placardpt
    Análise ao adversário do Sporting

    O ambiente é hostil, a defesa nem por isso

    2017/09/12 11:59
    E1

    Está muito perto a estreia do Sporting na fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa de Jorge Jesus viaja até à Grécia para enfrentar um sempre traiçoeiro Olympiacos, uma equipa que quer tornar-se ainda mais perigosa na vertente europeia, depois do domínio doméstico claro.  

    A equipa de Jorge Jesus terá na equipa grega o adversário mais acessível - Barcelona e Juventus estão, à partida, noutro patamar. Ainda assim, esperam-se dificuldades, quer pelo ambiente, quer pela qualidade do adversário. Mas há lacunas para explorar...

    Marin é o dínamo

    Já chegou a ser uma das promessas do futebol alemão. Aos 28 anos, mais maduro, Marko Marin é, nos dias de hoje, um jogador mais completo. Nesta equipa grega, o antigo futebolista do Chelsea funciona como um dínamo que faz funcionar todo um coletivo. Taticamente, o jogador pode ocupar qualquer posição no último terço, transformando um 4-3-3 (num papel) num 4-4-2 (na prática). 

    As movimentações dos médios, nomeadamente Odjidja e Fortounis, permitem à equipa ter objetividade e qualidade na definição das jogadas - O grego, sobretudo, é competente na finalização. 

    Uma equipa que joga um futebol descomplexado, com limitações defensivas que o Sporting poderá explorar, num jogo em que os laterais da equipa grega podem ser dois bem conhecidos no nosso futebol: o norueguês Elabdellaoui, já associado a Benfica e...Sporting, e o português Diogo Figueiras, antigo jogador do Paços de Ferreira. 

    Profundidade e quantidade

    Na baliza grega está também outro nome que, curiosamente, já foi associado aos dois clubes de Lisboa. Kapino, guardião grego, dá garantias de qualidade. 

    Nas laterais, para lá dos já mencionados, Kourtis, defesa esquerdo de raiz - Diogo Figueiras, apesar de tudo, já tem muita experiência na posição -, pode ser uma opção mais segura. No centro da defesa, depois da venda do promissor Retsos, os maiores candidatos são o togolês Romao, o belga Engels e o sérvio Vuković, jogador que chegou esta temporada do futebol turco. 

    No meio-campo, para lá dos três jogadores já mencionados, destaque para Gillet, um verdadeiro atleta, e André Martins (não tem jogado), um homem que procura parte do protagonismo da época passada. 

    Na frente, três extremos que já defrontaram o Sporting num passado recente. Sebá, depois de boas épocas no Estoril, tem sido opção; Pardo, que conta com passagem por Braga, não tem jogado tanto esta época; Carcela, campeão nacional no Benfica, tem sido consistente na equipa. 

    Na frente, um jogador das...Ilhas Comores. Fardou Ben tem sido a referência ofensiva da equipa, tendo já marcado dois golos. Emenike, jogador com experiência europeia, tem sido uma das alternativas. 

    U Terça, 12 Setembro 2017 - 19:45
    Georgios Karaiskakis Stadium
    Viktor Kassai
    2-3
    Felipe Pardo 89' 90'
    Seydou Doumbia 2'
    Gelson Martins 13'
    Bruno Fernandes 43'
    Georgios Karaiskakis Stadium
    Lotação33 334
    Medidas105x68
    Inauguração2004
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo D
    Ponto Forte
    Profundidade ofensiva Este Olympiacos tem diferentes e sólidas soluções para atacar esta edição da Champions League. As presenças de Pardo, Sebá, Carcela, Marko Marin, entre outros, dão ao técnico uma variabilidade de soluções técnico-táticas que podem criar dificuldades às defensivas adversárias. 
    Ponto Fraco
    Falta de organização defensiva Este Olympiacos, num grupo onde pontificam emblemas como o Barcelona, Juventus e Sporting, não parece ter a fiabilidade defensiva necessária para aspirar a muito nesta edição da Champions League. Frente a ataques tão poderosos - aqui, o Barça e a Juve estão noutro patamar - será difícil manter a baliza a zeros. E como isso é importante...
    História
    Campeonatos em catadupa
    Dizer que o Olympiacos é o principal dominador do futebol grego já não é novidade para ninguém. Com 15 títulos conquistados neste século - só falhou 2004 e 2010 -, a equipa tem tentado, ao longo dos últimos anos, transformar o domínio doméstico em qualidade europeia. As coisas não têm corrido sempre bem, mas os adversários já sabem: jogar na Grécia é o cabo dos trabalhos. 

    Veja a história completa do clube
    A Estrela
    Marko Marin
    É, pelo historial e, essencialmente, pela qualidade, o jogador mais desta equipa. Com um toque de bola diferente, o prodígio alemão dá soluções técnicas e táticas que permitem à equipa ter criatividade e qualidade na definição dos lances.
    O Técnico
    Besnik Hasi
    Depois de muitos anos como adjunto no Anderlecht, o técnico albanês teve uma oportunidade na equipa principal. Durante três épocas, experimentou os três lugares do pódio. Ajudou ao título em 2013/2014, terminou no 3º lugar em 2014/2015 e em 2º no 2015/2016. Ingressou no Légia Varsóvia, mas durou apenas até ao dia 27 de setembro. Nem chegou para defrontar...o Sporting.  
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    OLYMPIACOS
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Olympiakos vs. Sporting .
    2017-09-12 17h14m por Heinrich_Schmitz
    Temos de ganhar este jogo importantíssimo para nós e para o ranking europeu . . O Olympiakos não me mete medo apesar de ser o crónico campeão grego , temos mais que equipa para lhes ganhar , é preciso é mostrar em campo que somos melhores , mesmo assim aposto num 0 - 2 . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...