placardpt
    Portugal ganha à Suíça

    Diogo resolve!

    Com golos de Diogo Gonçalves e de Diogo Jota, Portugal voltou às vitórias no apuramento para o Europeu de 2019 e passou o teste frente à Suíça com sucesso. O jogo até podia ter sido de grande tranquilidade, mas foi de sofrimento até ao fim, apesar da pouca ameaça contrária.

    Estava tudo a correr bem...

    Mais a Suíça, mas também Portugal. De um lado e do outro, os treinadores quiseram surpreender nos desenhos. O de Rui Jorge, mesmo no 4x1x3x2, tinha variações interessantes, para além do facto de ser Eustáquio quem encostava mais na direta, como a ação de João Carvalho na missão de falso ponta-de-lança ou a atuação de Pedro Delgado à esquerda. O da Suíça com um sistema de três centrais para contrariar a ação ofensiva dos Diogos (Jota e Gonçalves), num 3x5x2 que perdia nos flancos para dar força no jogo central.

    Nesta primeira batalha, Portugal ganhou. Notava-se algum desconforto psicológico inicial, com várias precipitações, mas o primeiro golo veio dar calma e segurança à seleção nacional, que praticamente ainda nada tinha feito para o conseguir.

    Gonçalves fez o primeiro ©Catarina Morais / Kapta +
    A eficácia manteve-se à meia hora, até porque a Suíça não foi capaz de reagir bem ao golo de Diogo Gonçalves e não foi capaz de entrar no último terço com perigo: Oberlin, bem conhecido dos benfiquistas, era a exceção a colocar a defesa contrária em sentido.

    Se Portugal estava pressionado pelo mau arranque na qualificação, a Suíça ainda mais. O 2x0 deu ainda mais conforto e o penálti que Diogo Jota sofreu tinha tudo para arrumar com o assunto. Só que João Carvalho atirou por cima.

    Um elixir inesperado

    Esse penálti falhado até podia nem ter influência, só que a Suíça marcou cinco minutos depois e, de um possível 3x0, o jogo passou para um perigoso 2x1, que intranquilizou a equipa. Nomeadamente Ferro, que falhou o corte nesse momento e que, nos seguintes, teve algumas dificuldades em se abstrair.

    A ida aos balneários serviu para algumas correções táticas, mas não libertou totalmente a equipa portuguesa da pressão psicológica que tinha. Razão pela qual os 10 primeiros minutos foram de entrega total da bola ao adversário. Depois disso, o primeiro lance de perigo, que Eustáquio cabeceou por cima, e algumas alterações.

    João Carvalho falhou penálti, mas esteve bem ©Catarina Morais / Kapta +
    O tempo dizia que Portugal ia estar com o credo na boca se não conseguisse aproveitar os contra-ataques. Como aconteceu. Mas também ia dizendo que esta era uma Suíça incapaz de ter uma construção que incomodasse. Restava-lhe algum rasgo individual ou a força nas bolas aéreas.

    Mas Portugal melhorou com o passar do relógio, cresceu no campo e evitou trabalho em demasia para Joel Pereira. No fim, a vitória não merecia qualquer contestação. E Portugal continua na luta.

    U Terça, 14 Novembro 2017 - 17:30
    Estádio Capital do Móvel
    Andrew Dallas
    2-1
    Diogo Gonçalves 10'
    Diogo Jota 29'
    Ulisses Garcia 39'
    Estádio Capital do Móvel
    Estádio Capital do Móvel
    Portugal
    Paços de Ferreira
    Lotação8 076
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1973
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo 8
    Lances Capitais
    10´
    GOLO Portugal!
    Diogo Gonçalves marca
    Diogo Gonçalves marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    29´
    GOLO Portugal!
    Diogo Jota marca
    Diogo Jota marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    34´
    João Carvalho (Portugal) falha a grande penalidade, enviando por cima!
    39´
    GOLO Suíça!
    Ulisses Garcia marca
    Ulisses Garcia marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    A Chave
    Minuto 34: João Carvalho podia ter feito o 3x0 e arrumar definitivamente o assunto, só que atirou por cima e deu ânimo à Suíça, que marcou logo a seguir. Da tranquilidade para a tremideira em poucos minutos.
    O Árbitro
    Arbitragem bem conseguida, capaz de travar alguns ímpetos dos jogadores e de manter a ordem num jogo de muita pressão para as duas equipas.
    O Melhor
    Como iludir os matulões
    A Suíça entendeu que apresentar três centrais fortes e robustos era a solução para travar a agilidade portuguesa na frente de ataque. Uma opção que não correu bem, atendendo à forma como Portugal fez os golos e atacou na primeira parte.
    O Pior
    Alterações
    Rui Jorge não pareceu ser feliz nas mudanças. Diogo Jota saiu demasiado cedo (não parece que tivesse qualquer problemas físico), Heriberto entrou muito apagado, Gil Dias falhou muitas decisões. Deu para sacudir a pressão adversária com homens frescos, mas a resposta dos que entraram podia ter sido bem melhor. Valeu que a defesa não se desconcentrou e foi sólida.
    Forma
    Portugal
    2017/2018
    4J
    2V
    1E
    1D
    6-5G
    Suíça
    2017/2018
    6J
    2V
    1E
    3D
    5-8G

    Fotografias(20)

    Euro U21 2019 (Q): Portugal x Suica
    Euro U21 2019 (Q): Portugal x Suica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    SUÍÇA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FU
    JAOF
    2017-11-16 00h38m por Furiosovp
    Mas os médios vão jogar a avançados?
    Achas que o 15° lugar quer dizer alguma coisa? O Porto foi campeão da 2 liga e que jogador é que subiu de escalão ou deu cartas? O Rúben Macedo? Gudiño? Verdasca? Ismael? A verdade é que ninguém foi aposta, foi uma equipa com muitas rotinas, porque se eles jogam sempre juntos, têm mais rotinas do que se estivessem a treinar na A e a jogar na B como fazem muitos no Benfica!
    As equipas B não servem para ganhar títulos, mas sim para gerir um c...ler comentário completo »
    TI
    ahhh
    2017-11-15 13h56m por tiagosoliveira
    Como eu gosto de vir aqui aos comentários e ver esta azia ao SLB. Significa que estamos a fazer bem as coisas.
    Quando ninguem do Benfica é convocado é porque a seleção é boa, mas quando são até o selecionador passa a ser benfiquista (apesar de ter estado nos dois clibes dos dragartos).

    Quanto ao jogo, destaque para Diogo Jota que já merece a convocatória à seleção A, Ruben Dias a mesma coisa e para Diogo Gonçalvez a quem se prevê grande futuro se continuar a jogar como joga no SLB e na seleção.
    FU
    JAOF
    2017-11-15 00h36m por Furiosovp
    GR: o Benfica não vai contratar o Joel que é o melhor dos três redes(o André ferreira tava lá. . . )

    DD: gosto muito do Dalot, mas se não admites que ele jogou mal hoje então. . .

    DC: Rúben é indiscutível para azia tua e o Ferro errou uma vez, secalhar queres o coxo do Verdasca. . .

    DE: também não gosto preferia o Rúben Vinagre

    6: também acho muito passivo, mas o Pêpê é importantíssimo na circulação de bola

    Meio ca...ler comentário completo »
    Diogo Jota
    2017-11-14 22h57m por _valter_
    Espero que seja chamado por Fernando Santos nos próximos particulares. Um dos candidatos ao Campeonato do Mundo na Rússia.

    Os melhores avançados neste momento:
    1-Ronaldo
    2-André Silva
    3- Gonçalo Guedes
    4 -Nani e Diogo Jota
    Bom jogo
    2017-11-14 20h30m por tiagofonte
    Boa primeira parte, a suiça é uma boa equipa. Na segunda algum cansaço mas deu para segurar a vitória
    Diogo Gonçalves
    2017-11-14 20h22m por ruipatricio
    Este não engana será máquina, cabe ao Ruizinho derrotas não o estragar com o 11 que tem apresentado e com a tática, espero bem que não estrague o seu potencial.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...