placardpt
    Sporting elimina Vilaverdense

    Goleada e novo passo para o Jamor

    Sporting está nos quartos-de-final da Taça de Portugal depois de um hattrick de Doumbia e um golo de Gelson Martins. Os leões eliminaram o Vilaverdense, do Campeonato de Portugal, numa partida em que a equipa minhota, principalmente na primeira parte, se apresentou a um bom nível e demonstrou boa organização defensiva, insuficiente, ainda assim, para fazer mossa a um Leão que foi claramente superior.

    Defesa bem montada ruiu no último instante

    No regresso à Taça de Portugal, Jorge Jesus tinha prometido várias mudanças e foi isso que fez. No onze surgiram vários jogadores que ainda não convenceram Jorge Jesus, com Iuri Medeiros a ser um dos destaques. Do lado do Vilaverdense, António Barbosa tinha pedido um dos grandes do futebol português e na deslocação a Alvalade apostou numa boa organização defensiva e na procura do contra-ataque pelas alas.

    Alan Ruiz novamente apagado ©Bruno de Carvalho / Kapta+
    A equipa minhota apareceu em campo algo nervosa e algumas das oportunidades dos leões apareciam depois de erros da equipa do terceiro escalão. No Sporting iam sendo desperdiçadas algumas oportunidades e a confiança do Vilaverdense ia crescendo aos poucos. A recuperação de bola foi sendo feita um pouco mais à frente e os jogadores mais avançados começaram a soltar-se mais das rédeas da tática e a ameaçar a defesa de Salin. Não que os leões deixassem de controlar a partida, mas do outro lado o Vilaverdense já não estava tão ansioso e controlava melhor as iniciativas da equipa de Jorge Jesus que era apanhada várias vezes em fora de jogo.

    A estratégia de António Barbosa estava a funcionar em pleno e ia deixando os adeptos leoninos algo nervosos e irritados com algumas más decisões dos seus elementos mais ofensivos. E foi pouco depois de o Vilaverdense voltar a aproveitar uma hesitação nos leões que a teia montada pelo seu técnico ruiu depois de uma defesa incompleta de Pedro Freitas que Doumbia só teve de empurrar para inaugurar o marcador. A estratégia do Vilaverdense ia por água abaixo mesmo a chegar ao intervalo, já o Sporting, pelo segundo jogo consecutivo, chegava ao golo num momento crucial e podia encarar a segunda parte de outra forma.

    Golpe final com toque de magia vindo do banco

    O lance a fechar o primeiro tempo marcou por completo o jogo a que se assistiu a seguir. O Vilaverdense deixou de conseguir incomodar a defesa do Sporting que agora controlava de forma mais pausada e controlada. No banco, Jesus tinha várias armas de peso e a entrada de Gelson Martins acabou por ajudar a chegar ao golo da tranquilidade ainda mais rápido. O internacional português apareceu e o futebol do Sporting ganhou outro requinte. Desequilibrou à direita e quase ofereceu o golo a Doumbia, desequilibrou à esquerda e o costa marfinense deu nova tranquilidade ao leão.

    Doumbia foi sempre oportunista ©Bruno de Carvalho / Kapta+
    Depois disso a equipa de António Barbosa nunca mais se encontrou e o ritmo de jogo baixou ainda mais. O Vilaverdense parecia cansado e sem forças, quanto ao Sporting houve uma maior preocupação no jogo do campeonato. Ainda assim os leões apontaram mais dois golos e fecharam a questão por completo. Com o lado direito novamente em destaque, Ristovski assistiu Doumbia para o hattrick e mais tarde foi Gelson Martins a aparecer isolado e a selar o apuramento para os leões que continuam com o Jamor debaixo de olho.

    U Quarta, 13 Dezembro 2017 - 19:00
    Estádio José Alvalade
    Luís Ferreira
    4-0
    Seydou Doumbia 44' 64' 74'
    Gelson Martins 88'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseOitavos-de-Final
    Lances Capitais
    44´
    GOLO Sporting!
    Seydou Doumbia marca
    Seydou Doumbia marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    64´
    GOLO Sporting!
    Seydou Doumbia marca
    Seydou Doumbia marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
    74´
    GOLO Sporting!
    Seydou Doumbia marca
    Seydou Doumbia marca o seu 3º golo na prova (1 jogos)
    88´
    GOLO Sporting!
    Gelson Martins marca
    Gelson Martins marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    A Chave
    Minuto 45: O Sporting estava melhor, mas a defesa do Vilaverdense foi estando bem organizada e conseguia colocar os jogadores dos leões várias vezes em posição irregular. E por isso o golo de Doumbia, a chegar ao intervalo, foi cruciar para ruir a defesa de António Barbosa.
    O Árbitro
    Excelente trabalho dos árbitros assistentes nos foras de jogo assinalados ao Sporting. Luís Ferreira, árbitro principal, esteve bem ao anular o golo a Doumbia tendo surgido apenas um lance passível de dúvida num lance com Tobias e José Pedro dentro da área leonina.
    O Melhor
    Oportunismo costa-marfinense
    Doumbia vinha de lesão e regressou novamente às contas de Jesus. O avançado foi-se envolvendo, a espaços, no jogo da equipa e foi oportunista com um hattrick que colocou os leões nos quartos-de-final da Taça.
    O Pior
    Fim de linha?
    Alan Ruiz, especialmente, e Iuri Medeiros poderão ter tido aqui a última oportunidade dada por Jorge Jesus. O argentino não tem acrescentado à medida que os jogos passam e continua a somar más decisões, o açoriano teve alguns bons momentos mas não parece agradar a Jorge Jesus, tendo-se escondido em alguns momentos de jogo.
    Forma
    Sporting
    2017/2018
    26J
    17V
    6E
    3D
    53-21G
    Vilaverdense FC
    2017/2018
    18J
    11V
    4E
    3D
    44-21G
    Sabia que...by playmaker stats
    + assistências Sporting 2017/18:
    6 B. Fernandes
    5 Acuña, GELSON
    2 Coentrão, Doumbia
    Ristovski fez a sua 1.ª assistência para golo pelo Sporting
    Vilaverdense não marcou, o que aconteceu apenas pela 2.ª vez esta época. A anterior tinha sido em setembro, frente ao Vizela
    Sporting manteve a tradição recente: marcou sempre, pelo menos, 4 golos nas 7 últimas receções a equipas do 3.º escalão (ou inferior)
    Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal, igualando a sua campanha da época passada

    Fotografias(24)

    Taça de Portugal: Sporting x Vliaverdense FC
    Taça de Portugal: Sporting x Vliaverdense FC
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    LÄNK VILAVERDENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CR28
    2017-12-14 12h27m por noobsaibot005
    É mesmo isso. Uma coisa é não bater palmas, outra é assobiar. Parece acham graça. Se fossem vocês ali a treinar, chegavam ao jogo a coisa não corria bem, eram substituidos levavam uma vaia. . . Apetece a mandar os adeptos todos para o c. . .
    SC
    noobsaibot005
    2017-12-14 11h20m por Scpdp
    Sem dúvida, faz-me bastante impressão ver o Doumbia a correr, parece que nasceu cansado. Deve ser por falta de ritmo.
    CR28
    2017-12-14 11h11m por noobsaibot005
    Ya, Odeio quando fazem de um jogador patinho feio. Chegou a ser o Caicedo (depois provou que estavamos enganados), etc. No Benfica toda a vida assobiaram o Eliseu, mas se não fosse ele o Benfica estava sempre à rasca. . . Calma pessoal, este ALan Ruiz é o mesmo que marcou aquele golão no Dragão.
    Doumbia/Mantorr as
    2017-12-14 10h39m por noobsaibot005
    Será que sou só eu que tenho essa impressão ou o estilo de corrida do Doumbia parece que está manco? Eu sei que ele é rapidíssimo mas é estranho vê-lo a correr. . .
    Doumbia Hat Trick
    2017-12-14 10h37m por noobsaibot005
    Eu avisei ontem ;)
    Sporting vs Vilaverdense
    2017-12-14 10h05m por SamAllardyce
    só tive oportunidade de ver a 2ª parte e a espaços portanto pouco tenho a dizer:

    -mais que natural esta vitória, a diferença de equipas é mais que notória. gostei do esforço do vilaverdense para praticar bom futebol, acredito que no CNS fazem exibições agradaveis de se ver.
    -Doumbia veio mostrar que tem qualidade (independentemente do nivel do adversário), há pormenores que mostram logo se um jogador é mesmo jogador ou é apenas uma amostra do mesmo! Deixem o homem em p...ler comentário completo »
    SC
    Jogo
    2017-12-13 23h59m por Scpdp
    Vi só a 2 parte mas acho que dá para fazer uma mini análise

    Salin: que eu me lembre não fez uma defesa
    Ristovski: quando veio para o Sporting dizia-se que era um jogador ofensivo mas até agora tem-me andado a desiludir, pelo menos a nível ofensivo
    Tobias Figueiredo: já no jogo com o Benfica B só fazia porcaria. Só faz faltas e maus passes. Acho que um empréstimo fazer-lhe-ia bem
    André Pinto: pareceu-me bem
    Bruno César: desenrascou-se, também os joga...ler comentário completo »
    Este já está. . .
    2017-12-13 23h51m por Thirteenth
    . . . venha o Rio Ave para a próxima eliminatória.
    Doumbia
    2017-12-13 22h26m por senhor-doctor
    Houve uma notícia aonde disseram que haveria olheiros em Alvalade com atenção a ele. Bem, se for verdade, espero que tenham gostado! Não tem sido compatível com o Sporting, aonde os jogadores têm de fazer mais do que marcar de vez enquanto. . .

    Gelston, mágico. Para o bem dele espero que vá para um grande clube Europeu na próxima época e não estagne como William (também precisa de ir e evoluir). . . Barcelona seria excelente para o 77! Inglaterra seria muito duro, a não ...ler comentário completo »
    *
    2017-12-13 21h57m por 4lfredo
    Seydou Doumbia pelos
    Jogo
    2017-12-13 21h56m por 4lfredo
    Foi uma boa vitória, e um jogo razoável ou melhor um jogo de treino para dar oportunidades a jogadores menos utilizados de se mostrarem. Uma 1° parte não tão bem conseguida, mas uma 2° parte bem melhor a aproveitar o desgaste físico dos jogadores do Vilaverdense para resolver com a eliminatória. Deste jogo, destaco o Seydou Pelos três golos, e pelo o que deu á equipa nos processos ofensivos, notei hoje um melhor entrosamento dele com a equipa. Gostei também do Rodrigo Battaglia e . . . G...ler comentário completo »
    Sporting
    2017-12-13 21h34m por LMSCP
    O objectivo foi cumprido, é claro que existe uma diferença abismal com gelson, podence e etc, do que sem eles.
    De resto espero que o hat-trick dê confiança ao doumbia, pois vamos precisar dele para o ataque ás varias competições em que estamos.
    Deprimente
    2017-12-13 21h16m por fsimoes
    Ver os trambolhos dos Ruizes a jogar, verdaderamente lastimavel voltarmos a ter de gramar com o podao do Brian, indolente, desplicente, langao, um verdadeiro desconsolo e uma vergonha de jogador, é so esperar pelo jogo em que nos voltará a enterrar
    FA
    Gelson
    2017-12-13 21h14m por fabiopereirascp
    Entra o Gelson e melhora tudo. Os seus primeiros toques na bola foram para tirar da frente um adversário e fazer um cruzamento excelente pro Doumbia. E a seguir foi a finta e o passe para o 2-0. E ainda marcou, fez mais em poucos minutos que o Iuri e o Bryan juntos

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Um dia rotineiro de treino, que acabou em grande preocupação para o Girona: Yan Couto, lateral ex-SC Braga, e Juanpe protagonizaram um violento choque de cabeça e foram ...