placardpt
    Braga sai da Liga Europa com vitória por 1x0

    Despedida com travo a bom futebol

    2018/02/22 22:00

    Era difícil, provou-se ser impossível. O Braga recebeu e bateu o Marselha, por 1x0, despedindo-se da Liga Europa com um score negativo de 1-3. A equipa de Abel entrou para dar outra imagem, bem patenteada na primeira meia hora positiva dos arsenalistas. Depois disso, houve muito coração, pouca cabeça e uma eliminação...natural. 

    Crença, qualidade, golo

    O jogo trazia um três a zero a favor do Marselha e os primeiros minutos mostraram duas equipas prontas a oferecer um bom espetáculo. Futebol aberto, bons lances a nível técnico e um par de momentos perigosos em cada uma das balizas, com um Braga mais instalado no meio-campo adversário do que o seu adversário (não podia ser de outra forma) - Esgaio perdeu a principal oportunidade do primeiro quarto de hora. 

    O decorrer do primeiro tempo confirmou um Braga mais afoito e pressionante no momento ofensivo. O Marselha respondia com a capacidade lançamento de Sanson e López, quase sempre bem anulada pela última linha bracarense - N´Jié foi criando uma ou outra dor de cabeça aos laterais. Apesar de um maior domínio, faltava sempre qualquer coisa ao ataque bracarense. O primeiro golo, contudo, acabou por chegar na meia hora de jogo. Jefferson cruzou, Wilson foi mais inteligente que os outros e Horta aproveitou o passe do português para o primeiro tento. 

    As bancadas ganharam ainda mais vida, mas a verdade é que nos últimos quinze minutos da etapa inicial, o Braga não teve a mesma força (mental, física, tática) para forçar o Marselha ao erro. O intervalo chegava com uma vantagem justa e curta, que espelhava bem uma maior inspiração dos comandados de Abel. 

    Oportunidades e desperdício de sobra

    O início da etapa complementar mostrou-nos um jogo ainda não visto na noite fria da Pedreira. O Braga entrou apático e pouco incisivo nas ações a meio-campo, sofrendo na pele uma maior pressão francesa. O Marselha melhorou com a entrada de Anguissa, criou uma grande oportunidade por Germain, e o meio-campo bracarense foi uma miragem nos primeiros minutos do segundo tempo. 

    Ainda assim, as chances rondaram as duas balizas. A criatividade francesa colocou vários problemas à última linha arsenalista, que pareceu claramente cansada na segunda parte - a menor disponibilidade para o jogo da dupla Vuk-André Horta não ajudou. Do outro lado, menor capacidade de jogo apoiado e mais profundidade, com uma dupla perdida de Wilson que poderia ter colocado a eliminatória mais aberta. 

    Até ao final, Fábio Martins e Xadas agitaram, mas já não havia tempo para mais. A eliminatória foi, de facto, irremediavelmente perdida em França. Ficou a boa imagem...agridoce, claro está. 

    U Quinta, 22 Fevereiro 2018 - 20:05
    Estádio Municipal de Braga
    Svein Oddvar Moen
    1-0
    Ricardo Horta 31'
    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    Fase1/16 de Final
    Mão2ª Mão
    A Chave
    Falhanços de Wilson - Foram duas grandes oportunidades, aquelas que Wilson Eduardo desperdiçou no segundo tempo. Se um dos lances desse golo, a Pedreira poderia catapultar os Guerreiros do Minho para uma noite épica. 
    O Árbitro
    Arbitragem tranquila, com um ou outro exagero nas paragens e nos preciosismos. 
    O Melhor
    A crença bracarense
    Esteve longe de ser perfeita, mas a exibição do Sporting de Braga permite uma despedida europeia mais tranquila para os comandados de Abel, que nunca deixaram de lutar na partida, oferecendo aos adeptos alguns momentos de bom futebol. Depois, faltou qualquer coisa...
    O Pior
    Aquelas duas, Wilson...
    É verdade que o Marselha também criou as suas oportunidades, mas Wilson Eduardo, quando o resultado estava em 1x0, desperdiçou dois lances na cara do guardião adversário. Com tamanha desvantagem na eliminatória, o Braga não tinha margem de erro na finalização. 
    Forma
    Braga
    2017/2018
    40J
    24V
    5E
    11D
    74-48G
    Marseille
    2017/2018
    41J
    24V
    12E
    5D
    85-38G
    Sabia que...by playmaker stats
    Marseille ultrapassa pela 1.ª vez uma equipa portuguesa em eliminatórias europeias:
    1989/90: Benfica
    2009/10: Benfica
    2017/18 SC Braga
    Marseille continua sem conseguir vencer em Portugal: 7 jogos, um empate e seis derrotas
    SC Braga nos dezasseis avos de final Taça UEFA/Liga Europa:
    2006/07 Parma Q
    2007/08 W. Bremen E
    2008/09 Standard Q
    2010/11 Lech Pozman Q
    2011/12 Besiktas E
    2015/16 Sion Q
    2017/18 Marseille E
    23 jogos depois, o SC Braga volta a não sofrer golos num jogo das competições europeias. A última vez que tinha terminado um jogo sem golos sofridos tinha sido em dezembro 2015, frente ao Groningen
    SC Braga nas competições europeias 2017/18:
    12 jogos, 7 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, 18 golos marcados, 16 sofridos
    SC Braga termina a sua aventura europeia em 2017/18

    Fotografias(20)

    Liga Europa: SC Braga x Marseille
    Liga Europa: SC Braga x Marseille
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    MARSEILLE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JKappa e Jorusescu
    2018-02-23 10h00m por SamAllardyce
    tem ambos razão. . . apesar da comparação do Bayern não ser a mais feliz. . pois contra essas equipas tas sempre sujeito a levar cabazadas seja na 1ª ou 2ª eliminatória. . . contra esses não o fator casa ou fora. . .

    Acho que o jogar fora ou em casa na 1ª mão depende sempre do estilo de equipa que se defronta. . claramente neste exemplo (do Braga) seria benéfico ter jogado 1º em casa pois podia conseguir um resultado positivo e na 2ª mão sonhar com algo mais. . . Já no caso...ler comentário completo »
    Marselha
    2018-02-23 09h58m por dragaoazul_18
    Poupou os melhores jogadores ( Payet e Thauvin ) e veio numa mentalidade de poupança. Certamente não esperava tanta intensidade e agressividade da equipa bracarense.

    O Braga bateu-se bem , os franceses tremeram e se tivesse feito o 2-0 acredito que iriamos ter jogo. Foi pena o Braga ter se encolhido em Marselha. Com esta intensidade não tinha levado 3.
    Braga vence mas é eliminado!!
    2018-02-23 06h51m por _valter_
    Na minha opinião o Braga fez ontem uma excelente partida em casa!! Vinha de um 3-0 de França complicado de dar a volta, mas fez uma excelente partida perante o seu público!! Criou várias ocasiões de golo, principalmente através de Wilson Eduardo e ainda ficou uma grande penalidade por marcar por falta sobre o mesmo Wilson. . . Se a sorte não teve ontem do seu lado, essa decisão errada do árbitro também em nada foi ajudar. . . Penso até que o Braga fez um jogo onde teve chances para empatar is...ler comentário completo »
    JKappa
    2018-02-23 01h13m por Jorusescu
    discordo, é sempre melhor jogar fora primeiro, se num primeiro jogo jogares fora e conseguires um empate ou uma derrota por diferença de 1 é bastante bom, depois no jogo em casa a equipa entra com tudo e é sempre uma vitória mais facil.
    Se em casa conseguires uma boa vitória não quer dizer que já estejas safo, vou te dar o exemplo com o Bayern.
    O Porto jogou muitíssimo contra o Bayern em casa (ficou 3-1) e em Munique o Bayern entrou com tudo e não deu qualquer hipótese ao Por...ler comentário completo »
    JK
    Jogo fora na 1ª mão
    2018-02-23 00h48m por JKappa
    Há quem defenda que é melhor jogar em casa na 2ª mão porque se resolve ao pé dos adeptos, mas eu prefiro muito mais jogar em casa a 1ª mão e utilizo sempre o exemplo do Sporting - Man City.
    Conseguindo um bom resultado na 1ª mão atira-se a batata quente para o adversário que maioritariamente não vai conseguir dar a volta e depois é só aguentar ou matar no contra-ataque.
    Imaginando por exemplo que esta eliminatória era 1º em Braga com este resultado, duvido muito que o Braga não conseguisse aguentar lá em Marselha.
    Braga
    2018-02-23 00h39m por we0ron
    Bom jogo do Braga, mas não foi suficiente.

    Deixa um amargo de boca. . . Como eram cabeça de série, se tivessem apanhado um adversário fora dos países do Top5, possivelmente estariam amanha no sorteio.
    CO
    Marselha
    2018-02-23 00h22m por coolstreamm
    A equipa do Marselha surpreendeu nesa eliminatória, já se sabia que era complicada mas diria que foi a segunda melhor que calhou ao Braga nos últimos anos a seguir ao Shaktar, e temos jogado com muitos grandes clubes
    Braga
    2018-02-22 23h23m por Jorusescu
    orgulhoso do meu clube! faltou-nos um bocado de sorte, mas demonstramos pelo menos que conseguíamos empatar a eliminatória! mais sorte para a próxima!
    Braga
    2018-02-22 22h10m por Lidacomisto
    Wilson Eduardo desperdiçou 2 oportunidades claras, e o Bruno Viana outra ainda mais clara. . . incrivel.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Tema do Dia
    com video
    Dia decisivo no Dragão
    No dia 27 de abril, o FC Porto vai a votos e há quatro listas candidatas: três para a Direção, Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Disciplinar e Conselho Superior, e uma ...