placardpt
    Análise à equipa de Massimiliano Allegri

    Nem tudo é belo nesta Vecchia Signora

    O sorteio da prova milionária não foi nada meigo para o Sporting. Além de ter colocado o Barcelona na rota dos leões, a hexacampeã italiana Juventus também surge na pista do conjunto liderado por Jorge Jesus, uma equipa que tem dominado o futebol em larga escala em Itália nos últimos anos, mas que tem passado por algumas dificuldades neste arranque de temporada - 4.º classificado na Serie A.

    A finalista vencida da última edição da Liga dos Campeões tem apresentado alguns problemas incaracterísticos, sobretudo no capítulo defensivo, que se podem justificar pelas saídas de figuras como Bonucci e até mesmo Dani Alves, e que resultam num registo pouco habitual de número de golos sofridos (13 sofridos e 25 marcados em 11 jogos).

    Ataque feroz não resolve todos os problemas

    Massimiliano Allegri pegou numa equipa vencedora após a saída de Conte e conseguiu algo muito importante para o clube: manteve-se no caminho vencedor e aumentou a competitividade da vecchia signora na Europa, tendo chegado inclusive a duas finais da Champions nos últimos três anos. Não ganhou, é uma realidade, mas o trabalho está lá.

    A filosofia do treinador italino assenta num 4x2x3x1, que se transforma num tradicional 4x4x2 em determinados momentos do jogo, bem diferente do modelo de de Conte (3x5x2). Neste momento, o ataque é sem sombra de dúvidas o ponto mais forte da Juve, embora o futebol ofensivo da turma bianconera esteja refém da estrutura defensiva. Ou seja, o pós-Bonucci está a ser complicado de gerir em Turim e o ataque nem sempre consegue resolver todos os problemas.

    Esta é uma equipa que circula muito bem a bola dentro do retângulo, muito veloz nas alas e que com uma panóplia de jogadores com uma boa meia-distância. É comum vermos incursões pelos corredores e os velocistas cruzarem atrasado, para a zona da meia-lua da grande área, onde por norma surge sempre alguém em boas condições para finalizar. E depois, claro, há ainda jogadores imprevisíveis da craveira de Dybala e Douglas Costa. Mas há mais!

    Soluções de Allegri

    Na baliza, o histórico Gianluigi Buffon continua a ser um dos melhores do mundo na sua posição e é o dono da baliza da Juventus. O internacional polaco Szczesny é uma alternativa muito boa.

    Na defesa, o calcanhar de Aquiles. Saíram Bonucci e Dani Alves e não é de todo a defesa sólida da temporada passada. O lateral-direito Lichtsteiner tem algumas lacunas, sendo que Sturaro é a opção habitual na Champions; Chiellini é o pilar do eixo defensivo e tem contado com vários parceiros, mas todos ainda longe do nível de Bonucci: Benatia, Rugani e Barzagli e na esquerda Alex Sandro e Asamoah são as duas opções e ambos são muito fortes no capítulo ofensivo. 

    No meio, Pjanic é o cérebro e o reforço Matuidi o poço de força. Khedira e Bentancur são alternativas credíveis. Nas alas, a oferta é variada. Cuadrado e Douglas Costas são os virtuosos, Mandzukic é muito forte no jogo aéreo e em arranjar espaços e Bernardeschi tem sido uma mais-valia.

    Na frente, o oportunista Higuaín tem como guarda-costas o fantástico Dybala. Uma combinação argentina perfeita.

    U Quarta, 18 Outubro 2017 - 19:45
    Juventus Stadium
    Michael Oliver
    2-1
    Alex Sandro 12' (p.b.)
    Miralem Pjanic 29'
    Mario Mandzukic 84'
    Juventus Stadium
    Lotação41 475
    Medidas105x68
    Inauguração2011
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo D
    Ponto Forte
    Opções para o ataque. Cuadrado, Higuaín, Dybala, Douglas Costa, Mandzukic e Bernardeschi. O que dizer das opções de Massimiliano Allegri para o ataque? A diversidade e qualidade das soluções ao dispor do treinador italiano são incríveis e há sempre espaço para conjugar a magia com a fome do golo. Poucas equipas se podem gabar de contar no elenco com tantos jogadores de qualidade para um determinado setor.
    Ponto Fraco
    Espaço no eixo defensivo. Não há como esconder o pós-Bonucci na Juventus. O central italiano, que saiu para o AC Milan a troco de 40 milhões de euros, foi um rude golpe para a linha defensiva da hexacampeã. É um dos melhores centrais do mundo e uma perda muito difícil de recuperar. Barzagli tem mais seis anos do que Bonucci e já começa a acusar o peso da idade, Benatia era quarta opção a época passada e Höwedes ainda nem se viu. A esperança é Rugani.
    Juventus
    2017/2018
    11J
    7V
    1E
    3D
    25-13G
    Calendário
    História
    Calciocaos e hexacampeonato
    O Calciocaos abalou o mundo do futebol em geral e o futebol italiano em particular em 2006. Após conquistar mais um título, a Juventus foi o clube mais visado num dos maiores escândalos de corrupção e viu serem-lhe retirados dois títulos, além de ter sido despromovida à Série B, que começou com menos 17 pontos. Depois disso, a vecchia signora reergueu-se e é neste momento hexacampeã italiana, aproveitando o momento menos positivo dos dois rivais de Milão - Inter e AC Milan.

    Veja a história completa do clube
    A Estrela
    Paulo Dybala
    Paulo Dybala cumpre a terceira temporada ao serviço da Juventus e ameaça bater todos os recordes pessoais esta época. Em 11 jogos realizados em 2017/18, o avançado argentino contabiliza 12 golos e assume-se como uma das grandes referências dos bianconeros, a par do compatriota Gonzalo Higuaín. Tem 23 anos e já integra o lote de melhores jogadores do mundo.
    O Técnico
    Massimiliano Allegri
    O treinador italiano agarrou na Juventus tricampeã de Antonio Conte e conseguiu dar seguimento à campanha de sucesso do histórico emblema de Turim, alargando o sucesso para as competições europeias. Em três épocas completas, Allegri conquistou 3 ligas, 3 Taças, 1 Supertaça italiana e atingiu a final da Liga dos Campeões em duas ocasiões. Faltou essa conquista europeia para ser brilhante.

    Fotografias(20)

    Gianluigi Buffon
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    JUVENTUS
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sporting - Juventus
    2017-10-18 13h11m por senhor-doctor
    Resultado teórico: Juv 2-1 Spo

    Mas com adepto e considerando o mau momento da Juventus, se B. Fernandes, Gelson entre outros estiverem frescos, conseguiremos pontuar!
    Correção
    2017-10-18 12h38m por AndreGM
    13 golos sofridos em 11 jogos e não 13 sofridos em 25 jogos
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Seria 13 golos sofridos e 25 marcados em 11 jogos. Obrigado pela correção. Cumprimentos, Rodrigo Coimbra
    NO
    analise á juve
    2017-10-18 12h35m por notaartistica
    não concordo no que falam em relação á defesa. o registo defensivo não tem sido tao bom mas não acho que esteja diretamente relacionado com a saída do bonucci e muito menos com o do dani alves. o bonucci é um central excelente principalmente na construção de jogo e no jogo aéreo mas nos aspetos apenas defensivos o barzagli sempre foi o melhor dos 3 do "trio bbc". e na lateral direita, sempre achei o licht mais completo que o dani alves e tendo os 2 na mesma equipa deu mesmo para provar isso....ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Triunfo do Manchester City
    45 minutos de alta rotação valeram uma grande vitória ao Manchester City! Os comandados de Pep Guardiola, na visita ao Brighton, triunfaram por 0-4, tendo resolvido o jogo nos ...