placardpt
    Reportagem zerozero sobre o Barreirense e o Fabril

    Dos grandes palcos à distrital

    2017/08/15 13:04

    *com Diogo Santos

    Já lá vai o tempo em que os dois grandes clubes do Barreiro jogavam nos principais palcos do futebol português. O FC Barreirense e o Grupo Desportivo do Fabril vão encontrar-se pela primeira vez no campeonato distrital da Associação de Futebol de Setúbal. O zerozero conta-lhe como é que as equipas estão a preparar-se para a grande temporada que aí vem, uma vez que só uma equipa da distrital poderá alcançar a subida ao Campeonato de Portugal Prio (CPP). 

    Do passado ao presente 

    Os jovens barreirenses não saberão, mas certamente as gerações passadas viveram e recordam os anos de glória das equipas da cidade.

    qComo Barreirense que sou, espero que seja campeão e que suba de divisão. O lugar do meu Barreirense não é onde está, sou sócio há mais de 50 anos e fui habituado a ver o meu clube na primeira divisão a lutar com os grandes. Mas, infelizmente, não temos nem estruturas nem dinheiro para ver o clube onde ele merece estar
    António Jorge, 71 anos, adepto Barreirense
    O FC Barreirense conta com 106 anos de existência, 24 presenças na primeira liga e, em conjunto com o Rio Ave, é o 14º clube com mais participações na principal liga portuguesa. O Barreirense contou com grandes nomes do futebol português, como por exemplo, Manuel Bento, Chalana e José Augusto. Os alvi-rubros ficaram na história do futebol ao alcançarem a quarta posição no campeonato português e em consequência o apuramento para a Taça dos Clubes das Cidades com Feiras, antiga Taça UEFA. No Barreiro, a equipa da casa derrotou o Dinamo Zagreb por 2x0, mas na deslocação à Croácia, o Barreirense foi goleado por 1x6 e acabou por ser afastado na primeira eliminatória. 

    «Passei grandes momentos no Barreirense. Não esquecer que o Barreirense apesar de ter descido no ano em que eu fui para o Benfica, o Barreirense foi 10 vezes campeão da segunda divisão. É um clube que tem um historial bastante grande...», recorda José Augusto ao zerozero.

    «Continuo a acompanhar o Barreirense, mas com uma mágoa muito grande, pois o meu clube está agora pelas distritais. É realmente doloroso, para nós barreirenses, que vimos o Barreirense crescer, ver o clube agora assim», sublinha. 

    qAcho que vai ser uma época muito competitiva devido a apanharmos o grande rival, mas como é óbvio ambos os clubes vão fazer de tudo para subir. Acredito numa boa época por parte do Fabril
    Bruno Russo, 18 anos, adepto Fabril

    Por sua vez, o Grupo Desportivo da CUF foi criado em 1937, conta com 23 presenças na primeira liga e é o 18º clube com mais participações no principal escalão, os mesmos que o Farense. O clube tem como estádio o mítico Alfredo da Silva que conta com uma lotação para cerca de 20 mil pessoas. Nos anos de glória, a antiga CUF jogou com o poderoso AC Milan para a Taça dos Clubes de Cidades com Feiras. Com o estádio Alfredo da Silva repleto, a equipa venceu os italianos por 2x0. O clube contou com grandes nomes do futebol português, como por exemplo, Manuel Fernandes, Conhé e Carlos Manuel. Nos anos 90 o clube mudou de nome para o GD Quimigal e na era de 2000 afirma-se com o nome atual GD Fabril. 

    Contudo, os anos que seguiram não foram os melhores para os clubes do Barreiro. O GD Fabril e o FC Barreirense encontram-se neste momento na distrital e é a primeira vez que os dois rivais do Barreiro vão estar juntos no campeonato da Associação de Futebol de Setúbal. 

    José Augusto
    Barreirense
    Total
    101 Jogos   9090 Minutos
    51   0   0   02x
    ver mais »
    «Era uma rivalidade sã, porque a maior parte dos sócios do Barreirense eram empregados da CUF. Mas já nada será como era, e é uma pena, termos no distrito de Setúbal apenas o Vitória na primeira divisão. Recorde-se que, além do Barreirense e do Fabril, o distrito já teve grandes clubes, como Seixal, o Amora e o Montijo, todos passaram pela primeira divisão», lembra o antigo internacional português.

    Estádio Alfredo da Silva, onde joga a equipa do Fabril Barreiro

    Um longo caminho para o Campeonato de Portugal

    Bruno Severino
    Barreirense
    2016/2017
    25 Jogos   1877 Minutos
    6   7   3   12x

    ver mais »
    A pré-época só arranca a 21 de agosto, mas os emblemas já só pensam no regresso e no começo do campeonato, que está previsto para o início de outubro. No lote de 16 equipas, entre as quais, claro está, o Barreirense e o Fabril, só uma poderá subir ao CPP.

    «Acho que vai ser uma época muito desgastante pois há equipas muito fortes neste campeonato e vai ser uma boa luta até ao fim pelo título. Obviamente que haverá três ou quatro equipas com o objetivo de subir e o Fabril é uma dessas equipas», garante Bruno Severino, avançado que trocou o Barreirense pelo... Fabril.

    Crisanto Silva
    Barreirense
    2016/2017
    29 Jogos   2295 Minutos
    0   4   0   02x

    ver mais »
    «O Fabril está-se a reforçar-se bem, pois o objetivo deles é subir, mas nós também queremos subir e vai ser uma luta renhida até ao fim. A mentalidade tem que ser essa, o Barreirense não pode ir para um campeonato distrital só por ir, temos que ir com a mentalidade que é para subir, ponto final», disse Crisanto, capitão do Barreirense ao zerozero, que curiosamente foi formado no Fabril.

    «Joguei no Fabril durante 12 anos e ainda fui campeão distrital, mas depois de ter saído já joguei algumas vezes contra eles», resume. 

    Procurar renascer nos distritais

    «Estas rivalidades é que dão o espetáculo ao futebol. É bom para a terra, é bom para o futebol e é bom para toda a gente»

    É desta forma que Faustino Mestre, presidente do Fabril, aborda a realidade dos dois clubes do Barreiro.

    Em ano de reencontro, agora pela primeira vez nos distritais, o dirigente da antiga CUF lembra que para conseguir o objetivo não basta apenas vencer o rival Barreirense.

    «O nosso rival não é só o Barreirense, também temos de ganhar aos outros todos. Mas o Barreirense é um rival que respeitamos e ao qual queremos ganhar, temos de ganhar e vamos ganhar!», garante Faustino Mestre ao nosso portal.

    Fabril Barreiro
    2 títulos oficiais

    «Quem pensar que o campeonato se vai resumir apenas a Barreirense e Fabril está muito enganado. Vamos ter um campeonato muito duro e exigente, com muitas equipas fortes», corrobora Pedro Amora, treinador do Barreirense.

    «Aquilo que se passa no Barreirense e no Fabril, não é mais do que um reflexo político e daquilo que a terra hoje tem. É que parece que só o futebol é que está mal no Barreiro. O Fabril está mal, mas não deve nada a ninguém», destaca o presidente do Fabril.

    Campo da Verderena, estádio que recebe os jogos em casa do Barreirense

    Disputa acesa pelo primeiro lugar

    Ainda faltam alguns dias para o arranque dos trabalhos de pré-temporada, mas as estruturas diretivas já trabalham no reforço dos respetivos plantéis. O trabalho é árduo, sobretudo porque alguns jogadores optaram por não acompanhar a equipa até aos distritais.

    qNós só vamos jogar para saber quem é o segundo, porque o primeiro já é nosso...
    Faustino Mestre, presidente Fabril
    «Alguns jogadores não se mantiveram porque não querem jogar na distrital... Depois temos aqueles jogadores que têm qualidade, humildade e que não se importaram de jogar com uma equipa que quer subir», descreve Faustino Mestre.

    «Só um grupo com grande caráter, forte, unido e ambicioso é que é campeão, como tal a construção do plantel está a ser feita com muito critério. Queremos jogadores de carácter, com grande compromisso com o grupo de trabalho e com o clube», aponta Pedro Amora, treinador do Barreirense. 

    «O ideal será uma mescla de experiência com a formação do clube e nesse sentido posso adiantar que 50 % dos jogadores do plantel serão oriundos da formação», acrescenta o técnico que chegou ao clube em 2016.

    qNo futebol haverá sempre rivalidades, desde que seja saudável, encaro com naturalidade
    Pedro Amora, treinador Barreirense
    E no que toca a ser candidato, o presidente do Fabril é taxativo: a subida é objetivo declarado.

    «Não admito aos treinadores e aos jogadores que o cenário seja outro que não a subida. O Fabril vai ser o primeiro. Não é para andar neste sobe e desce que tem sido nos últimos seis anos», finaliza.

    O GD Fabril e o FC Barreirense prometem lutar até ao fim, mas uma coisa é certa, força e determinação não vai faltar aos clubes do Barreiro, que certamente vão dar tudo em campo para no mês de maio alguém acabar a... sorrir.

    Portugal
    Bruno Severino
    NomeBruno Nogueira Severino
    Nascimento/Idade1986-03-11(38 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoAvançado (Extremo Direito) / Avançado (Extremo Esquerdo)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    barreirense
    2017-08-15 23h13m por Tobin
    Interessante este artigo, há nas distritais grandes derbies de norte a sul, alguns deles movem milhares de pessoas. Este será um desses grandes derbies.

    ThePatriota
    2017-08-15 18h50m por Redfoo_16
    LPDD Kkkkkkkkkk
    "Barreivence"
    Barreiro Utd
    2017-08-15 18h19m por chicomax
    existe muito bairrismo no barreiro, o que é porreiro em vários desportos e modalidades , mas para haver uma equipa de futebol competitiva teríamos de juntar os 2 , já para não falar do Luso e outros. o Barreiro tem 90 mil habitantes, Setúbal 120 mil . . . . . Moreira de cónegos 5mil, Tondela 28mil, Portimão 55mil, . . . . . esqueçam as rivalidades , haja coragem e pensamento futuro, senão um dia destes acabam.
    Espero
    2017-08-15 18h05m por ThePatriota
    Que suba um deles pelo menos, a divisão onde estão a distrital está bem melhor construída que o campeonato portugal em que descem quase 30 equipas e apenas sobem duas á segunda divisão, e depois temos os clubes B dos estarolas para se andarem a entreter.
    Barreirense
    2017-08-15 17h58m por ThePatriota
    Quem segue a liga da depressão conhece bem o mágico barreirense xd
    Wader
    2017-08-15 17h36m por xMiguelSLB
    "O Sul de Portugal é assim, as pessoas dividem-se, não confiam nem sentem nada pelo vizinho da própria terra. Barreiro, Évora, Portalegre, Faro, Santiago, Santarém, etc, todos divididos. "

    Pensa antes de falares na terra dos outros. Nunca foste ao Alentejo ou ao Algarve? És um triste que fala do que não sabe.
    WA
    Fabril+Barreire nse
    2017-08-15 16h44m por Wader
    Os dois principais emblemas do Barreiro têm uma história muito bonita mas é tempo de pensarem mais à frente: No modelo competitivo actual, os dois emblemas juntos num só Barreiro SC teriam oportunidade de competir na 1ª Liga. Separados vão continuar a ser clubes de bairro satisfeitos com os escalões mais baixos. O Sul de Portugal é assim, as pessoas dividem-se, não confiam nem sentem nada pelo vizinho da própria terra. Barreiro, Évora, Portalegre, Faro, Santiago, Santarém, etc, todo...ler comentário completo »
    Erro zerozero
    2017-08-15 14h56m por lockam
    "Por sua vez, o Grupo Desportivo da CUF foi criado em 1937, conta com 23 presenças na primeira liga e é o 18º clube com mais participações no principal escalão, os mesmos que o Feirense. "

    O Feirense não tem 18 presenças na I Liga, só têm 6 (contando já o desta temporada). Provalvelmente pretendiam dizer Farense, já que eles é que têm 23 presenças na I Liga.
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.
    Precisamos de mais destes
    2017-08-15 14h09m por Triper
    Alguns jogos mesmo do campeonato do INATEL (alguns dos jogos das chamadas "Ligas inferiores" que por vezes costumo assistir), ou lá como se chama aquilo, chegam a ser melhores e mais entusiasmantes que muitos da I Liga entre clubes do meio da tabela e isto sem as palhaçadas que é costume acontecer nesses jogos onde muitos pensariam que seria só batatada e fingimentos.

    Estádios pequenos mas sempre cheios e com tudo a apoiar a equipa, jogadores a corresponder ao apoio e a agrade...ler comentário completo »
    Redfoo_16
    2017-08-15 14h07m por dragaopausado
    onde é que o fabril e o barreirense têm adeptos?
    ******
    2017-08-15 13h48m por Redfoo_16
    *** com história e adeptos que precisamos na 1ª Liga.
    Zerozero
    2017-08-15 13h47m por Redfoo_16
    Excelente artigo. São históricos do futebol português e a sua rivalidade ainda permanece viva. São clubes destes, com história e adeptos nao
    Barreirense e Fabril Barreiro
    2017-08-15 13h41m por Jorusescu
    boa reportagem ZZ! é interessante ler reportagens de grandes rivais de distritais e CPP

    Agora o mais certo esta reportagem ser invadida pelos Fan Boys da Liga Portuguesa da Depressão
    RE
    2 colossos
    2017-08-15 13h22m por redfoot
    Dois colossos. Só entrei no Alfredo da Silva quando o Fabril estava na distrital, mas foi muito fácil imaginar a dimensão que aquele estádio terá tido nos grandes jogos. É impressionante. Depois a massa associativa. Nos distritais, vi-os trazer mais adeptos do que a maioria dos clubes dos nacionais. . .
    Este ano, para mim, a Distrital de Setúbal é mais interessante que muitas competições nacionais. Ver Barreirense, Fabril e Amora na mesma divisão e em luta por um único lugar de...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    RAV 1-1 ARO em direto!
    GOLO FC Arouca!Rafa Mujica marca Acompanhe aqui o Rio Ave x FC Arouca em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
    19-04-2024 20:11

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08
    TomPen 19-04-2024, 20:53
    RI
    river_shannon_is_bac 19-04-2024, 20:17
    FC
    Fcpflaw2506 19-04-2024, 19:43
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 19:28
    ACravo 19-04-2024, 19:23
    moumu 19-04-2024, 19:22
    AL
    Alvibranco 19-04-2024, 19:22
    HD
    HD_L 19-04-2024, 19:21
    matrioska_russa 19-04-2024, 19:21
    Tobin 19-04-2024, 19:16
    ricardocunha251 19-04-2024, 19:00
    ago 19-04-2024, 18:53
    DSantos11 19-04-2024, 18:40