placardpt
    FC Porto x Sporting DIRETO

    O equilíbrio tem limites

    2018/02/06 23:04

    Está difícil deixar os empates longe dos principais clássicos do futebol português. No Dragão, Dragões e leões medem forças pela terceira vez esta época, naquele que será o quinto jogo grande de 2017/2018. Até agora, ninguém conseguiu superar ninguém e, mais do que isso, a receita até se pode repetir neste próximo embate sem que ninguém fique com a vida tramada...

    No caso dos jogos entre verde e brancos e azuis e brancos, ainda nenhum golo foi marcado e sofrido. O último combate, disputado na final four da Taça da Liga, mostrou bem como o equilíbrio pode estar presente num jogo de futebol. Muita luta, duelo e rigidez tática, com o rival a adivinhar tudo o que o outro faz. É verdade que ainda estamos numa primeira mão, mas, à partida, todo este equilíbrio tem um limite. 

    Qualidade = Consistência mais criatividade

    A equação parece mais difícil do que parece. Sem Danilo Pereira, a equipa de Sérgio Conceição tem um problema dos grandes para resolver no meio-campo. Pese a boa época de Herrera, o equilíbrio e a consistência que o internacional português oferece não tem paralelo no plantel azul e branco. Ou seja, terá de ser o esforço coletivo (e do meio-campo, nomeadamente) a resolver um vazio individual. 

    Para igualar um presumível meio-campo leonino de combate - Battaglia, na última partida entre ambas as equipas, entrou e deu muito poder físico à turma de Jorge Jesus -, o FC Porto utilizará a mesma fórmula de Braga. Herrera mais posicional, Sérgio Oliveira, que vem de boa exibição diante do Braga, e...outro. Óliver dá criatividade, que também pode ser oferecida pelo reforço Paulinho, a quem Conceição tem dado oportunidades. 

    Ausências não matam, mas...

    É trabalho de qualquer treinador salientar a confiança que tem em todos os elementos de um plantel. Jorge Jesus, como qualquer mister, destacou as soluções, não se coibindo de destacar o poder das ausências de Gelson Martins - para não agravar o problema que tem, deve começar no banco - e Bas Dost - nem sequer viajou para a Invicta. São ausências que não matam mas moem...e de que maneira. 

    Rúben Ribeiro e Fredy Montero, reforços de inverno, devem ter mais uma oportunidade no onze titular, depois das apostas na final da Taça da Liga. Aí, as coisas não correram propriamente bem, tendo os dois jogadores demonstrado pouco entendimento com o resto dos colegas. Apesar do pouco tempo de treino, como Jesus já salientou mais do que uma vez, as duas semanas podem fazer toda a diferença - com uma linha defensiva competente, é na frente que o Leão tem sofrido um maior número de problemas. 

    Os dados estão lançados para este novo clássico. Depois dos cinco empates em 17/18, o jogo no Dragão pode marcar a primeira vitória para qualquer uma das equipas nos principais jogos do futebol nacional. Cabe a Jorge Jesus e Sérgio Conceição, o segundo mais interessado com um triunfo do que propriamente o primeiro - a segunda mão em Alvalade dá mais margem a Jesus -, mostrarem que o equilíbrio (e os empates) têm limites.

     

    U Quarta, 07 Fevereiro 2018 - 20:15
    Estádio do Dragão
    João Pinheiro
    1-0
    Tiquinho Soares 60'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseMeias-Finais
    Mão1ª Mão
    Convocatória
    FC Porto
    Sporting
    R Castigos
    [não há registo]
    [não há registo]
    a Lesionados
    Danilo Pereira, Marcano e André André
    Bas Dost, Daniel Podence
    p Restrições
    [não há registo]
    [não há registo]
    R Em risco
    [não há registo]
    [não há registo]
    w Outros convocados
    [não há registo]
    [não há registo]
    Forma
    FC Porto
    2017/2018
    34J
    25V
    7E
    2D
    85-25G
    Sporting
    2017/2018
    38J
    23V
    11E
    4D
    76-28G
    A diferença passa por...
    FC Porto
    Lugar à criatividade, lugar aos golos
    O FC Porto vive momento positivo na Liga NOS, com a liderança do campeonato. O desafio agora é outro, com um rival direto pela frente. Esta época, o Dragão vive registos estranhos nos jogos grandes em Portugal: em três partidas, não marcou e não sofreu. Jogando a primeira mão em casa, e sendo uma equipa poderosa no capítulo ofensivo, o FC Porto quer aproveitar a inspiração e a concretização do seu trio da frente para poder estar mais perto do Jamor. Para isso é preciso mais...criatividade. 
    Sporting
    Hora de emancipação alternativa
    Sem Bas Dost e Gelson Martins, o Sporting, de facto, perde qualquer coisa como metade do seu poder ofensivo, como fez questão de referir Jesus. Por isso, esta partida será ainda mais importante para os seus substitutos, sendo que Rúben Ribeiro e Fredy Montero perfilam-se como os principais candidatos. O colombiano já sabe o que a casa gasta e o regresso aos golos até pode acontecer na casa azul e branca, com Rúben Ribeiro...a assistir, tal e qual Gelson Martins. 

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Taça de Portugal Placard 2017/2018)

    FC PortoSporting
    715Golos marcados128
    3Golos sofridos3
    4
    Jogos
    4
    7
    4
    Golos Marcados
    3
    8

    Fotografias(35)

    Taca de Portugal: FC Porto x Sporting 1ªMF
    Taca de Portugal: FC Porto x Sporting 1ªMF
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    NO
    zerozero
    2018-02-07 17h13m por notaartistica
    so uma pergunta, vao arranjar um moderador para a zona dos comentarios ou é para continuar esta pocilga? depois não se admirem que os comentadores mais antigos nunca apareçam por ca e que fique por ca a esterqueira que se ve nos outros sites. . . ou será que a ideia é mesmo essa?
    BR
    Jogo
    2018-02-07 15h30m por Brahimi_8
    Eu espero uma vitoria claro dificil, mas temos de ir pra cima deles, com o onze que jogamos contra o Braga , tirava apenas o Aboubakar e colocava o soares , ou o Paciencia.

    Ps: E claro o casillas na baliza.
    enjoa
    2018-02-07 15h25m por SamAllardyce
    tanto comentário e são poucos aqueles em que se fala/discute o que realmente interessa: MEIA FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL ENTRE PORTO E SPORTING. . . mas pronto é o costume. . .

    quanto ao jogo/resultado: o Sporting não está no melhor momento fisico nem animico por isso presumo que irá ressentir-se ao longo dos 90 minutos, espero que consigamos sair do dragão com um resultado que nos mantenha na disputa da eliminatória.

    no que diz respeito à equipa: espero sincerame...ler comentário completo »
    BR
    Falem mais de futebol
    2018-02-07 15h23m por Brahimi_8
    So falam em conspirações e arbitros. Podiam falar muito mais de futebol e abordar varios temas , sistema tactico , porquê q cada treinador obta por cada jogador invés de so falar de roubos e vales tudo enfim.

    Muitos de vocês são somente adeptos do vosso clube e n do futebol.
    JM
    Clássico
    2018-02-07 14h58m por JMCLSCP
    O meu 11 seria:

    GR Rui Patrício
    DD Piccini
    DE Fábio Coentrão
    DC André Pinto
    DC Mathieu

    MC Battaglia
    MC William Carvalho
    MD Bruno Fernandes
    MO Bruno César
    ME Acuña

    PL Doumbia

    SUPLENTES


    Salin
    Ristovski
    Coates
    Bryan Ruiz
    Gelson Martins
    Rúben Ribeiro
    Montero

    Acre dito que o Sporting vai marcar hoje no Dragã...ler comentário completo »
    "JOGAR À ITALIANA"
    2018-02-07 14h37m por RDArhgsar
    o JJ só diz isso porque a unica coisa que conseguiu estruturar com qualidade este ano foi a defesa e mesmo assim já deu a casa em 2 ou 3 jogos . . .
    futebol interior está tudo nos pés do bruno , porque ideia de jogo do Sporting é BOLA LONGA PARA DOST CABECEAR OU PASSAR PARA O BRUNO - BRUNO RECEBE E É LOGO BOLA NA VELOCIDADE DE GELSON - GELSON AREA PARA A CABEÇA DO DOST e resumidamente é isto o jogo do Sporting (pelos menos contra os grandes e europa)
    Hoje não há DOST portanto ...ler comentário completo »
    hahaha
    2018-02-07 14h23m por moreno07
    jogar á italiana piada do ano
    MA
    . . .
    2018-02-07 14h07m por Markes88
    Creio que hoje o porto ganha. Embora o fcp esteja sem Danilo, o scp sem Bas e Gelson perde imensa qualidade, e para mais, o jogo é no dragão.

    A única maneira que vejo possível o scp ganhar é se o porto acusar cansaço do trio da frente, ou do Teles.

    Geralmente no porto fala-se muito da magia do Brahimi, Abou ou Marega pelos golos, mas há um que para os adeptos que não são portistas talvez não seja assim tão evidente da importância dele no 11, que é precis...ler comentário completo »
    o-transmontano
    2018-02-07 13h33m por dani_portista
    quero ver se sporting perder vais aparecer aqui
    FCPX SLB
    2018-02-07 12h40m por moumu
    Dou favoritismo ao FCP neste jogo por jogar em casa e parecer-me em melhor forma.
    j-f-uite e JohnnySCP19_Reg ressa
    2018-02-07 12h39m por 4lfredo
    Até acho uma boa ideia o vosso onze, e gostava que acontecesse, mas não acredito muito. . .
    BR
    Vou_Me_Demitir
    2018-02-07 12h11m por Brahimi_8
    ignora
    St4yW1th_BMaia
    2018-02-07 11h40m por Spartacus96
    É destro mas tem bastante facilidade em usar também o pé esquerdo. Preferencialmente joga pelo lado direito como vês e geralmente, cruza com o pé direito mais junto à linha ou então, procura jogo interior com o pé direito e aí, chega a tirar alguns cruzamentos de pé esquerdo.
    Pergunta
    2018-02-07 11h19m por St4yW1th_BMaia
    Alguém me sabe dizer se o Corona é destro ou esquerdino? O gajo joga igualmente bem com os dois pés. . .
    11
    2018-02-07 10h58m por sportinguista99
    O que eu queria:

    GR: Patrício
    DD: Ristovski
    DC: Coates
    DC: André Pinto
    DE: Coentrão
    MC: William
    MC: Wendel
    MD: Rafael Leão
    AC: Bruno Fernandes
    ME: Acuña
    PL: Doumbia

    O que irá ser:

    GR: Patrício
    DD: Piccini
    DC: Coates
    DC: Mathieu
    DE: Coentrão
    MC: William
    MC: Battaglia
    MD: Rúben Ribeiro
    AC: Bruno Fernandes
    ME: Acuña
    PL: Doumbia
    Porto
    2018-02-07 10h38m por dragaoazul_18
    O meu 11 para hoje seria:

    Casillas
    Maxi
    Reyes
    Felipe
    Telles r
    Herrera
    S. Oliveira
    Waris
    Corona
    nG. Paciencia
    Soares

    Soa res é optimo para prender os centrais do Sporting e dificultar a construção de jogo a partir de trás e tá fresco e com ganas de mostrar serviço , Gonçalo segura bem a bola e tabela bem , consegue bem vir buscar a bola cá trás como fazia no setubal, pode perfeitamente servir de...ler comentário completo »
    Halibut
    2018-02-07 10h23m por TheFCPorto
    Tou curioso para ver o 11, gostava que jogássemos com Corona e Brahimi.
    HA
    TheFCPorto
    2018-02-07 10h19m por Halibut
    concordo! o marega é uma besta, ganha a linha impondo o fisico mas chega na hora de fazer um cruzamento ou um passe como deve ser e muitas vezes sai mal, o marega é jogador para ganhar bolas de costas para a baliza, ganhar metros aos defesas e desgastá-los, combinar com um ponta de lança, neste caso aboubakar, o marega consegue aparecer bem a finalizar, mas mesmo assim às vezes falha um pouco, tem que melhorar este aspecto. . . já o paulinho acho que é melhor a 8 do que numa ala, dai p...ler comentário completo »
    HA
    Vou_Me_Demitir
    2018-02-07 10h15m por Halibut
    o sérgio conceição sabe que o corona não está em forma, mas está a puxar por ele, sei que é um jogador com qualidade, só precisa de ganhar motivação e sequência/regularidade de jogo para voltar a um bom momento.
    Corona
    2018-02-07 10h15m por TheFCPorto
    Corona não se tem destacado muito, mas na minha opinião raramente joga mal. Tem muita qualidade técnica, procura o jogo interior ao contrário de Marega, o que permite que combine melhor com Ricardo; sabe jogar a primeiro toque, tem a capacidade de jogar bem com ambos os pés, e faz excelentes cruzamentos.
    11 FCP
    2018-02-07 10h09m por TheFCPorto
    Casillas
    Ricardo
    Felipe r
    Reyes
    Alex Telles
    Sergio Oliveira
    Herrera
    Corona r
    Brahimi
    Waris
    Soares/ (Gonçalo Paciência)
    HA
    11
    2018-02-07 10h05m por Halibut
    jogava com o mesmo 11 do último jogo, prefiro ter corona na direita do que o marega que não acrescenta nada numa ala, ganha metros mas decide muito mal os lances, o marega que jogue junto com aboubakar, ai é onde ele é forte. . .

    paulinho não é extremo, embora faça bem as alas e a meu ver ainda não tem entrosamento suficiente para o lançarem já assim. .
    FA
    . . .
    2018-02-07 07h32m por fabinho18
    para mim a equipa do porto apresentada pelo zerozero deve ser a equipa titular, ja no sporting acho que doumbia vai jogar sozinho na frente e na direita do ataque acho que vai jogar o ristovski para defender o alex telles.
    Correcção no 11 Sporting::
    2018-02-07 03h11m por _valter_
    Esqueci- me de acrescentar Bruno Fernandes ao 11 inicial do Sporting, como segundo avançado no apoio a Doumbia
    Meus Onzes do Clássico::
    2018-02-07 03h07m por _valter_
    11 FC Porto:
    GR: Casillas
    DD: Ricardo
    DC: Felipe
    DC: Reyes
    DE: Alex Telles
    MDF: Herrera
    MC: Sérgio Oliveira
    MC: Óliver Torres
    ED: Marega
    EE: Brahimi
    PL: Tiquinho

    Meu 11 Sporting CP:
    GR: Patrício
    DD: Piccini
    DC: Coates
    DC: Mathieu
    DE: Coentrão
    MDF: William
    MC: Battaglia
    ED: B. César
    EE: Acuna
    PL: Doumbia
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.