Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

FC PortoPortugal
PortugalMarítimo
BenficaPortugal
PortugalPortimonense
SportingPortugal
PortugalU. Madeira
Liga Europa
Crónica
Braga nos 16-avos da Liga Europa

Esperar para quê?

2017/11/23 22:05
Texto por Gaspar Castro
© Vítor Parente / Kapta+

Um golo madrugador de Marcelo Goiano e dois golos perto do fim de Fransérgio valeram esta noite o primeiro apuramento português para as fases a eliminar das competições europeias. Diante do Hoffenheim, e agora perante os seus adeptos, o Braga conseguiu um difícil triunfo e carimbou o passaporte para os 16-avos-de-final da Liga Europa. Houve sofrimento e luta até ao fim mas a recompensa por uma fase de grupos de enorme qualidade chegou com o apito final.

Rola a bola, entra a bola

A novidade na equipa bracarense dava pelo nome de João Carlos Teixeira, colocado na ala esquerda mas com liberdade para puxar a bola para o centro, com Fransérgio a surgir como segundo avançado. Foi precisamente num lance iniciado por Teixeira que surgiu o primeiro golo. A partida tinha acabado de arrancar e, pelos vistos, ninguém avisou o Hoffenheim.

©Vítor Parente / Kapta+

Logo no primeiro ataque do jogo, o número 23 bracarense arrancou pela esquerda e tentou o cruzamento atrasado. A bola ressaltou na defesa da equipa alemã mas um finalizador improvável apareceu na ressaca à entrada da área: Marcelo Goiano, numa incursão ambiciosa pela direita, viu a sua oportunidade de brilhar e não desperdiçou. Bola no fundo da baliza do Hoffenheim, festejos madrugadores.

©Vítor Parente / Kapta+

Cedo se perceberam as mais-valias mas também as deficiências defensivas do Hoffenheim. O esquema de três defesas, com dois alas assumidos mais à frente, permitia uma construção de jogo apoiada, mas quando a equipa alemã perdia a bola em zonas mais delicadas o Braga ficava em vantagem numérica no ataque e criava lances de (potencial) perigo. Por outro lado, também a equipa bracarense perdia ainda bolas de forma desnecessária na construção e desperdiçava assim ocasiões de desequilibrar mais à frente.

Tentando um futebol vertical e com forte aposta nos flancos, o Hoffenheim reagia ao golo madrugador e ia-se aproximando da grande área do Braga com relativa frequência, mas faltava astúcia nos momentos finais dos lances. A ausência do possante Sandro Wagner (provável reforço do Bayern Munique) fazia-se sentir e nem Kramaric nem Amiri conseguiam ser eficazes a definir os lances, destacando-se um desvio por cima de Amiri já em cima do intervalo.

Ação e reação

Se já o primeiro tempo havia exigido muito da equipa bracarense a nível de trabalho defensivo, o segundo ainda mais exigente foi. A precisar de vencer para continuar viva na prova, a formação alemã foi célere em mudanças, com Nagelsmann a lançar o criativo Gnabry e o finalizador Uth em campo. A ameaça ganhava outros contornos.

©Vítor Parente / Kapta+

Ainda assim, o desacerto dos avançados do Hoffenheim ia continuando por esta altura e aos 54' deu-se o falhanço-mor: Gnabry ficou com a baliza à sua mercê e atirou muito torto, desperdiçando uma oportunidade soberana. Algum tempo depois, a outra ameaça lançada no segundo tempo, Mark Uth, ficou frente a frente com Matheus mas perdeu o duelo com o brasileiro, que brilhou a fazer a mancha.

A ameaça do empate e do adiamento das decisões já pairava em Braga, mas a equipa lusa ia até então aguentando, com forte apoio vindo das bancadas. Matheus ainda ameaçou borrar a pintura aos 69', mas depois de não conseguir agarrar um remate à primeira e de deixar a bola escapar na direção da baliza... esticou-se e salvou no último momento.

O banho de água fria, a juntar à chuva, chegaria mesmo neste segundo tempo, através de uma bola parada. Demirbay bateu um livre, Uth apareceu a finalizar e desta vez não houve sorte ou resistência que valessem. A igualdade chegava, mas felizmente para os bracarenses não duraria muito tempo.

Foi num contra-ataque veloz que Dyego Sousa, que entrara para o lugar de Paulinho, abriu para Ricardo Esgaio. O português cruzou rasteiro e Fransérgio apareceu qual ponta-de-lança a finalizar e a repôr a vantagem. E houve ainda tempo para mais brilho do brasileiro: aproveitando uma saída do guarda-redes do Hoffenheim, Fransérgio atirou de muito longe e fechou a partida com um golaço.

Nuns momentos finais de desespero, com a eliminação prestes a ser confirmada, o Hoffenheim ainda ficou reduzido a dez elementos. Já o Braga... bom, o Braga resolveu a questão e a viagem até Istambul será para lutar pelo primeiro lugar do grupo.

U Quinta, 23 Novembro 2017 - 20:05
Municipal de Braga
Sébastien Delferière
3-1
Marcelo Goiano 1'
Fransérgio 81' 90'
Mark Uth 74'
Municipal de Braga
Lotação30 286
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo C
Lances Capitais
GOLO Braga!
Marcelo Goiano marca
Marcelo Goiano marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
74´
GOLO TSG Hoffenheim!
Mark Uth marca
Mark Uth marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
81´
GOLO Braga!
Fransérgio marca
Fransérgio marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
90´
+3
GOLO Braga!
Fransérgio marca
Fransérgio marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
A Chave
Minuto 81: Num lance rápido, Ricardo Esgaio entregou a Fransérgio e o brasileiro repõs a vantagem bracarense, permitindo à equipa lusa voltar a ficar encaminhada para o triunfo.
O Árbitro
Exibição positiva do árbitro inglês Andre Marriner, a julgar bem os lances capitais e a saber impôr-se a nível disciplinar quando foi necessário.
O Melhor
Bis de Fransérgio
Poderíamos dedicar este espaço ao golo madrugador de Marcelo Goiano, mas dedicamo-lo ao bis de Fransérgio perto do fim. Depois de a sua equipa ter consentido o empate, o brasileiro apareceu em posição de finalização e repôs a vantagem, fechando ainda o resultado em 3x1 num lance em que aproveitou uma saída do guarda-redes alemão.
O Pior
Perdidas alemãs
Não que o Hoffenheim tenha sido uma equipa dominadora do primeiro ao último minuto, mas teve várias ocasiões em que se pedia muito melhor. O falhanço de Gnabry no segundo tempo foi gritante e levou ao desespero dos adeptos alemães presentes em Braga. Apenas de bola parada a equipa alemã conseguiu marcar.
Forma
Braga
2017/2018
24J
15V
4E
5D
41-27G
TSG Hoffenheim
2017/2018
21J
7V
6E
8D
32-31G
Fotografias(15)
Liga Europa: SC Braga x TSG Hoffenheim
Liga Europa: SC Braga x TSG Hoffenheim
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BRAGA
EMPATE
TSG HOFFENHEIM
Comentários (15)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Braga
2017-11-24 15h49m por ka_ra_go2012
Boa fase de grupos, num grupo que era complicado. Veremos se conseguem garantir o 1º lugar e depois se conseguem progredir na prova Europeia.

Fica como curiosidade o facto do Braga dar-se melhor nos jogos com as equipas "teoricamente" mais complicadas.
_valter_
2017-11-24 15h11m por 4lfredo
De nada! ;)
SL
Braga
2017-11-24 10h59m por moumu
Guerreiros minhotos em acção novamente! Passagem garantida e praticamente o 1º lugar do grupo.
SC Bragaoo
2017-11-24 01h02m por ruipatricio
Parabéns! Não vi o jogo mas é uma delícia está grande surpresa! Desde já os meus mais sinceros parabéns a Porto, Sporting e Braga por continuarem na Europa. . . Gostava que o Guimarães também pode-se estar no lote mas hoje facilitou muito, mas há uma restea de esperança! Parabéns e obrigado!
FI
O problema
2017-11-24 00h28m por FIFAforever_returns2
é que agora, com as fases de grupos europeias ultrapassadas, Braga / Sporting e Porto, os pontos que eles conseguirem amealhar serao divididos por 6 equipas. . . sendo que as outras 3 não fizeram praticamente nada, ou no caso do Benfica, nada mesmo. . . é por isto que é chover no molhado. . . um campeonato muito forte e muito competitivo nao pode depender de A B ou C para se manter no topo, tem que ter o abecedário completo! assim, nao da. . . e ainda ah Portugueses que torcem contra o Br...ler comentário completo »
FI
Normal
2017-11-24 00h23m por FIFAforever_returns2
Apenas mais uma grande noite europeia do Braga. . . a juntar a tantas outras. . . tudo normal portanto. . . de destacar que o 5º classificado Portugues da época passada venceu em casa e fora o 4º classificado Alemão da época passada. . . não é fácil, nem é para todos. . .
Senão fosse pela prestação ridícula do Benfica, e pela do Guimarães (essa ja esperada) Portugal ja estaria muito perto da Russia no ranking da uefa. . . assim continuamos a olhar para cima, tao inclinados que quase partimos o pescoço. . .
4lfredo
2017-11-24 00h23m por _valter_
Obrigado! ;) Saudações Leoninas!
_valter_
2017-11-23 23h58m por 4lfredo
Excelente retrospectiva desta jornada europeia! Ia agora mesmo fazer o rescaldo quando reparei no teu comentário, antecipaste-me pois era mesmo isso que ia dizer. :)
Parabéns Braga!
2017-11-23 23h52m por _valter_
Boa fase de grupos do Braga, parabens pela qualificação para os 16 avos de final! Pelo menos das 5 equipas nacionais que entraram nas competições europeias, 3 continuaram de certeza absoluta! É uma boa média, resta saber se serão as 3 equipas na Liga Europa, 2 na Liga dos Campeões e 1 na Liga Europa ou 2 na Liga Europa e 1 na Liga dos Campeões! Para já parabens a Sporting, FC Porto e Braga pela continuidade na Europa, veremos o que faz o Vit. Guimarães na derradeira jornada na Liga Europa...ler comentário completo »
Feito
2017-11-23 22h23m por Roby_o_Analista
3 pontos.
Primeiro lugar para já.

Agora é esperar pela próxima ronda.

Fico triste pelo Hoffenheim, uma equipa que simpatizo muito. Preferia que eles nos fizessem companhia , mas pronto. O Ludo não vai fazer nada para a próxima ronda.
OO
Correu bem
2017-11-23 22h23m por oorgulhodominho
Entregamos o jogo demasiado aos alemães e foi com alguma sorte que conseguimos a vitória nos minutos finais. Não foi fácil este grupo, venham os turcos.

#nosjalaestamos
Fantástico!
2017-11-23 22h21m por BetrayalKRocknRoll
Parabéns Braga! Representaram muito bem o nosso país. Fizeram frente aos alemães como nunca!
Sempre siga. . . Espero ver um Braga tão forte como em 2010/2011!
Muito bem, Braga
2017-11-23 22h18m por tcb9277
Admito que não estava nada à espera que o Braga conseguisse passar à fase seguinte, ainda para mais a uma jornada do fim da fase de grupos.

Um grupo muito forte, com Hoffenheim e Basaksehir e também o Ludogoretz. As duas primeiras que vinham dos play-offs da Liga dos Campeões, e o Basaksehir esteve a um passo de eliminar o Sevilha. O Ludogoretz é também uma equipa que nos últimos anos tem andado pela Liga dos Campeões e sempre perigosa.

Muito bom desempenho d...ler comentário completo »
Parabéns
2017-11-23 22h17m por OAdeptodeBancada
A azia do treinador alemão deve ser ENORME e hoje pior ainda jogaram muito mais que o Braga mas com poucos passes o Braga marcou 3 e o Hoffenheim com tanta pompa e circunstância marca só 1, e vai de vela! Parabéns Braga! Força Portugal!
Braga
2017-11-23 22h08m por 4lfredo
Parabéns! Conseguiram desde já garantir a passagem, num grupo algo complicado! Em relação a este jogo, acaba por ser uma exibição positiva e eficaz. Marcou muito cedo, soube sofrer e aproveitar os contra-ataque para marcar! Bela vitória, e 6 pontos ganho há equipa teoricamente mais forte do grupo, que ficou hoje de fora nas competições europeias! Mais uma vez Parabéns Braga!
OUTRAS NOTÍCIAS
Benfica
Destaque
Encarnados venceram sempre que o médio marcou
No futebol há lugar à superstição. Há quem entre em campo com o pé direito, há quem use sempre a mesma meia... e há quem tenha os ...
18-12-2017 16:02
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
A_verdade_pura 18-12-2017, 16:42
1919-AZUL 18-12-2017, 16:40
Markes88 18-12-2017, 16:35
Markes88 18-12-2017, 16:26
Tarik10 18-12-2017, 16:24
Mar_Azul_FCP 18-12-2017, 16:23
1919-AZUL 18-12-2017, 16:22
rymer6666 18-12-2017, 16:17
oglorioso1904 18-12-2017, 16:16
A_verdade_pura 18-12-2017, 16:16
oglorioso1904 18-12-2017, 16:14
oglorioso1904 18-12-2017, 16:12
oglorioso1904 18-12-2017, 16:11
HG
HGuima 18-12-2017, 16:11
Schmeichel_1_Only 18-12-2017, 16:10
Furiosovp 18-12-2017, 16:04