placardpt
Benfica vence em Vila das Aves

Da probabilidade à realidade em três passos

2017/10/22 19:56

Dois penáltis bem convertidos por Jonas e um golo de Seferovic permitiram ao Benfica deixar o terreno do Desportivo das Aves com três pontos no bolso. A equipa da casa ainda causou dificuldades aos encarnados e chegou a reduzir para 1x2, mas não conseguiu evitar a derrota frente a uma formação com argumentos diferentes.

Balizas sob fogo e castigo máximo

Quase 24 anos de idade separavam as balizas dos dois extremos do campo. De um lado, Quim  batia o recorde de jogador mais velho de sempre a atuar na Liga com os seus 41 anos. Do outro, Svilar defendia a baliza do tetracampeão nacional aos 18 anos. Dois homens em fases bem distintas da vida mas com algo em comum: o peso da responsabilidade.

Um peso que se fez sentir cedo, aliás, e ao qual ambos iam correspondendo. Chamados a intervir em várias ocasiões logo no arranque do encontro, destacaram-se. Destacou-se Quim a remate de Jonas, a travar um desvio de um colega de equipa e a negar o golo a Salvio. Destacou-se Svilar a negar o golo a Vítor Gomes. Tudo isto nos primeiros 15 minutos de jogo.

Seria apenas de grande penalidade que o golo surgiria, fazendo a balança pender para o lado da equipa que mais atacava (ainda que a diferença não fosse avassaladora). Washington atrasou-se no desarme a Diogo Gonçalves e Nuno Almeida apontou (bem) para a marca de grande penalidade. E no frente a frente entre dois jogadores bem experientes, Jonas e Quim, foi o brasileiro quem sorriu.

Encosto suíço

Não bastou o golo para o Benfica construir tranquilidade na partida, e nem o segundo bastaria, face à audácia da equipa avense. que procurava contrariar as probabilidades estimadas por Lito Vidigal (dois por cento de favoritismo).

Ainda antes de chegar o intervalo vieram ameaças da equipa da casa: Nildo Petrolina dispôs de uma oportunidade para cabecear na direção da baliza benfiquista mas apareceu Rúben Dias a salvar e Vítor Gomes, completamente sozinho na área encarnada, atirou por cima.

Para ficar com o triunfo realmente encaminhado, o Benfica precisava pelo menos do segundo golo, que acabaria por chegar depois do intervalo, num lance em que Salvio bateu Nélson Lenho na corrida e finalizou perante Quim, encaminhando a bola para a baliza. Pelo sim pelo não, Seferovic encostou para o fundo das redes e inscreveu o seu nome no marcador.

Jonas trouxe a tranquilidade

Liga NOS 2017/18

Desp. Aves (17.º)
9J  1V 3E 5D (8-15)
Forma: VDEED
II: Rio Ave (C) 12/12
Benfica (2.º)
9J  6V 2E 1D (19-7)
Forma: VDVEV
D1: Feirense (C) 27/10

Mesmo com desvantagem de dois golos, Lito Vidigal e os seus jogadores não baixaram os braços. Entraram Paulo Machado e Sami, na tentativa de pelo menos causar dificuldades aos encarnados. Mais do que dificuldades, houve mesmo um golo, com Rodrigo Defendi como autor.

Pelo minuto 76', e na sequência de um canto de Paulo Machado, o central do Aves apareceu a finalizar e ainda chegou a trazer alguma indefinição ao resultado. Essas dúvidas duraram pouco, no entanto: um novo penálti, agora por falta sobre Pizzi, permitiu a Jonas bisar e ditar assim o desfecho do encontro em Vila das Aves.

U Domingo, 22 Outubro 2017 - 18:00
Estádio do Clube Desportivo das Aves
Nuno Almeida
1-3
Rodrigo Defendi 76'
Jonas 29' (g.p.) 79' (g.p.)
Haris Seferovic 50'
Estádio do Clube Desportivo das Aves
Lotação6 230
Medidas105x67
Inauguração1981
FaseCampeonato
JornadaJornada 9
Lances Capitais
29´
GOLO Benfica
Jonas marca de grande penalidade!
Jonas marca o seu 10º golo na prova (9 jogos)
50´
GOLO Benfica!
Haris Seferovic marca
Haris Seferovic marca o seu 4º golo na prova (9 jogos)
76´
GOLO Desp. Aves!
Rodrigo Defendi marca
Rodrigo Defendi marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
79´
GOLO Benfica
Jonas marca de grande penalidade!
Jonas marca o seu 11º golo na prova (9 jogos)
A Chave
Minuto 28: Diogo Gonçalves entra na grande área do Desportivo das Aves e é derrubado por Washington, que chegou tarde ao lance. A falta permitiu ao Benfica abrir o marcador e encaminhar o triunfo.
O Árbitro
Embora bem na análise aos momentos das faltas que levaram às duas grandes penalidades, Nuno Almeida parece ter deixado passar em claro dois lances que as antecederam. Além disso, poderá ter ficado por marcar um penálti por falta sobre Seferovic, num lance que suscita dúvidas.
O Melhor
Velhos são os trapos
Com quase 42 anos de idade, Quim teve pela frente uma equipa pela qual se sagrou campeão nacional. O guardião do Aves foi titular, bateu um recorde e ainda brilhou em vários momentos, tanto na primeira como na segunda parte. É verdade que o Aves fez boa figura em vários períodos do jogo, mas se não fossem as boas intervenções de Quim a equipa de Santo Tirso até podia ter saído do encontro com um resultado mais pesado.
O Pior
Ofuscados
Dizem as regras deste ofício que o jornalista não deve ser a história, mas sim relatá-la. O problema é que, mais uma vez, essa tarefa tornou-se bem complicada em Vila das Aves. Tal como tinha já acontecido esta época, o posicionamento e condições da tribuna de imprensa dificultaram e muito o trabalho dos jornalistas, com o sol a impossibilitar a boa identificação dos jogadores e análise dos lances durante a primeira parte e com a temperatura bem acima do desejável - e confortável - nesse mesmo período.
Forma
Desp. Aves
2017/2018
11J
2V
3E
6D
9-16G
Benfica
2017/2018
15J
8V
3E
4D
25-17G
Sabia que...by playmaker stats
Dois meses depois o Benfica volta a vencer fora de casa na Liga Portuguesa:
Out. 1-3 Desp. Aves
Ago. 0-1 Chaves
9 meses: desde o bis de Gonçalo Guedes em Guimarães para a Taça da Liga, que Benfica não vencia fora de casa sem ser pela margem mínima
Há 14 meses que o Benfica não conseguia marcar 3 golos fora de casa para a Liga Portuguesa:
2016 Nacional 1-3
2017 Desp. Aves 1-3
O Desp. Aves iguala a sua pior série de jogos sem vencer (4); apenas conseguiu vencer o Belenenses em 9 partidas (1V, 3E, 5E)
Benfica de Rui Vitória chegou aos 100 golos fora de casa em 57 partidas, uma média de 1,75 golos/jogo (38V, 9E, 10D)
Jonas marca na Liga pelo menos 10 golos por temporada; foi o 75.º remate certeiro na prova:
10 [17/18]
13 [16/17]
32 [15/16]
20 [14/15]

Fotografias(25)

Liga NOS: Desp. Aves x Benfica
Liga NOS: Desp. Aves x Benfica
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
CD AVES
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Benfica
2017-10-23 13h01m por JHendrix
Joga se pouco e mesmo com vantagem no resultado acabam sempre aflitos. Pelo menos o Rui já reparou que só com os velhinhos não vamos lá e já deu titularidade ao Diogo e ao Rúben. Mas continua a haver muita coisa a melhorar e a faltar. . .
NO
benfica
2017-10-23 10h23m por notaartistica
vale os 3 pontos mas o jogo foi bem fraquinho, mais uma vez. quando se precisa de penaltys para ganhar ao aves, acho que está tudo dito sobre o que andamos a jogar. não percebo porque é que cervi, rafa e zivkovic não entraram nas contas para este jogo nem para o ultimo da champions. nota positiva para os putos diogo gonçalves e ruben dias. não sei se o gonçalves está já pronto para ser sempre titular, mas é uma alternativa muito valida e que mexe bem com o jogo. já o ruben parece mais s...ler comentário completo »
PM
A estratégia do Benfica para dar a volta
2017-10-23 09h53m por pmonteiro10001
O lance do 3º golo, se fosse num campeonato a sério, a equipa de arbitragem nunca mais era chamada para jogo nenhum (decisivo porque o Aves tinha acabado de marcar e estava a tentar empatar): Jonas atropela o defesa, toda a gente vê (o banco do Aves levanta-se logo para solicitar falta e, quanto mais não seja, avisar o video-arbitro), o arbitro não vê! (difícil de perceber mas ainda podemos admitir que ele estivesse num sitio difícil), fiscal de linha também não vê! (muito mais difícil d...ler comentário completo »
KU
SLB
2017-10-23 00h25m por Kun_Aguero
Já não há palavras para descrever este colinho ao benfas. . . clube triste
CH
. . .
2017-10-22 22h14m por Cheguei_Agora
O árbitro na cabine colocou o cotovelo em cima do botão "off". . . mas foi sem querer. . .

Vá agora a sério, só sei que a última fala do árbitro da cabine foi: "Para que serve este botão vermelho que diz off?" De seguida só se ouve "puuuuuuuuhhhhhhhhh". . . lol

Uma boa noite e até ao próximo jogo!
MA
-KillerMachine-
2017-10-22 21h44m por MaxPoliceFCP
a mesma tanga do costume. quando não se encontra desculpa para lances que não existem dúvidas algumas eis que surge algo que dá jeito passar para a opinião pública.

quebra de comunicação entre o VAR e os árbitros do campo. Querem ver que para o lance não ser anulado alguém desligou a ficha da tomada ou cabo satélite ou a linha telefónica?

não brinquem com as pessoas e tenham vergonha na cara.
MA
Próximas Jornadas
2017-10-22 21h41m por MaxPoliceFCP
na 11º o clube alvo de buscas da PJ vai a Guimarães e na 13º vai ao Dragão. Será o fim deles ainda antes do natal. A não ser que haja "Padres" e mantos protectores ajudar.

Vamos ver se eles sobrevivem
MA
Cheguei_Agora
2017-10-22 21h35m por MaxPoliceFCP
LOL

talvez o "Sonso" caísse na realidade e os adeptos desse clube também. Não jogam patavina nenhuma e ainda querem ser penta.

cá dentro os "padres" estão amestrados ou tem medo que alguem diga publicamente quem são aqueles que gastam 200€ numa ou 400€ duas.

lá fora piam baixinho
MA
Se calhar
2017-10-22 21h31m por MaxPoliceFCP
muitos destes "apitadeiros" que andam no campo ou na cabine já perceberam que pode ser o seu último ano e que o fim na arbitragem pode estar próximo. Vamos ver o que vão dar os email´s mas se calhar para os envolvidos "perdido por cem perdido por mil" mais vale ajudar um certo clube a concretizar o seu objectivo. Depois de feito ninguém apaga. . .
CH
MaxPoliceFCP
2017-10-22 21h24m por Cheguei_Agora
Ir buscar árbitros lá fora. . . lol o que andas tu a dizer ou a escrever. . . Se o SLB na Liga dos Campeões já tem penaltys marcados contra, 2 expulsões também contra. . . Com árbitros estrangeiros a arbitrar no campeonato. . . eles desciam de divisão.

Vá não digas mais isso. . . Os adeptos vermelhos, a acontecer isso, começam já a sofrer de calvice. . . mas por arrancar o cabelo com as mãos.
MA
mais dois penalty´s
2017-10-22 21h22m por MaxPoliceFCP
porque é que não invalidaram o lance que dá o segundo penalty neste jogo?

é simples, o Nody Xonas precisar de facturar mais uns golos através de penalty e já são quantos?
Que pena que tenho. .
2017-10-22 21h19m por moreno07
Do desportivo de aves. Na champions league mostram placas a dizer #EqualGame mas este jogo foi tudo menos igual em termos de critérios. O var é a vergonha que já sabemos só funciona para certos clubes e quando é para ajudar o clube do regime passa a funcionar também. Este campeonato é um lixo, os resultados estão viciados para o clube do regime e a não ser que a equipa que o defronta seja mil vezes melhor, coisa que tem acontecido, equipa como o aves não tem nenhuma hipótese. .
O q...ler comentário completo »
Recorde de Quim
2017-10-22 21h18m por FinalFantasy
Até mesmo no recorde do Quim, conseguem meter o Svilar ao VARulho, uma menção lá pelo meio da crónica, já o outro foram umas 4 notícias individuais.
Até mesmo com a referência no " Melhor ", foi preciso ir ler para encontrar qual o recorde.

" Quase 24 anos de idade separavam as balizas dos dois extremos do campo. De um lado, Quim batia o recorde de jogador mais velho de sempre a atuar na Liga com os seus 41 anos. Do outro, Svilar defendia a baliza do tetracampeão...ler comentário completo »
MA
dragaodebancada
2017-10-22 21h10m por MaxPoliceFCP
havia um VAR de Braga com 29 anos chamado Vitor Ferreira, alguém conhece? eu não conhecia. Deve ter sido escolhido a dedo.

já o 4º árbitro chamava-se Piló que também poucos devem conhecer.

no jogo do FcPorto tinha-mos de levar com o mais famoso dos VAR´s o Varíssimo

está visto que as galinhas não pode perder pontos tendo em conta que tem apostado em jovens promessas e se perdessem pontos ninguém iria perdoar. Tudo controlado, vai uma voltinha no Ferrari?
MA
O VAR e arbitragem
2017-10-22 21h06m por MaxPoliceFCP
Não vale a pena ter VAR se este é decidido por árbitros que tem sobre si muita suspeita.

Se lá dentro do campo já são conhecidos pela a forma como "favorecem" certos clubes, agora imaginem se não o fizessem também na cabine.

É urgente que este "caso dos email´s" seja resolvido o quanto antes e que essa gente que estiver envolvida de forma culpada seja presa e banida do nosso futebol.

Se existe uma investigação em curso, os árbitros apanhados nos...ler comentário completo »
DR
Tudo em familia. .
2017-10-22 21h06m por dragaodebancada
o Desportivo das AVES recebeu os Galináceos da Mouraria, e para acompanhar à festa ainda havia um Ferrari Vermelho e um VAR vesgo. . .
MA
VAR da TRETA
2017-10-22 20h55m por MaxPoliceFCP
Ontem o Fabinho no Dragão em vez do "aguenta, aguenta" deve ter dito "não á nada, não à nada" num lance de Brahimi que era penalty e marcaram canto por supostamente não ter batido no braço e sim na perna do defensor do Paços de Ferreira.

Hoje o Aves marca um golo aos 75 minutos e deixa o jogo em aberto colocando pressão na equipa que veio da capital e eis que surge a mão divina, o manto protector ou talvez a vontade daquele que é conhecido pelo o "Ferrari Vermelho"a decidir...ler comentário completo »
A sério???
2017-10-22 20h42m por St4yW1th_BMaia
Pq q só falam do 2o penalty e ninguém fala do penalty sobre o Seferović?? Q cambada de crianças, só sabem discutir e arranjar desculpas!

Qt ao jogo, jogo qb, não me fascinou, mas tbm não foi terrível.

Vitória mais q justa, embora o Aves tenha dado boa réplica em algumas partes do jogo.

Contra o Feirense, na 6a feira, espero ver:

Svilar
Douglas (se não estiver recuperado da lesão, A. Almeida)
Rúben Dias...ler comentário completo »
mais uma oportunidade
2017-10-22 20h30m por saidotorrejesualdoo
Não creio que sirva de justificação para nada isso mas pronto ok, são maneiras e opiniões diferentes de ver as coisas
Mais uma oportunidade
2017-10-22 20h21m por saidotorrejesualdoo
Tudo bem, posso aceitar (apesar de que tinha que ser uma defesa milagrosa) mas nem é isso que tá em causa neste caso, é o facto de se recorrer ao videoarbitro nuns casos e noutros não
PR
Video arbitro
2017-10-22 20h17m por professorxibanga
Afinal o "Aguenta, aguenta!!" é mesmo só para alguns.
Talvez só sirva para marcar foras de jogo quando os adversários do Benfica estejam com meio pé fora de jogo. O video árbitro serve para quê? Se com video-arbitro é assim entao imaginem sem ele. . .

Penalty claro para o Porto ontem e o video arbitro nao mandou "aguentar". Hoje foi esta escandaleira, mas percebe-se, o jogo estava a ficar apertado.
Resumindo
2017-10-22 20h14m por saidotorrejesualdoo
Vídeo Árbitro só existe se for a favor de certos clubes.
Ontem anulado um golo ao Porto num jogo totalmente decidido sem sequer dar para ver se o Abou toca mesmo na bola mas enfim
Benfica
2017-10-22 20h11m por saidotorrejesualdoo
Jogo com o portimonense, a equipa Algarvia marca, é tratar logo de rebobinar o jogo todo atras para ver se o lance era ilegal. Usado o vídeo árbitro e bem a favor do Benfica e vale mais dois pontos ao mesmo
Hoje golo procedido de falta não há vídeo árbitro a favor do aves, mais 2 pontos para o Benfica.
''O pior'' e análise
2017-10-22 20h10m por moreno07
O pior é o comentador? E o árbitro que teve uma prestação para esquecer?
A falta aos 65 minutos era para cartão amarelo, aos 74 também e aos 76 o penálti de pizzi que além de ser uma simulação é precedido de falta para o lado do aves, e mais 1 cartão amarelo por mostrar ao slb aos 92, todas estas faltas foram jogadores do benfica a agarrar e impedir contra-ataques perigosos e entradas fora do tempo sem ser na bola
Quanto á exibição do benfica acho que foi fraca e se não fosse o ...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Basquetebol
Derrota sobre os OKC Blue no jogo 3
Neemias deixou escapar o primeiro anel da época. No jogo 3 da final da G-League, os Maine Celtics do português acabaram por perder (100-117) contra os OKC Blue e perderam assim o ...