placardpt
    Analisamos o adversário do Vitória SC

    Força do coletivo não esconde fragilidades defensivas

    Após um empate na estreia da fase de grupos da Liga Europa, nomeadamente na receção ao RB Salzburgo (1x1), o Vitória SC visita o Konyaspor num jogo muito importante para as aspirações dos vitorianos na prova europeia.

    A equipa de Pedro Martins terá pela frente o adversário teoricamente mais fraco do grupo, uma equipa que terminou a última edição do campeonato turco na 9.ª posição e que assegurou o direito a participar na competição via conquista da Taça. 

    Força do coletivo

    O Konyaspor perdeu algumas peças importantes do seu xadrez de 2016/17, casos de Riad Bajic (Udinese) e Jagos Vukovic (Olympiakos), mudando inclusive de treinador, e neste momento faz valer o seu jogo pela força do coletivo, apoiado por alguns rasgos individuais de jogadores como Fofana ou Musa Araz

    Mustafa Akcay dispõe as suas peças num 4x2x3x1, sem propriamente um avançado puro na frente, antes sim um jogador mais móvel e que surge com frequência em zonas mais recuadas para procurar jogo.

    Os laterais - Nejc Skubic (direito) e Albayrak (esquerdo) - não têm medo de subir pelos corredores, sendo que Skubic tem revelado dotes de goleador, aparecendo muitas vezes na área contrária a tentar a finalização. O defesa é o melhor marcador da equipa com três golos

    Contudo, nem tudo é sólido na defesa do Konyaspor. Os centrais revelam algumas fragilidades e cometem erros posicionais que podem ser aproveitados pela equipa vimaranense.

    Velocidade nas alas, problemas no centro da defesa...

    Na baliza, o turco Serkan Kirintili é dono e senhor do lugar e destaca-se por ser um guarda-redes com bons reflexos e ágil a sair entre os postes. Demircan e Carlgren são as alternativas.

    Na defesa, Skubic ocupa o flanco direito e surge com facilidade na área contrária. No eixo, Ali Turan e Moké são a dupla mais utilizada, algo insegura, sendo Filipovic a terceira escolha para a posição. No lado esquerdo, Albayrak vai alternando com Öztorun e são os dois fortes no cruzamento.

    No miolo, Jens Jonsson e Mehdi Bourabia são dois médios mais posicionais e destacados para a destruição do jogo ofensivo contrário, dando espaço criativo ao jovem Musa Araz, muito móvel e que surge com facilidade na zona de finalização.

    No ataque, Ali Sahiner e Moryké Fofana são dois virtuosos de fino recorte técnico, com uma capacidade interessante de romper do flanco para o corredor central. Deni Milosevic tem surgido na frente, destacando-se pelo seu remate fácil. Patrick Friday Eze é mais um homem de área e uma alternativa segura.

    U Quinta, 28 Setembro 2017 - 18:00
    Konya Arena
    Aleksandar Stavrev
    2-1
    Musa Araz 24'
    Deni Milosevic 48'
    Paolo Hurtado 74'
    Konya Arena
    Lotação42 276
    Medidas-
    Inauguração2014
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo I
    Ponto Forte

    Mobilidade do ataque

    Akcay não joga propriamente com um homem de área na frente. O treinador aposta mais num ataque móvel, em que as várias peças vai trocando entre si, com o objetivo de criar alguns desequilíbrios defensivos no ataque. São notórias as constantes triangulações entre Araz, Sahiner e Milosevic, sendo este o sinal mais da equipa do Konyaspor.

    Ponto Fraco

    Crateras na defesa

    A insegurança defensiva é o calcanhar de aquiles da equipa do Konyaspor. É comum ver a linha defensiva descompensada e mal posicionada, com Wilfried Moké e Ali Turan a proporcionarem alguns calafrios, deixando-se muitas vezes antecipar pelos movimentos de rutura dos atacantes contrários.

    Konyaspor
    2017/2018
    8J
    3V
    0E
    5D
    9-10G
    Calendário
    História
    As primeiras conquistas
    Depois do terceiro lugar alcançado em 2015/16, melhor classificação de sempre da história do Konyaspor, a formação de Meram Konya caiu no ano seguinte para o 9.º lugar na Super Liga da Turquia, embora tenha sido uma época marcada pela primeira grande conquista. O Konyaspor venceu a Taça da Turquia e já esta temporada conquistou a Supertaça, diante o campeão Besiktas. 
    A Estrela
    Moryké Fofana
    O Konyaspor perdeu a sua grande referência no mercado de verão para a Udinese - o avançado bósnio Riad Bajic -, e vive agora muito do coletivo, sem grandes estrelas ou mesmo destaques individuais. Ainda assim, referência especial para o costa-marfinense Moryké Fofana, um extremo muito rápido e muito forte a criar desequilíbrios do corredor para o interior. 
    O Técnico
    Mustafa Akcay
    Mustafa Akcay sucedeu a Aykut Kocaman no comando técnico do Konyaspor e começou a temporada a vencer, com a conquista da Supertaça da Turquia. O antigo treinador do Osmanlispor colocou um ponto final numa série de quatro derrotas consecutivas no encontro da última jornada do campeonato e espera dar sequência ao bom resultado alcançado diante do Akhisar.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    KONYASPOR
    EMPATE
    VITÓRIA SC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Praia
    Antevisão
    SC Braga vs AFD Torre
    Foi há quase sete meses que a época 2023 teve o seu fim, com a final da Taça de Portugal. Pelo meio houve Mundial, mas a última aparição dos clubes foi mesmo ...