placardpt
      FC Porto derrota Vitória SC

      Grito de guerra africano

      2018/01/07 22:11

      Nervos em franja, indefinição durante boa parte do tempo e... o FC Porto a vencer um jogo difícil e a terminar a primeira volta como líder isolado do campeonato. Uma primeira parte menos inspirada dos dragões ameaçou o fim de uma longa série sem derrotas portistas em casa em provas nacionais, mas a reviravolta chegou na segunda metade com a cada vez mais importante arte africana.

      Face ao castigo de Herrera, Óliver Torres voltou à titularidade no campeonato quase quatro meses depois e assumia a função de pegar no jogo. As rotinas não eram as mesmas e, apesar de algum controlo do ritmo, faltava aquele extra ao Dragão quando era altura de definir os lances. Mérito tinha também de ser atribuído à sólida defesa vitoriana, até então equilibrada e inteligente no posicionamento.

      ©Catarina Morais / Kapta +

      As alas assumiam a importância de sempre no momento de (tentar) criar desequilíbrios do lado do FC Porto, mas era em grande parte aí que estava a falha. Na direita, em particular, Ricardo Pereira voltava a ter de compensar os erros frequentes de Corona e fazer um esforço pouco natural, enquanto na esquerda Brahimi demonstrava também algum desacerto inicial, evidente num remate falhado pelo minuto 21. A esse erro seguiu-se o golpe em cheio no Dragão: Victor García apareceu na direita com a bola, cruzou e Raphinha apareceu a finalizar de pé esquerdo.

      O Dragão estava por esta altura repleto de assobios, mas estes dirigiam-se em particular à equipa de arbitragem: um agarrão de Jubal a Marega na grande área tinha feito soar os primeiros protestos, o lance do golo aumentou-os face ao posicionamento de Raphinha e dois lances com Marega no seguimento tornavam os assobios banda sonora oficial do primeiro tempo. Boa parte dos lances eram de difícil análise, diga-se.

      Aconchego de casa chegou depois

      ©Catarina Morais / Kapta +
      Ao intervalo com boa dose de tensão seguiu-se, porém, a magia africana a transformar o susto em festa azul-e-branca. Aboubakar foi o primeiro a ameaçar - Douglas brilhou a defender um cabeceamento do camaronês - e foi o primeiro portista a marcar. Depois de um cruzamento de Corona, apareceu a finalizar de primeira e o Dragão recuperou a fé no triunfo. Uma fé que seria recompensada.

      O tardio recital africano prosseguiu com o mais virtuoso dos executantes, Yacine Brahimi, que tirou Jubal da frente antes de picar sobre Douglas para selar a reviravolta com um toque de magia.

      E Moussa Marega? Dele ainda não falámos porque até então não havia muito para falar, mas o maliano não quis ficar atrás dos colegas de berço vizinho e, na verdade, foi ele que trouxe o conforto. Primeiro de cabeça, na sequência de um cruzamento de Hernâni, e depois com o pé direito, assistido por Ricardo, o avançado deixou os portistas com vantagem de três golos e com os três pontos quase no bolso.

      Também do continente africano chegou o segundo golo vitoriano, numa altura em que se ouviam olés no Dragão, com uma bela execução do cabo-verdiano Héldon, mas já não havia tempo para que a equipa de Pedro Martins evitasse o quinto jogo sem vencer, com quatro derrotas nesta série.

      E a primeira metade da Liga NOS é principalmente pintada de tons de azul e branco.

      U Domingo, 07 Janeiro 2018 - 20:15
      Estádio do Dragão
      Artur Soares Dias
      4-2
      Vincent Aboubakar 57'
      Yacine Brahimi 62'
      Moussa Marega 79' 83'
      Raphinha 22'
      Héldon 88'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 17
      Lances Capitais
      22´
      GOLO V. Guimarães!
      Raphinha marca
      Raphinha marca o seu 10º golo na prova (17 jogos)
      57´
      GOLO FC Porto!
      Vincent Aboubakar marca
      Vincent Aboubakar marca o seu 14º golo na prova (17 jogos)
      62´
      GOLO FC Porto!
      Yacine Brahimi marca
      Yacine Brahimi marca o seu 5º golo na prova (17 jogos)
      79´
      GOLO FC Porto!
      Moussa Marega marca
      Moussa Marega marca o seu 13º golo na prova (16 jogos)
      83´
      GOLO FC Porto!
      Moussa Marega marca
      Moussa Marega marca o seu 14º golo na prova (16 jogos)
      88´
      GOLO V. Guimarães!
      Héldon marca
      Héldon marca o seu 4º golo na prova (13 jogos)
      A Chave
      Minuto 62: Um momento de inspiração de Brahimi permitiu ao FC Porto saltar para uma vantagem que estava difícil de conseguir. O argelino tirou um adversário do caminho e picou sobre Douglas para festejar um golo mágico.
      O Árbitro
      Vários lances do primeiro tempo suscitaram dúvidas e levaram a boa dose de protestos. Grande parte deles são difíceis de deliberar, mas um agarrão de Jubal a Marega na grande área parece evidente.
      O Melhor
      Reação portista
      O primeiro tempo tinha sido de enorme tensão do ponto de vista dos portistas, mas o segundo trouxe rapidamente a reviravolta e uma vantagem confortável. Brahimi, Aboubakar e Marega voltaram a brilhar e ditaram o triunfo.
      O Pior
      Alas cortadas durante 45 minutos
      É pelas alas que o FC Porto constrói grande parte do perigo no seu jogo, mas o primeiro tempo não teve inspiração nessas zonas do terreno. Corona errou muito, Brahimi errou quando não podia e tudo isso aglomerado mostrava um Dragão muito longe da sua máxima capacidade.
      Forma
      FC Porto
      2017/2018
      29J
      22V
      5E
      2D
      79-23G
      V. Guimarães
      2017/2018
      30J
      10V
      6E
      14D
      40-55G
      Sabia que...by playmaker stats
      Em 6 dos 16 jogos do FC Porto no Estádio do Dragão, a equipa marcou, pelo menos, 4 golos
      Desde 2012/13 que o FC Porto não termina a 1.ª volta sem derrotas
      FC Porto termina a 1.ª volta isolado no 1.º lugar: não o conseguia desde 2010/11
      FC Porto não perde há 17 jogos
      8.ª vitória consecutiva do FC Porto esta época
      13.ª vitória consecutiva do FC Porto sobre o V. Guimarães em casa (todas as competições)

      Fotografias(35)

      Liga NOS: FC Porto x Vitoria SC
      Liga NOS: FC Porto x Vitoria SC
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      VITÓRIA SC

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Porto
      2018-01-08 16h23m por dragaoazul_18
      - 1º Parte trapalhona , com muitos passes falhados , muito coração e pouca cabeça. Ninguem esteve bem. O Golo do Guimarães está em fora de jogo. Este tipo de nervosismo já não devia existir numa equipa como a do Porto habituada a jogar sob pressão. Felizmente a equipa na 2º parte acalmou mas é nestes momentos que por vezes as coisas se complicam.

      - 2º Parte guerreira e coerente, com o Porto a voltar a " normalidade ", com ataque fluido e pressão intensa. com Brahimi a l...ler comentário completo »
      HA
      QUINTERO
      2018-01-08 09h38m por Halibut
      alguém sabe se vai voltar?

      Espero que avancemos para outro extremo direito, corona está muito apagado, e hernani não é jogador para este Porto.
      DR
      FC Porto
      2018-01-08 08h38m por dragaodebancada
      Uma coisa é certa: Se o FC Porto está em primeiro lugar do campeonato, nos 1/8 da champions , na Taça de Portugal e da Liga, a Sérgio Conceição se deve. Em 45 mtos marcar 4 golos só está ao alcance de uma equipa muito moralizada. Agora, se o FC Porto não tiver sucesso este ano, a PdC e aos responsáveis da SAD se deve. Sérgio está farto de dizer que o plantel é curto e não há maneira de vir um reforço. Ainda ontem se viu, as soluções de banco que tínhamos. . .
      Valdo
      2018-01-07 23h59m por dani321
      Bom, nesses três anos assisti o RV, a dizer no inicio das temporadas, quando questionado pela CS, que não fala em arbitragens, contudo assim que perdeu pontos foi logo criticar a performance dos árbitros. E, para alem, do treinador o fazer, o CLUBE, slb sai para as redes sociais falar das arbitragens não só dos seus jogos assim como dos jogos dos outros, tentando comparar lances, que por vezes não são indenticos e esquecendo se imensas vezes do critério do arbitro.

      Con...ler comentário completo »
      africa
      2018-01-07 23h56m por qwer80
      dava um jeitaço que a can fosse disputada agora. . .
      QUINTERO
      2018-01-07 23h40m por Spartacus96
      Alguém sabe quando acabam as férias do jogador?
      Estou ansioso por saber se ele regressa para ficar ou não! Também estou super curioso para conhecer o(s) novo(s) reforço(s)!
      *
      2018-01-07 23h37m por 4lfredo
      registado
      Marega5
      2018-01-07 23h36m por 4lfredo
      Fica registrado então! ;)
      Marega5
      2018-01-07 23h33m por 4lfredo
      :D :D :D
      Bem dito!
      Marega5
      2018-01-07 23h27m por 4lfredo
      Isso prometia. . . ;)
      EL
      JAOF
      2018-01-07 23h24m por El_wizard
      Não concordo com as possíveis grandes penalidades no minuto 67 e 73. Ainda bem que não foram marcados. Seria suficiente o arbitro ter marcado fora de jogo no golo de Guimarães.
      Marega5
      2018-01-07 23h23m por 4lfredo
      :D :D :D
      Bem me parecia que faltava alguém! Só tenho pena é de ver o atual GR suplente do Benfica ter mais golos que o Bryan Ruiz. xD
      HA
      jogo
      2018-01-07 23h22m por Halibut
      Fomos pouco assertivos no passe, o corona fez o cruzamento do 1 golo mas esteve muito mal no no entrosamento com a equipa, o oliver também falhou um pouco no passe. . . precisamos de 1 extremo direito que jogue e faça jogar para entrar no 11, já começa a ser evidente demais. . .
      Marega5
      2018-01-07 22h46m por 4lfredo
      :D :D :D Mesmo!
      MS
      Pior Guimarães da época
      2018-01-07 22h34m por msamuel
      Guimarães não fez nada, nem atacou nem defendeu.
      Andou a fingir que corria atrás da bola. . .
      Isto sim é colinho!
      raphinha
      2018-01-07 22h33m por dragaopausado
      aquele golo aos olhos do verissimo e sem linhas tenho a certeza que era anulado. . . principalmente se fosse na luz
      LizardSCP
      2018-01-07 22h32m por dragaopausado
      sabes ler ? "das melhores equipas" tava no plural. . . Obvio que houve as que ganharam esses titulos que nem se compara. . . mas já vi equipas do fcporto que ganharam titulos e não me deslumbravam tanto como esta.
      emociona
      2018-01-07 22h24m por dragaopausado
      ver esta equipa a jogar com raça e paixão mesmo quando em termos futebolisticos apresentou um futebol fraco, mesmo nao ganhando nada é das melhores equipas deste seculo.
      Corona que eu admiro, tem estado ao nivel do licá. . .
      Brahimi é um deus a jogar futebol. . .
      Brilhante também o apoio dos nossos adeptos, mesmo com a equipa em claras dificuldades. . . Com esta simbiose não é facil parar a equipa.
      Porto
      2018-01-07 22h19m por moreno07
      Gostei da reação da equipa, na 1 parte o jogo não estava a fluir e não tivemos muitas oportunidades mas na 2 parte entramos bem e marcar 4 golos depois de estarmos a perder, só demonstra atitude pela nossa parte.
      Por outro lado defensivamente estamos muito mal, se fosse ao porto passava a apostar no vaná já que querem tanto apostar no futuro. . mas se tivesse de escolher entre o casillas e o sá escolhia o casillas pois esse ainda defende alguma coisa, ja o sá fica muito mal no 2 golo e não fez qualquer defesa no jogo inteiro. .
      FA
      Que treta
      2018-01-07 22h19m por fabiopereirascp
      Como sou do Sporting, só quero que a equipa do Porto escorregue mas tenho de admitir que estão a jogar muito bem. Que golaço do Brahimi. Comecem mas é a jogar mal pah

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Andebol
      Primeira mão dos quartos-de-final
      Dois passos que parecem ser cada vez mais pequenos. O Sporting, esta terça-feira, entra em ação para disputar a primeira mão dos quartos-de-final da EHF European League ...