placardpt
    Sporting vence Belenenses em Alvalade

    Leão cumpre missão no dérbi

    O Sporting cumpriu e venceu o Belenenses no dérbi lisboeta, que antecedeu o Clássico entre FC Porto e Benfica. Os leões entraram dominantes e chegaram à vantagem no primeiro quarto de hora, através do suspeito do costume Bas Dost, que chegou aos 50 golos de leão ao peito.

    Os azuis do Restelo ainda conseguiram equilibrar de certa forma a balança na segunda parte, mas não foram capazes de anular a vantagem alcançada pela equipa de Jesus.

    Uma pequena Dost de Podence

    Apenas uma alteração a registar face ao onze leonino que venceu em Paços de Ferreira. Jorge Jesus apostou em Daniel Podence na frente de ataque, ao lado de Bas Dost, fazendo recuar Bruno Fernandes para o lugar de Battaglia, e a entrada do internacional sub-21 português trouxe uma dinâmica muito interessante aos leões, apostados na irreverência e velocidade do camisola 17.

    Hino e nomes em braille
    O Sporting proporcionou uma série de iniciativas antes do apito inicial do jogo frente ao Belenenses, em dia da celebração da Restauração da Independência. Primeiro ouviu-se o Hino Nacional em Alvalade e, logo em seguida, o tradicional momento de 'O Mundo Sabe Que' foi também interpretado em linguagem gestual. Além disso, os jogadores do Sporting jogaram com os nomes nas camisolas escrito em braille. Uma forma singela de homenagear as pessoas portadoras de deficência visual e auditiva
    A capacidade de explosão de Podence fez-se logo sentir no primeiro minuto, só que o parceiro de ataque Bas Dost não acertou na baliza de Muriel. Perante uma teia muito fechada do Belenenses, o Sporting não conseguiu traduzir o domínio avassalador no primeiro tempo na medida que certamente desejaria, mas fez o suficiente para sair para o intervalo em vantagem.

    O pequeno génio de Podence rompeu a todo o vapor pela faixa lateral e caiu na área belenense com um empurrão nas costas precipitado de Florent Hanin. O lateral decidiu muito mal e Nuno Almeida não hesitou na hora de apontar para a marca dos onze metros. Encarregue da marcação, Bas Dost abriu o marcador e chegou aos 50 golos com a camisola do Sporting.

    Sempre no comando das operações, a equipa de Jesus foi cedendo à estrutura defensiva do Belenenses, mais apostada em travar o ataque dos verdes e brancos do que propriamente em avançar no terreno, e diminuiu gradualmente a intensidade da partida, esperando pelo momento certo para atacar a presa e/ou por algum rasgo de génios como Podence, Bruno Fernandes e Gelson Martins.

    Azuis equilibraram a balança

    Perante a desvantagem, Domingos procurou inverter o rumo dos acontecimentos na segunda parte. A entrada do avançado Maurides para o lugar de um dos médios mais recuados – Bouba Saré - foi um sinal evidente para aquilo que o treinador dos azuis do Restelo pretendia para os últimos 45 minutos.

    O ajuste tático deu asas ao Belenenses, que conseguiu chegar com mais critério e maior regularidade do que o adversário ao último terço contrário, embora sem nunca conseguir deslumbrar na última etapa e tão importante: a finalização.

    Algum nervosismo incaracterístico no lado do Sporting, face ao futebol apresentado pela equipa da casa na primeira metade, deu alguns calafrios aos adeptos sportinguistas presentes nas bancadas de Alvalade, que não passaram indiferentes aos momentos de menor inspiração da equipa de Jesus.

    Eletrizante. É de facto a melhor palavra para descrever o último quarto de hora de jogo em Alvalade. De um lado, um Belenenses insistentemente à procura do empate e por outro o Sporting a tentar evitar o empate e em busca do golo da tranquilidade.

    Bruno Fernandes teve algumas oportunidades de registo, mas a melhor saiu mesmo dos pés de Bryan Ruiz – regressou seis meses depois aos jogos em Alvalade. O costa-riquenho picou a bola sobre Muriel, mas viu Nuno Tomás afastar a bola em cima da linha de baliza.

    O 1x0 manteve-se e o Sporting acabou mesmo por sorrir em Alvalade. Num dia marcado pelo Clássico, era importante para a equipa de Jesus conquistar os três pontos frente ao Belenenses para ‘ganhar’ pontos a pelo menos um dos rivais na luta pelo título.

    U Sexta, 01 Dezembro 2017 - 18:15
    Estádio José Alvalade
    Nuno Almeida
    1-0
    Bas Dost 13' (g.p.)
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 13
    A Chave
    Minuto 12: Daniel Podence ganha na velocidade a Florent Hanin e é travado em falta pelo lateral francês no interior da área do Belenenses. O árbitro Nuno Almeida não deixou passar o lance em claro e assinalou grande penalidade, que viria a ser convertida por Bas Dost.
    O Árbitro
    Na generalidade, Nuno Almeida protagonizou um bom trabalho em Alvalade. Algo comedido no capítulo disciplinar, sobretudo na primeira metade, mas bem do ponto de vista técnico em lances mais concretos, tal como a grande penalidade assinalada a favor dos leões.
    O Melhor
    Luta de parte a parte até ao final
    Incerteza até ao final. O Sporting chegou à vantagem no primeiro tempo, através de Bas Dost, logo aos 12 minutos, mas teve de lutar muito para garantir os três pontos. Após uma primeira parte menos feliz, o Belenenses entrou determinado para os últimos 45 minutos e conseguiu assustar o Sporting. Ainda assim, a equipa de Jesus soube lidar com essa atitude 'agressiva' dos azuis e isso resultou num final eletrizante, contrastando em absoluto com alguns momentos mais pausados. 
    O Pior
    Postura azul no primeiro tempo
    O Belenenses criou grande parte das suas próprias dificuldades no primeiro tempo. A equipa de Domingos limitou-se, em grande parte do tempo, a defender a desvantagem no marcador, e encostou-se em demasia ao seu setor defensivo. A mudança de atitude, após a entrada de Maurides, resultou e o Belenenses ainda sonhou com o empate em Alvalade.
    Forma
    Sporting
    2017/2018
    23J
    15V
    6E
    2D
    46-18G
    Belenenses
    2017/2018
    16J
    6V
    2E
    8D
    18-20G
    Sabia que...by playmaker stats
    A equipa do Restelo não vence há quatro jogos (todas as competições)
    3.ª derrota consecutiva do Belenenses na Liga NOS 2017/18, sem marcar qualquer golo nesses jogos
    Belenenses sofre a 6.ª derrota em sete jogos fora de casa neste campeonato
    Equipas com + grandes penalidades assinaladas a favor na Liga NOS 2017/18
    4 Benfica, SPORTING
    2 Boavista
    Bas Dost volta a ser decisivo: é a 4.ª vez que o holandês ?oferece? a vitória aos leões neste campeonato
    4.ª vitória consecutiva do Sporting (todas as competições)

    Fotografias(33)

    Liga NOS: Sporting x Belenenses
    Liga NOS: Sporting x Belenenses
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    BELENENSES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Jogo Histórico!
    2017-12-02 16h29m por Thirteenth
    Deste jogo apraz-me realçar a grande iniciativa do enorme SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, penso que foi único. É por estas e por outras que EU AMO O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, um CLUBE que prima pela diferença, um CLUBE que está anos-luz á frente de todos e que não é valorizado porque os «Velhos do Restelo» (não é nada contra o GRANDE CLUBE DE FUTEBOL «OS BELENENSES», é apenas uma expressão) são avessos á mudança que, mais tarde ou mais cedo, tem que acontecer no futebol PORTUGUÊS. De resto...ler comentário completo »
    Scpdp
    2017-12-02 10h55m por 4lfredo
    Sim, só dei um exemplo e mencionei-te. Pois verdadeiramente estou de acordo contigo, há momentos em que a equipa tem que rematar mais.
    SC
    4lfredo
    2017-12-02 09h44m por Scpdp
    Eu também prefiro o Sporting ganhar por um zero e não chutar, mas irrita-me quando há oportunidades de chutar e a única coisa que o Sporting sabe fazer é pôr a bola nas alas. Se há capacidade de fazer mais, então que assim o seja.
    senhor-doctor
    2017-12-01 23h42m por 4lfredo
    Um amigo meu sportinguista até disse na brincadeira que o Sporting jogou assim, deixando o Belenenses ter algumas iniciativas, já a treinar para o jogo com o Barcelona. :D
    Vai ser importante em Barcelona ter esta consistência defensiva e no ataque aparecer aquele Gelson do ano passado no Santiago Bernabéu.
    senhor-doctor
    2017-12-01 23h35m por 4lfredo
    Sim, o Gelson Martins desiludiu-me hoje, pois penso que nos últimos jogos ele tem estado a melhorar o seu desempenho, e hoje acho que já não teve muito bem. Quanto às exibições, concordo contigo, prefiro ver o nosso amigo Scpdp dizer todas as semanas o porquê do Sporting não chutar, mas de o resultado ser uma vitória, seria bom sinal. :)
    SL
    4lfredo/scpdp - Topo
    2017-12-01 23h31m por senhor-doctor
    Costumo ser bastante critico ao Gelson, mas jogou mal? Habituou-nos muito mal sim, diria. Na época passada havia o efeito surpresa, nesta as equipas estudam bem como o parar. E ele tem estado a tentar implementar uma nova mentalidade táctica, vinda dos treinos do JJ. Correu, desequilibrou e foi okay, não mau, nem excelente.

    Estamos agora no topo, precisamos de continuar no topo até ao fim e esperar o Porto cair. Antes jogávamos bem e depois empatávamos, agora somos pragmáticos (estilo Mourinho)
    Scpdp
    2017-12-01 23h24m por 4lfredo
    Concordo com a tua análise. Hoje o Gelson Martins voltou-me a desiludir.
    Sporting 1-0 Belenenses
    2017-12-01 23h23m por _valter_
    Corrigo o resultado do Sporting - Belenenses.
    Sporting 1-1 Belenenses
    2017-12-01 23h22m por _valter_
    Primeira metade dominada pelo Sporting, conseguiu controlar todas as operações de jogo, com o bloco instalado dentro do meio-campo do Belenenses, chega ao intervalo com uma vantagem justa! Na segunda metade viu-se um Belenenses mais forte, apostado em fazer pressão mais intensa nos jogadores do Sporting, com um bloco mais subido no terreno, e ai sim causou problemas, Benny, Diogo Viana e André Sousa criaram problemas à defesa do Sporting e jogadores como Dost e Acuna foram muito importan...ler comentário completo »
    SC
    Jogo
    2017-12-01 22h54m por Scpdp
    Mas por que é que o Sporting não chuta à baliza???????!!!!!!!
    Rui Patrício: praticamente não esteve em campo
    Piccini: a nível defensivo tudo bem mas a nível ofensivo nem tanto
    Coates: normal
    Mathieu: normal/bem
    Coentrão: normal
    William Carvalho: assim assim
    Bruno Fernandes: gostava de o ver a chutar a bola novamente
    Gelson Martins: muito mal
    Podence: sinceramente esperava melhor mas no geral esteve bem
    Acuna: não tenho andado ...ler comentário completo »
    Jogo muito pobre
    2017-12-01 21h07m por Triper
    Pareceu um jogo só para cumprir os mínimos, totalmente vergonhoso. Acho que a única coisa boa dele foi ver um Podence novamente a querer mostrar serviço a todo o custo.
    Vocês estão armados em A Bola?
    2017-12-01 21h02m por batenarede
    "William Carvalho sozinho sem qualquer oposição fez um passe para o espaço vazio. Um momento insólito a fazer lembrar Renato Sanches no passado fim de semana. " A sério zz?
    Jogo
    2017-12-01 20h30m por senhor-doctor
    Grande 1a parte do Sporting, grande 2a parte do Belenenses, que soube alterar o seu esquema para criar problemas ao Sporting! Vitoria muito sofrida, os 3 pontos são o que interessam.

    O Sporting parece nao ter aquela capacidade que o Benfica (Porto este ano) tem de triturar e golear clubes menores. Depois do 1-0, havia pouca pressão, mas nunca soubemos aproveitar. Parece que falta algo. Bas Dost no ataque é bom quando a bola chega a ele, mas não cria chances sozinho (fint...ler comentário completo »
    Jogo
    2017-12-01 20h22m por 4lfredo
    Acabou por ser uma exibição fraca da equipa, principalmente na 2° parte. Mas o que interessa foi realmente a vitória e os três pontos. Cumprimos, virtualmente estamos em 1°, veremos o que dá o clássico! Agora é descansar e pensar no jogo com o Barcelona!
    Força Sporting!!!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...