placardpt
    Como os ingleses encaram a eliminatória com o FC Porto

    «Para a maioria dos adeptos do Liverpool foi o sorteio perfeito»

    Está de volta a Champions! Em Portugal, as atenções centram-se no FC Porto, que representa o país e que vai medir forças contra o Liverpool, equipa treinada por Jürgen Klopp. Ora, a propósito deste duelo, o zerozero conversou com Andy Kelly, editor do Liverpool no jornal Liverpool Echo, para tentar perceber como a eliminatória é vista em Anfield.

    Atendendo às possibilidades do sorteio, o jornalista considerou que a sensação que ficou foi que os dragões são mais acessíveis do que as outras hipóteses que estavam na equação.

    Numa entrevista onde também deu a entender que o futebol português é muito pouco acompanhado em Inglaterra, Kelly explicou que são muito poucos os jogadores dos dragões que os adeptos reds conhecem. Fica a questão: será este um ponto que Sérgio Conceição pode explorar para superar a eliminatória?

    Além disso, houve também tempo para falar do Liverpool que Klopp está a construir e também de um clube que tem características especiais...

    Aboubakar é nome conhecido em Inglaterra ©Catarina Morais / Kapta +

    Zerozero: Qual foi a reação em Liverpool quando saiu o FC Porto no sorteio dos oitavos da Liga dos Campeões?
    Andy Kelly: Com o maior respeito pelo FC Porto, para a grande maioria dos adeptos do Liverpool foi o sorteio perfeito. Não porque sentiram que seria fácil, mas sim devido às equipas que foram evitadas. Havia poucas opções para o Liverpool no sorteio e, se não fosse o FC Porto, saía o Real Madrid, o Bayern, a Juventus ou o Shakhtar Donetsk. Eu preferia o FC Porto ou o Shakhtar e ir ao Porto é uma viagem muito mais agradável para os adeptos, pois eles adoram viajar para apoiar a equipa.

    ZZ: Já se pensou muito neste jogo? É consensual que o Liverpool deve avançar sem problemas para a próxima ronda?
    AK: Com toda a honestidade, sentiu-se um pouco que este jogo chegou sem que houvesse muito foco nele.  Embora isso vá mudar nos próximos dias! Isso deve-se às realidades da Premier League, onde há muita atenção em cada e em todos os jogos. Há uma semana, o Liverpool teve um grande jogo contra o Tottenham em Anfield, onde os londrinos foram ‘premiados’ com dois penáltis muito duvidosos. Eles seguiram em frente e, nesta jornada, foram a Southampton (uma vitória fora por 2x0), onde muitos de seus jogadores já jogaram. Por isso, Jurgen Klopp foi rígido e estava claro na sua cabeça que Liverpool não se concentraria no FC Porto antes do jogo de Southampton. Ele descansou o seu capitão Jordan Henderson contra os saints que, com Emre Can suspenso, vai ser a âncora do seu meio-campo, na quarta-feira.

    Equipa portista é pouco conhecida ©Catarina Morais / Kapta +
    ZZ: O que é que as pessoas conhecem do FC Porto? Achas que existe algo em particular que o Liverpool vai procurar explorar?
    AK: Muito do futebol europeu é exibido na televisão britânica, com futebol espanhol muito bem coberto, bem como Alemanha, Itália, França e até a Eredivisie, na Holanda. Honestamente, a cobertura do futebol português é muito limitada, por isso muitos adeptos não sabem muito bem o que os espera. A maioria do que eles viram é dos jogos da Liga dos Campeões, no início da temporada. No entanto, eles estão bem cientes da história do FC Porto no futebol europeu e também da sua reputação, como uma equipa que gosta de jogar o seu futebol. Um dos pontos fracos do Liverpool, no último ano ou dois, tem sido a dificuldade em ultrapassar defesas muito baixas - aquelas que ‘estacionam o autocarro’ - e eles esperam que o FC Porto vá com intenção de jogar. Se for esse o caso, eles vão conseguir jogar melhor porque este Liverpool está programado para contra-atacar e podem fazê-lo rapidamente se tiverem espaço. É o que o Liverpool vai tentar explorar, embora todos tenham reparado que o FC Porto parece muito forte defensivamente.

    ZZ: Quem são os jogadores do FC Porto para os quais Liverpool já está alertado? Algum vai necessitar de atenção redobrada?
    AK: Primeiro, os adeptos vão ter de olhar para quem marca os golos porque eles serão vistos como a principal ameaça e Vincent Aboubakar não passou despercebido. Ele foi apontado a alguns clubes ingleses, como o West Ham e o Wolverhampton, que quer garantir a promoção à Premier League,por isso não é um nome desconhecido. O mesmo se aplica ao Brahimi, que também foi associado ao West Ham e alguns conhecerão Herrera através da seleção do México. Claro que o jogador que conhecerão melhor é Iker Casillas, uma lenda de futebol mundial, mas, obviamente, esta época não tem jogado muito. Mas a maioria da equipa vai ser, provavelmente, ‘nova’ para os adeptos dos reds.

    ZZ: Com o título da Premier League fora do alcance e fora das competições domésticas, a Liga dos Campeões é a salvação do Liverpool esta temporada?
    AK: Sem dúvida. Eu penso desde o início da temporada que o Liverpool está mais talhado para a Europa do que para a Premier League. Eles aproveitam bem o espaço, têm mais tempo para jogar livremente e, na Europa, tendem a ter mais disso. O Liverpool é um clube construído nas campanhas europeias e a ir o mais longe possível na competição deste ano seria delicioso para todos, especialmente depois da saída dececionante da Taça de Inglaterra (derrota 2x3, com o West Bromwich).

    Klopp está na terceira época ©Getty / Alex Livesey
    ZZ: Como é que é vista a evolução do Liverpool sob o comando de Jurgen Klopp? Ele precisa de vencer algo esta ou na próxima temporada, ou conseguem vê-lo, mesmo sem títulos, a liderar a equipa nos próximos anos?
    AK: Eu acho que, no Liverpool, há sempre a pressão para ganhar troféus, mas a grande maioria dos adeptos - e a maior parte dos investidores da Fenway Sports Group- acreditam que têm um treinador de elite em Jurgen Klopp. Existe alguma frustração por ele ainda não ter conquistado um troféu, já que esteve tão perto em 2016 quando os reds perderam as finais da Taça da Liga (derrota nos penáltis frente ao Manchester City) e da Liga Europa (derrota 3x1 frente ao Sevilha). Na sua primeira época (chegou em outubro de 2015), o Liverpool terminou em 8.º no campeonato, embora se tenha concentrado mais na Liga Europa, mas houve um verdadeiro progresso na temporada passada, onde acabou em quarto lugar e voltou à Liga dos Campeões. Este ano, está em terceiro lugar e estaria muito bem classificado se o Manchester City não estivesse a realizar uma época assombrosa. Financeiramente, é difícil competir com City, Manchester United e Chelsea, já que o Liverpool não está bem ao nível deles. Mas penso que o Klopp acredita que, no próximo ano, os reds podem lutar pelo título. As bases estão lançadas e no seu lugar, e vejo-o a levar a equipa mais longe.

    ZZ: Em Portugal, o Liverpool é extremamente admirado pela sua história, o seu estádio e seus adeptos (You’ll Never Walk Alone). Quão consciente achas que o clube e os adeptos estão desse apreço a nível global?
    AK: Acho que os adeptos do Liverpool têm noção do carinho que, um pouco por todo mundo, as pessoas têm pelo clube: eles veem as grandes multidões presentes nos jogos de pré-época, seja no Extremo Oriente, Austrália, América ou na Europa. Em alguns casos, pode até provocar algum atrito o facto de os adeptos visitantes ‘ocuparem’ Anfield, sítio que os adeptos locais sentem que só a eles pertence. No geral, os adeptos dos reds estão imensamente orgulhosos de sua história e das suas tradições e é sempre agradável quando estes são reconhecidos por adeptos de outros países. Eles orgulham-se, igualmente, do conhecimento sobre outros clubes e tradições dos seus apoiantes, que extraíram das suas aventuras pela Europa, nas últimas décadas.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    LIVERPOOL

    Fotografias

    Champions League: FC Porto x Liverpool 1/8
    Champions League: FC Porto x Liverpool 1/8

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    NA
    facil
    2018-02-13 20h34m por NapoFcp
    o porto se jogar com linhas baixas e bem recuado e contra atacar, ganha ca e ganha la o jogo
    Correcao*
    2018-02-13 15h51m por Un_Human
    O basileia era mais facil mas depois sao vocês. O AK nao mencionou o basileia, nem me lembrei. Peço desculpa
    Portistas
    2018-02-13 15h48m por Un_Human
    Vocês também estão a ser arrogantes. . . Então o porto n é a mais acessível para o liverpool? De longe! Vocês estão cheios de vocês próprios ainda acham que vao ganhar ao liverpool facil? Voces é que sao arrogantes! Falam que golearam o monaco, o liepzig tambem goleou. O liverpool tem un grande ataque, o que vocês podem aproveitar é a defesa. Nas acho que voces estao a ser mais arrogsntes que os ingleses porque eles sao favoritos é normal estarem contentes com o sorteio nao sei qual é o mal...ler comentário completo »
    Resultado
    2018-02-13 13h26m por Sirius_13
    É triste ver aqui pessoal a torcer para que as equipas portuguesas não ganhem os jogos internacionais. . . Eu quero-os ver no final da época a berrar por não irem a liga dos campeões. . .
    Herrera
    2018-02-13 13h19m por iSMURF4
    oh bitw amanhã levas do Herrera e do Suarez :D
    Porto
    2018-02-13 13h18m por iSMURF4
    O Porto podia ter apanhado tbm o Manchester City, o PSG, o Barcelona, os Spurs, a Roma e o Manchester United. . . sim. . . como podem ver podia ser mto pior. .
    Adeptos Liverpool e Porto
    2018-02-13 13h08m por iSMURF4
    Vcs tbm queriam que os adeptos do Liverpool dissessem o quê?

    sabendo que podiam ter apanhado Bayern, Real Madrid e Juventus. . . óbvio que tanto para o Liverpool como para o Porto foi um sorteio equilibrado. . . duuuhhh
    Porto - Liverpool
    2018-02-13 10h48m por nickname00
    Acho que o Liverpool e os seus adeptos estão a exagerar um bocado na confiança que estão a mostrar. É verdade que podiam ter apanhado equipas mais complicadas, mas o Porto não é nenhuma equipa de futebol de rua. Têm jogadores de boa qualidade e com um plano de jogo forte, pelo menos no Estádio do Dragão, acho que conseguem arrancar uma vitória. Eles sofrem muitos golos fora, o Porto tem de se aproveitar disso.
    BR
    Saco cheio
    2018-02-13 09h08m por brrra
    So pela letra dos ingleses deviam levar a merendeir
    DR
    Liverpool
    2018-02-13 07h59m por dragaodebancada
    Tem uma solução enorme de jogadores e está a fazer uma boa campanha em Inglaterra. Mas não há equipas perfeitas e o Liverpool até pode estar num dia menos bom. Tudo é possível. Mas há que ter consciência que se o FC Porto não passar a eliminatória, não é vergonha nenhuma.
    Porto - Liverpool
    2018-02-13 06h50m por cramos
    Geralmente não dou grande importância a estes titulos jornalisticos. Eles escrevem o que bem entendem, e basta mudar uma palavra numa frase para mudar o sentido da mesma. Só dou a minha opinião quando ouço a integra de uma entrevista.

    Portugal é uma viagem agradavel para qualquer equipa e adeptos. Não há grandes conflitos com os adeptos locais, boas infrastruturas, e as equipas têm mais hipoteses de passar contra uma equipa portuguesa do que contra um tubarão europeu. Isto...ler comentário completo »
    Epa
    2018-02-13 00h47m por dava
    ". . . ir ao Porto é uma viagem muito mais agradável para os adeptos, pois eles adoram viajar para apoiar a equipa. " Claro que é! Sou Benfiquista, mas é por isso que quero que as equipas Portuguesas ganhem fora! È so arrogância e o belo do Old British. . . Façam nos engolir essas palavras com uma vitoria e uma bela de exibição!!! Quase sempre que vem ca com esse espirito, saem vergados!!! Forço Porto!! saudações de um Benfiquista!!
    PI
    Duelo
    2018-02-13 00h46m por Pinho352
    Este duelo da Champions, se formos a ver pelo historial, o Liverpool levará a melhor, pois o FC Porto contra equipas inglesas é quase sempre eliminado.
    Contudo, o que conta é o momento e um Liverpool frágil na defesa e forte no ataque nunca se sabe o que espera, ou um jogo muito bom ou um jogo mediano.
    Do FC Porto é o costume esta época, contudo uma defesa com uma baixa de peso poderá ser uma desvantagem.
    O resultado da primeira mão será muito importante, pois uma ...ler comentário completo »
    Boa Sorte FCP
    2018-02-13 00h00m por rs24bfc
    Espero que consigam dar uma lição ao Liverpool e elevar o nome de Portugal e fazer os ingleses baixarem a bola. . . assim como espero que nós finalmente consigamos dar uma lição ao FCPorto no Dragão daqui a umas semanas e fazer-vos baixar a bola.
    AteBosComemos
    2018-02-12 23h56m por carlosfcpfan
    Há o Ajax hehe
    Kurika
    2018-02-12 23h55m por joao14194
    Outros nem cá.
    Duas equipas bi-campeãs da Europa, e estás aí a mandar faladura para quê?
    Reduz-te à insignificância do clube que apoias.
    Temos pena. . .
    2018-02-12 23h22m por Kurika
    Como já disse várias vezes, por muito que custe aos adeptos dos 3 estarolas, é assim que são vistos lá fora: como pouco mais que medianos, jeitosinhos vá lá. . .
    Lá fora, são tratados exatamente da mesma maneira como tratam os clubes mais pequenos aqui dentro.
    Só são reizinhos por cá. ;)
    P0
    FCP - Liverpool
    2018-02-12 20h47m por P0P1
    Equilibrado
    jogos históricos
    U Quarta, 14 Fevereiro 2018 - 19:45
    Estádio do Dragão
    Daniele Orsato
    0-5
    Sadio Mané 25' 53' 85'
    Mohamed Salah 29'
    Roberto Firmino 69'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Oficial
    Tom Cleverley foi anunciado esta quarta-feira como o novo treinador do Watford. O antigo internacional inglês de apenas 34 anos assumiu o posto de forma interina após a saída de ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    mikev 24-04-2024, 17:33
    Vic-54 24-04-2024, 17:27
    A_Drifter 24-04-2024, 17:25
    MiranPavlin8 24-04-2024, 17:18
    Blueonblue 24-04-2024, 17:11
    MiranPavlin8 24-04-2024, 17:10
    Blueonblue 24-04-2024, 17:08
    MiranPavlin8 24-04-2024, 17:08
    Blueonblue 24-04-2024, 17:02
    Blueonblue 24-04-2024, 16:58
    fcpinvicta 24-04-2024, 16:58
    Inuyashapt 24-04-2024, 16:47
    Blueonblue 24-04-2024, 16:45
    Platinum-Returns 24-04-2024, 16:44
    avense2015 24-04-2024, 16:36
    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 16:33