placardpt
    Leão com vitória no último segundo em Tondela

    Coates terminou com o boicote para lá da hora

    Já se faziam contas a dois pontos perdidos em Tondela, quando o Sporting se agarrou à luta pelo título. Um jogo decidido no último lance e que deixou para trás uma exibição de trás para a frente da equipa de Jorge Jesus.

    Bas Dost entrou mesmo no 11 do Sporting e Jesus colocou Montero ao lado do holandês. A diferença com Bas Dost notou-se de imediato no jogo leonino, mas o adversário teve o mérito de complicar e muito a conquista dos três pontos. 

    Só o golo acordou o Sporting

    ©Vítor Parente / Kapta+
    O Tondela entrou na partida exatamente como Pepa tinha dito na conferência de imprensa de antevisão do jogo. Muito pressionante, com raça e, mais importante que tudo, ciente de como teria de fazer para impedir os leões de jogar. A pressão em bloco completamente subido causou muitos problemas à equipa de Jorge Jesus e especialmente a William Carvalho, que não conseguia iniciar os ataques leoninos.

    Essa entrada forte, aliada a um rígido Sporting, resultou em alguns lances de perigo junto da baliza de Rui Patrício e na melhor jogada de Tondela, aos 13 minutos. Mais uma recuperação rápida, neste caso sobre o apagado Montero, combinação rápida pela esquerda e Miguel Cardoso isolado para marcar. 

    O golo teve o condão de acordar os leões e especialmente Acuña e Bruno César. O lado esquerdo do Sporting começou a levar a equipa para a frente e as oportunidades começaram a aparecer. Gelson, Bruno Fernandes e Bruno César foram os primeiros a criar perigo e percebia-se que o Sporting estava a aproveitar da melhor forma o facto de o Tondela ter recuado a sua linha de pressão.

    William e Bruno Fernandes jogavam mais à vontade e de forma natural, apareceu o golo do empate. Bas Dost começou e acabou uma jogada que contou com a inteligência de Bruno Fernandes e  com um grande cruzamento de Acuña. Após esse golo, o  Sporting carregou, permitindo ainda assim ao Tondela ficar perto do segundo golo, valendo nesse momento Rui Patrício. As oportunidades leoninas sucederam-se a grande ritmo nos últimos cinco minutos da primeira parte, mas uma mistura de falta de eficácia e de brilho de Cláudio Ramos segurou a igualdade.

    Central tira, central dá

    ©Vítor Parente / Kapta+
    A entrada dos leões voltou a ser apática. O Tondela voltou a adotar a pressão alta e ia tirando bola ao meio-campo do Sporting. A equipa de Jesus não reagia bem à falta de espaço para construir e nem com  a velocidade de Doumbia agora na frente apareciam as oportunidades. 

    A equipa do distrito de Viseu estava a enervar o Sporting e isso deu frutos quando o experiente Mathieu decidiu empurrar um adversário quando já tinha cartão amarelo. Uma situação que deixou a equipa leonina a jogar praticamente sem meio-campo (William era central) e a explorar o jogo direto quase em exclusivo. 

    Os leões tentaram, correram e acreditaram, mas o empate parecia que se ia manter até ao fim. Mesmo com 10, Jesus não teve problemas em colocar Coates na frente e isso deu frutos. Literalmente no último lance do jogo apareceu o central a anular o erro do colega e a fazer o golo que levou a equipa à loucura. O golo surge bem tarde na partida e os protestos foram naturais. O lance vai dar polémica...

    Duas entradas em falso, um adversário guerreiro e uma expulsão quando a equipa queria atacar pareciam deixar o Sporting mais atrás na corrida pelo título, mas o certo é que Coates agarrou o leão ao topo. Uma vitória das mais complicadas da temporada, mas uma daquelas vitórias que dão moral.

    U Segunda, 19 Fevereiro 2018 - 20:00
    Estádio João Cardoso
    João Capela
    1-2
    Miguel Cardoso 13'
    Bas Dost 26'
    Sebastián Coates 90'
    Estádio João Cardoso
    Lotação5 000
    Medidas105x68
    Inauguração2008
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 23
    Lances Capitais
    13´
    GOLO Tondela!
    Miguel Cardoso marca
    Miguel Cardoso marca o seu 4º golo na prova (22 jogos)
    26´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 20º golo na prova (21 jogos)
    90´
    +9
    GOLO Sporting!
    Sebastián Coates marca
    Sebastián Coates marca o seu 2º golo na prova (23 jogos)
    A Chave
    Num jogo ganho por 1x2, com o último golo a ser marcado no último segundo, teremos de destacar o golo de Coates, como o momento do jogo.
    O Árbitro
    João Capela teve arbitragem complicada. Alguns lances polémicos e o facto de ter permitido jogar-se até tão tarde, ainda que pareça ter sido justo, vai dar direito a  críticas.
    O Melhor
    Capacidade de luta
    Mesmo com 10 e mesmo com a equipa claramente cansada, o Sporting não desistiu nunca do jogo e consegue mesmo chegar à vitória com um golo no último lance. Três pontos que resultam de uma equipa que não desistiu. Nota também para a excelente exibição do Tondela.
    O Pior
    Entradas do Sporting
    Duas entradas, em cada parte, muito más da equipa do Sporting. A equipa de Jorge Jesus andou sempre a correr atrás dessas más entradas e teve sempre dificuldades em fazer face à pressão muito bem montada do Tondela.
    Forma
    Tondela
    2017/2018
    25J
    7V
    4E
    14D
    29-40G
    Sporting
    2017/2018
    42J
    26V
    11E
    5D
    83-31G
    Sabia que...by playmaker stats
    Foi a 1.ª vez que o Sporting não chegou ao intervalo em vantagem em casa do Tondela.

    A formação tondelense é a 3.ª vez em 6 jogos que abre o marcador frente aos leões e levou para casa 1 ponto em cada um dos dois jogos em Alvalade [Petit vs Jorge Jesus]

    Fotografias(30)

    Liga NOS: Tondela x Sporting
    Liga NOS: Tondela x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CD TONDELA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EL
    Grave foi o hooliganismo no Minho
    2018-02-20 21h51m por El_Brujo
    E os jornais pouca atenção deram a isso
    EL
    Censurado: Penalty sobre Mathieu
    2018-02-20 21h48m por El_Brujo
    O Regime actual vigente noa media desportivos censurou um penalty flagrante sobre Mathieu. Um golpe de judo uma autêntica chave ao braço do atleta.

    Clap clap clap. J0rnalix0!
    RI
    Sporting
    2018-02-20 17h02m por Richardf33
    Ora bem malta do zerozero, só assim de relance lembro-me do jogo belenenses-benfica golo depois da hora (98) ao ano passado porto-braga golo de Rui Pedro aos 98 depois da hora. Depois se todos fizermos um exercício vão ver que os 3 grandes são beneficiados, hoje o sporting, no próximo fim de semana o benfica depois o porto etc etc e nunca mais saímos daqui, a unica certeza que tenho é que fazendo esse exercício vou constatar que os 3 grandes são os mais beneficiados e disso ninguém tem duvidas,...ler comentário completo »
    noobsaibot
    2018-02-20 13h04m por Santovsky
    E digo isto sem qualquer coisa contra o clube Sporting. Nada mesmo. Para mim, as 18 equipas do campeonato deviam ser ao nivel dos grandes e assim se tinha campeonato. . . Agora quando se passam anos sempre a bater na tecla dos apitos dourados e e-mails, e depois acontecem destas, incorporem isto: Os jogos ganham-se dentro de campo. Eu não tiro mério nenhum ao clube Porto e jogadores que ganharam o que ganharam apesar das jogadas fora das 4 linhas.
    Freamunde1933
    2018-02-20 13h00m por ruipatricio
    Tal e qual, tudo dito. . .
    noobsaibot
    2018-02-20 12h59m por Santovsky
    Sim sim, por isso é que o teu grande Sporting ia saindo de cócoras da Luz. Foi por ser muito melhor. LOL
    MA
    noobsaibot005
    2018-02-20 12h32m por Markes88
    Essas comparações de jogadores dos grandes. . . . são opiniões, mas Jardel e André Almeida são muito melhores do que a malta lhes dá crédito. E ainda bem que assim é, passam ao lado dos focos mas são importantíssimos.

    O Benfica na LC descobriu o problema de usar o 4-4-2 com jogadores que já não serviam para o esquema tático e o croata mágico ainda não tinha 'aparecido', nem foi inscrito sequer.

    Depois o Zivkovic apareceu na equipa noutra posição e encarrilou ...ler comentário completo »
    Futebol Nacional
    2018-02-20 12h26m por Freamunde1933
    Enquanto não entenderem que a Primeira Liga é composta por 18 equipas que merecem igual forma de tratamento, vamos andar época após época com este tipo de polémica.
    Se fosse ao contrário seria o maior escândalo de sempre mas como foi o pequeno a sofrer já existem mil e uma teorias a justificar o tempo de compensação.
    Quero ver se nas últimas jornadas uma equipa que precise de pontos para não descer vai ter 8 minutos de compensação contra um grande. . .
    O nosso futebol ...ler comentário completo »
    MA
    Caramba. . . .
    2018-02-20 12h22m por Markes88
    Fosse só o tempo de compensação a asneira do árbitro, a verdade é que existem outras situações que o árbitro teve péssimo.

    Um penalti claro contra o sporting por ensanduicharem o avançado do Tondela, deu amarelo por simulação ridiculo.

    O William teve entrada para vermelho claro, não levou.

    O Coates devia ter levado amarelo por tirar camisola, não levou.

    Um jogo a 20segundos de terminar, na melhor das hipóteses, dava um min...ler comentário completo »
    Brettes1965
    2018-02-20 11h59m por ruipatricio
    Se tivesse acontecido o contrário. . . A probabilidade de isso acontecer contra um dos 3 grandes, é a mesma que sair o Euromilhões com a aposta de uma única chave, ou seja, 1 para 1 milhão e tal. . .
    LT
    Coates terminou com o boicote
    2018-02-20 11h59m por LTP
    O Coates terminou com tudo, mesmo com o amarelo por ter retirado a camisola nos festejos.

    A logica de dar quase 4/5min para compensar uma paragem quando faltava 1min para o final do jogo não faz nenhum sentido, mas todos sabemos que o João Capela é do mais fraco que existe em Portugal.

    Mas eu acho que aquilo foi tão estupido que o arbitro "esqueceu-se" de dar amarelo ao Coates.

    Na próxima jornada o Sporting não teria os centrais e isso faz difer...ler comentário completo »
    SA
    Lindo
    2018-02-20 11h58m por sandocha
    O Tondela faz 7 faltas contra o slb e faz 24 contra o SCP. Palavras para quê?

    Só o MP e a PJ é que podem por isto na ordem.
    Tondela e SLB para a segunda LIGA já.
    Santovsky
    2018-02-20 11h58m por noobsaibot005
    O teu clube só ganha campeonatos pelas razões que todos sabemos, e não pela qualidade da sua equipa. Ora vejamos:
    Bruno Varela (seria 3º guarda redes no Sporting e no Porto)
    Andre Almeida (seria 3º defesa direito no SCP e no FCP)
    Jardel / Ruben Dias (sempre são melhores que o Luisão mas tanto o Filipe como o Mathieu são melhores que qq um deles)
    etc etc
    Resumindo como é que o Benfica com uma equipa que levou tareia nas competições Europeias consegue estar a d...ler comentário completo »
    SA
    Mortinho por dizer verdades
    2018-02-20 11h53m por sandocha
    A minha apreciação:

    1- tem de se perceber uma verdade -há lances descarados, fáceis de ajuizar, ou pelo árbitro ou pelo vídeo-árbitro e são esses lances que nos dizem se o árbitro está a apitar mal ou não.

    Neste jogo temos a começar, em 1º lugar, a falta de Ricardo Costa sobre Gelson que se ia isolar, deu o amarelo, podia ter dado o vermelho ma não quis, aceita-se.

    O suposto penaltie a Murillo, O jogador vai emparedado por 2 matulões, vê s...ler comentário completo »
    Myhapiness santovsky
    2018-02-20 11h51m por ruipatricio
    Parabéns pelos adeptos que são, o futebol português pode se orgulhar completamente, muito bom. . . O ridículo é as pessoas acharem que a continuar assim haverá campeonato na mesma, peço mesmo que o G15, peça por favor a intervenção da UEFA, é depois jogam a pau com os ursos, isto é uma humilhação aos clubes pequenos, não faz sentido nenhum. . . Mas folgo em saber que existem adeptos que se encontram em êxtase por uma vitória destas. . . Afinal, quando é o nosso clube vale tudo não é??...ler comentário completo »
    Tondela - Mala
    2018-02-20 11h45m por noobsaibot005
    Ontem o final daquele jogo foi hilariante. Desde o presidente que foi imprimir a foto das pernas do jogador, até ao facto de estarem indignados por estarem a jogar com mais 1 por uma "agressão" ridícula. Foi das vitórias que mais gozo me deu. . . Foi esta e uma em Arouca com um golo do Slimani aos 93. Carrega Tondela. Para o ano há mais.
    WE
    ZeroZero
    2018-02-20 11h45m por Weezard
    Que análise ao árbitro é esta? "jogar-se até tão tarde, ainda que parea ter sido justo".

    A placa com o tempo de compensação foi implementada para evitar exactamente este tipo de situações.
    Concordo que se compense as interrupções na compensação, mas se a placa mostra 4' e há uma interrupção aos 93'41 os 19 segundos restantes jogam-se quando o jogo é retomado.
    Ora, se o jogo é retomado aos 96'08. . . como dizia o Guterres, é só fazer as contas.
    my hapiness
    2018-02-20 11h30m por Santovsky
    Epa AZIA, ahaha, já ninguém tem paciencia para estes alienados e já nem tem piada bater em mortos . . . .
    ahahah
    2018-02-20 11h27m por Santovsky
    Já tão todos a tremer, por justiça ja tinham ficado em 3 e iam por aí abaixo que o Braga está bem. Não jogam um chavelho ahahahah
    5ª pata do cavalo
    2018-02-20 11h23m por noobsaibot005
    O Presidente do Tondela, Pepas e companhia mereciam sofrer era um golo com a mão aos 120 minutos. Que clube de infelizes. Contra o Benfica foi o que se viu. Contra o Porto deram luta. Contra o Sporting o objectivo era o empate, para poderem receber a mala. Mesmo com mais 1 nem tentaram ganhar. Eu se fosse treinador tinha vergonha. Parecia o Sergio Conceição no Braga com +1 e a ganhar 2x0 perde a Taça para o Sporting lol Coisa mais bem feita. #joguemábola
    OS
    5 Amarelos
    2018-02-20 11h18m por Os-ANJOS
    Para os indivíduos que estão aqui a debitar a sua indignação pelo Coates nao ter visto amarelo, percebam isto:

    O 5 amarelo estará guardado para o proximo jogo, assim sempre o tiram do Dragão

    Quando acontecer, lembrem-se que foi aqui que leram
    Lusitania_16
    2018-02-20 10h13m por fitz
    Será que não lês aquilo que o zerozero coloca antes das regras, no final da classificação geral?

    « Os critérios de desempate por confronto directo são aplicados pela LPFP apenas no final da competição.
    No entanto, o zerozero.pt optou por reflectir em todas as jornadas o conjunto de critérios final.

    Para estabelecimento da classificação geral dos clubes que se encontrarem em igualdade pontual, serão aplicados em todas as jornadas, para efeitos de desempate, os seguintes critérios:»
    Análise ao árbitro
    2018-02-20 09h45m por FinalFantasy
    Está um must.
    Vê-se que custou. . .
    Sporting
    2018-02-20 09h11m por dragaoazul_18
    Gostava que alguém da APAF de-se explicações de como 30 segundos se transformaram em 3 minutos.

    João Capela na 1º parte nem o canto deixa marcar que foi para além da hora mas no fim dá quase 10 minutos de desconto? Em base de que? Não houve assim tanto anti-jogo para passar dos 4min. A lesão do jogador do Tondela queimou apenas 30 s .

    E o amarelo ao Coates? Enfim , foi um jogo acabado de forma vergonhosa, em que não só deu mais 2 pontos ao Sporting, tirou 1 a...ler comentário completo »
    Esta gente
    2018-02-20 07h41m por miguelangelog
    O povo português é tão egoísta. . . ganharam dezenas de jogos assim nos últimos 15 anos e quando é com os outros ficam todos ofendidos.

    É por isto e muito mais que passei a ver futebol americano e me marimbei pro futebol português. Os "adeptos" que andam no futebol são autênticos céreberos vazios. Não valorizam o espetáculo (sim, futebol era suposto ser bonito de se ver), acham que defender as suas equipas é atirar pedras e farpas aos outros e muitos colocam a sua equipa à f...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Francês
    Feito conquistado a quatro jornadas do fim
    O Red Star, emblema oriundo de Saint-Ouen (Paris), carimbou o regresso aos campeonatos profissionais: desde 2019 que o histórico clube fundado por Jules Rimet não disputava a Ligue 2!