Playmaker - O futebol em números!

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Paços FerreiraPortugal
PortugalBenfica
PortimonensePortugal
PortugalFC Porto
SportingPortugal
PortugalMoreirense
Liga dos Campeões
Ponto de Vista
Como os ingleses encaram a eliminatória com o FC Porto

«Para a maioria dos adeptos do Liverpool foi o sorteio perfeito»

2018/02/12 20:43
Texto por Luís Rocha Rodrigues com Stephen Gillett
© Getty / Gareth Copley

Está de volta a Champions! Em Portugal, as atenções centram-se no FC Porto, que representa o país e que vai medir forças contra o Liverpool, equipa treinada por Jürgen Klopp. Ora, a propósito deste duelo, o zerozero conversou com Andy Kelly, editor do Liverpool no jornal Liverpool Echo, para tentar perceber como a eliminatória é vista em Anfield.

Atendendo às possibilidades do sorteio, o jornalista considerou que a sensação que ficou foi que os dragões são mais acessíveis do que as outras hipóteses que estavam na equação.

Numa entrevista onde também deu a entender que o futebol português é muito pouco acompanhado em Inglaterra, Kelly explicou que são muito poucos os jogadores dos dragões que os adeptos reds conhecem. Fica a questão: será este um ponto que Sérgio Conceição pode explorar para superar a eliminatória?

Além disso, houve também tempo para falar do Liverpool que Klopp está a construir e também de um clube que tem características especiais...

Aboubakar é nome conhecido em Inglaterra ©Catarina Morais / Kapta +

Zerozero: Qual foi a reação em Liverpool quando saiu o FC Porto no sorteio dos oitavos da Liga dos Campeões?
Andy Kelly: Com o maior respeito pelo FC Porto, para a grande maioria dos adeptos do Liverpool foi o sorteio perfeito. Não porque sentiram que seria fácil, mas sim devido às equipas que foram evitadas. Havia poucas opções para o Liverpool no sorteio e, se não fosse o FC Porto, saía o Real Madrid, o Bayern, a Juventus ou o Shakhtar Donetsk. Eu preferia o FC Porto ou o Shakhtar e ir ao Porto é uma viagem muito mais agradável para os adeptos, pois eles adoram viajar para apoiar a equipa.

ZZ: Já se pensou muito neste jogo? É consensual que o Liverpool deve avançar sem problemas para a próxima ronda?
AK: Com toda a honestidade, sentiu-se um pouco que este jogo chegou sem que houvesse muito foco nele.  Embora isso vá mudar nos próximos dias! Isso deve-se às realidades da Premier League, onde há muita atenção em cada e em todos os jogos. Há uma semana, o Liverpool teve um grande jogo contra o Tottenham em Anfield, onde os londrinos foram ‘premiados’ com dois penáltis muito duvidosos. Eles seguiram em frente e, nesta jornada, foram a Southampton (uma vitória fora por 2x0), onde muitos de seus jogadores já jogaram. Por isso, Jurgen Klopp foi rígido e estava claro na sua cabeça que Liverpool não se concentraria no FC Porto antes do jogo de Southampton. Ele descansou o seu capitão Jordan Henderson contra os saints que, com Emre Can suspenso, vai ser a âncora do seu meio-campo, na quarta-feira.

Equipa portista é pouco conhecida ©Catarina Morais / Kapta +
ZZ: O que é que as pessoas conhecem do FC Porto? Achas que existe algo em particular que o Liverpool vai procurar explorar?
AK: Muito do futebol europeu é exibido na televisão britânica, com futebol espanhol muito bem coberto, bem como Alemanha, Itália, França e até a Eredivisie, na Holanda. Honestamente, a cobertura do futebol português é muito limitada, por isso muitos adeptos não sabem muito bem o que os espera. A maioria do que eles viram é dos jogos da Liga dos Campeões, no início da temporada. No entanto, eles estão bem cientes da história do FC Porto no futebol europeu e também da sua reputação, como uma equipa que gosta de jogar o seu futebol. Um dos pontos fracos do Liverpool, no último ano ou dois, tem sido a dificuldade em ultrapassar defesas muito baixas - aquelas que ‘estacionam o autocarro’ - e eles esperam que o FC Porto vá com intenção de jogar. Se for esse o caso, eles vão conseguir jogar melhor porque este Liverpool está programado para contra-atacar e podem fazê-lo rapidamente se tiverem espaço. É o que o Liverpool vai tentar explorar, embora todos tenham reparado que o FC Porto parece muito forte defensivamente.

ZZ: Quem são os jogadores do FC Porto para os quais Liverpool já está alertado? Algum vai necessitar de atenção redobrada?
AK: Primeiro, os adeptos vão ter de olhar para quem marca os golos porque eles serão vistos como a principal ameaça e Vincent Aboubakar não passou despercebido. Ele foi apontado a alguns clubes ingleses, como o West Ham e o Wolverhampton, que quer garantir a promoção à Premier League,por isso não é um nome desconhecido. O mesmo se aplica ao Brahimi, que também foi associado ao West Ham e alguns conhecerão Herrera através da seleção do México. Claro que o jogador que conhecerão melhor é Iker Casillas, uma lenda de futebol mundial, mas, obviamente, esta época não tem jogado muito. Mas a maioria da equipa vai ser, provavelmente, ‘nova’ para os adeptos dos reds.

ZZ: Com o título da Premier League fora do alcance e fora das competições domésticas, a Liga dos Campeões é a salvação do Liverpool esta temporada?
AK: Sem dúvida. Eu penso desde o início da temporada que o Liverpool está mais talhado para a Europa do que para a Premier League. Eles aproveitam bem o espaço, têm mais tempo para jogar livremente e, na Europa, tendem a ter mais disso. O Liverpool é um clube construído nas campanhas europeias e a ir o mais longe possível na competição deste ano seria delicioso para todos, especialmente depois da saída dececionante da Taça de Inglaterra (derrota 2x3, com o West Bromwich).

Klopp está na terceira época ©Getty / Alex Livesey
ZZ: Como é que é vista a evolução do Liverpool sob o comando de Jurgen Klopp? Ele precisa de vencer algo esta ou na próxima temporada, ou conseguem vê-lo, mesmo sem títulos, a liderar a equipa nos próximos anos?
AK: Eu acho que, no Liverpool, há sempre a pressão para ganhar troféus, mas a grande maioria dos adeptos - e a maior parte dos investidores da Fenway Sports Group- acreditam que têm um treinador de elite em Jurgen Klopp. Existe alguma frustração por ele ainda não ter conquistado um troféu, já que esteve tão perto em 2016 quando os reds perderam as finais da Taça da Liga (derrota nos penáltis frente ao Manchester City) e da Liga Europa (derrota 3x1 frente ao Sevilha). Na sua primeira época (chegou em outubro de 2015), o Liverpool terminou em 8.º no campeonato, embora se tenha concentrado mais na Liga Europa, mas houve um verdadeiro progresso na temporada passada, onde acabou em quarto lugar e voltou à Liga dos Campeões. Este ano, está em terceiro lugar e estaria muito bem classificado se o Manchester City não estivesse a realizar uma época assombrosa. Financeiramente, é difícil competir com City, Manchester United e Chelsea, já que o Liverpool não está bem ao nível deles. Mas penso que o Klopp acredita que, no próximo ano, os reds podem lutar pelo título. As bases estão lançadas e no seu lugar, e vejo-o a levar a equipa mais longe.

ZZ: Em Portugal, o Liverpool é extremamente admirado pela sua história, o seu estádio e seus adeptos (You’ll Never Walk Alone). Quão consciente achas que o clube e os adeptos estão desse apreço a nível global?
AK: Acho que os adeptos do Liverpool têm noção do carinho que, um pouco por todo mundo, as pessoas têm pelo clube: eles veem as grandes multidões presentes nos jogos de pré-época, seja no Extremo Oriente, Austrália, América ou na Europa. Em alguns casos, pode até provocar algum atrito o facto de os adeptos visitantes ‘ocuparem’ Anfield, sítio que os adeptos locais sentem que só a eles pertence. No geral, os adeptos dos reds estão imensamente orgulhosos de sua história e das suas tradições e é sempre agradável quando estes são reconhecidos por adeptos de outros países. Eles orgulham-se, igualmente, do conhecimento sobre outros clubes e tradições dos seus apoiantes, que extraíram das suas aventuras pela Europa, nas últimas décadas.

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
LIVERPOOL
Fotografias(35)
Champions League: FC Porto x Liverpool 1/8
Champions League: FC Porto x Liverpool 1/8
Comentários (38)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
NA
facil
2018-02-13 20h34m por NapoFcp
o porto se jogar com linhas baixas e bem recuado e contra atacar, ganha ca e ganha la o jogo
SP
Un_Human
2018-02-13 17h14m por SpionKop
Nem mais. Mas pode ser que venham a engolir um sapo e a arrogancia amanha. . . a ver vamos. . .

Sim, o basileia teria sido o ideal, mas logo a seguir o porto, por isso nao nos podemos queixar da sorte (nem o porto). . . apanhar o 2º mais acessivel num pote de 6 equipas (no caso do porto 7) nada mau. . . entre shaktar e porto, porto sem duvida. . .
UN
Correcao*
2018-02-13 15h51m por Un_Human
O basileia era mais facil mas depois sao vocês. O AK nao mencionou o basileia, nem me lembrei. Peço desculpa
UN
Portistas
2018-02-13 15h48m por Un_Human
Vocês também estão a ser arrogantes. . . Então o porto n é a mais acessível para o liverpool? De longe! Vocês estão cheios de vocês próprios ainda acham que vao ganhar ao liverpool facil? Voces é que sao arrogantes! Falam que golearam o monaco, o liepzig tambem goleou. O liverpool tem un grande ataque, o que vocês podem aproveitar é a defesa. Nas acho que voces estao a ser mais arrogsntes que os ingleses porque eles sao favoritos é normal estarem contentes com o sorteio nao sei qual é o mal...ler comentário completo »
ISmurf
2018-02-13 13h35m por LaFlame__BITW
Suarez? Suarez so ha 1! (o Denis claro 😂)
Resultado
2018-02-13 13h26m por Sirius_13
É triste ver aqui pessoal a torcer para que as equipas portuguesas não ganhem os jogos internacionais. . . Eu quero-os ver no final da época a berrar por não irem a liga dos campeões. . .
Herrera
2018-02-13 13h19m por iSMURF4
oh bitw amanhã levas do Herrera e do Suarez :D
Porto
2018-02-13 13h18m por iSMURF4
O Porto podia ter apanhado tbm o Manchester City, o PSG, o Barcelona, os Spurs, a Roma e o Manchester United. . . sim. . . como podem ver podia ser mto pior. .
iSMURF
2018-02-13 13h16m por pedro98fcp
Obviamente que entre esses 3 o Porto é muito mais acessível mas pela maneira como os ingleses falam parece que o Porto era o mais acessível do pote. Claro que no fundo para os dois foi um bom sorteio já que podíamos ter calhado com o City ou o Barça. . .
ISmurf
2018-02-13 13h16m por LaFlame__BITW
tas cmgo a torcer pelo maior de inglaterra ne? :PP
Adeptos Liverpool e Porto
2018-02-13 13h08m por iSMURF4
Vcs tbm queriam que os adeptos do Liverpool dissessem o quê?

sabendo que podiam ter apanhado Bayern, Real Madrid e Juventus. . . óbvio que tanto para o Liverpool como para o Porto foi um sorteio equilibrado. . . duuuhhh
Andy Kelly
2018-02-13 10h59m por antoniocarvalho
É evidente que foi o sorteio perfeito para o Liverpool; na falta de outros clubes portugueses, naturalmente que o FCP era um dos adversários mais desejados pelas restantes equipas, devido a ser teoricamente um dos que apresentam menor dificuldade. eu posso dizer o mesmo, para mim um dos adversários ideais dos primeiros classificados era precisamente o Liverpool.
Porto - Liverpool
2018-02-13 10h48m por nickname00
Acho que o Liverpool e os seus adeptos estão a exagerar um bocado na confiança que estão a mostrar. É verdade que podiam ter apanhado equipas mais complicadas, mas o Porto não é nenhuma equipa de futebol de rua. Têm jogadores de boa qualidade e com um plano de jogo forte, pelo menos no Estádio do Dragão, acho que conseguem arrancar uma vitória. Eles sofrem muitos golos fora, o Porto tem de se aproveitar disso.
BR
Saco cheio
2018-02-13 09h08m por brrra
So pela letra dos ingleses deviam levar a merendeir
DR
Liverpool
2018-02-13 07h59m por dragaodebancada
Tem uma solução enorme de jogadores e está a fazer uma boa campanha em Inglaterra. Mas não há equipas perfeitas e o Liverpool até pode estar num dia menos bom. Tudo é possível. Mas há que ter consciência que se o FC Porto não passar a eliminatória, não é vergonha nenhuma.
CR
Porto - Liverpool
2018-02-13 06h50m por cramos
Geralmente não dou grande importância a estes titulos jornalisticos. Eles escrevem o que bem entendem, e basta mudar uma palavra numa frase para mudar o sentido da mesma. Só dou a minha opinião quando ouço a integra de uma entrevista.

Portugal é uma viagem agradavel para qualquer equipa e adeptos. Não há grandes conflitos com os adeptos locais, boas infrastruturas, e as equipas têm mais hipoteses de passar contra uma equipa portuguesa do que contra um tubarão europeu. Isto...ler comentário completo »
Poolzinho
2018-02-13 05h31m por Porto_BAM
Pensei o mesmo quando vi o Poolzinho calhar ao Porto, nem vai ser bom o nosso power Africano a banalizar aquela defesa!
SP
. . .
2018-02-13 03h53m por SpionKop
O unico comentario que ate ao momento vi mais arrogante por parte do liverpool foi o de um tal mignolet, mas esse pato nem credibilidade tem por isso é indiferente. . . nao devera ir a jogo (graças a deus) e nao falta muito pra ser destituído da equipa. . .
SP
Virgens ofendidas
2018-02-13 03h50m por SpionKop
Vcs veem praqui falar de arrogância qd a unica coisa que vi foi o msm que voces msm fizeram desde que souberam que vos tinha calhado o liverpool na rifa.

Pela vossa logica ent tb estao a ser arrogantes e a menosprezar o adversario. Foi um bom sorteio para o liverpool pq evitou clubes como real, juve, bayern. . . tal como foi um bom sorteio para o porto pq evitou um demolidor city ou um barça. . . nao vejo onde esta a arrogancia. . . ou quê?! Pensavam que estavam ao nivel de...ler comentário completo »
Adeptos rivais e liverpool
2018-02-13 01h58m por Vou_Me_Demitir
Primeiramente agradeço o apoio dos adeptos rivais que querem que o Porto cale esses ingleses convencidos que têm a sorte de nadar em milhões. . .

Acredito muito sinceramente numa passagem se tudo for deixado em campo e com o toque dos Deuses do futebol. . .

É triste termos tantas baixas na defesa mas. . . . Somos Porto e fazemos das fraquezas Forças!!!!

Que venha o Liver!!!
AT
oglorioso1904
2018-02-13 01h10m por AteBosComemos
Só alguns resultados então. . . No ano seguinte a termos dado 9-0 ao bate borisov, estes empataram na casa da Roma e ganharam 3-2 em casa. Empataram também com o leverkusen e com o Barcelona perderam 0-2 e 3-0. Não me parece que o maribor tenha conseguido e consiga algum dia fazer tantos pontos num grupo assim. O Spartak admito que não seja uma equipa do mesmo nível mas em qualidade é também equipa de pote 4 e nunca o vai deixar de ser. O resultado contra o Sevilha foi algo inesperado mas ...ler comentário completo »
AT
oglorioso1904
2018-02-13 00h57m por AteBosComemos
E nós vamos ter cuidado com o Liverpool, tal como o Liverpool deverá ter cuidado com o Porto que deu 3 em Mónaco, 5 ao mesmo em casa e 3 em casa ao Leipzig, com equipas como o Maribor e Spartak também nós brincamos, à 3 anos atrás calhou nos um desses (bate borisov) e demos 6. Nesse ano 4 ao Basileia também. Portanto, como os números mostram ano após ano, não temos de ter medo nenhum dos ingleses, sejam eles quais forem.
AT
Pinho352
2018-02-13 00h48m por AteBosComemos
E o West Bromwich xD
DA
Epa
2018-02-13 00h47m por dava
". . . ir ao Porto é uma viagem muito mais agradável para os adeptos, pois eles adoram viajar para apoiar a equipa. " Claro que é! Sou Benfiquista, mas é por isso que quero que as equipas Portuguesas ganhem fora! È so arrogância e o belo do Old British. . . Façam nos engolir essas palavras com uma vitoria e uma bela de exibição!!! Quase sempre que vem ca com esse espirito, saem vergados!!! Forço Porto!! saudações de um Benfiquista!!
PI
Duelo
2018-02-13 00h46m por Pinho352
Este duelo da Champions, se formos a ver pelo historial, o Liverpool levará a melhor, pois o FC Porto contra equipas inglesas é quase sempre eliminado.
Contudo, o que conta é o momento e um Liverpool frágil na defesa e forte no ataque nunca se sabe o que espera, ou um jogo muito bom ou um jogo mediano.
Do FC Porto é o costume esta época, contudo uma defesa com uma baixa de peso poderá ser uma desvantagem.
O resultado da primeira mão será muito importante, pois uma ...ler comentário completo »
jogos em destaque
U Quarta, 14 Fevereiro 2018 - 19:45
Estádio do Dragão
Daniele Orsato
0-5
Sadio Mané 25' 53' 85'
Mohamed Salah 29'
Roberto Firmino 69'
Tópicos Relacionados
APOSTAS EM DESTAQUE
1Escolha quanto quer apostar
Aposto
2Escolha suas apostas
OUTRAS NOTÍCIAS
Liga Portuguesa
com video
Belenenses recebe o Feirense
A jornada passada traçou um momento importante da época do Belenenses. A vitória diante do Estoril (0x2), permitiu ao clube do Restelo pôr fim ao maior período sem ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
RS
Rsoares67 23-02-2018, 16:00
BA
baritodo 23-02-2018, 15:45
bludouro 23-02-2018, 15:40
noobsaibot005 23-02-2018, 15:34
bludouro 23-02-2018, 15:33
JKappa 23-02-2018, 15:12
dragaoazul_18 23-02-2018, 15:08
TU
Tutaemeia 23-02-2018, 15:06
JKappa 23-02-2018, 15:05
Lidacomisto 23-02-2018, 15:01
Lidacomisto 23-02-2018, 14:54
Lidacomisto 23-02-2018, 14:51
DY
Dymuno 23-02-2018, 14:50
fitz 23-02-2018, 14:48
pedro98fcp 23-02-2018, 14:47