placardpt
    Belenenses 1 x 0 Marítimo

    Domingos escolheu três centrais... e um deles resolveu

    O Belenenses recebeu, e venceu, o Marítimo no seu estádio (1x0), numa partida em que Domingos Paciência fez quatro alterações e apostou novamente nos três centrais. O técnico do clube do Restelo acabou por ter sucesso nas suas escolhas uma vez que Nuno Tomás (um dos três jogadores do eixo defensivo do Belém) fez o golo da vitória num jogo em que o Belenenses fez por merecer os três pontos e onde a equipa de Daniel Ramos demonstrou algumas lacunas a nível ofensivo (e defensivo) antes da partida decisiva para a Liga Europa, frente ao Dinamo Kiev.

    Belenenses mexido, Marítimo só de bola parada

    Se Daniel Ramos não fez alterações na sua equipa - cinco dias antes de receber o Dinamo de Kiev para a Liga Europa - Domingos Paciência promoveu quatro mudanças no onze inicial e manteve a tática de três centrais utilizada na jornada anterior. Yebda e Chaby renderam André Sousa e Person no meio campo dos azuis e Roni e Maurides formaram dupla atacante num Belém que começou melhor e que criou mais oportunidades de golo do que os maritimistas, que apenas criaram perigo através de bolas paradas.

    Maurides deu o aviso para o que viria a ser a primeira parte, ao criar o primeiro lance de perigo num livre ao qual Charles se opôs bem. Os alas do Belenenses - Diogo Viana e Florent - iam funciando às mil maravilhas, com destaque para o português que teve uma disputa interessante com Luís Martins no corredor direito. Chaby era o vagabundo no meio campo dos azuis, promovendo a ligação entre os setores mais avançados e criando também ele várias situações de perigo, perfilando-se como o grande destaque da primeira parte. Aos 25 minutos (que remate) e aos 27 quase inaugurou o marcador.

    O Belenenses ameaçava e o Marítimo limitava-se a assistir, um pouco confuso pela mobilidade do ataque dos Azuis do Restelo. Luís Martins (de livre, pois claro) ainda obrigou Muriel a boa defesa, mas foi a equipa da casa novamente a aproximar-se do golo. Maurides trabalhou o lance dentro da área e a bola sobrou para Diogo Viana que apareceu solto e rematou para excelente defesa de Charles.

    O primeiro golo esteve perto, mas acabou por não aparecer e o árbitro da partida, João Pinheiro, apitou para o final de uma primeira parte com sinal mais para o Belenenses, onde Chaby e Diogo Viana foram destaque. Daniel Ramos não ia para o balneário satisfeito.

    Os centrais também resolvem partidas

    «Goooolo do Belenenses!» Foi praticamente desta forma que a segunda parte começou. Os azuis não tinham conseguido chegar ao golo de bola corrida e acabaram por conseguir inaugurar o marcador de bola parada, curiosamente a forma como o Marítimo criou perigo na primeira parte. Chaby encarregou-se de bater um livre do lado direito do ataque do Belém e Nuno Tomás, de cabeça, estreou-se a marcar pela formação dos azuis, ele que na última época tinha estado cedido ao Real SC.

    Os dois treinadores reagiram ao golo logo a abrir o segundo tempo. Domingos colocou André Sousa para ganhar músculo no meio campo, já Daniel Ramos fez entrar Piqueti e Everton. E o Marítimo foi aparecendo mais próximo da baliza de Muriel. Piqueti, a vinte minutos do final, apareceu na cara de Muriel mas adiantou em demasia, permitindo a intervenção ao guarda-redes brasileiro. 

    Com o golo a não aparecer - Maurides quase aumentou a vantagem ao rematar rente ao poste de Charles - Daniel Ramos voltou a mexer, mas Rodrigo Pinho continuou muito sozinho. Era evidente a falta de criatividade neste Marítimo, e a defesa também não estava a ajudar os madeirenses, que quase fizeram auto-golo a dez minutos do final.

    Não apareceram mais golos e o Belenenses somou os seus primeiros pontos no campeonato, neste que estava a ser um início de época complicado para os comandados de Domingos Paciência. Quanto ao Marítimo não conseguiu evitar a derrota e revelou problemas de criação ofensiva, a cinco dias de receber o Dinamo de Kiev para a Liga Europa. 

    U Sábado, 12 Agosto 2017 - 18:15
    Estádio do Restelo
    João Pinheiro
    1-0
    Nuno Tomás 47'
    Estádio do Restelo
    Estádio do Restelo
    Portugal
    Belém - Lisboa
    Lotação19 856
    Medidas105x70
    Inauguração1956
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 2
    A Chave
    Minuto 47: Os Azuis do Restelo tinham criado oportunidades mais do que suficientes para marcar, mas o golo não surgia, o que podia intranquilizar a equipa. Logo após o intervalo Nuno Tomás cabeceou para o golo e resolveu a partida.
    O Árbitro
    João Pinheiro não teve uma partida muito complicada, ainda assim foi excessivo ao apitar em vários lances de bola dividida, quebrando o ritmo de jogo.
    O Melhor
    Lado direito do Belenenses muito mexido

    Diogo Viana foi o escolhido para fazer a ala direita dos azuis e correspondeu. Combinou bem com Chaby, criou dores de cabeça a Luís Martins, e ainda apareceu em boa posição para finalizar. Exibição muito positiva.

    O Pior
    Falta de criatividade do Marítimo
    O Marítimo apresentou-se com um meio campo mais recuperador do que criativo, e isso acabou por afetar a criação de jogadas de perigo aos insulares, que se limitaram a ameaçar através de bola parada. Na hora de mexer Daniel Ramos também terá sentido essa falta de soluções, tendo até de recuar Edgar Costa para lateral direito.
    Forma
    Belenenses
    2017/2018
    3J
    1V
    0E
    2D
    1-2G
    Marítimo
    2017/2018
    4J
    2V
    1E
    1D
    3-1G
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BELENENSES
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TR
    jogo
    2017-08-13 12h49m por treinadordebancada1
    Maritimo tem um grande treinador, alhuns excelentes jogadores mas um plantel muito fraco para as suas ambiçoes.
    Quanto ao belem, equipa de manutençao, que deve com maior ou menos dificuldade conseguir. As equipas do sul sao poucas mas todas fortes. nenhuma deverá descer
    Domingos
    2017-08-13 07h27m por petitor
    Espero que tenha sorte, ja agora se quizer levar o Fede Varela para ajudar e emprestar ao Domingos por favor
    Bora Belenenses!
    2017-08-13 01h11m por pedrobalo
    Volta a erguer-te como um dos melhores desta liga, como já aconteceu!
    PnBITW
    2017-08-13 00h01m por rymer6666
    Ok, faz sentido.
    Roni
    2017-08-13 00h00m por rymer6666
    Aquele Roni jogou a PL ou atrás do Maurides?
    ;)
    2017-08-12 23h59m por rymer6666
    Ok nem tinha reparado na tatica do zerozero que parece-me realmente que faça mais sentido porque o tandjigora deve ter jogado ali ao lado do yebda.
    transfermarkt
    2017-08-12 23h44m por rymer6666
    Já agora se alguem viu o jogo pode confirmar ou não se o Belenense jogou desta forma. Por vezes o transfermarkt está mal.
    3-1-4-2 transfermarkt?
    2017-08-12 23h41m por rymer6666
    https://www. transfermarkt. pt/cf-belenenses-lissabon/star tseite/verein/2457

    A confirmar-se esta tática super arrojada e ofensiva o Domingos sobe um bocado na minha consideração. Pelo menos coragem tem, a confirmar-se a tática apresentada no transfermarkt de 3-1-4-2. É possivelmente a tática mais ofensiva do futebol moderno. Tenho algumas dúvidas que tenha jogado assim, nem sequer vi o jogo mas estou com alguma curiosidade de ver o Belem a jogar com esta tatica.
    TheLord
    2017-08-12 22h34m por moreno07
    TheLord não utiliza a Wikipedia projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.
    ST
    Trolls
    2017-08-12 22h22m por Staples
    Os cibertrolls invadiram o Zerozero, dou-vos a mão à palmatória, porque dão informação útil, embora sem grande interesse, o que nos permitetomar conhecimento de coisas que só saberíamos através da Wikipedia, looooooooooool.
    Marítimo
    2017-08-12 20h44m por moreno07
    Realmente há falta de opções conviventes, o Daniel Ramos usou praticamente o mesmo 11 nos 4 jogos, o que pode provocar algum cansaço aos jogadores em campo. .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Escolha de André Villas-Boas
    Na noite desta sexta-feira, em Penafiel, Jorge Nuno Pinto da Costa, atual presidente do FC Porto, aproveitou para falar sobre vários assuntos relacionados com o universo azul e branco, que vai ...