placardpt
    FC Porto mantém-se no topo

    VCI parecia congestionada, mas abriu-se a via para a liderança

    Esta é uma crónica de carros e autocarros, de trânsito e de congestionamento, de travagens e de mudanças de faixa. Porque assim se pode claramente descrever um jogo no qual o FC Porto viu ser-lhe montado um labirinto, do qual conseguiu sair com sucesso e fruto da afinação do óleo de Marega.

    Nota prévia: Ao falarmos de autocarros nesta crónica, não pretendemos fazê-lo em tom depreciativo. O futebol permite uma multiplicidade enorme de variantes táticas e de dinâmicas, sejam ofensivas, sejam defensivas. O Marítimo entendeu optar por um fechado 5x4x1 para fazer face a um FC Porto com tendência para o ataque e com isso foi capaz de condicionar bastante a equipa de Sérgio Conceição.

    Três centrais, dois laterais, dois médios defensivos, dois meias que abriam a atacar e fechavam a defender e um Everton a uns valentes metros de distância, com a hercúlea missão de receber bolas longas e segurá-las enquanto alguém subia. Era assim que o Marítimo aparecia no Dragão, com linhas bastante recuadas, mas com espaços reduzidos, no meio e também nas faixas.

    Espaço nunca abundou ©Catarina Morais / Kapta +
    Em modo autocarro, sabendo que o andar do relógio ia favorecer o seu lado psicológico, o autocarro maritimista foi congestionando, e de que maneira, os velocistas portistas, amarrados ao problema da falta de espaço.

    Parecia que o problema estava resolvido quando, numa bola parada, Reyes cabeceou à vontade para o golo. Só que, mesmo não sendo hora de ponta (jogos às 21 horas continuam a ser um espelho do domínio da televisão), a questão do trânsito afinal estava para ficar mais um pouco.

    Uma jogada, dois remates e um golo puseram o Marítimo novamente a bloquear o trânsito portista no relvado. As tabelas saíam com dificuldade, os avançados do FC Porto tentavam sair da teia de três centrais adversários sem sucesso.

    Uma via que se abriu

    Eram quase 10 da noite e o trânsito não aliviava, mas eis que se abriu uma via, por intermédio de Mota. O árbitro puniu, e bem, João Gamboa por duas vezes em que o médio abusou do travão e o autocarro maritimista ficou mais débil, a precisar de ir às boxes.

    Reyes abriu o ativo ©Catarina Morais / Kapta +
    Só que não deu tempo. Brahimi aproveitou a brecha, colocou um passe a furar o espaço e Marega, mudando de faixa de rodagem (costuma ir pela direita, mas desta vez foi pela esquerda) apontou à rede, dando uma vantagem que sugeria muito maior conforto para a segunda parte.

    Porém, mesmo sem tanta capacidade para uma condução eficiente, Daniel Ramos não deixou de manter uma condução que, tentando primar pela segurança, desse ainda para fazer escorregar a locomotiva portista.

    Mesmo sem alguma vez ter espaço de sobra, a equipa portista quis resolver o assunto para pensar na próxima viagem, igualmente pelo Dragão, embora perante um Rio Ave que se prevê radicalmente distinto deste Marítimo. Só que o golo da tranquilidade demorava eternidades e dava azo à dúvida da plateia.

    Inconformado com isso e já sem o seu companheiro de ataque em campo, Marega voltou a mudar de faixa, foi pela esquerda e atirou para a garantia de que o Natal é passado lá em cima, no topo da árvore, onde o dragão assume o papel de grande estrela. Justíssimo!

    U Segunda, 18 Dezembro 2017 - 21:00
    Estádio do Dragão
    Manuel Mota
    3-1
    Diego Reyes 19'
    Moussa Marega 45' 78'
    Fábio Pacheco 26'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 15
    Lances Capitais
    19´
    GOLO FC Porto!
    Diego Reyes marca
    Diego Reyes marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    26´
    GOLO Marítimo!
    Fábio Pacheco marca
    Fábio Pacheco marca o seu 1º golo na prova (9 jogos)
    45´
    +1
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 11º golo na prova (14 jogos)
    78´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 12º golo na prova (14 jogos)
    A Chave
    Minuto 39: Apesar de não estar a ser perfeita, a estratégia estava a resultar ao Marítimo, até que João Gamboa, de forma infeliz, viu dois amarelos e um vermelho, condicionando toda a missão da equipa. Ainda por cima porque o FC Porto marcou antes de um intervalo que podia ter dado para reorganizar ideias.
    O Árbitro
    Boa arbitragem de Manuel Mota e dos seus auxiliares. Aqui e ali algumas falhas, mas nada de considerável. Bem na decisão de expulsar João Gamboa, que foi imprudente.
    O Melhor
    Asa esquerda
    É um FC Porto com novas soluções em praticamente todos os jogos e essa riqueza tática torna-se decisiva. Desta vez, e para além das habituais investidas de Alex Telles e das diabruras de Brahimi, a equipa contou também com aparições mortíferas de Marega. Deu em dois golos fundamentais.
    O Pior
    O caro preço de defender atrás
    É que depois, na hora de sair em contra-ataque, são muitos os metros de distância até à área contrária. O Marítimo conseguiu lá chegar duas ou três vezes, o que até podia ter sido suficiente, mas não foi. Faltou capacidade para tal.
    Forma
    FC Porto
    2017/2018
    25J
    18V
    5E
    2D
    67-18G
    Marítimo
    2017/2018
    24J
    12V
    7E
    5D
    24-18G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto sem derrotas ao final da 15.ª jornada: não apresentava este registo desde 2012/13 (época do último título)
    O Marítimo continua sem vencer em casa do FC Porto no campeonato: 38 jogos, 2 empates e 36 derrotas
    4.ª vitória consecutiva do FC Porto, com 17 golos marcados nesse período

    Fotografias(25)

    Liga NOS: FC Porto x Maritimo
    Liga NOS: FC Porto x Maritimo
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    HA
    jogo
    2017-12-19 18h40m por Halibut
    o jogo de ontem não foi tão bom, mas continuamos no topo, há jogos melhores outros piores. . . só espero que em janeiro chegue um extremo direito, vê-se claramente que faz falta, andar a jogar com maxi e ricardo ficamos mais limitados ofensivamente, faz falta um extremo como quaresma, drulovic, capucho, que gostem de ir à linha cruzar, que dão profundidade, para jogar com movimentos interiores já lá temos o brahimi, o corona é parecido ao brahimi, dai o maxi e ricardo andarem jogar...ler comentário completo »
    DI
    Roby_o_Analista
    2017-12-19 18h24m por Diego_Forlan
    tens demencia filho? após a roubalheira que aconteceu no classico no dragão é preciso ter coragem para criticar o árbitro.
    ah e já agora na europa o porto continua a ganhar sem os arbitros ca da zona ja o 5LB foi a pior equipa da fase de grupos pois é falta o colinha tuga e a maldição vai continuar. na europa so o porto vai vencer lampião;)
    DR
    Enfim
    2017-12-19 11h35m por Dreamcmf
    Como é que é possível haver pessoal que vem para aqui dizer que o Porto é favorecido nas arbitragens? Amigos, têm visto ao menos os jogos?
    Temos um clube no campeonato, Sport Lisboa e Benfica, que semana após semana, em todos os jornais, é unânime a opinião dos especialistas quando dizem que ficou sempre algum pénalti por marcar contra o Benfica ou então foi perdoada alguma expulsão ao Benfica, todas as semanas acontece o mesmo e eu não vejo ninguém a criticar, mas quando acontece ...ler comentário completo »
    Porto jogar contra 10
    2017-12-19 11h34m por moreno07
    Eu sei que custa para qualquer equipa jogar com 10 contra o porto, assim como qualquer grande mas quero relembrar que contra o aves o porto esteve a jogar com 10 pelo menos 40 minutos e não tivemos 1 pénalti escandaloso marcado. . por isso tenham mais coerencia xd
    Quanto ao jogo a vitória é justa, o marítimo fez muito pouco. .
    Atenção ao FCPolvo
    2017-12-19 11h33m por FC-POLVO
    Esta temporado o Benfica não ganha nada de importante, só se for a Taça da Carica.

    Mas depois do Sporting vencer o jogo com Benfica os tentáculos azuis vão começar a esticar na direcção do Bruno de Carvalho. Vem aí pirataria informática da grossa.
    RO
    Não vi o jogo . . .
    2017-12-19 11h24m por roquezz
    mas ver o Marítimo levar cartões e até um vermelho lembro-me sempre que nos últimos jogos contra o SCP ficaram isentos de cartões e conseguiram assim dois empates, 2 roubos!!! ainda choram . . .
    Tácita da expulsão.
    2017-12-19 10h54m por joaogalo
    Mails para quê??? quando o "fcp" não consegue ganhar, a táctica é o árbitro expulsar sempre alguém da equipe adversária. é vêr os pontos que o "fcp" já ganhou assim. É facil, o Maritimo empatou e o árbitro em 5 minutos mostrou 4 amarelos e 1 vermelho aos jogadores do Maritimo, vergonha escandalosa, assim é fácil ganhar campeonatos.
    LU
    Dualidade de critérios
    2017-12-19 10h29m por lumialfe
    Sempre a mesma vergonha estes árbitros. Então no Dragão nem se atrevem a apitar com isenção. São 35 anos a roubar.
    FU
    Era uma mota
    2017-12-19 04h29m por Furiosovp
    Da Tutti Frutti que teimava em não pegar. . .
    ispeakwiththetr ue
    2017-12-19 02h43m por francisco-oliveira
    ''Mas a expulsão nem se coloca em causa!
    O q não se entende é o q leva um jogador entrar assim tendo já visto um amarelo. . . eu n quero ser mazinho mas só pode ter sido encomenda. . . ''
    Pergunta ao Zivkovic

    ''Eu já joguei futebol apesar d n ter sido profissionalmente e eu nunca levei um amarelo. . . ''
    Havia árbitro ?
    ispeakwiththetr ue
    2017-12-19 02h04m por ACastro6
    Então por essa lógica o Corona estava comprado pelo Aves, pelo Sporting ou pelo Benfica, já que pos em causa a equipa naquele jogo. . . isso é só bitaites, sempre me recusei a fazer insinuações dessas porque no jogo jogado existem erros dos jogadores, seja por auto golos, cartões, penaltis etc
    PA
    ispeakwiththetr ue
    2017-12-19 01h57m por PaoloDiCanio
    O Fejsa não leva cartões porque sabe fazer faltas, o Fejsa não leva cartões porque os padres não estão autorizados a dar-lhe cartões. . .
    E sim é por isso que o benfica foi treta. . . é também por isso que o Fejsa quando joga na champions parece uma auto-route.
    Quanto ao jogo
    2017-12-19 01h46m por ACastro6
    Um jogo que acaba por ser positivo, não foi muito espetacular principalmente pelo adversário em causa. o Marítimo fechou-se muito atrás, mesmo com o Porto tendo bola perto da área tinha que estar a trocá-la dum lado para o outro do campo para poder arranjar espaços. E aí entrou o primeiro problema do FCP: estavamos demasiado lentos nessa troca de bola, ás vezes em vez de se fazer um passe mais direto estávamos a passar a bola por 1, 2 ou 3 jogadores desnecessariamente.

    De r...ler comentário completo »
    ispeakwiththetr ue
    2017-12-19 01h42m por ACastro6
    vá, com calma percebes. . . se calhar o Marítimo não fez nada ofensivamente porque jogou com 5 defesas, dado o poderio ofensivo do Porto este ano, tal como fez o Aves.
    Um benfiquista a falar do Gamboa é não se lembrar do amigaço Aurélio e do Rosa, mas vamos nos lembrar só do que interessa correto?

    Eu sei que parece estranho um jogador ser expulso num jogo do Porto, mas agora vamos lá ser honestos: as duas faltas era para amarelo ou não? pronto. . . mais um tópico es...ler comentário completo »
    HA
    jogo
    2017-12-19 00h47m por Halibut
    Vitoria justa, sem jogar muito. Mais uma vez noto a lacuna do 11, um extremo direito!!! Tivéssemos nós outro desequilibrador na direita capaz de dar ad dores de cabeça que dá brahimi na esquerda e seríamos ainda mais fortes, corona é bom mas há melhor, asdim como há melhor que ricardo que é melhor a lateral. . . venha uma prenda de natal chamada EXTREMO, e se possivel 1 médio defensivo para rodar com danilo. . . Casillas, layun podem sair pois poupamos muito dinheiro e o dalot fica na A...ler comentário completo »
    PA
    jogar_a_porto
    2017-12-19 00h12m por PaoloDiCanio
    O Reyes está a jogar melhor que o Felipe? Em que planeta é que vives pá?
    PA
    FC Porto - Maritimo
    2017-12-19 00h04m por PaoloDiCanio
    Mais uma vez não gostei da nossa entrada e muito menos da nossa fase de construção atrás, estamos a criar dificuldades para sair com perigo e prova disso é que não criamos praticamente ocasiões em ataque apoiado. De resto na 2ª parte melhoramos mto como contra o Vitória e resolvemos o jogo. Não gostei da expulsão do Gamboa pois é uma mancha na vitória ainda que os 2 amarelos sejam claros, também não gostei da desorientação dos 4 da defesa no lance do golo do Marítimo, ás vezes facilitamos a...ler comentário completo »
    jogar_a_porto
    2017-12-18 23h52m por dragaopausado
    neste momento é natural que esteja a jogar melhor que o felipe. . . o felipe nao ta a jogar.
    Mas pronto, para mim um central tem que dar pau e cacetada. . . isso é um central raiz. Agora central que sabe sair a jogar e sabe fintar e nao sei que, é so para os videos de melhores momentos.
    CA
    j-f-uite
    2017-12-18 23h43m por callofjohn
    infelizmente percebo que és do sporting, que raio de analise foi essa ao jogo do Porto? que obcessão, deixem se de coisinhas tao picuinhas da arbitragem, o teu comentario foi completamente desnecessario, por isso é que o futebol portugues nao avança. . . se fizesses essa analise sempre a qualquer jogo irias sempre por acabar por mudar a historia toda do jogo porque ha sempre tantos lances mal ajuizados que podem inicialmente nao parecer ser "lance de perigo" mas que acaba por ir dar um lança...ler comentário completo »
    diego reyes
    2017-12-18 23h27m por dragaopausado
    mostrou que é uma opção valida !
    Mas não é nem de perto nem de longe superior ao Felipe.
    Maxi
    2017-12-18 23h10m por iSMURF4
    vender o quanto antes e o Layun tbm. . .
    Agora
    2017-12-18 23h08m por iSMURF4
    não espero nada mais nada menos do que uma vitória do Sporting na próxima jornada, o Benfica n joga um *
    maritimo e marega
    2017-12-18 23h05m por dragaopausado
    sinceramente nao se entendeu ao que veio jogar. . . meteram a equipa toda a defender, abdicaram totalmente do ataque, fizeram um golo daquelas sem saber ler nem escrever na unica vez que atacaram em 90 min.
    O marega é estranho, no mesmo jogo consegue parecer um jogar fraco sem talento e um craque.
    Porto
    2017-12-18 23h05m por iSMURF4
    Foi um jogo muito pobre sinceramente. . . n podemos jogar assim contra o Liverpool.

    Acho que hj fomos claramente beneficiados, o Felipe hj não podia continuar em campo. . . foi demais. . . muito mau. .
    Memes do ZZ
    2017-12-18 23h02m por iSMURF4
    Sérgio Conceição:

    Vem aí o Liverpool!

    JJ:

    V em aí o Astana!

    Rui Bitória:

    Vem aí o. . . Natal!!!

    😂

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futsal
    Última jornada pode mexer com a tabela
    Caro leitor, agarre na calculadora. Está na hora de preparar a última jornada da Liga Placard e ainda há muito por contar. As contas da despromoção já ...