placardpt
    Sporting recebe Portimonense

    Leão quer acabar ano no topo, mas este Portimonense é fera!

    O Sporting recebe o Portimonense naquela que é uma jornada importante para os leões, por dois motivos. Acabar o ano na liderança (ainda que possa ser a dois) e manter a distância para o Benfica numa ronda que antecede o dérbi com as águias. Para isso, a equipa de Jorge Jesus terá um teste difícil pela frente perante uma equipa algarvia que, logo após a subida de divisão, já provou que é capaz de fazer tremer as equipas mais fortes.

    Regresso à formula habitual perante um ataque de equipa grande

    Entrada de Podence tem ajudado Gelson e Bas Dost ©Carlos Alberto Costa
    Depois de ultrapassar o Vilaverdense rumo aos quartos-de-final da Taça de Portugal com várias mudanças no onze, Jorge Jesus deve regressar à equipa que vem sendo habitual nas partidas em Alvalade. A aposta em Podence tem sido cada vez maior e há vários motivos que a justificam. A sua presença pelo lado direito do ataque tem aberto espaço às movimentações de um Gelson Martins que cada vez mais sabe explorar o jogo interior e que tem aprimorado a forma como serve o ponta-de lança.

    Num encontro que será, certamente, marcado pelos ataques, Doumbia, depois de marcar o seu primeiro hat-trick pelo Sporting, deverá regressar ao banco para dar lugar a Bas Dost que não tem dado qualquer hipótese ao seu concorrente e que também tem beneficiado com a entrada de Podence no onze.

    Mas não é só do lado dos leões que há um ataque mortífero. O Portimonense, de Vítor Oliveira, chega a esta partida com o quinto melhor registo ofensivo do campeonato (22 golos) o que, por si só, servirá para chamar a atenção a uma defesa leonina que tem tido tendência para sofrer golos tardios. Nakajima, Paulinho e Fabrício têm sido os principais destaques de uns algarvios que sabem aquilo que querem da partida. 

    Rosell não pode ser opção para Vítor Oliveira ©Catarina Morais / Kapta +
    Mesmo sem Rosell, emprestado pelo Sporting, o treinador da equipa de Portimão deve apostar num bloco relativamente baixo para tentar explorar, no contra-ataque, a defesa dos leões que é, várias vezes, apanhada em contrapé por apresentar tanta gente no processo ofensivo. A receita, ainda que não tenha dado resultados práticos nas partidas com FC Porto e Benfica, serviu para ameaçar e também por isso Vítor Oliveira deverá manter os ingredientes que ameaçaram dragões e águias.

    A equipa de Portimão nunca conquistou qualquer ponto na visita a Alvalade. Vítor Oliveira prometeu que não irá ter medo quando visitar a casa do leão, será isso suficiente?

    U Domingo, 17 Dezembro 2017 - 18:00
    Estádio José Alvalade
    João Capela
    2-0
    Bruno Fernandes 9'
    Bas Dost 60'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 15
    Forma
    Sporting
    2017/2018
    26J
    17V
    6E
    3D
    53-21G
    Portimonense
    2017/2018
    18J
    5V
    5E
    8D
    28-30G
    A diferença passa por...
    Sporting
    Aquele lado direito tem causado problemas
    Dois jovens da formação e dois talentos. Maneiras de jogar e de ler o jogo bem distintas que, juntas, têm causado bastante perigo às equipas adversárias, especialmente em Alvalade. O lado direito dos leões é preenchido ora por Gelson ora por Podence e as trocas constantes têm servido, e de que maneira, para confundir os adversários e marcar (ou oferecer) golos que provocam os festejos dos adeptos leoninos.
    Portimonense
    Poder de fogo
    Se não olharmos para os quatro primeiros lugares da tabela classificativa o Portimonense é o melhor ataque da Liga NOS. O poder atacante da equipa algarvia é inegável e tem sido explicado pelos números e pela qualidade. Paulinho, Nakajima e Fabrício são um alerta constante de perigo para as defesas adversárias e a sua técnica e velocidade promete ser a principal fonte de perigo para uma equipa leonina que, em Alvalade, costuma jogar bem subida no terreno.

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Liga NOS 2017/18)

    SportingPortimonense
    72Posição118
    736Pontos168
    730Golos marcados228
    79Golos sofridos248
    14
    Jogos
    14
    7
    12
    Golos Marcados
    6
    8

    Fotografias(20)

    Liga NOS: Sporting x Portimonense
    Liga NOS: Sporting x Portimonense
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    PORTIMONENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Jogo
    2017-12-17 10h29m por Detalhista
    Não tenho nenhuma bola de cristal aqui comigo, mas olhando ao modelo de jogo das 2 equipas, creio que vai ser um jogo com muito golos, o Portimonense é uma equipa que não joga com 10 jogadores atrás da linha de bola e é fortíssima na transição ofensiva com jogadores como Fabrício ou Nakajima.

    Penso que o Sporting vai vencer, com maior ou menor dificuldade, mas de certeza que o Portimonense faz golos, aproveitar o jogo de hoje para garantir Fabricio e Nakajima para Janeiro, ...ler comentário completo »
    EL
    Jogo dificil
    2017-12-17 09h07m por El_Brujo
    Aposto no mesmo 11 do ZZ. O Japones do Portimao joga que se farta. Podia vir para Alvalade em Janeiro :)
    Antevisão
    2017-12-17 00h15m por 4lfredo
    Vai ser um jogo difícil, o Portimonense é uma boa equipa, que pratica um bom futebol. Só um bom Sporting é que pode conseguir os três pontos e por conseguinte a vitória. Somos favoritos, temos mais argumentos, mas precisamos de mostrar isso em campo. Penso que a chave deste jogo será a consistência do meio-campo e a eficácia. Quanto ao onze, concordo em absoluto com o onze do zz, acho que é este o onze que o JJ vai meter de início.

    Prognóstico:
    Sporti ng 2-1 Portimonense
    Bas Dost, Gelson Martins
    Shoya Nakajima

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...