o Porto garantiu o título com esta vitória, não acredito que o Benfica consiga ganhar os 10 jogos e que o Porto tenha sequer um deslize, isto porque o nosso plantel foi alvo de um extremo desinvestimento e estamos claramente a ser refens de um ataque conjunto que só pretende denegrir e dividir o Benfica, uma comunicação conjunta que está constantemente atenta ao mínimo lance de dúvida a favor do Benfica e que tende a ignorar os mesmos a favor do outro suposto rival, tal como hoje vi...ler comentário completo »
    Lá lá lá lá lá
    2018-03-03 00h28m por caestoueu
    Só eu sei porque não fico em casa. . . . .

    Pumbaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Acabadinho de chegar a casa depois de ver uma vitória sobre os "gatinhos" do Campo Grande. . . . . Vemos-nos novamente na vossa casinha em Abril para mais um duelo porque este campeonato para vocês já foi. . . . . .

    ADIÓS. . . .

    P. S. : Façam a vossa obrigação de quando os outros forem à vossa casinha de os vencerem. . . . é que assim já faziam o vosso campeonato!!! ;)))
    j-f-uite
    2018-03-03 00h27m por Ultras-__FCP
    O Esgaio é mais um disparate do JJ, na minha opinião da 10 a 0 ao vossos laterais, aliás até vou mais longe, só no Porto é que vejo jogadores superiores a ele, é uma perda relativamente considerável, é um jogador que podia oferecer muito ao Sporting.
    É verdade
    2018-03-03 00h08m por Roby_o_Analista
    O resto do dinheiro ? Já pagaram ao Estoril ou não?

    Sinto vergonha de pertencer a um campeonato como este . Podre e sujo. É por isso e por mais que lá fora somos gozados forte e feio.
    Para o Bitaites e os bitaites
    2018-03-03 00h08m por FinalFantasy
    Sei que é apanágio ( de qualquer adepto de qualquer clube ) tentar colocar lado a lado alguns jogadores, só porque têm um tosco que foi pedido pelo treinador, mas que não é utilizado ( Douglas ) e fazer comparações descabidas entre um jogador de qualidade ( e que já a demonstrou em vários jogos, Ristovski )

    Só porque o Benfica tem lá esse tosco, não há ( nem é necessária ) comparação.

    Nesse lance, a bola é desviada na perna de um jogador, portanto o Ristovski...ler comentário completo »
    E posto isto
    2018-03-03 00h03m por Roby_o_Analista
    O campeonato acabou.
    Já há vencedor.
    Da maneira que as restantes equipas jogam contra o Porto, ou não jogam quer dizer.

    Campeonato mais fraquinho dos últimos anos.
    whiskey
    2018-03-03 00h02m por RDArhgsar
    deves ter abusado do nick hoje . . . fica lá com o tazo

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...