placardpt
    FC Porto venceu duas vezes

    FIFA oficializa vencedores da Intercontinental como campeões do mundo

    O FC Porto ficou a saber oficialmente que a FIFA reconheceu a competição da Taça Intercontinental (terminou em 2004, precisamente com triunfo dos portistas) como correspondente ao título de campeão mundial.

    O assunto já é antigo e a última tomada de posição era de que tal não seria válido para a FIFA, o que agora foi contrariado pelo órgão que tutela o futebol mundial.

    O FC Porto, que venceu a prova em 1987 (contra o Peñarol) e em 2004 (diante do Once Caldas) é a única equipa portuguesa a ter o troféu no seu palmarés.

    Milan, Real Madrid, Peñarol, Nacional e Boca Juniors são os clubes com mais conquistas nesta prova, num histórico que pode ver aqui.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    NU
    Tarik10
    2017-10-27 22h21m por NunoPonces
    "Estranho algum pessoal que diz que quem ( por exemplo ) prefere Messi a Ronaldo ou quem prefere o Clube á Selecção é anti patriota agora não ficar contente por ver uma equipa Portuguesa coroada como Campeã do Mundo ( twice ). . . Será por ser sexta feira? Será que só são patriotas aos sábados, segundas e quartas?
    Se alguém quiser eu vendo cotoveleiras baratas. . . "
    I totally agree. . .
    Fico contente por clubes tugas lá fora, como fiquei triste e contente quando hou...ler comentário completo »
    é simples
    2017-10-27 19h53m por dp_69
    So peço que alguem diga que alguma equipa da asia, america do norte, africa e oceania conseguiria nao perder por mais que 1 golo com qualquer vencedor da intercontinental nos respetivos anos.
    Claro que tem mais piada com todos os campeoes continentais como é feito agora, mas é evidente que a diferença dos 2 continentes para os restantes é surreal, e a diferença da europa para a america do sul ja é grande, se fosse o vencedor da liga europa representar todos os anos ganhava a maioria das vezes. . .
    Normal
    2017-10-27 18h14m por Kaizeler
    A FIFA pode decidir como bem entender; o primeiro Mundial de seleções também só teve equipas da Europa e da América (e só entraram equipas por convite) e ninguém reclama que não é "um verdadeiro campeonato mundial".
    ZsDriver
    2017-10-27 18h05m por Besteirense
    Justificar o carácter "mundial" da Intercontinental por ter sido a primeira taça entre clubes de continentes diferentes é absurdo. Sendo assim, o vencedor da 1888–89 Football League teria de ser considerado o primeiro campeão europeu porque ganhou o primeiro campeonato na Europa. "Foi o primeiro, só havia esse. . . " Percebes a falha no teu raciocínio? O Preston North End venceu a liga inglesa, é o campeão inglês. Um clube ganhou a Intercontinetal é o campeão entre continentes.
    ler comentário completo »
    notaartistica
    2017-10-27 16h41m por RQ7T
    Sim fica estranho haver dois campeões do mundo num ano mas a esse mundial de clubes não dão muito importância e até no Brasil é meme e motivos de piadas o Corinthians ter sido campeão do mundo quando nem devia ter participado e ter acontecido isso numa época má para o Corinthians mas concordo que apesar de tudo não deixa de ser uma competição oficial da fifa por isso deve-se dar mérito.
    NO
    rq7t
    2017-10-27 16h22m por notaartistica
    ate pode ser uma versao experimental mas nao deixou de ser um torneio oficial da própria fifa. alias no site da fifa, nos vencedores da competição so contam os vencedores de 2000 e de 2005 em diante, claro que agora vao ter que mudar isso mas agora fiquei curioso. quem é que será que vao meter como campeão em 2000? provavelmente vao ter que reconhecer o titulo ás 2 equipas e ter que deixar na historia que num ano houveram 2 campeões do mundo, o que não deixa a melhor imagem.
    Tarik10
    2017-10-27 16h18m por dgc98
    Que eu tenha conhecimento não existe nenhuma equipa de futebol na antartida, portanto visto que existem 0 equipas e participam 0 equipas parece-me que la vão estar todas.
    Errata
    2017-10-27 16h16m por ZsDriver
    Apenas corrigir que a competição era apenas supervisionada pela Conmebol e UEFA e por isso errei ao dizer toda a América, queria dizer América do Sul.
    Apenas a isso.
    correção
    2017-10-27 16h14m por RQ7T
    o vencedor Corinthians não entrou no torneio por ter sido campeão da América do Sul já que de resto nem participou na Libertadores e inclusive ficou no 18º lugar do Brasileirão.
    notaartistica
    2017-10-27 16h11m por RQ7T
    Não tenho a certeza mas acho que esse mundial de clubes foi uma espécie de versão experimental.
    Para teres ideia da importância da competição nesse ano, o vencedor Corinthians que não venceu nem sequer participou na Libertadores e ficou em 18º lugar no brasileirão. O vice campeão foi o Vasco da Gama que tinha vencido a copa Mercosul e o campeão da Libertadores Boca Juniores nem sequer participou no torneio.
    Tarik
    2017-10-27 16h05m por dgc98
    Parece-me a mim que na verdade até estão todas as equipas de futebol da antarctida no atual modelo.
    Besteirense
    2017-10-27 16h04m por ZsDriver
    Está no meu comentário e afirmei "mérito e justiça à competição".
    Estou de acordo com este formato e é assim que deve ser.
    Mas vocês esquecem-se de um factor determinante, a parte política e cultural para juntar competições. Acham que foi fácil juntar as sedes e formar logo um campeonato mundial de clubes?Não achas a quantidade de jogos (até onde têm sido realizados), visibilidade e por acréscimo mais dinheiro relevante para a criação da competição que substitui outra? Ok, é ...ler comentário completo »
    NO
    mas entao
    2017-10-27 15h53m por notaartistica
    em 2000 o boca juniors ganhou a intercontinental e o corinthians ganhou o mundial de clubes. sendo assim quem é que foi o campeão do mundo em 2000? qual deles é que vai perder o titulo? é que campeão so pode haver um. . .
    correção
    2017-10-27 15h35m por RQ7T
    *já agora
    Mikhal18
    2017-10-27 15h34m por RQ7T
    Sim, liga dos campeões africanos e dos campeões asiáticos existia na altura mas tenho ideia que não era tão desenvolvida como é hoje em dia.
    Pelo as coisas que leio desses tempos a diferença entre as equipas da América do Sul/Europa e da África/Ásia eram ainda maiores do que hoje em dia.
    Daí as pessoas considerarem na altura que o mundo do futebol estava exclusivamente concentrado na Europa e na América do Sul e terem criado a taça intercontinental naqueles modos.
    Tens qu...ler comentário completo »
    JG
    Campeão Intercontinenta l/Mundial
    2017-10-27 15h24m por JGC1989
    Esta decisão da FIFA não vem alterar nada, toda a gente (honesta) sabe que a Taça Intercontinental é o equivalente ao Mundial de Clubes, basta para isso ver que desde que foi criado só por uma vez é que uma equipa não europeia/sul-americana chegou à final (e perdeu).

    Tanto a nível de clubes, como de Selecções, só duas confederações é que têm campeões mundiais (UEFA e CONMEBOL). Por isso é mais que justo que os campeões intercontinentais passem a poder designar-se de campeões mundiais.
    RQ7T
    2017-10-27 15h21m por Mikhal18
    "A taça intercontinental era disputada entre o campeão da Europa e o campeão da América do Sul já que naquela altura o mundo do futebol só estava desenvolvido nesses continentes. "

    Liga dos Campeões Africana já existe desde os anos 60, Liga dos campeões Asiática existe também desde os anos 60, sendo um pouco mais "recente". (3 ou 4 anos de diferença).

    O futebol estava desenvolvido, tanto que o campeonato do Mundo de Clubes já existia também.

    Ac...ler comentário completo »
    Concluindo
    2017-10-27 15h19m por RQ7T
    Não distinguir o vencedor da taça intercontinental como campeão do mundo vai dar quase ao mesmo que não distinguir o vencedor da taça dos campeões europeus como campeões da Europa. Com base nisso considero justo esta decisão e assim contra a azia de muitos o Porto é o único clube português campeão do mundo.
    ZsDriver
    2017-10-27 15h16m por Besteirense
    Se o campeão africano jogasse contra o campeão asiático num jogo a duas mãos, será que o vencedor desse embate seria coroado como campeão mundial? Claro que não! Então porque se considera quando o campeão europeu jogava contra o sul-americano? A questão do número de jogos e do dinheiro associado é irrelevante; o que está em causa é a participação de representantes de todos os continentes para que o vencedor seja considerado a nível mundial. Seria o mesmo que considerar a Confederations como tí...ler comentário completo »
    Besteirense
    2017-10-27 15h15m por RQ7T
    A onde é que a taça latina tem alguma coisa a ver com a taça intercontinental?
    A taça latina era disputada entre clubes de Itália, França, Espanha e Portugal, ou seja, como o próprio nome indica era disputada por clubes latinos e assim ficavam de fora alguns dos clubes mais poderosos da altura.
    A taça intercontinental era disputada entre o campeão da Europa e o campeão da América do Sul já que naquela altura o mundo do futebol só estava desenvolvido nesses continentes.
    Cambada de carneirinhos
    2017-10-27 15h02m por Besteirense
    Para isso têm iniciativa, agora para argumentar contra já não são capazes. Uns têm cartilha, mas os carneiros mansos são vocês.

    Continuem com essas figurinhas; o complexo de inferioridade assenta-vos perfeitamente!
    Reconhecimento ou não. . .
    2017-10-27 15h02m por ZsDriver
    É o mundial de clubes que substituiu a competição, para abordar todos os campeões (e assim fazer jus ao nome) dar o devido mérito e justiça à competição e por consequente e noutra vertente são mais jogos mais assistência, mais dinheiro.
    Por isso normalíssimo a decisão da UEFA. Já toda a gente considerava, agora vem a confirmação oficial.
    Há claro e o Porto é o único a ter nacionalmente e num grupo não muito vasto mundialmente e com 2 já. Tão cedo. . .
    PJ
    PS
    2017-10-27 14h52m por pjroberto
    Peço desculpa pelo erro ortográfico. Como certamente notaram, onde escrevi "Latrina" queira, muito obviamente, escrever "Latina".
    Besteirense
    2017-10-27 14h50m por Antnio
    em 1º lugar - Bom dia
    em 2º tenham um bom fim de semana
    em 3º o Boifica

    Lampiaozito aziado! Para ele os vencedore da Taça Eusebio é que deveria ser considerados os campeões do Universo.
    PJ
    Taça Latrina
    2017-10-27 14h50m por pjroberto
    Também sou da opinião que a Taça Latrina devia ser reconhecida pela FIFA. O Benfica devia ser considerado campeão do Universo e arredores.
    12
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02
    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42