placardpt
    Braga nos 16-avos da Liga Europa

    Esperar para quê?

    2017/11/23 22:05

    Um golo madrugador de Marcelo Goiano e dois golos perto do fim de Fransérgio valeram esta noite o primeiro apuramento português para as fases a eliminar das competições europeias. Diante do Hoffenheim, e agora perante os seus adeptos, o Braga conseguiu um difícil triunfo e carimbou o passaporte para os 16-avos-de-final da Liga Europa. Houve sofrimento e luta até ao fim mas a recompensa por uma fase de grupos de enorme qualidade chegou com o apito final.

    Rola a bola, entra a bola

    A novidade na equipa bracarense dava pelo nome de João Carlos Teixeira, colocado na ala esquerda mas com liberdade para puxar a bola para o centro, com Fransérgio a surgir como segundo avançado. Foi precisamente num lance iniciado por Teixeira que surgiu o primeiro golo. A partida tinha acabado de arrancar e, pelos vistos, ninguém avisou o Hoffenheim.

    ©Vítor Parente / Kapta+

    Logo no primeiro ataque do jogo, o número 23 bracarense arrancou pela esquerda e tentou o cruzamento atrasado. A bola ressaltou na defesa da equipa alemã mas um finalizador improvável apareceu na ressaca à entrada da área: Marcelo Goiano, numa incursão ambiciosa pela direita, viu a sua oportunidade de brilhar e não desperdiçou. Bola no fundo da baliza do Hoffenheim, festejos madrugadores.

    ©Vítor Parente / Kapta+

    Cedo se perceberam as mais-valias mas também as deficiências defensivas do Hoffenheim. O esquema de três defesas, com dois alas assumidos mais à frente, permitia uma construção de jogo apoiada, mas quando a equipa alemã perdia a bola em zonas mais delicadas o Braga ficava em vantagem numérica no ataque e criava lances de (potencial) perigo. Por outro lado, também a equipa bracarense perdia ainda bolas de forma desnecessária na construção e desperdiçava assim ocasiões de desequilibrar mais à frente.

    Tentando um futebol vertical e com forte aposta nos flancos, o Hoffenheim reagia ao golo madrugador e ia-se aproximando da grande área do Braga com relativa frequência, mas faltava astúcia nos momentos finais dos lances. A ausência do possante Sandro Wagner (provável reforço do Bayern Munique) fazia-se sentir e nem Kramaric nem Amiri conseguiam ser eficazes a definir os lances, destacando-se um desvio por cima de Amiri já em cima do intervalo.

    Ação e reação

    Se já o primeiro tempo havia exigido muito da equipa bracarense a nível de trabalho defensivo, o segundo ainda mais exigente foi. A precisar de vencer para continuar viva na prova, a formação alemã foi célere em mudanças, com Nagelsmann a lançar o criativo Gnabry e o finalizador Uth em campo. A ameaça ganhava outros contornos.

    ©Vítor Parente / Kapta+

    Ainda assim, o desacerto dos avançados do Hoffenheim ia continuando por esta altura e aos 54' deu-se o falhanço-mor: Gnabry ficou com a baliza à sua mercê e atirou muito torto, desperdiçando uma oportunidade soberana. Algum tempo depois, a outra ameaça lançada no segundo tempo, Mark Uth, ficou frente a frente com Matheus mas perdeu o duelo com o brasileiro, que brilhou a fazer a mancha.

    A ameaça do empate e do adiamento das decisões já pairava em Braga, mas a equipa lusa ia até então aguentando, com forte apoio vindo das bancadas. Matheus ainda ameaçou borrar a pintura aos 69', mas depois de não conseguir agarrar um remate à primeira e de deixar a bola escapar na direção da baliza... esticou-se e salvou no último momento.

    O banho de água fria, a juntar à chuva, chegaria mesmo neste segundo tempo, através de uma bola parada. Demirbay bateu um livre, Uth apareceu a finalizar e desta vez não houve sorte ou resistência que valessem. A igualdade chegava, mas felizmente para os bracarenses não duraria muito tempo.

    Foi num contra-ataque veloz que Dyego Sousa, que entrara para o lugar de Paulinho, abriu para Ricardo Esgaio. O português cruzou rasteiro e Fransérgio apareceu qual ponta-de-lança a finalizar e a repôr a vantagem. E houve ainda tempo para mais brilho do brasileiro: aproveitando uma saída do guarda-redes do Hoffenheim, Fransérgio atirou de muito longe e fechou a partida com um golaço.

    Nuns momentos finais de desespero, com a eliminação prestes a ser confirmada, o Hoffenheim ainda ficou reduzido a dez elementos. Já o Braga... bom, o Braga resolveu a questão e a viagem até Istambul será para lutar pelo primeiro lugar do grupo.

    U Quinta, 23 Novembro 2017 - 20:05
    Estádio Municipal de Braga
    Sébastien Delferière
    3-1
    Marcelo Goiano 1'
    Fransérgio 81' 90'
    Mark Uth 74'
    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo C
    Lances Capitais
    GOLO Braga!
    Marcelo Goiano marca
    Marcelo Goiano marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    74´
    GOLO TSG Hoffenheim!
    Mark Uth marca
    Mark Uth marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    81´
    GOLO Braga!
    Fransérgio marca
    Fransérgio marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
    90´
    +3
    GOLO Braga!
    Fransérgio marca
    Fransérgio marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
    A Chave
    Minuto 81: Num lance rápido, Ricardo Esgaio entregou a Fransérgio e o brasileiro repõs a vantagem bracarense, permitindo à equipa lusa voltar a ficar encaminhada para o triunfo.
    O Árbitro
    Exibição positiva do árbitro inglês Andre Marriner, a julgar bem os lances capitais e a saber impôr-se a nível disciplinar quando foi necessário.
    O Melhor
    Bis de Fransérgio
    Poderíamos dedicar este espaço ao golo madrugador de Marcelo Goiano, mas dedicamo-lo ao bis de Fransérgio perto do fim. Depois de a sua equipa ter consentido o empate, o brasileiro apareceu em posição de finalização e repôs a vantagem, fechando ainda o resultado em 3x1 num lance em que aproveitou uma saída do guarda-redes alemão.
    O Pior
    Perdidas alemãs
    Não que o Hoffenheim tenha sido uma equipa dominadora do primeiro ao último minuto, mas teve várias ocasiões em que se pedia muito melhor. O falhanço de Gnabry no segundo tempo foi gritante e levou ao desespero dos adeptos alemães presentes em Braga. Apenas de bola parada a equipa alemã conseguiu marcar.
    Forma
    Braga
    2017/2018
    24J
    15V
    4E
    5D
    41-27G
    TSG Hoffenheim
    2017/2018
    21J
    7V
    6E
    8D
    32-31G

    Fotografias(15)

    Liga Europa: SC Braga x TSG Hoffenheim
    Liga Europa: SC Braga x TSG Hoffenheim
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    TSG HOFFENHEIM

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    _valter_
    2017-11-24 15h11m por 4lfredo
    De nada! ;)
    SL
    Braga
    2017-11-24 10h59m por moumu
    Guerreiros minhotos em acção novamente! Passagem garantida e praticamente o 1º lugar do grupo.
    SC Bragaoo
    2017-11-24 01h02m por ruipatricio
    Parabéns! Não vi o jogo mas é uma delícia está grande surpresa! Desde já os meus mais sinceros parabéns a Porto, Sporting e Braga por continuarem na Europa. . . Gostava que o Guimarães também pode-se estar no lote mas hoje facilitou muito, mas há uma restea de esperança! Parabéns e obrigado!
    4lfredo
    2017-11-24 00h23m por _valter_
    Obrigado! ;) Saudações Leoninas!
    _valter_
    2017-11-23 23h58m por 4lfredo
    Excelente retrospectiva desta jornada europeia! Ia agora mesmo fazer o rescaldo quando reparei no teu comentário, antecipaste-me pois era mesmo isso que ia dizer. :)
    Parabéns Braga!
    2017-11-23 23h52m por _valter_
    Boa fase de grupos do Braga, parabens pela qualificação para os 16 avos de final! Pelo menos das 5 equipas nacionais que entraram nas competições europeias, 3 continuaram de certeza absoluta! É uma boa média, resta saber se serão as 3 equipas na Liga Europa, 2 na Liga dos Campeões e 1 na Liga Europa ou 2 na Liga Europa e 1 na Liga dos Campeões! Para já parabens a Sporting, FC Porto e Braga pela continuidade na Europa, veremos o que faz o Vit. Guimarães na derradeira jornada na Liga Europa...ler comentário completo »
    OO
    Correu bem
    2017-11-23 22h23m por oorgulhodominho
    Entregamos o jogo demasiado aos alemães e foi com alguma sorte que conseguimos a vitória nos minutos finais. Não foi fácil este grupo, venham os turcos.

    #nosjalaestamos
    Muito bem, Braga
    2017-11-23 22h18m por tcb9277
    Admito que não estava nada à espera que o Braga conseguisse passar à fase seguinte, ainda para mais a uma jornada do fim da fase de grupos.

    Um grupo muito forte, com Hoffenheim e Basaksehir e também o Ludogoretz. As duas primeiras que vinham dos play-offs da Liga dos Campeões, e o Basaksehir esteve a um passo de eliminar o Sevilha. O Ludogoretz é também uma equipa que nos últimos anos tem andado pela Liga dos Campeões e sempre perigosa.

    Muito bom desempenho d...ler comentário completo »
    Braga
    2017-11-23 22h08m por 4lfredo
    Parabéns! Conseguiram desde já garantir a passagem, num grupo algo complicado! Em relação a este jogo, acaba por ser uma exibição positiva e eficaz. Marcou muito cedo, soube sofrer e aproveitar os contra-ataque para marcar! Bela vitória, e 6 pontos ganho há equipa teoricamente mais forte do grupo, que ficou hoje de fora nas competições europeias! Mais uma vez Parabéns Braga!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...