placardpt
    Junho vai der decisivo... e polémico

    Por onde passa o futuro das equipas B?

    2018/01/28 14:58

    *com Mário Rui Mateus

    Em junho, a assembleia-geral de votação dos regulamentos da Segunda Liga promete ser agitada. Segundo o jornal Record, o grupo de trabalho criado pela Liga para estudar mudanças no segundo escalão, constituído por União da Madeira, Sporting da Covilhã, Leixões, Varzim e Santa Clara, vai apresentar uma proposta com algumas alterações ao regulamento que prometem dar que falar, especialmente em relação às equipas B.

    • Redução do número de equipas secundárias na competição: em 2018/19 e 2019/20, as equipas B que obtiverem a pior classificação, descem automaticamente, independentemente da posição obtida. O objetivo é chegar a 2020/21 com três equipas B, num total de 18 equipas;
    • Aumento do custo da inscrição das formações secundárias, anteriormente de 50 mil euros para todos os clubes, cujo valor seria distribuído, de forma equitativa, pelos restantes emblemas do segundo escalão:
      -Equipas com orçamentos inferiores a 15 milhões de euros, como Braga ou Vitória SC, vão ter de pagar 200 mil euros;
      -Equipas com orçamentos entre 15 e 25 milhões de euros, vão ter de pagar 300 mil euros;
      -Equipas com orçamentos superiores a 25 milhões de euros, como Benfica, FC Porto e Sporting, vão ter de pagar 500 mil euros;
    • Impedimento da inscrição de jogadores com mais de 23 anos nas equipas B. Isto anula, por exemplo, a possibilidade da integração de um futebolista nas equipas secundárias, com o objetivo de ter minutos de jogo.
    • Os clubes «devem identificar um plantel até 27 jogadores, aptos a competir na categoria sénior, com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos», permitindo apenas a passagem de jogadores da equipa B para a equipa principal. Isto altera a atual lei, que permite a inscrição de um máximo de 55 jogadores (28 têm de ser Sub-23) numa lista única.

    Também é de realçar que no dia 30 de março deste ano, as equipas que pretendam manter as suas formações secundárias em competição, têm de renovar o contrato iniciado em 2015.

    A influência das equipas B: quem fica a perder?

    ©Catarina Morais / Kapta +
    No pior dos cenários, FC Porto, Benfica, Sporting, Braga e Vitória SC poderiam fechar as suas equipas secundárias, caso esta proposta avance. Para além dos próprios clubes, outros dos prejudicados seriam… os vários escalões das seleções nacionais.

    Nos clubes referidos estão elementos provenientes das equipas B: Bruno Varela, Rúben Dias, João Carvalho (Benfica), Sérgio Oliveira, Hernâni (FC Porto), João Palhinha, Daniel Podence (Sporting), Bruno Xadas, Fábio Martins, Nikola Vukcevic, Ricardo Esgaio, (Braga), Marcos Valente, João Vigário, Francisco Ramos, Víctor García, Raphinha e Hélder Ferreira (Vitória SC)

    O título conquistado no Europeu de 2016 também foi elucidativo da importância das formações secundárias, que potenciaram e por onde passaram jogadores como Cédric Soares, João Mário, André Gomes, Rafa Silva, Renato Sanches e, mais recentemente, Nélson Semedo, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Gelson Martins e André Silva. Entretanto, Fenando Santos estreou outros jogadores com passado B como José Sá, João Cancelo, Ricardo Pereira, Rúben Neves, Bruma e Gonçalo Paciência.

    Em 2012, a introdução das equipas secundárias e o alargamento da Segunda Liga de 16 para 22 clubes foi um marco importante no futebol português. As equipas B, para além de darem espaço a jovens provenientes dos escalões de formação, também permitem que jogadores com idade júnior possam jogar pelos seniores, ganhando maturidade competitiva e preparando-os para o futebol profissional, reduzindo o impacto dessa passagem ao escalão máximo do futebol.

    Para além da Seleção, dos clubes e dos jogadores, as médias de assistência também podem cair. Apesar de, nos seus recintos, com exceção do Vitória SC (quarta melhor média de espectadores por partida, atrás de Académica, Famalicão e Santa Clara), não terem muitos adeptos, nas deslocações fora, estes clubes levam muitas pessoas aos estádios. 

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AR
    roubo descarado
    2018-01-30 00h39m por armando30
    infelizmente estamos a atingir um ponto em que o poder político e judicial se vai ter que intrometer para acabar com esta tentativa de roubo descarada por parte dos "pequenos", primeiro querem limitar os planteis para que os grandes sejam obrigados a vender a preço de saldo ou dispensar jogadores para evitar penalizações, jogadores esses que seriam "repescados" pelos "pequenos"

    e até entenderia se houvesse em Portugal casos semelhantes ao Chelsea com mais de 60 profissionais emp...ler comentário completo »
    Claramente
    2018-01-29 16h56m por gon00
    Eu acho que acabar com as equipas B na 2ª liga é uma estupidez, principalmente quando trazem alguns benefícios para os clubes da mesmas como para a própria visibilidade da competição.

    Agora que algumas coisas têm e devem ser revistas isso também é claro.

    1. É ridículo os clubes poderem mandar jogadores da A para a B pois o mesmo desvirtua a competição e a integridade desportiva.

    2. Também é ridículo falar que as selecções vão perder muito sem es...ler comentário completo »
    Dragaodebancada
    2018-01-29 13h45m por samuelpleite
    Sim tem um titulo mas isso é render? qual o principal objetivo das equipas B? Uma transição dos juniores para os seniores. Sinceramente o Benfica foi quem mais aproveitou a equipa B e passo a citar os jogadores que por la passaram

    Nelson Semedo
    João Cancelo
    Ruben Dias
    Lindlof
    A. Almeida
    Renato Sanches
    Andre Gomes
    Gonçalo Guedes
    Bernardo Silva
    Helder Costa

    Devo ter esquecido algum mas so para mencional...ler comentário completo »
    DR
    Equipas B
    2018-01-29 13h28m por dragaodebancada
    Pelo menos a do FC Porto ainda rende. . Campeões Nacionais, estão destacados no primeiro lugar. . mas os outros é que têm a melhor formação do mundo e arredores.
    NO
    equipas B
    2018-01-29 10h41m por notaartistica
    algumas medidas fazem sentido como por exemplo aumentar os custos de inscriçao e limitar a idade ate 23 anos e redução do numero de equipas B. o que não se pode de maneira nenhuma fazer é acabar de vez com as equipas B e acho que ninguém pos nem pode por isso em causa. se temos uma boa fornada de jogadores a aparecer, deve-se quase na totalidade ao aparecimento das equipas B.
    na altura do aparecimento das equipas B tambem era a favor de um campeonato á parte para as equipas B. no ent...ler comentário completo »
    PapeVelhinhas
    2018-01-29 10h14m por Porto94
    faço das tuas palavras as minhas, não podia ser mais bem explicado.
    Mania de mudar o que esta bem.
    2018-01-29 04h15m por PapaVelhinhas
    Esses campeonatos u23 (como em Inglaterra) são uma miséria. E vemos o banho de bola que o Porto tem dado nas competições jovens internacionais. . Com menos mao de obra e menos recursos.

    Concordo com a limitação da idade (u23 mais 2 jogadores idade livre) e com a limitação do numero de jogadores seniores.
    Concordo que se aumente a inscrição das equipas B's e que Esse valor a mais fosse totalmente distribuído pelas equipas para aumentar a capacidade financeira delas. Mas...ler comentário completo »
    Equipas B
    2018-01-29 02h16m por Theokholes
    Acabar com elas seria só estúpido mas concordo que num campeonato com 20 equipas e 5 serem equipas B que não podem subir à 1a também é estúpido. Para mim seria criar um campeonato "à parte". Baixava-me o número de equipas na 2a Liga para 18 e as 6 equipas B jogavam entre elas e com as equipas da 2a mas não entrariam na classificação. Logo aí havia mais 2/3 equipas atualmente no CNS que puderiam estar na 2a a tentar a sua sorte
    gasa
    2018-01-29 02h12m por Porto94
    este formato è o melhor possivel, querem fazer o quê? Um campeonato de sub 23 como em Inglaterra? Como se pode ver em Inglaterra isto não funciona muito bem porque os jogadores estagnam no nivel não jogam contra seniores e na hora de chegar a equipa principal jogam todos no segundo ou terceiro escalão e não saiem de là porque não foram preparados da melhor forma a jogar na PL e vai acontecer o mesmo aqui em Portugal.
    Estupidez
    2018-01-29 01h43m por dokas2
    Limitações como restringir a idade ou listas pré definidas sim mas limitações como algumas aqui proposta p acabar com as equipas B, não. As equipas B são fundamentais p desenvolvimento de jovens potenciais jogadores. . . .
    Ganhamos o Euro 2016 graças as equipas B
    2018-01-28 23h46m por Porto94
    E agora querem acabar com isso? So em Portugal è que se vê tanta besteira. . . È tão simples como isso, quem não tem capacidade para ficar na segunda liga que va para o CNS e acabou agora querer destruir os outros por interesses proprios isto não pode ser aceitado, se as equipas B acabarem è o fim da seleção Portuguesa vai voltar à ver-se jogos de Porto e do Benfica com 22 estrangeiros em campo e a seleção à não ir aos mundias nem aos europeus.
    Equipas B
    2018-01-28 22h51m por Pedro_Miguel_Dias
    Na minha opinião as equipas B devem continuar a existir pois são importantes para o crescimento dos jogadores formados no clube e também são uma plataforma para jogadores que são contratados para a equipa principal terem um período curto de adaptação.
    Por isso acho bem que elas estejam incluídas na Segunda Liga. Agora se os clubes pequenos querem acabar com elas para ter jogadores emprestados pelo Sporting, FC Porto, Benfica, Vit. Guimarães, Braga, etc então tirem o cavalinho da chuva.
    IS
    Campeonato mais verdadeiro
    2018-01-28 22h09m por Isentoqb
    As equipas B desvirtuam o campeonato, por vários motivos, nomeadamente porque permitem alguns clubes terem à sua disposição mais de 50 jogadores (A e B) o que beneficia os mais poderosos. Se o pretendido for potenciar jovens jogadores o melhor seria criar uma competição Sub 23. A 2ª liga deveria ter no máximo o mesmo número de equipas da primeira. Os jogadores emprestados nunca deveriam ser entre clubes do mesmo campeonato a bem da verdade desportiva.
    MO
    Separar águas
    2018-01-28 21h02m por MorSei
    Na minha opinião era fazer um campeonato só com equipas B
    Rsoares67
    2018-01-28 20h41m por Besteirense
    Optaste por não responder ao primeiro parágrafo porque não tens uma resposta à altura. E eu dei propositadamente o exemplo do Cris e do Renato porque eram, na altura em que subiram à equipa principal, jogadores de qualidade bastante diferentes. Mais uma vez, estava a criticar o teu anedótico argumento de que só contra jogadores profissionais se evolui. Isso pode acontecer, sim, mas só para quem já está num determinado patamar. Quem ainda não chegou lá, pode continuar a evoluir a jogar ...ler comentário completo »
    JK
    gasa
    2018-01-28 20h29m por JKappa
    O teu comentário foi estúpido como o [. . . ] , nem sequer argumentas.
    As equipas B's podem descer e podem ser campeãs (apenas não podem subir pois já têm as A's na 1ª liga) o que faz com que queiram lutar pelos pontos da mesma forma que as outras lutam.
    Jogam contra todas em casa e fora.
    Criam maiores receitas a nível televisivo e de bilheteira porque está mais gente a ver os jogos contra as B's do que contra as outras.
    As equipas podem-se mostrar melhor nesses...ler comentário completo »
    Equipes B
    2018-01-28 20h21m por petitor
    Acho que o futebol portugues evoluiu muito com as equipes B, temos varios jogadores nem vale a pena mencionar que evoluiram no contexto de equipes B, e pessimo para o futebol portugues se alterarem as regras.
    Não falo so dos grandes, veja-se o Maritimo, Braga, Guimarães etc varios jogadores sairam das equipes B
    JK
    Ridiculo
    2018-01-28 20h21m por JKappa
    Querem ganhar dinheiro à custa dos clubes, nem que para isso tenham que destruir a carreira de centenas de jogadores jovens que apenas têm as equipas B para se mostrarem.
    Parece-me óbvio que com esta medida tanto o Braga como o Guimarães vão deixar de ter equipa B, isto porque não vão querer pagar esta quantia e porque não vão aceitar descer para escalões inferiores.
    Nem falo das selecções porque isso vai funcionar como funcionava antes das B's, hão de existir na mesma os esca...ler comentário completo »
    Rsoares67
    2018-01-28 18h53m por Besteirense
    Se achas que ir para uma Segunda Liga, jogar contra jogadores profissionais, com 19 anos ou ir com 21 é a mesma coisa, então experimenta explicar-me porque é que não se vêem mais casos como o do Cris ou do Renato Sanches que chegaram à equipa principal com 17 e 18 anos, respectivamente. Se calhar, é porque não é bem a mesma coisa.

    Conheces a falácia do espantalho? É aquilo que estás a fazer, estás a distorcer aquilo que escrevo e argumentar contra essa tua má interpretação...ler comentário completo »
    LU
    Dão um passo em frente dão 5 atrás
    2018-01-28 18h33m por luiserra
    Não entendo qual é o obejctivo destas novas regras da Liga de Clubes. Querem acabar com os clubes que apostam na formação? Querem que os clubes apostem nos estrangeiros ao invés das equipas B? Vejam os resultados das nossas seleções jovens antes e após a criação as equipas B? Vamos voltar a ter aquela liga das reservas sem competitividade e sem visibilidade? Depois do Boavista, agora o Gil Vicente tanto chorou que vai para a primeira Liga e os outros não querem jogar com as B. Está bem, meno...ler comentário completo »
    otario007
    2018-01-28 18h06m por Besteirense
    Esqueceste-te de uma: se foi isso que retiraste dos meus dois comentários, um dia mais tarde, quando deixares de ser criançola e souberes interpretar três parágrafos, vais-te sentir embaraçado dos disparates que escreveste.
    GE
    Rsoares67
    2018-01-28 17h58m por genial_25
    Ataques parolos? disse alguma mentira? O que é que esses clubes tem assim tanto a perder com as equipas B?
    Que se preocupem muito mais em ser clubes sustentáveis e que consigam cumprir com as suas obrigações, que trabalhem jovens e os valorizem em vez de andarem a pagar balúrdios a jogadores de qualidade duvidosa, isso que era de valor não lhes importa, o que importa é arranjar desculpas.
    Rsoares67
    2018-01-28 17h47m por otario007
    "nas deslocações fora, estes clubes levam muitas pessoas aos estádios. "

    Isto de ter estádios mais cheios é realmente algo péssimo para um clube!!!
    Besteirense
    2018-01-28 17h45m por otario007
    Se achas que um jogador evolui tanto ao jogar contra piores jogadores és um idiota.

    Se achas que um jogador evolui tanto a jogar numa competição em que lutam por alguma coisa e têm consequencias se não evolvem, és um idiota.

    Se achas que por um jogador ter queimado etapas e acaba por não corresponder, que isso acontece frequentemente, és um idiota.

    Se achas que é tão arriscado um clube da 1ª ou 2ª apostar em jogadores que já competiram profissionalmente, és um idiota.

    Resumindo, és um idiota.
    Rsoares67
    2018-01-28 17h29m por Besteirense
    Então, na tua óptica, os jogadores das camadas jovens não evoluem porque não disputam jogos contra jogadores experientes? Ridículo. Claro que não evoluem tanto, mas isso não quer dizer que não fiquem mais bem preparado para o fazer no futuro.

    Existe um Europeu sub-21 que pode ser jogado com jogadores de 23 anos. Não vejo o problema em criar um escalão semelhante, onde se deixam os jogadores evoluir e não se queimam etapas, como aconteceu, por exemplo, com o Nélson Olivei...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Após derrota com o Everton
    O Liverpool perdeu, esta quarta-feira, diante do Everton, por 2-0, e pode ter hipotecado as hipóteses de chegar ao título inglês. Em termos matemáticos, a distância ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39
    Alvite10 25-04-2024, 07:37
    Vic-54 25-04-2024, 06:41