placardpt
    Antevisão ao Aves x FC Porto

    Mais do que um estágio para o clássico

    2017/11/24 23:03

    No que toca a esta 12ª jornada da Liga NOS, a perspetiva azul-e-branca é uma: manter (ou aumentar) a vantagem sobre os rivais antes do clássico que já tão próximo está. O FC Porto vai este sábado a Vila das Aves sabendo que três pontos permitirão precisamente isso.

    Depois de um empate na Liga dos Campeões e três vitórias seguidas em competições nacionais, a equipa de Sérgio Conceição chega a esta partida como clara favorita, mas pela frente terá uma equipa que, agora comandada por Lito Vidigal, conseguiu voltar às vitórias e sair da zona de descida da tabela.

    Os avenses venceram na Liga diante do Vitória FC e afastaram da Taça de Portugal o União de Leiria, pelo que os níveis anímicos estão de volta ao seu melhor ponto depois das derrotas contra Benfica e Vitória SC. Já é também conhecido o cunho habitual de Lito Vidigal, cujas equipas tendem a ser pressionantes e batalhadoras. Para este jogo, a mensagem do técnico, em jeito de aviso, foi clara: a equipa vai «fazer das tripas coração».

    Conflito tático e uma ou outra dúvida

    Frente a frente deverão estar duas equipas semelhantes a nível de disposição tática. O Aves de Lito Vidigal atua em 4x3x3 e o FC Porto de Sérgio Conceição, sem Soares ou Marega, tem por hábito fazê-lo também. Com as equipas encaixadas, poderão bem ser as individualidades... ou os erros a fazerem a diferença.

    A equipa do Desportivo das Aves tem já um número considerável de golos sofridos (18 em 9 jogos) mas marca com alguma regularidade. As três últimas derrotas na Liga foram contra Vitória SC, Benfica e Marítimo e em todas elas os avenses conseguiram pelo menos apontar um golo. No processo ofensivo sobressaem os extremos mas também os laterais, que têm papel importante na construção; no lado esquerdo estará Nildo Petrolina, no direito reside a dúvida sobre a disponibilidade de Pedrinho.

    Os dragões, por sua vez, contam com uma defesa que apenas sofreu golos em três dos últimos dez jogos e os 30 golos já marcados na Liga NOS impressionam e deixam toda a concorrência para trás. No que toca à equipa a apresentar, Danilo Pereira vai regressar ao seu posto no miolo depois de cumprir suspensão e a principal dúvida reside nesta altura sobre quem acompanhará Herrera mais à frente no terreno.

    Quaisquer que sejam as escolhas de Sérgio Conceição e mesmo sem Otávio, Soares e Marega, a maior parte das cartas está na mão do FC Porto. Falta ver quais irão valer mais em campo.

    U Sábado, 25 Novembro 2017 - 20:30
    Estádio do Clube Desportivo das Aves
    Rui Costa
    1-1
    Vítor Gomes 63'
    Ricardo Pereira 6'
    Estádio do Clube Desportivo das Aves
    Lotação6 230
    Medidas105x67
    Inauguração1981
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 12
    Convocatória
    Desp. Aves
    FC Porto
    R Castigos
    [não há registo]
    [não há registo]
    a Lesionados
    [não há registo]
    Soares, Otávio e Marega
    p Restrições
    [não há registo]
    [não há registo]
    R Em risco
    [não há registo]
    [não há registo]
    w Outros convocados
    [não há registo]
    [não há registo]
    Forma
    Desp. Aves
    2017/2018
    14J
    4V
    3E
    7D
    14-19G
    FC Porto
    2017/2018
    19J
    14V
    3E
    2D
    49-14G
    A diferença passa por...
    Desp. Aves
    Uma cara conhecida
    Antigo jogador do FC Porto, Paulo Machado atua agora no Desportivo das Aves e assume um papel importante no meio-campo, sendo o principal responsável por organizar o jogo da sua equipa. O desafio do médio é grande neste sábado, mas passará muito por ele a possibilidade de o Aves conseguir impôr o seu ritmo e não desesperar frente a um adversário de maior valia.
    FC Porto
    Goleador-mor
    Autor de 15 golos em 18 jogos nesta temporada, Aboubakar atravessa um grande momento e a sua capacidade de finalização tem tudo para ser a diferença no terreno do Aves. A lesão de Marega deu uma dose ainda maior de responsabilidade ao camaronês, mas este tem respondido por inteiro e marcou nos últimos três jogos para as competições nacionais.

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Liga NOS 2017/18)

    Desp. AvesFC Porto
    816Posição17
    89Pontos317
    810Golos marcados307
    818Golos sofridos47
    11
    Jogos
    11
    8
    3
    Golos Marcados
    9
    7

    Fotografias(20)

    Liga NOS: Desp. Aves x FC Porto
    Liga NOS: Desp. Aves x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CD AVES
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    11 e prognóstico
    2017-11-25 15h14m por frm_FCP_00
    GR: José Sá
    DD: Ricardo Pereira
    DC: Felipe
    DC: Marcano
    DE: Alex Telles
    MDF: Danilo Pereira
    MC: André André
    MC: Sérgio Oliveira
    EE: Brahimi
    ED: Hernâni
    PL: Aboubakar

    Prognóstico: r
    Aves 0 - 4 FC Porto
    AvesSempre
    2017-11-25 13h54m por voltou_apito_dourado
    arango foi para rodar.
    no máximo é jogador para um guimarães, nunca benfica
    SL
    2017-11-25 13h29m por moreno07
    Já que falas de jejum quando pontos o vosso clube tem na champions? Cheira que vai ser o vosso clube mesmo que vai ficar de jejum e ainda vão a liga europezes. Enfim vão ser tardes de quinta bem divertidas na sic :D
    Prognóstico
    2017-11-25 12h54m por Un_Human
    O porto está a baixar de forma, embora já se veja aí desculpas para os últimos jogos (e o do Besiktas?), por isso acredito plenamente num deslize. O aves deve vir motivado e é uma osso duro de roer.
    Aves 1 - 1 Porto
    Se o aves marcar primeiro é possível acontecer
    Lesões
    2017-11-25 12h53m por CarlofVr
    Alguém sabe como vão as coisas com o Marega e o Soares no que toca a lesões?
    FC Porto
    2017-11-25 12h46m por ACastro6
    Nos últimos dois jogos nacionais quebramos, no jogo com o Belenenses tinhamos a equipa cansada por causa do jogo da Liga dos Campeões e para a Taça, contra o Portimonense relaxamos depois do primeiro golo e por causa disso vimo-nos à rasca, hoje temos que entrar fortes, marcar na primeira parte e tentar fazer o 2-0 e depois controlar o jogo com bola e procurar o terceiro. Meu 11:

    GR: José Sá
    DD: Ricardo
    DC: Felipe e Marcano
    DE: Alex Telles
    Mdf: Dan...ler comentário completo »
    Aves vs Porto
    2017-11-25 11h47m por moumu
    Acho o FCP clarramente favorito.
    prognóstico 0-3
    Aves vs Porto
    2017-11-25 10h56m por Freamunde1933
    Jogo mais complicado do que parece e tudo por causa da jornada seguinte em que o Porto defronta o Benfica. O estado caótico e podre do futebol português leva toda a gente a pensar que tudo pode acontecer para prejudicar o Porto e condicionar as opções do treinador contra o Benfica. Logo à noite, o Aves também joga e tem uma palavra a dizer. . . o resto é futebol!
    Quero acreditar que tudo decorrerá normalmente, que os erros de arbitragem, a existirem, serão leves e sem prejuízos par...ler comentário completo »
    da_ni82
    2017-11-25 09h46m por SLBENFICA-CAMPEAO
    A supertaça ganha pelo SLB é referente a epoca passada mas foi ganha este ano, era isso que me referia. Ganhámos este ano um título que é da época passada. E voces ganharam o q??? BOLA, meu caro. . . ZERO, com Z de aZia!!

    Continuação de bom jejum.
    TARIK10
    2017-11-25 09h42m por SLBENFICA-CAMPEAO
    Um dos muitos MENDAZES portistas que tenta intoxicar desesperadamente a torto e a direito.

    No jogo com o Benfica não jogaram os 2 emprestados pelo Benfica, Ponck e Agra. Os titulares do Aves no jogo com o Benfica foram:
    Quim - o habitual titular 7x
    Pedrinho - recentemente titular em todos os últimos jogos
    Rodrigo Defendi
    Diego Galo - o habitual titular 9x
    Nélson Lenho - o habitual titular 7x
    Washington - frequentemente titular 6x
    ler comentário completo »
    FCP Campeão?
    2017-11-25 08h23m por SLBENFICA-CAMPEAO
    Certos elementos falam duma forma como se o FCP já tivesse ganho o campeonato. Esquecem-se que dos últimos 16 títulos nacionais (taças e campeonatos), 12 foram ganhos pelo Sport Lisboa e Benfica. NESTA época o Sport Lisboa e Benfica já ganhou a Supertaça e o FCP o que é que já ganhou??? BOLA!!!

    De repente até o Polvo da Costa vem a público mandar bicadas como se já estivesse garantido que vão ser campeões. Será que já voltaram a comprar tudo e todos como faziam nos anos do api...ler comentário completo »
    Meu 11
    2017-11-25 06h26m por lidiojose7
    Sá, Ricardo, Felipe, Marcano, Telles, Danilo, Herrera, Brahimi, Aboubakar, André Pereira e Corona 4-4-2(A Sérgio Conseiçao)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Técnico do Liverpool, em conferência de imprensa
    Arne Slot já confirmou o interesse em ser o próximo treinador do Liverpool e agora o técnico do Feyenoord até já tem o selo de aprovação de Jurgen ...