placardpt
    Vitória derrota Marselha e está na luta

    Não há melhor embalo que o do Berço

    O Vitória superou a primeira de três finais na Liga Europa e ganhou pela primeira vez, num resultado conseguido com a cabeça de Hurtado e com muita alma vimaranense. Guimarães voltou a viver uma grande noite europeia e a equipa de Pedro Martins ganha um grande balão de confiança.

    Taco a taco

    Num jogo que começou de forma quente e polémica bem antes do apito inicial (explicamos aqui), foi bem mais comedido o arranque da bola a rolar. E com duas notas. Uma que já se sabia de antemão: o Marselha tem, individualmente, jogadores de muito maior qualidade. Outra que se percebeu logo ao primeiro olhar para o relvado: o Vitória queria muito mais o triunfo.

    Gestão do meio-campo
    Pedro Martins manteve praticamente toda a equipa, mas mexeu na zona medular, onde Rafael Miranda e Celis desta vez descansaram.
    Por isso, as forças repartiram-se, num jogo que começou demasiado abraçado a meio, sufocado nas linhas de passe e com convite quase exclusivo para a procura dos flancos. Houve, também, naturais cautelas: os franceses porque estão numa situação relativamente confortável, os lusos porque um erro poderia ser fatal.

    Não foi de estranhar que a vontade de bocejar tenha acontecido durante a primeira meia hora. Em vários lados, menos na bancada, onde os vimaranenses acederam ao pedido de Pedro Martins para um ambiente de incentivo, ainda que a meia casa.

    Rafael Martins cheirou três vezes o golo ©Catarina Morais / Kapta +
    O jogo melhorou significativamente no último quarto de hora da primeira parte e aí se viram as melhores oportunidades. Mais para o Vitória, onde os laterais trabalharam muito bem para servirem (cada um uma vez) o avançado Rafael Martins, que viu um remate ser desviado para canto e outro sair ao lado. Respondeu o Marselha num perigoso cabeceamento de Njie, mas pode-se dizer que o intervalo chegou em boa altura para a equipa de Rudi Garcia, que estava a sentir mais dificuldades para anular as investidas vitorianas.

    Como se viu pelo início da segunda parte, onde houve bem mais velocidade e vontade por parte dos franceses, o que fez com que fosse seu o primeiro quarto de hora, incluindo mais uma grande oportunidade de Njie, desta vez isolado e a desviar de Miguel Silva, mas a ver Marcos Valente crescer ainda mais na candidatura a melhor em campo com um grande corte.

    Enfim, a estrelinha

    Por volta do minuto 60, vou novamente tempo para o Vitória crescer e estar perto do golo. Rafael Martins disparou uma bomba à trave, Raphinha viu Mandanda defender com muita dificuldade e Garcia teve que ir ao banco à procura de alguém que lhe desse maior tranquilidade.

    Dois momentos que podiam sugerir mais um triste fado nacional. Mas assim não foi. Sempre com Francisco Ramos a dar bom critério de passe e circulação, a equipa conseguiu finalmente o golo que tanto procurou, num fantástico cruzamento de Héldon ao qual Hurtado respondeu de cabeça. Houve novo beijo na trave, mas desta vez também na rede.

    Rolando estava para entrar, mas foi chamado Mitroglou depois do golo ©Catarina Morais / Kapta +
    O tempo para uma reação do Marselha era escasso, mas existia. Só que tudo ficou mais difícil quando Kamara, já com amarelo, foi imprudente e entrou duro sobre Francisco Ramos, recebendo ordem de expulsão.

    E eis que surgiu a primeira vitória.

    U Quinta, 02 Novembro 2017 - 20:05
    Estádio D. Afonso Henriques
    Tamás Bognár
    1-0
    Paolo Hurtado 80'
    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo I
    A Chave
    Minuto 65: Com o Marselha a entrar melhor no segundo tempo, a bomba de Rafael Martins à trave não trouxe golo, mas marcou a inversão da tendência do jogo até à chegada do golo. Despertou adeptos e encorajou a equipa, que percebeu que era possível. Como foi.
    O Árbitro
    Arbitragem que complicou algumas vezes o que parecia ser simples, mas que esteve globalmente bem nas decisões. Alguns erros não impedem que se diga que foi uma arbitragem positiva.
    O Melhor
    Sem medo de ter bola
    Já se previa que o Marselha tivesse mais bola. O Vitória respeitou isso, mas foi bastante capaz de corresponder com tranquilidade e confiança nas alturas em que tal se lhe exigiu. Francisco Ramos teve uma boa dose de responsabilidade, pois foi o que melhor critério teve na hora de contruir.
    O Pior
    Desacatos iniciais
    Absolutamente lamentável e a pedir severa punição da UEFA o que aconteceu durante o aquecimento, com adeptos a entrarem dentro do relvado para tirarem satisfações com Evra. Um momento ridículo e que deve ser banido do futebol. É que podia ter sido bem pior...
    Forma
    V. Guimarães
    2017/2018
    17J
    6V
    4E
    7D
    25-28G
    Marseille
    2017/2018
    19J
    10V
    5E
    4D
    32-23G

    Fotografias(20)

    Europa League: Vitoria SC x O. Marseille
    Europa League: Vitoria SC x O. Marseille
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA SC
    EMPATE
    MARSEILLE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    dragaoazul_18
    2017-11-03 12h15m por Joao_Novais
    Tudo depende do próximo jogo, o Salzburg pode ser favorito mas não é uma equipa por aí além, se estivermos bem fisicamente e mentalmente é um adversário que poderemos superar mais facilmente que o Marselha, se assim for depois em casa só temos de fazer o nosso trabalho contra o Konyaspor.
    Marselha
    2017-11-03 11h43m por dragaoazul_18
    Penso que os desacatos mexeram muito com a equipa.

    Também o facto do Marselha ter desvalorizado o Guimarães e a Liga Europa ajudou.

    Neste momento o grande objectivo deles é chegar aos 3º primeiros lugares para terem acesso a liga dos Campeões.

    Grande vitoria! Mas sinceramente não me acredito muito na passagem
    Analista_Rui_Sa ntos
    2017-11-03 11h04m por Joao_Novais
    O João Aurélio é defesa direito.
    V. Guimarães
    2017-11-03 10h19m por moumu
    Excelente resultado, a alma deu a vitória, ainda estão na luta!
    Sempre disse
    2017-11-03 02h48m por Triper
    que este Vitória tinha qualidade mas faltava-lhe conseguir manter a concentração durante o jogo todo para não sofrer. Neste jogo conseguiu e o resultado está à vista. Grande jogo!

    BTW, grande jogão do Hurtado e do João Aurélio. Uns gostam do Messi e outros do Ronaldo, eu curto ver ambos em campo na mesma equipa a espalhar magia mesmo não sendo foras de série.
    JO
    João Aurelio
    2017-11-03 01h12m por JoseAlberto
    O melhor em campo.
    Que Jogão, Que entrega! Bravo João!
    . . .
    2017-11-02 23h02m por carlosfcpfan
    grande vitória
    RQ7T
    2017-11-02 23h00m por 4lfredo
    Sim, sem dúvida!
    Parabéns
    2017-11-02 22h38m por dgc98
    Parabéns ao Vitória por esta vitória (xD) frente a uma equipa forte, que assim consegue relançar o apuramento para a fase seguinte.
    4lfredo
    2017-11-02 22h36m por RQ7T
    Concordo.
    Felizmente a jornada europeia dos russos foi má.
    Só o CSKA é que ganhou, o Zenit empatou já o Spartak assim como o Lokomotiv(contra o Sheriffem casa!) perdeu.
    Grande
    2017-11-02 22h31m por ruipatricio
    Que maravilha verificar que o Vitória de Guimarães venceu o Marselha, mais uma vitória e bons pontos para Portugal além de que reentra na luta pelo apuramento! Vamos Vitória, mais milhões entram no berço e mais pontos para o nosso ranking. Vamos!
    RQ7T
    2017-11-02 22h27m por 4lfredo
    Sem dúvida. Também em termos exibiçionais foi globalmente positivo, o Porto esteve bem e competente, o Sporting apesar do empate fez um grande jogo, o Benfica, apesar da derrota também até não esteve mal, o Braga também não teve mal e o V. Guimarães esteve muito bem.
    Francisco Ramos
    2017-11-02 22h26m por petitor
    Li elogios a exibição do Chicão, desejo toda a sorte a este menino, que possa crescer na primeira liga para mais tarde ser resgatado pelo seu clube. Força Francsico Ramos
    Jornada europeia dos clubes PT
    2017-11-02 22h24m por RQ7T
    Muito melhor que a anterior(também não era difícil) mas há que realçar que nesta jornada europeia os clubes portugueses conseguiram ótimos resultados tendo em conta a qualidade mais que evidente dos adversários(os mesmos que fizeram a vida negra na jornada anterior).
    2 vitórias, 2 empates e 1 derrota foi o saldo.
    Raphinha
    2017-11-02 22h21m por petitor
    Como jogou o Raphinha nao vi o jogo, e dos meus jogadores favoritos do campeonato nacional
    correção
    2017-11-02 22h20m por RQ7T
    *conseguindo assim arrancar uma grande vitória
    Vitória SC
    2017-11-02 22h18m por RQ7T
    Não vi o jogo, mas pelo que li o Vitória criou várias chances de golo e marcou num momento crucial do jogo e arrancar uma grande vitória e pode ser que ainda consiga o apuramento.
    V. Guimarães
    2017-11-02 22h13m por 4lfredo
    Parabéns! Excelente resultado não só para o V. Guimarães como para Portugal! Foi um grande jogo por parte do V. Guimarães, muito personalizado sabendo o que fazer em campo! Reentra claramente na luta pela passagem há próxima fase. Muito bem V. Guimarães!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Liga Betclic prossegue em Vizela
    A jornada 31 da Liga Betclic prossegue a todo o vapor, este sábado de tarde, em Vizela. Cada vez com a «manta mais curta» para fugir ao abismo da descida, o emblema minhoto ...