placardpt
    Dragão cola-se ao Sporting na liderança da Liga

    Com Soares foi logo outra história...

    Cinco jornadas, cinco vitórias. Resumo rápido da temporada portista até ao momento e que foi fixado com uma vitória (3x0) este sábado frente ao Chaves. Tal como Sporting e Benfica, os dragões também deram um bom avanço ao adversário, mas tiveram um treinador que soube acordar a equipa ao intervalo com a entrada de Soares. Os portistas venceram e estão colados ao Sporting na liderança da Liga NOS.

    Com Layún como defesa direito e com a dupla Aboubakar/Marega na frente, o FC Porto não teve o domínio que vinha tendo nos jogos em casa e isso deveu-se a uma estratégia muito bem montada por Luís Castro no Chaves. De todos os jogos do FC Porto até ao momento na Liga, deu a ideia de ter sido o Chaves a equipa que melhor percebeu como contrariar a ideia de jogo azul e branca. Valeu uma entrada muito positiva de Soares na segunda parte.

    Houve intensidade, mas não criatividade

    Corona teve jogo apagado ©Catarina Morais / Kapta +
    Não demorou muitos minutos para que o FC Porto colocasse a intensidade no jogo. Danilo pegava no jogo muito atrás dando total liberdade a Óliver Torres para se movimentar entre linhas. Os extremos portistas voltavam a jogar muito por dentro, dando os flancos aos laterais. Os dois avançados jogavam em cunha, mas sempre com a vontade de se fazer as desmarcações e os apoios. 

    Era a ideia já normal de jogo para os portistas. Ainda assim, do outro lado estava um Chaves que claramente estudou bem a lição e não teve problemas em colocar a dupla de trincos (Tiba e Jefferson) a jogar bem perto dos centrais. Desde forma a equipa de Luís Castro anulou o futebol apoiado do FC Porto e impediu que Brahimi e Corona tivessem a possibilidade de criar os desequilíbrios na entrada da área. 

    Óliver era quem conseguia furar com este colete de forçar implementado pelo Chaves e acabaram por ser lances de rotura do espanhol as jogadas mais perigosas do FC Porto. Ainda assim, a primeira parte acabou sem uma clara oportunidade de golo. A equipa flaviense conseguiu estar bem a defender e no ataque conseguia manter em sentido a defesa portista, liderada por um Marcano no topo da sua forma. 

    O FC Porto ia para o intervalo sem marcar, algo que ainda não tinha acontecido esta temporada. Tinha a palavra Sérgio Conceição e usou-a bem.

    Mudar fez toda a diferença

    Marega jogou a extremo na segunda parte ©Catarina Morais / Kapta +
    Sérgio Conceição fez apenas uma alteração ao intervalo,  mas acertou em cheio. Retirou aquele que foi de longe o pior elemento em campo nos primeiros 45 minutos (Corona) e lançou Soares. O brasileiro é claramente o avançado que melhor percebe e se adapta ao sistema de Sérgio Conceição e isso fez toda a diferença.

    Demorou menos de cinco minutos a haver um desequilíbrio na zona central. Abubakar aproveitou o lance de um contra um e conseguiu marcar, contando com um desvio favorável. O jogo mudou com a entrada de Soares e voltou a aparecer, ainda que por pouco tempo, aquele FC Porto capaz de esmagar e encostar o adversário à sua área.

    O Chaves demorou cerca de 15 minutos a acertar a marcação ao jogo portista, agora com Soares. Depois desse acerto, que passou também pelas mexidas de Luís Castro, voltou a ver-se um jogo semelhante ao da primeira parte. O dragão deixou de criar oportunidades e até teve dois valentes sustos quando William falhou de forma incrível, por duas vezes, completamente sozinho na área.

    O FC Porto não estava confortável no jogo e chegava a altura de congelar o jogo. As entradas Otávio primeiro e depois de André André serviram exactamente para isso. O golo do descanso apareceu de grande penalidade clara cometida por Maras e convertida na recarga por Soares. Marega fez depois o terceiro golo.

    Sem ser brilhante o FC Porto voltou a ganhar, não deixou fugir o Sporting e o Benfica e agora já pode apontar à Liga dos Campeões.

    U Sábado, 09 Setembro 2017 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Rui Oliveira
    3-0
    Vincent Aboubakar 49'
    Soares 86'
    Moussa Marega 88'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 5
    Lances Capitais
    49´
    GOLO FC Porto!
    Vincent Aboubakar marca
    Vincent Aboubakar marca o seu 5º golo na prova (5 jogos)
    86´
    GOLO FC Porto!
    Soares marca
    Soares marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    88´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
    89´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
    A Chave
    A entrada de Soares foi a chave da partida. O brasileiro foi mestre a jogar o futebol apoiado que Sérgio Conceição quer nos seus avançados e não demorou muito a criar espaços. Aproveitou logo Aboubakar. A entrada de Soares mudou o jogo do FC Porto para melhor.
    O Árbitro
    Rui Oliveira teve um jogo fácil de apitar. Um ou outro erro, mas nada de demasiado grave. Acertou na marcação da grande penalidade.
    O Melhor
    Entrada portista na 2ª parte
    Foi um FC Porto totalmente diferente na entrada na segunda parte. Com a entrada de Soares passou a haver capacidade de rotura e de jogo apoiado entrelinhas. Essa mudança valeu o triunfo e os três golos portistas.
    O Pior
    Jesus Corona
    Exibição para esquecer do extremo mexicano. Perdeu todos os lances individuais e exagerou por mais do que uma vez. A sua saída melhorou e muito o jogo do FC Porto. Está cada vez mais um jogador capaz de exibições e golos decisivos, mas também de jogos onde simplesmente não aparece em campo.
    Forma
    FC Porto
    2017/2018
    5J
    5V
    0E
    0D
    12-0G
    Chaves
    2017/2018
    6J
    0V
    1E
    5D
    4-13G
    Sabia que...by playmaker stats
    10.ª vez que o FC Porto arranca a Liga com 5 vitórias. Foi campeão em 6 das 9 ocasiões anteriores
    O FC Porto tem, à 5.ª jornada, mais 5 pontos em comparação com a época passada
    Diferença de golos de +12: à 5.ª jornada, este é o melhor registo do FC Porto desde 1997/98
    1 ponto em 5 jornadas: pior registo de sempre do Chaves na Liga Portuguesa
    FC Porto tem, à 5.ª jornada, mais 5 pontos em comparação com a época passada
    Guarda-redes que não sofreram golos nas 5 primeiras jornadas:
    Torres
    Bento
    Zé Beto
    Rodriguez
    Paulo Santos
    CASILLAS
    Sem golos sofridos à 5.ª jornada Liga Portuguesa:
    73/74 V. Setúbal
    80/81 Benfica
    83/84 FC Porto
    88/89 Sporting
    2005/06 SC Braga
    2017/18 FC PORTO
    FC Porto ainda não sofreu golos neste campeonato: é a 6.ª vez na história da Liga que uma equipa termina a 5.ª ronda sem qualquer golo sofrido
    5 vitórias em 5 jogos: o FC Porto não conseguia este registo desde 2010/11, com André Villas-Boas

    Fotografias(28)

    Liga NOS: FC Porto x Chaves
    Liga NOS: FC Porto x Chaves
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    GD CHAVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    maiaslb
    2017-09-10 18h43m por MaxPoliceFCP
    vai ler o protocolo sobre onde deve ou não deve interferir o VAR.

    a questão não está em beneficiar o ataque mas sim na interferência que teve em dois jogos diferentes. Num jogo não houve decisão do VAR e em outro já houve. Lances iguais em que num jogo a decisão é do árbitro de campo e no outro do VAR

    a regra de beneficiar na duvida quem ataca existe e não foi banida só porque agora existe o VAR.

    infelizmente em Portugal essa regra só funciona no ...ler comentário completo »
    maxpolice
    2017-09-10 18h35m por maiaslb
    eu nao tou sequer a falar da dualide de criterios. Tou a falar da estupidez de dizer que em caso de duvida beneficiar a equipa que ataca. . . Entao para que o var?! Isso é só falar para nao tar calado ou seja uma idiotice. Já agora nao eram voces a defender o var? eu sempre disse que o var nao acaba com os erros e nem com corrupcao. . .
    MA
    maiaslb
    2017-09-10 17h57m por MaxPoliceFCP
    caso não tenhas percebido eu vou repetir. Isto tee a ver com duas interpretações e dois critérios tomados por Fábio Veríssimo.

    1º caso, o VAR Fábio Veríssimo no jogo da luz entre o teu clube e o Braga não interferiu na decisão do árbitro de campo no lance de golo anulado ao Ricardo Horta. O CA e o Fontelas veio dizer que o VAR nestes casos fez bem em não interferir. Foram tantos os cartilheiros e avençados que defenderam o VAR e o árbitro desse jogo.

    2º caso, ...ler comentário completo »
    FC Porto - GD Chaves
    2017-09-10 14h36m por Redfoo_16
    Este jogo tornou-se complicado, na primeira parte não houve trocas posicionais, jogo previsível e muitas (demasiadas) bolas longas. Muitas vezes pouca gente no ataque e quando havia, falta de qualidade na decisão. Notou-se grande desgaste na equipa, e penso que no Sérgio devia ter feito gestão, Danilo, Brahimi e Corona, entre outros, notou-se desgaste claro. Ou erro do Sérgio. . . Ou falta de alternativas que dessem garantias ao Sérgio. Veremos o rendimento da equipa na Quarta-feira...ler comentário completo »
    o melhor de tudo
    2017-09-10 14h35m por RDArhgsar
    são os sportinguistas a defenderem os portistas . . claramente a passar a mensagem existem dois grandes clubes em Portugal o Benfica e o Anti-Benfica . . .
    templo
    2017-09-10 12h41m por fcpTB
    Tal como se não fosse a burrice dos defesas do V. Setúbal e do Feirense, ao fazerem falta para penalti, o Sporting não teria ganho os jogos. Lá está são os "se's" de sempres. . .
    PORTO_iNVICTUS
    2017-09-10 12h09m por TheFCPorto
    Deixa-me corrigir-te, não foi o lopetegui mas sim o Peseiro. Todo esse jogo foi medonho, a culpa não foi do Marega que foi o único a tentar remar contra a maré, mal é certo, mas aquela equipa não tinha coletivo. E serei então a 3ª a pensar assim, já que também Pedro Martins o colocava na ala xD
    FCP
    2017-09-10 11h58m por TheFCPorto
    Do jogo queria destacar o regresso do Soares - é logo outro perfume - e mais uma boa exibição do Marega! Cada vez mais acho que o Marega tem de jogar na ala, não tem capacidade de drible mas as suas arrancadas são tão difíceis de parar que consegue criar desequilíbrios ou ganhar faltas próximas da área.
    ReuniaoDeEmerge ncia
    2017-09-10 11h14m por Jokky
    "Não há um jogo dos rivais que não houvesse um jogador por expulsar na cabeça deles! " É mesmo isto que pensas? Quando foi o Sporting a fazer queixas dos jogadores dodo Benfica nunca te vi a queixar-te :/ Além disso, tens a certeza que a queixa foi feita ou viste isso num jornal? É que o Benfica também queria o Battaglia e Brahimi suspensos segundo os jornais mas no final de contas não apresentou queixas nenhumas. Só para lembrar que a maioria do jornais online querem clicks e inventam essas ...ler comentário completo »
    TE
    Jogo feliz p/a o Fcp
    2017-09-10 11h06m por templo
    O FCP está de parabéns, foi um justíssimo vencedor, tal c/o tinha sido o SCP no dia anterior. Agora tb tenho q dizer uma coisa. O Feirense, tal c/o o Estoril na jornada passada, souberam aproveitar as oportunidades de golo, qd jogaram contra o SCP. O Chaves ontem falhou 2 ou 3 oportunidades clamorosas de golo, qd estava 1-0. . . os avançados do Chaves são ridículos! Se uma bola daquelas entra, o Fcp descontrolava-se, e seria um caso sério. As verdades têm de se dizer. Portanto qd ...ler comentário completo »
    Porto
    2017-09-10 09h47m por senhor-doctor
    Impressionante, parabéns.
    em relacao ao jogo
    2017-09-10 09h19m por maiaslb
    Nada a dizer o Porto tem um plantel a imagem do treinador e é de todos o que melhor joga. . .
    maxpolice
    2017-09-10 09h18m por maiaslb
    Uma pergunta, nao foi voce que disse que o VAR esteve mal ao intreferir no golo em fora-de-jogo do Portimonense porque em caso de duvida beneficia-se a equipa que ataca?
    Eu pergunto porque, primeiro estou na duvida se foi voce que o disse, nao quero chamar de idiota a uma pessoa que nao o é e segundo pq se foi voce quero fazer outras perguntas. Que duvida? Para que é o VAR? Nao é para tirar duvidas? é que penalties e cartoes depende da interpretacao do arbitro, intencidade do contacto etc, mas um fora-de-jogo ou é ou nao é. . .
    MaxPoliceFCP
    2017-09-10 02h09m por RDArhgsar
    com toda a certeza que o VAR é horrivel:
    a favor do Benfica perdoou a expulsao do Eliseu frente ao Belem e anulou o 3-2 limpo do Braga ( ou seja nao teve influencia direta na decisao do vencedor desse mesmo jogo)

    contra o benfica penalty por assinalar de Domingo Duarte sobre Jonas no Chaves-Benfica jogo que so é decidido aos 90' (tb nao teve influencia na decisao do vencedor desse jogo) penalty por marcar sobre Jardel no Benfica - Braga ( tb sem influencia na decisao do v...ler comentário completo »
    MA
    VARíssimo Falso
    2017-09-10 00h36m por MaxPoliceFCP
    Foi explicada a decisão do VAr no jogo de ontem entre o clube do regime e o Portimonense por parte da FPF.

    www. fpf. pt/pt/ News/ Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3% ADcia/news/ 13240

    Vamos lá falar sobre isto.

    1. foi um procedente que a partir de hoje pode ser reclamado por qualquer outro clube. Todos tem o direito de ver quem interfere nos lances de jogo e como o fizeram. Se querem a minha opinião esta divulgação foi um tiro nos pés por parte da FP...ler comentário completo »
    PR
    PnBITW
    2017-09-10 00h18m por professorxibanga
    campeões de pré época? Isso no Porto nao acontece. É mais para o lado esverdeado. Para o lado avermelhado são os festejos antecipados que acontecem mais frequentemente. Em 2012/13 até chegaram a reservar o marquês.
    PnBITW
    2017-09-09 23h51m por Ultras-__FCP
    Campeões de pré época? O Porto nas ultimas 4 épocas hipotecou logo de inicio as possibilidades de ser campeão, no 1 ano por dar ao Fonseca uma equipa miserável e nos últimos 3 por ter apostado em treinadores miseráveis.
    MA
    Resultado justo
    2017-09-09 23h50m por MaxPoliceFCP
    um jogo complicado com muitos jogadores cansados de algumas viagens para jogar nas suas selecções.

    o Chaves bateu-se bem e até merecia ter marcado um golo.

    o FcPorto continua sem sofrer golos, mas teve ali alguns lances em que os podia ter sofrido. San Iker continua imbatível.

    os nossos três avançados molharam a sopa e isso é que importa. Cada vez mais gosto do Marega e digo isto apesar de às vezes ele ser um pouco trapalhão e denotar algumas ca...ler comentário completo »
    PR
    Furiosovp
    2017-09-09 23h33m por professorxibanga
    Concordo contigo. Na champions o Porto pode-se dar pior nesta forma de jogar. As equipas tem mais qualidade e podem aproveitar melhor os contra ataques.
    FU
    Porto
    2017-09-09 23h29m por Furiosovp
    Foi um vencedor justo e para mim com 12 golos e 0 sofridos, não se pode argumentar, é uma equipa de trabalho, mas também tenho de dizer que não se pode comparar ao Porto de Villas Boas porque para mim neste Porto faltam jogadas estudadas, vejo ótimas linhas de pressão e um aproveitamento excelente dos erros adversários( especialmente por Aboubakar que descobre golos) e a defesa tem muita qualidade individual, mas desequilibra-se muito nos contra ataques adversários e na LC isso pode se mate...ler comentário completo »
    Porto_Meu_Amor
    2017-09-09 23h25m por dragaopausado
    para alem de dizer com uma arrogancia enorme que o chaves teve 3 oportunidades e nao 1
    PR
    dragaopausado
    2017-09-09 23h18m por professorxibanga
    Qual foi a pergunta?
    PR
    PnBITW
    2017-09-09 23h16m por professorxibanga
    É facil perceber onde queres chegar porque a maior parte dos benfiquistas são peritos em festejos antecipados. Nós portistas já festejamos algumas vezes em Abril, portanto essa boca do Maio nós nao podemos mandar ;) A ultima vez que festejamos em Abril até foi para os lados de Lisboa, às escuras e tudo. Deve ser algo que te está bem na memória, diria.
    LOL
    2017-09-09 23h15m por dragaopausado
    alguem viu a ultima pergunta que fizeram ao SC na conferencia ? do homem da radio regional de chaves ?
    o que foi aquela vergonha ? o homem faz uma pergunta provocativa e sem nexo nenhum só para afrontar o nosso tecnico. . . isto não é jornalismo
    PR
    PnBITW
    2017-09-09 23h05m por professorxibanga
    Com jogos como o de ontem é natural que tenhas confiança para Maio, mas tem calma que no final nem assim pode chegar :)
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...