placardpt
    Vitória suada do FC Porto

    Conceição bem avisou que as bolas paradas podiam garantir a liderança

    Na antevisão da partida em Santa Maria da Feira, Sérgio Conceição tinha dito, por duas vezes, que as bolas paradas podiam ser decisivas para o FC Porto. Parecia que estava a adivinhar um jogo muito complicado e que iria ser decisivo num pontapé de canto.

    O FC Porto venceu por 1x2 frente ao Feirense, num jogo onde atacou muito, teve dificuldades em circular a bola, mas onde voltou a valer-se da sua força física.

    Seja como for, o Dragão mantém a liderança e aproveita o dérbi para ganhar pontos.

    Sentido único, com uma exceção 

    ©Rogério Ferreira / Kapta+
    Cedo se percebeu que as intenções portistas. Não demorou mais do que cinco minutos para que o jogo fosse jogado quase exclusivamente no meio-campo defensivo do Feirense. A equipa de Santa Maria da Feira não parecia totalmente desconfortável com essa situação, mas se o plano era sair em velocidade, isso nunca aconteceu no primeiro tempo.

    O FC Porto tinha a lição bem estudada e sabia onde e com quem pressionar para recuperar a bola bem cedo. Aboubakar, Corona e Brahimi faziam uma linha nas costas de Marega e com isso a equipa azul e branca tinha uma linha de pressão que recuperou bolas atrás de bolas.

    Apesar desse ataque constante, a primeira oportunidade clara foi a que deu primeiro golo ao FC Porto. Brahimi não desistiu e aproveitou a passividade de Luís Aurélio na esquerda. Depois foi dar a Aboubakar e ver o camaronês a rodar e rematar para fundo das redes, aos 22 minutos.

    Foram os momentos quentes do jogo, já que o Feirense acabou por conseguir marcar pouco depois. Uma bola parada, um erro de Felipe e o empate de forma surpreendente. O jogo voltou ao início e até ao intervalo valeu o guarda-redes do Feirense a segurar o empate com defesas a Brahimi e Alex Telles.

    Felipe redimiu-se

    ©Rogério Ferreira / Kapta+
    Não era de esperar um jogo muito diferente na segunda parte ao que se passou no primeiro tempo. Esse sentido único ainda ficou mais evidente quando Nuno Manta, treinador do Feirense colocou mais um defesa central para tentar anular os problemas que Aboubakar e Marega estavam a colocar.

    Óliver Torres voltou ao campeonato (não jogava na Liga desde setembro) e o FC Porto passou a ter mais criatividade na posse de bola, algo que André André não conseguiu fazer. 

    Ataque, ataque, oportunidades e mais oportunidades para o FC Porto. Era assim o jogo em Santa Maria. O Dragão atacava, rematava e começava a ficar nervoso na partida. Foi nessa altura que apareceu o central Felipe. O brasileiro redimiu-se do erro no primeiro golo e numa bola parada (Sérgio Conceição já tinha feito essa previsão) fez o golo que deu vantagem à equipa de Sérgio Conceição. Felipe ainda foi expulso e apesar de ter sido decisivo, volta a comprometer a sua permanência no 11 portista.

    Foi um golo que traduziu o domínio do FC Porto na partida. O dragão aproveitou o dérbi e manteve-se na liderança. Não foi um jogo fácil, mas esta equipa de Sérgio Conceição tem uma capacidade física impressionante e consegue estar quase 90 minutos a carrega sobre o adversário. Acaba por ser normal os golos aparecerem e a liderança também...

    U Quarta, 03 Janeiro 2018 - 20:15
    Estádio Marcolino Castro
    Fábio Veríssimo
    1-2
    Luís Rocha 26'
    Vincent Aboubakar 22'
    Felipe 76'
    Estádio Marcolino Castro
    Estádio Marcolino Castro
    Portugal
    Santa Maria da Feira
    Lotação5 401
    Medidas102x65
    Inauguração1962
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 16
    Lances Capitais
    22´
    GOLO FC Porto!
    Vincent Aboubakar marca
    Vincent Aboubakar marca o seu 13º golo na prova (16 jogos)
    26´
    GOLO Feirense!
    Luís Rocha marca
    Luís Rocha marca o seu 3º golo na prova (10 jogos)
    76´
    GOLO FC Porto!
    Felipe marca
    Felipe marca o seu 2º golo na prova (14 jogos)
    A Chave
    Quando a equipa já estava nervosa, apareceu Felipe a fazer o golo da vitória e que mantém a liderança.
    O Árbitro
    Algumas dúvidas num lance sobre Marcano dentro da área do Feirense. Também Tiago Silva poderia ter sido expulso por duplo amarelo aos 68 minutos. Felipe é bem expulso,  mas o critério não foi o mesmo para Tiago Silva. 
    O Melhor
    Pressão portista
    Se o jogo foi quase sempre de sentido único, à forte pressão do FC Porto se deveu. Muito rápidos e fortes nas recuperações, os jogadores ofensivos da equipa de Sérgio Conceição foram incansáveis nesse aspecto do jogo.
    O Pior
    Circulação de bola
    Se é certo que o FC Porto conseguiu atacar sempre, também é verdade que a equipa portista teve sempre dificuldades em circular a bola e em tomar as melhores decisões. Quando Óliver entrou as coisas melhoraram, mas sentiu-se essa falha.
    Forma
    Feirense
    2017/2018
    21J
    4V
    5E
    12D
    18-28G
    FC Porto
    2017/2018
    28J
    21V
    5E
    2D
    75-21G
    Sabia que...by playmaker stats
    7.ª vitória consecutiva do FC Porto esta época

    Fotografias(27)

    Liga NOS: Feirense x FC Porto
    Liga NOS: Feirense x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FEIRENSE
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FC
    Caros Dragões
    2018-01-04 23h57m por FCdGdB09
    Chegou a hora de assar o polvo! A vergonha tem de acabar , marquem a diferença ao aparecer nos Aliados sábado à tarde , a ver se a propaganda do regime aparece por lá. https://superportistas. pt/chegou-a-hora-da-luta-sair- a-rua/
    LM
    Até lá fora já perceberam
    2018-01-04 23h31m por lmanuel
    Isto é pros espertos que andam por aqui a dizer que não houve nada:
    http://espnfc. espn. com. br/porto/pronuncia-do-norte/17 519-contra-tudo-e-contra-todos -o-porto-e-lider-isolado-do-po rtugues

    A roubalheira é tanta que até choca na América Latina!!
    Igor
    2018-01-04 16h23m por malaiko
    O resumo da arbitragem feito por este individuo é de deixar o P. Guerra sem palavras. . . Bravo !! Bravo!!

    Uma arbitragem completamente descabida e incoerente e o resumo deste senhor é "houve qq coisa na área. . . Filipe bem expulso"
    LM
    Roubo descarado
    2018-01-04 13h08m por lmanuel
    É impossível não concordar que a arbitragem de ontem foi um Roubo Descarado.
    Foi mesmo muito mau e sempre contra o Porto.
    O benfica fez o seu trabalho durante anos a fio. Filtrou os árbitros da primeira categoria pelas suas preferências e ódios.
    Hoje a esmagadora maioria tem uma tendência clara para em caso de dúvida, prejudicar o Porto.
    Só com equipas muito boas, muito bem comandadas é que o Porto tem hipótese de dar a volta a isto.
    LM
    HGuima
    2018-01-04 13h04m por lmanuel
    O golo do Aboubakar contra o Setúbal é muito idêntico a este.
    Um árbitro pode perfeitamente marcar falta naquilo.
    Muitas vezes deixam passar. Como deixaram ontem e no caso do Aboubakar em Setúbal.
    Noto no entanto a diferença de tratamento da comunicação social face aos dois casos. O que mostra bem o ninho de vespas em que o Porto está metido.

    Já agora, não acho que este tipo de situações seja comparável a "lutas a meio-campo"; o que está em causa aqui é...ler comentário completo »
    Com arbitragens assim - Apelo á reflexão
    2018-01-04 13h00m por moreno07
    É como diz aquele usuário do belenenses ''apelo á reflexão''. . .
    Eu que faço muitos comentários á arbitragem, só faço porque tem sido um roubo descarado, eu não tenho olhos para ver todos os lances e os nomes dos jogadores adversários mas não me passa despercebida a tamanha roubalheira a que assistimos ontem. . foram erros brutais. . o soares é pisado o lance é claramente fora da área mas devia ter sido mostrado cartão amarelo ao do feirense e consequentemente levaria á expulsão, em ...ler comentário completo »
    LM
    Nível deste "jornalista"
    2018-01-04 10h41m por lmanuel
    Escrever que o Felipe é bem expulso revela bem o nível deste "jornalista".
    Seja incompetência ou facciosismo, é um nível bem baixo.
    Com disse ontem o Conceição ao árbitro, Parabéns, Igor!
    LM
    Felipe e golo do Feirense
    2018-01-04 08h37m por lmanuel
    Para os mais desatentos, no golo do Feirense o Felipe leva um toque do Rocha quando começa a saltar. Esse toque empurrou-o na direção da bola e foi o suficiente para a deixar passar.
    Isto acontece muitas vezes nos lances se bola parada. . . É um truque de quem ataca. O Rocha é um rato nestas coisas e o Felipe foi na cantiga. Não devia ter acontecido, mas também há que dizer que isto é falta!
    LM
    Grande equipa
    2018-01-04 08h32m por lmanuel
    O árbitro fez tudo o que pode para empurrar o Feirense para o empate. Chama-se Fábio Verissimo e o VAR era o nosso 'amigo' Bruno Paixão. Desde o Gil Vicente-Porto de 2011/12 que não via uma roubalheira assim; o nosso 'amigo' Bruno Paixão deve lembrar-se bem de como foi difícil conseguir derrotar o Porto nesse jogo, a única derrota do Porto no campeonato em 3 anos, com muito mérito. . . dele!
    Mas ontem a equipa resistiu a tudo.
    Está com uma força como não via há muito tempo. ...ler comentário completo »
    LU
    TheColorBlue
    2018-01-04 03h01m por luis_henrique
    Quanto ao Corona, desde que perdeu o filho ainda nao conseguiu apresentar se no seu, melhor. Mas esta epoca ja fez bons jogos e bem lhe podes agradecer pelo golaço que fez em Braga que nos deu a vitória. É inconsistente? É, mas pode sempre desiquilibrar e marca golaços de levantar um estádio. Neste momento vejo o mais como uma "super sub".

    Quanto ao AA ja na antevisao tinha dito que nao é jogador para jogar num meio campo a 2. Nao tem pulmão para isso nem esta adaptado a fa...ler comentário completo »
    Porto
    2018-01-04 02h00m por Freamunde1933
    São jogos destes que mostram aquilo que o Porto é atualmente, uma equipa lutadora, que não vira a cara ao obstáculo, que quer sempre ganhar, com uma ambição e uma raça desmedidas. A manifestações do Brahimi e do Marega junto ao árbitro e os festejos do Sérgio Conceição no golo da vitória são grandes exemplos disso.
    São estes jogos que fazem os campeões, a união sai reforçada.
    Quanto ao jogo, o Porto mereceu totalmente a vitória, foi a única coisa equipa que quis ganhar o ...ler comentário completo »
    TH
    Já agora. . .
    2018-01-04 01h12m por TheColorBlue
    Aborrece-me ainda, que haja quem tenha a lata de dizer que não somos prejudicados. Para lá dos claros pontos tirados por arbitragens tão claramente encomendadas, há todos os pontos conquistados não obstante das mesmas, como este jogo o demonstra e que poucas pessoas se lembram de assinalar. É impressionante sermos tão prejudicados e ainda conseguir ganhar. . . quanto mais conseguir circular a bola ou o diabo que o carregue, ó caro Igor Gonçalves.

    Quanto a Corona e AA. . . ...ler comentário completo »
    LU
    TheColorBlue
    2018-01-04 01h09m por luis_henrique
    Disseste tudo
    TH
    Ó Igor Gonçalves
    2018-01-04 00h59m por TheColorBlue
    "Sentido único, com uma excessão". . .

    EXCEPÇÃO!

    Arre, ainda mais enervante que este jogo, só ler esta crónica. Um dia depois de parte da cartilha ter sido exposta no Porto Canal, venho aqui, leio isto. . .

    Enfim.

    Aborrece-me, pese embora toda a asneira que o Felipe tem feito esta época (neste jogo está muito mal na fotografia no golo do Feirense, por ex. ), que agora um pé na bola, que na pior das hipóteses a ser considera...ler comentário completo »
    FC
    Caros Dragões
    2018-01-04 00h56m por FCdGdB09
    Juntos Iremos Assar o Polvo! A vergonha tem de acabar , marquem a diferença e apareçam ! https://superportistas. pt/chegou-a-hora-da-luta-sair- a-rua/
    PR
    Futebol português
    2018-01-04 00h30m por professorxibanga
    Eu tento nao criticar os árbitros, mas com arbitragens destas o que há a dizer? Como nao querem que haja este ambiente no futebol português?? Querem que nos calemos e deixemos este tipo de coisas acontecer? É por causa de arbitragens como esta que o futebol português está como está, na lama. Estamos com pior fama que os italianos, é a realidade.
    Foi escandaloso e alguém tem de rever o rumo que isto está a levar. Video-árbitro para o Porto nao funciona?

    PS: Dá vontad...ler comentário completo »
    Feirense
    2018-01-04 00h02m por suarez28
    Como sempre a abusar do anti-jogo. Estes clubes nem na segunda deviam andar. Muitos fracos mesmos. Nunca se preocuparam em atacar. O ultimo lance do jogo é digno de apanhados
    Marega5
    2018-01-04 00h02m por anti_aIucinados
    O Pedro Martins tem sido uma vergonha.
    A equipa com o Pedro não faz jus à força e intensidade dos nossos adeptos.
    É preciso alguém que entenda a mística vimaranense. Quanto aos adeptos do Carnide quando vêm cá, já começa a ser demais e o ambiente aqui quanto a esses bárbaros está a começar a azedar. E mais não digo. Se não há justiça por quem a deve fazer recorre-se à justiça de fafe. E depois que não se façam de vítimas.
    HA
    jogo
    2018-01-04 00h01m por Halibut
    muito sofrido, já se sabia que o feirense ia complicar o jogo, tem uma equipa bem organizada, mas conseguimos ganhar na raça. . .

    o herrera fez muita falta, dá largura, chega bem a zonas de finalização. .

    espero que o Porto contrate + um extremo direito, faz muita falta outro extremo diferente na direita, mas que ao mesmo tempo tenha capacidade para criar desequilibrios às defesas contrárias. . .

    vamos aguardar pelos próximos dias a ver se vem algum reforço.
    Marega5
    2018-01-03 23h45m por anti_aIucinados
    Esse é outro.
    Este ano os padres não têm hipótese. Porto e Sporting estão muito fortes.
    E o Porto especialmente, a mostrar a raça do Norte este ano. Sendo Vimaranense tenho sempre mais orgulhos nos nortenhos quando mostram o seu verdadeiro sangue.
    Marega5
    2018-01-03 23h34m por anti_aIucinados
    Também não percebi isso. Mas o pior foi mesmo aquele livre no final, a sério que adorava saber o que deu na cabeça do homem.
    Marega5
    2018-01-03 23h29m por anti_aIucinados
    Sabes bem como é que é, as malas são aliciantes.
    Marega5 / pedro98fcp
    2018-01-03 23h22m por anti_aIucinados
    Não se mostrou muito hoje porque o Feirense limitou-se a defender e fazer anti-jogo. Mesmo assim acho que mostrou algum critério com a bola quando a teve.
    coronaa
    2018-01-03 23h19m por dragaopausado
    é um genio com a bola nos pés, mais talentoso que o james quando cá esteve. . . só lhe falta regularidade.
    Hoje não lhe saiu nada bem, mas o campo não beneficiou as suas características, para alem das dimensões, o facto de tufos de relva constantemente soltos .
    Marega5
    2018-01-03 23h15m por anti_aIucinados
    Pois, daí o Sérgio até usar o Ricardo a extremo e o Maxi a lateral. Mas olha que me parece que o Etebo convenceu o Sérgio hoje.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Sul-Americano
    Através de um comunicado emitido na madrugada de quarta-feira, o Independiente deu conta do estádio clínico de Carlos Tévez, treinador de 40 anos que está a cumprir ...