placardpt
    FPF estuda possível implementação do modelo

    Portugal pode seguir exemplo de Inglaterra e ter um campeonato sub-23

    O jovem futebolista português é um produto cada vez mais valorizado e procurado no mercado internacional e acredita-se que este valor não está a ser totalmente potenciado no nosso país e, acima de tudo, pelos nossos clubes.

    A ponte entre os escalões de formação e o escalão senior nem sempre é feita nas melhores condições, algo que impede que os jovens, sobretudo entre os 18 e 23 anos, encontrem o seu espaço e usufruam de oportunidades para prosseguirem a carreira no futebol senior no clube que lhes deu a formação.

    Concorda com a criação de uma liga Sub-23?
    SIM
    NãO
    É verdade que as equipas B foram uma janela de oportunidades para alguns dos valores nacionais emergentes, mas a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não está totalmente convencida com os resultados e acredita ser possível uma solução de enquadramento mais capaz para as centenas de jovens que neste momento são obrigados a seguir outros rumos, sem que isso signifique, ainda assim, o fim das «bês».

    O jornal A BOLA refere que a FPF está apostada em avançar com um campeonato sub-23, algo semelhante ao que acontece em Inglaterra, e que conta já com a opinião favorável de muitos dos emblemas que competem no escalão máximo do futebol português.

    Os objetivos...

    Realidade na Liga NOS

    Clube % portugueses no plantel Sub-23 no plantel
    FC Porto 29,6% 6/27
    Sporting 42,9% 10/28
    Benfica 37,5% 10/24
    Braga 51,7% 10/29
    Rio Ave 46,2% 12/26
    Chaves 54,2% 6/24
    Marítimo 35,7% 5/28
    Boavista 48,1% 5/26
    Vitória SC 41,2% 17/34
    Portimonense 48,1% 14/27
    Belenenses 53,8% 6/26
    Tondela 53,8% 10/26
    Aves 30,8% 5/26
    Paços 63% 5/27
    Vitória FC 69% 9/29
    Estoril 34,5% 16/29
    Feirense 51,9% 6/27
    Moreirense 16,7% 7/24

    O organismo que rege o futebol português acredita que é possível seguir as pisadas do sucesso inglês. Em questão não está o fim das equipas B, mas sim um complemento. Ou seja, outra capacidade de os clubes distribuírem os seus jovens e de os poderem acompanhar de perto e potenciar de outra forma.

    Um dos principais objetivos passa pelo alerta para a importância da aposta em jogadores portugueses - apenas 5 das 18 equipas da Liga têm uma percentagem de jogadores lusos no plantel acima de 50% [veja a tabela] -, bem cotados por essa Europa fora.

    A valorização da faixa etária 18-23 anos, que, segundo dados apresentados pelo jornal A BOLA, envolveu negócios no valor de 2434,2 milhões de euros em 2017, também acentua a vontade da Federação olhar para o modelo do Campeonato Sub-23 com muito bons olhos.

    Porquê o modelo inglês?

    A razão é simples. O modelo tem funcionado bem em Inglaterra e tem dado frutos, sendo a conquista do campeonato do mundo de sub-20 por parte de Inglaterra o exemplo perfeito que atesta esta aposta inglesa num enquadramento adequado para os jovens entre os 18 e 23 anos.

    Em suma, o campeonato sub-23 permite um crescimento progressivo num contexto altamente competitivo e que potencia os resultados não só ao nível interno, mas também no contexto internacional.

    Será este o caminho mais indicado para Portugal?

    Portugal
    Fernando Gomes
    NomeFernando Soares Gomes da Silva
    Nascimento/Idade1952-02-21(72 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoPresidente

    Fotografias(100)

    Seleção AA| A preparação de Portugal para os jogos com a Eslovénia
    Operação Mundial: o estágio de Portugal (fevereiro 2024)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    IS
    Equipa B, Sub 23 e empréstimos
    2018-02-28 09h36m por Isentoqb
    As Equipas B, Sub 23 e os empréstimos de jogadores tem de ser vistos em conjunto. Actualmente os três do costume condicionam as competições profissionais com as equipas B e com os jogadores emprestados. Os empréstimos de jogadores entre jogadores do mesmo escalão tem de acabar, pois adulteram a competição. As equipas B fazem sentido ainda que beneficiem os clube mais fortes. O campeonato Sub 23 a ser criado seria uma continuação da formação potenciando o crescimento e maturidade de jogadores o que doutra forma não seria possível.
    Sub 23
    2018-02-28 00h21m por Darox
    Foi ver a liga sub23 da ingleterra ver que jogadores estavam a ser usados, depois de ver tirei a minha conclusão (que pode estar errada ou não ser do agrado de alguns)

    Perante restrições ao número de jogadores que uma equipa pode emprestar, faz com que jogadores da formação dum clube possam á mesma ter um nível de competição meio elevado fazendo partidas na equipa B e/ou nos Sub 23, portanto acho que as equipas B deveriam se manter porque um pode complementar o outro ajudando ...ler comentário completo »
    I_
    Que estupidez !!
    2018-02-28 00h12m por I_see_dead_people
    Concordo completamente com vários comments que aqui vi. Não faz sentido nenhum criar agora uma competição semelhante ao sub-23 no UK. Aquilo tem pouquíssima competitividade. As equipas B deveriam continuar nos campeonatos profissionais nas actuais condições. Concordo com talvez uma diminuição das equipas na II Liga e por aí adiante. Mas os "putos" ganham muita estaleca na "a divisão que até é bastante competitiva. E foi também um pouco à custa disto que as selecções jovens de há uns anos p...ler comentário completo »
    Triper
    2018-02-28 00h03m por we0ron
    Concordo plenamente.

    O campeonato de reservas ingles/sub21 é uma valente treta. Quantos jogadores ingleses sairam de lá para a seleção inglesa? Quantos jogadores sairam das B's para pouco tempo depois irem a seleção portuguesa? Antes as B's.
    Querem agora acabar com as B's pra isto? Sinceramente. . .

    O maior problema da II não é as B's, mas sim a destruição da II e III divisão. Modelo de subida péssimo, estão a acabar com a divisão.

    Agor...ler comentário completo »
    Pergunta
    2018-02-27 23h35m por Darox
    Se for para a frente este campeonato sub 23, quem é que os clubes podem inscrever? Todos os jogadores que possam ser considerados sub 23? Ou precisam de serem naturalizados Portugueses para participar neles? Exemplo de Wendel do Sporting, sendo jogador convocado pelo Sporting (A) nao realizando minutos mesmo depois de ser convocado, podera jogar num jogo do campeonato sub 23?
    Pessoal
    2018-02-27 23h28m por Jorusescu
    eu também concordo que as equipas B é uma coisa muito boa e bem mais benéfica porque vai dar profissionalismo aos jovens e a oportunidade de jogarem com equipas profissionais.
    Mas essa oportunidade só foi dada ao Benfica, Porto, Sporting, Braga, Guimarães e Marítimo, que foram posto logo as suas equipas na 2º Liga, ou seja o resto da liga foi "descriminada" nesse sentido, há mais clubes com equipas B's (Rio Ave, Paços, Aves) que não lhe foram dado essa hipótese, jogam em distri...ler comentário completo »
    Sub-23
    2018-02-27 23h03m por VerdeRubro
    Se o fim das equipas B não está em questão e se o campeonato sub-23 será um complemento, isto quer dizer que as equipas B vão continuar na 2ª liga e vão criar mais um campeonato de escalão de formação sub-23?


    LM
    Má ideia
    2018-02-27 22h39m por lmanuel
    O problema existe. O andamento com que a maioria dos jogadores sai dos júniores não é suficiente para entrarem em competições profissionais. Até aqui tudo bem.
    A solução é ridícula! Cria um contexto competitivo apenas um pouco melhor do que o do campeonato de juniores. . . na verdade não aproxima muito um ex-júnior da qualidade necessária para ser profissional. Apenas lhe dá mais um tempo e um pouco mais de competição.
    A malta não quer mesmo ver o problema! Mas ele é muito si...ler comentário completo »
    Só rir
    2018-02-27 21h47m por Triper
    O campeonato de reservas/sub-21/o que raio quiserem chamar àquilo (presumo que seja esse o sub-23 Inglês de agora) é uma porcaria. Chato, lento, uma pasmaceira autêntica.

    A II Liga com as equipas B está mais que bom, é uma transição excelente entre o Júnior e o escalão A. O problema cá foi terem destruído a II B e a III. O formato é uma porcaria da maneira que está e chegar à II Liga depois daquele formato não ajuda, em pouco tempo a equipa está desgastada a 200% e o $$$$ ...ler comentário completo »
    Maus exemplos
    2018-02-27 21h24m por gattuso_v2
    De tanta coisa que poderiamos retirar de Inglaterra, querem logo escolher uma das piores.
    Mais de metade dos jogadores que foram campões sub-20 ou estavam na equipa principal ou emprestados em clubes de divisões inferiores de Inglaterra, cujos campeonatos têm quase 50 jornadas e mais taças pelo meio. . . portanto certamente que o crédito da conquista do mundial não foi pelos campeonatos sub-23 porque há anos que Inglaterra tem estes campeonatos e grandes jogadores sub-23 de há alguns anos agora jogam nas divisões inferiores. . . .
    FA
    porto94
    2018-02-27 21h24m por falcom4ever
    Impor um 11 com um mínimo de jogadores portugueses é illegal. É contra o direito de trabalho da união europeia.
    É porque. . . .
    2018-02-27 21h22m por unihark
    Deve ser por isso que a Inglaterra tem sido muitas vezes campeã da Europa ou do Mundo. Já para não falar que em Portugal temos de mudar alguma coisa para ficar tudo igual.
    Zerozero
    2018-02-27 21h16m por otario007
    Uma das razões que deram foi que um campeonato para sub 23 ajudava na aposta de jogadores portugueses. Importam-se de explicar como é que isso ajudava? Não me venham falar de regulamentos, porque isso podem meter-se na B também. A minha pergunta é: como é que um campeonato sub23 ajudava na aposta de jogadores portugueses que as equipas B não ajudam?

    De qualquer forma, terrível ideia. Acho que os clubes que têm equipas B deviam pagar mais por tê-las na 2a liga, para que assim...ler comentário completo »
    SA
    A estatística do Benfica está errada.
    2018-02-27 21h09m por sant
    Luisão e Jardel têm nacionalidade portuguesa. Não nasceram em Portugal mas têm tanto direito como Liedson, Deco ou Pepe. Jogadores que no vosso site aparecem com nacionalidade portuguesa.
    Logo o Benfica tem 11 jogadores com nacionalidade portuguesa em 24. E não 9.
    Liga sub-23
    2018-02-27 21h07m por Onil
    Considero uma boa ideia a possível criação desta liga, pessoalmente nunca concordei com a maneira como as equipas b foram colocadas na segunda liga.
    Sub-23
    2018-02-27 20h31m por Jorusescu
    só tenho uma dúvida, este campeonato é feito com as mesma equipas da Primeira Divisão? tipo se a liga fosse criada na próxima época, a 1º Divisão de Sub23 era com os clube da 1º Divisão do próximo ano, ou era por regiões/distritais ? tipo Liga Sub23 Lisboa, Sub23 Porto, etc. ?

    Eu como Braguista prefiro as equipas B, porque dá a oportunidade dos jovens do meu clube jogarem num campeonato profissional e contra "homens" preparando-os para a realidade de jogar no SC Braga, no ...ler comentário completo »
    Formação
    2018-02-27 20h26m por Porto94
    Não compreendo como se pode pensar que o formato inglês è o mais adequado ja que com as equipas B não aproveitamento suficiente ao meu ver do jogador Português então com a liga sub 23 è que não vai ter mesmo nenhum e ai è que se vai matar os jovens Portugueses, eu sempre disse que a solução era impor um numero de Portugueses no onze titular 4 Portugueses eligiveis para a seleção e 2 da formação e sobre tudo ser mais duro no regulamento das equipas B porque nem a 2 anos atras o Porto B chegava a...ler comentário completo »
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36
    Jorge-Fernandes 25-04-2024, 00:35
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:33
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:28
    Sotkio 25-04-2024, 00:27
    zlatan_21 25-04-2024, 00:26
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 00:26
    ikercasillasbestgk 25-04-2024, 00:12
    CA
    carlsonzz 25-04-2024, 00:10
    OJaime_Pacheco 24-04-2024, 23:51
    CA
    carlsonzz 24-04-2024, 23:50
    robbiefowler9 24-04-2024, 23:43