placardpt
    Sporting vence Portimonense

    Foi controlar, resolver e terminar o ano lá em cima

    Esperava-se um teste difícil para o Sporting, em Alvalade, com a receção a um Portimonense que tinha criado dificuldades a FC Porto e Benfica. No entanto, os leões passaram o exame com distinção e relativa facilidade com uma vitória por 2x0 que permite à equipa de Jorge Jesus terminar o ano na liderança do campeonato. Foi um Sporting pressionante e poderoso ofensivamente, com Podence em plano de evidência, e um Portimonense algo tímido perante os jogadores com talento que atuam na equipa algarvia.

    Portimonense nas rédeas do leão

    O futebol é de quem o pratica e dos seus adeptos. Sporting e Portimonense tinham dado provas, antes desta partida, da sua qualidade e, talvez por isso, Alvalade encheu para receber um encontro entre duas equipas que, de maneiras distintas, dão primazia ao futebol ofensivo e que têm intervenientes capazes de, por si só, chamar a si os adeptos e as atenções de uma partida.

    Podence foi sempre um caso bicudo para a defesa de Portimão ©Carlos Alberto Costa
    Jesus e Vítor Oliveira mantiveram as fórmulas habituais e em apenas cinco minutos as suas equipas mostraram aquilo que são capazes. Do lado do Sporting, o lado direito, com Podence a aparecer por lá diversas vezes, criava perigo e confundia as marcações, mas era pelo centro que depois o Leão se aproximava do golo, que até podia ter acontecido no primeiro lance da partida. No Portimonense há jogadores com muita qualidade, em especial no ataque. Paulinho deixou a defesa sportinguista em alerta, mas o Sporting, sem bola, estava pressionante e quando a recuperava Bruno Fernandes, principalmente, soltava Gelson ou Podence que, à sua maneira, iam entrando na defesa algarvia. E seria mesmo por aí que o golo acabaria por acontecer. Podence recebeu a bola entrelinhas e inventou um passe que deixou Bruno Fernandes na cara do golo. Estava feito o primeiro, o que mudaria?

    A resposta? Pouco. O Portimonense mantinha-se paciente enquanto o Sporting ia trocando a bola nas suas zonas recuadas e apenas quando chegava ao último terço a velocidade aumentava. A equipa algarvia demorou a encontrar soluções para a forte pressão de um Leão ávido por ter bola e, por isso, na altura em que a equipa de Vítor Oliveira tinha bola havia uma precipitação na hora de solicitar os homens mais avançados. O Sporting, com e sem bola, controlava a partida à sua maneira e apenas numa distração defensiva o Portimonense conseguiu ameaçar. Nakajima atirou ao lado, mas Jesus e a sua equipa iam para o balneário avisados. As inúmeras oportunidades que tinham sido criadas eram para finalizar, porque este Portimonense sabe o que faz lá à frente e num golpe de génio podia inverter uma partida em que o Sporting era dominador.

    Hackman ajudou a arrumar a questão

    O Portimonense não tinha feito uma primeira parte brilhante, longe disso, mas tinha deixado no ar uma possibilidade de criar perigo ao leão que foi para o intervalo com uma vantagem curta para aquilo que produziu ofensivamente. A dúvida ainda pairava no ar, mas não permaneceu muito tempo. Hackman foi imprudente e acabou expulso, deixando a sua equipa com menos uma unidade e à mercê de um Sporting que tinha regressado dos balneários com vontade de arrumar rápido a questão.

    Bas Dost deu o golpe final ©Carlos Alberto Costa
    E não demorou muito. A insistência leonina e as inúmeras assistências de Podence desperdiçadas pelos seus colegas acabariam com o golo da praxe de Bas Dost e com o golpe final numa equipa algarvia que pagaria por uma primeira parte de imensa timidez.

    Como vem sido hábito, em Alvalade, o Sporting, com a partida praticamente decidida, desceu imenso o ritmo de jogo e foi revelando, aqui ou ali, algumas desatenções que foram permitindo fogachos atacantes à equipa de Portimão, mas esta noite não foi a ideal para o talento de Paulinho, Nakajima ou Fabrício. A equipa de Vítor Oliveira não conseguiu mostrar as ideias que tinha apresentando perante os outros candidatos ao títuto e não ameaçou a equipa de Jorge Jesus. O Sporting vai mesmo passar o ano na liderança.

    U Domingo, 17 Dezembro 2017 - 18:00
    Estádio José Alvalade
    João Capela
    2-0
    Bruno Fernandes 9'
    Bas Dost 60'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 15
    A Chave
    Minuto 55: Não é que o Portimonense estivesse a fazer um grande jogo ou a causar grande perigo, mas a equipa de Vítor Oliveira, que se tinha resguardado um pouco no primeiro tempo, ainda tinha uma palavra a dizer na luta por outro resultado. A expulsão de Hackman acabou por ser um golpe forte para as aspirações algarvias e que depois foi aproveitado por Bas Dost, num lance que até começou no lado direito da devesa de Portimão.
    O Árbitro
    Arbitragem sem casos. Hackman expulso corretamente.
    O Melhor
    Podence soube como assistir...
    ...Faltou quem soubesse acompanhá-lo. O avançado tem sido aposta de Jorge Jesus e aparece um pouco como um vagabundo em campo, nem tanto como um segundo avançado nem como um extremo, ainda que apareça várias vezes do lado direito. Fez uma brilhante assistência para o golo e fez, pelo menos, mais três em que deixou os seus colegas com a baliza à sua mercê. Bas Dost e Gelson desperdiçaram a visão de Daniel.
    O Pior
    Tanta vergonha...
    Depois de mostrar, em várias partidas, capacidade para criar perigo, o Portimonense teve uma exibição muito apagada e tímida. Rui Patrício teve uma noite de tranquilidade total, o que diz muito daquiloq que foi o jogo da equipa treinada por Vítor Oliveira.
    Forma
    Sporting
    2017/2018
    27J
    18V
    6E
    3D
    55-21G
    Portimonense
    2017/2018
    19J
    5V
    5E
    9D
    28-32G

    Fotografias(20)

    Liga NOS: Sporting x Portimonense
    Liga NOS: Sporting x Portimonense
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    PORTIMONENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EL
    Mar_Azul_FCP
    2017-12-18 18h10m por El_Brujo
    Não sejas toto. Mete-te na vida do FêQuêPê.

    São 3 reforços que o SCP precisa.

    Vendas de Doumbia, Alan Ruiz, Bryan Ruiz libertam massa salarial e permitem encaixe de vários milhões mais do que suficientes para pagar meio ano de salários a Slimani, Gaitan e Kjaer.
    EL
    Reforços Janeiro
    2017-12-18 17h30m por El_Brujo
    bom bom era vir Slimani - Gaitan - Kjaer

    PL - Slimani (Empréstimo) / Luuk de Jong
    PL - Lautaro Martinez
    EE - Nico Gaitan (Empréstimo) / Pjaca (Empréstimo) / Saint-Maximin / Lozano
    ED - Pavon / Bergwijn
    DC - Kjaer / Chiriches / Vitor Hugo / Tóloi (Empréstimo)
    MC - Marco van Ginkel / Vilhena
    LE - Douglas Santos
    MD - Walace
    Sporting
    2017-12-18 11h56m por SamAllardyce
    a grande força do Sporting tá na solidez defensiva, finalmente uma dupla de centrais com imensa qualidade, laterais muito completos (só espero que o Coentrão não ceda fisicamente), falta apenas o William voltar à forma que nos habituou. Esta solidez defensiva dá muita confiança e tranquilidade aos homens da frente para estes criarem e proporcionarem grande momentos de ataque.

    Em relação ao jogo, apenas pecámos no último terço do terreno onde podíamos, e devíamos!, ter finalizado com mais qualidade.

    Venha o derby!

    SL
    Pena não ter ficado uns 5 ou 6
    2017-12-18 09h29m por FinalFantasy
    E o Capelão ( se bem que não foi o pior jogo dele, até estava a estranhar ) a perdoar expulsões, amarelos, faltas. ( E o Portimonense, uma vez com o gajo expulso e a não conseguir fazer nada, foi dar porrada )

    Mas não foi dos piores jogos, muito estranho =P

    O defesa esquerdo deles, muito bom jogador.
    SC
    jogar_a_porto
    2017-12-18 08h53m por Scpdp
    Enquanto o Bruno César não fizer alguma coisa de jeito, esta vai ser sempre a minha análise. Só está ali a roubar o lugar de outros.
    SC
    Jogo
    2017-12-17 20h57m por Scpdp
    Rui Patrício: não teve praticamente nenhum trabalho
    Piccini: bem
    Coates: bem
    Mathieu: normal
    Coentrão: normal
    William Carvalho: já vi melhor
    Bruno Fernandes: não tenho gostado lá muito das suas exibições
    Gelson Martins: normal
    Acuna: mal.
    Podence: espetacular. Agora pergunto ao universo leonino o que acham do Podence em comparação com o Bruno César
    Bas Dost: CHUTA A BOLA!!!!!!!!

    Entradas


    ...ler comentário completo »
    Vai busca-la ceboladas!
    2017-12-17 20h24m por triodeouro
    Quase que o Nacanjica empatava o jogo.

    Mas no final de contas foi o baixote a fazer das suas e o badocha a confirmar.

    Não há padres, colinho, emails, vouchers, VARgonhas e outras manigancias que te safem ceboladas!

    Vamos ver se somos campeões de Natal. . . espero que não. Este ano prefiro que sejamos campões na Páscoa. Não há padres ceboladas!
    Sporting
    2017-12-17 20h23m por GreenLIONN
    Grande jogo do gelson a cada vez mais a voltar à sua forma
    Sporting
    2017-12-17 20h22m por LMSCP
    Excelente jogo, excelente exibição, so ficou a faltar mesmo mais eficácia. . .
    Tinha dito noutra noticia que preferia deixar o podence no banco neste jogo, portanto ve-se logo que nao percebo nada disto :D
    Jogo
    2017-12-17 20h02m por 4lfredo
    Boa exibição e boa vitória! Controlámos o jogo do início ao fim, sem o Portimonense causar grandes problemas há defensiva do Sporting. Gostei do Daniel Podence, Bruno Fernandes e Bas Dost. Sebastián Coates também esteve muito bem. Conseguimos o objetivo que era os três pontos, e agora preparar os jogos da taça da liga, frente ao U. Madeira e o Belenenses! Força Sporting!!!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...