placardpt
    Aleksander Ceferin quer introduzir teto salarial e não só

    Fair Play Financeiro: as propostas da UEFA para acabar com as loucuras de mercado

    2017/07/25 16:18

    No ano de 2011, a UEFA introduziu no futebol europeu as regras de Fair Play Financeiro com o objetivo de controlar os gastos dos clubes mais endinheirados no mercado de transferências. Diz o regulamento que os emblemas não poderão ter despesas superiores às receitas, sob pena de lhes serem aplicadas multas avultadas.

    Na prática o que tem vindo a acontecer? As transferências estão cada vez mais caras e clubes como Manchester City ou PSG, com elevado investimento de grupos empresariais, não têm aparentado grandes problemas no pagamento das multas aplicadas pelo organismo europeu, chegando habitualmente a acordos com o mesmo, e continuam a investir rios de dinheiro em novos jogadores.

    Os citizens, por exemplo, gastaram já neste mercado 135 milhões de euros em três defesas laterais, além de 40 milhões de euros no guarda-redes Ederson. São valores exorbitantes e principalmente tendo em conta que o clube inglês apenas encaixou cerca de 40 milhões de euros neste mercado, sendo a venda mais rentável a de Enes Ünal, vendido ao Villarreal por 14 milhões.

    As regras existentes e punições correspondentes parecem não chegar para evitar o crescimento da disparidade entre clubes ricos e clubes pobres e por isso, e como realçam os italianos da Gazzetta dello Sport, a UEFA está a preparar um novo modelo de aplicação do Fair Play Financeiro.

    Quais são as propostas?

    De forma a controlar os gastos, Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, propõe a introdução de três novas restrições: um teto salarial, um imposto de luxo e uma limitação no número de contratações.

    O teto salarial é uma medida comum, por exemplo, na NBA, que limita os valores que um clube pode pagar em salários aos seus atletas. Pode ser fixado um limite máximo por jogador ou para todo o plantel, com diversos escalões dentro do plantel. Uma medida que, no entanto, nem sempre é linear. Na NBA existe um regime de exceção, que caso seja aplicado também no futebol irá permitir a alguns jogadores específicos manterem os seus salários acima do limite teórico.

    Lionel Messi, por exemplo, aufere desde a última renovação um salário a rondar os 40 milhões de euros por ano. Mantendo a comparação com o basquetebol norte-americano, podemos dizer que o teto teórico anda pouco acima dos 20 milhões de euros anuais. No entanto, em casos como o de Messi abrem-se exceções, já que falamos de um jogador que fez toda a carreira no Barcelona. Basquetebolistas como James Harden ou Stephen Curry, a título de exemplo, auferem valores acima do limite mencionado, visto terem cumprido já um grande número de temporadas no mesmo clube.

    Além dessas possíveis exceções, poderá ainda haver outras formas de os clubes contornarem a regra, aumentando os prémios de assinatura ou outro tipo de recompensas extraordinárias. Faltará saber, então, se a UEFA procurará também limitar este tipo de gastos, na teoria, não regulares.

    O imposto de luxo, outra medida proposta por Ceferin, prende-se em particular com os gastos nas transferências, mas poderá também aplicar-se aos salários. Numa altura em que se fala em possíveis negócios exorbitantes por jogadores como Neymar ou Mbappé, por exemplo, é boa altura para colocar a hipótese: se Neymar fosse de facto comprado pelo PSG por 222 milhões de euros, e se a regra estivesse já em funcionamento, dez por cento deste valor (22,2 milhões) teriam de ser pagos - a acrescer ao valor da compra - ao sistema.

    O valor em questão, proveniente do imposto, seria posteriormente distribuido pelos clubes da forma mais eficiente possível, seja através do aumento dos prémios de participação nas competições europeias ou da distribuição dos valores pelas Ligas nacionais dos países europeus.

    Por fim, coloca-se a hipótese de uma limitação das contratações, sendo que cada clube poderia apenas contratar um número limitado de jogadores em cada janela de transferências. Além disso, estuda-se também a alteração dos regulamentos dos empréstimos, para que estes fiquem limitados a jogadores jovens e não a jogadores, por exemplo, com idade próxima ou superior aos 30 anos.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    NO
    carlos batuta
    2017-07-26 09h59m por notaartistica
    eu falei nesse tipo de empréstimos porque para mim sao uma situaçao diferente, nao são simples empréstimos, na pratica o jogador que está emprestado ao clube X sabe que daqui a 1 ou 2 anos vai ficar nesse clube, basicamente é uma compra paga a N meses. se fosse um empréstimo com clausula opcional, aí já acho que é diferente mas percebo que haja quem pense que empréstimo é empréstimo e deve ser tudo tratado da mesma forma, mas a minha opinião é que para situações diferentes devem-se aplicar regras diferentes.
    Regulamentos !
    2017-07-26 00h36m por Heinrich_Schmitz
    Isto é tudo muito bonito mas e então os clubes pobres ? Porque não , medidas para facilitar a vida ao resto dos clubes , mais direitos televisivos , mais prémios , assim poderiam fazer melhores plantéis isso sim era de valor . .
    MA
    Mendes e Cia
    2017-07-25 23h37m por MaxPoliceFCP
    com este não existe cá problemas de fair play financeiro. Compra-se e mete num dos clubes amigos que sustentam todo o investimento feito.

    não é por acaso que sai a noticia de que o Rio Ave faz a contratação mais cara da sua história com um jogador vindo da quarta divisão brasileira. Não fosse ele representado por quem é e nós nunca diria-mos que o jogador é do agente pois claro. . . depois vai para outro colosso do grupo e um jogador que custou 800000€ vai por 8M€ e assim se faz. . .
    MA
    Alerta na China
    2017-07-25 23h31m por MaxPoliceFCP
    à pouco foi noticiado que 13 clubes da Super League Chinesa tem ordenados em atraso e que isso está a preocupar quem gere o futebol nesse país. Para que se conste muitos desses clube pertence ao estado chinês.

    caso isto se descontrole pode vir a ser o fim das transferências milionárias como as que temos visto. Vai haver medidas e tectos salariais.

    isto é só a propósito desta noticia aqui no ZZ
    notaartistica. . .
    2017-07-25 22h09m por carlos_batuta
    . . . sobre os empréstimos com cláusula de compra obrigatória, não deveriam ser alvo de qualquer excepção, visto que não são mais que um dos tais subterfúgios para contornar o fair-play financeiro (baixam o lado das despesas do ano em questão, de forma artificial, adiando o problema por um ano)
    Saraiva
    2017-07-25 20h26m por WeAreUnited
    Totalmente de acordo, aliás so falas te em factos .
    Quanto aos Spurs, ainda ninguem percebeu como conseguem essas manobras . . . Deve ser de terem o Ferguson da NBA, so pode .
    Fair play financeiro
    2017-07-25 20h12m por moumu
    Conversa um pouco para entreter porque se os clubes ingleses têm tantas receitas porque não haverão de gastar.
    SA
    WeAreUnited
    2017-07-25 20h01m por Saraiva313
    Sim exactamente. Ninguem disse que podes porque sim, existem varias formas de contornar isto. E há outra coisa, que certas da equipa da NBA fazem (os San Antonio Spurs são especialistas nisto) que é relatar um determinado valor, e muitas vezes é demasiado baixo para a qualidade do jogador em questão, de modo a não ultrapassar o cap, e depois o jogador é compensado de alguma forma (para nao mesmo dizer dinheiro por baixo da mesa). Mas também é diferente lá, já que as transferências são <...ler comentário completo »
    Saraiva
    2017-07-25 19h55m por WeAreUnited
    Nao podes so porque sim . Podes ultrapassar usando algumas excepçoes (room exception, bird rights, salario minimo etc) nao se livrando de pagar as respetivas multas . Mas so podes mediante as excepçoes . Se ultrapassares so porque te apetece maior parte das vezes barram te a assinatura do contrato/transferencia .
    SA
    Medidas
    2017-07-25 19h43m por Saraiva313
    Para quem não esta tao familiarizado com o "salary cap" da nba é importante saber que é possível ultrapassar este teto salarial. Os donos das franchises da nba podem passar o limite mas pronto são obrigados a dar bom uso à carteira. Logo, com o dinheiro que alguns destes donos dos clubes tem é bem possível que estas medidas não sejam assim tao eficazes quanto isso
    Nao sao
    2017-07-25 19h36m por WeAreUnited
    Medidas más, mas iam romper com mais de 100 anos de historia como é o futebol . Enquanto que na NBA sempre foi assim de inicio, acredito que sera assim toda a vida . No futebol devia ser a mma coisa . Depois queixam se todos que acabam com as tradiçoes . . .
    Como disse e bem o velhote, pra mim devia se era acabar com a raça dos empresarios ! De uma maneira ou de outra (limite maximo de € por comissao por exemplo) isso tinha de ir pra frente .
    Quanto ao fair play financeiro,...ler comentário completo »
    Medidas
    2017-07-25 19h18m por Daniele
    Já deviam de estar a serem cumpridas.
    Mais que interessante alguns pontos, são fundamentais para a modalidade.
    VE
    track194
    2017-07-25 19h00m por velho_do_restelo
    Percebes tanto disto como eu percebe do jogo da malha
    VE
    Portugues_Patri ota
    2017-07-25 18h56m por velho_do_restelo
    Esse e o grande problema, a UEFA não ia atacar ai, os activos mais importantes da UEFA e os clubes e os jogadores era com esse que se devia preocupar.
    As grandes transferências deviam acabar ha muito tempo, eu sou a favor disso mas muitos desses milhoes não vao para os clubes e sao os empresários os grandes influenciasdores desse milhões, PORQUE JOGAM SEM NADA A PERDER ora puxar mais do lado do clube que detém o passe do jogador ora puxar do lado do clube que quer que ele ingresse na su...ler comentário completo »
    velho_do_restel o
    2017-07-25 18h53m por track194
    O teu comentário faz mesmo jus ao teu nome.

    Check.
    Gosto!
    2017-07-25 18h50m por track194
    Concordo 100% com as duas primeiras medidas e espero mesmo que se venham a a provar!

    Com a terceira ainda estou na dúvida mas as duas primeiras têm de ser aprovadas, para ontem!
    VE
    Apontamento
    2017-07-25 18h36m por velho_do_restelo
    Outra coisa que UEFA poderia fazer em vez que andar na caça as bruxas era regular os empresários em vez de atacar os clubes e jogadores devia fazer alguma coisa que fizesse que regula se os empresários e as suas comissões em transferências.
    Ai queria ver se os clubes faziam transferencia com valores exuberantes
    Fair play financeiro
    2017-07-25 18h35m por Ahly
    Gosto das medidas, vamos ver no que dá, se são aprovadas ou não! Gosto deste presidente da UEFA!
    VE
    Fair Play Financeiro
    2017-07-25 18h25m por velho_do_restelo
    Não cooncrodo com quase nada. Vou começar pelo fim limite de contrataçoes é riduculo, cada clube tem o direito de contratar quantos jogadores que quiser e completamente absurdo.
    Concordo com uma percentagem fosse usada como um mecanismo de ajudar os clubes mais pobres, acima de um determinado valor entre dois clubes ia ser taxado e esse valor ia para um banco de apoio a clubes em dificuldades.
    Quanto ao tecto salarial e mais uma estupidez com as vossas modernices, cada pais tem a...ler comentário completo »
    TI
    porquê?
    2017-07-25 17h41m por tink
    porque é que andam sempre estas aves raras (cada vez menos raras) a pairar em todas as notícias para mandar postas de pescada de uns clubes para os outros, será que não têm cabeça para comentar a notícia em si? no dia que os presidentes e diretores voltarem para o seu lugar (no escritório e longe dos microfones) e os comentadores de futebol (pelo menos dizem que são) começarem a discutir unicamente futebol na televisão, estas pessoas irão falar de quê?
    TI
    parece-me interessante
    2017-07-25 17h37m por tink
    Acho que este é um dos caminhos a seguir. O TECTO SALARIAL parece-me fundamental, a LIMITAÇÃO DO NÚMERO DE JOGADORES nos plantéis é algo que deve ser explorado (máx. de 27 jogadores ou 25 para quem tem equipa b, sendo que as equipas B deveriam ser apenas atletas com idade igual ou inferior a 23 anos e um mínimo de 13 formados no clube, também com um máximo de 25 jogadores e os juniores não contam para esta contagem); os jogadores emprestados deveriam ter no máximo 23 anos e cada clube só de...ler comentário completo »
    RVM
    2017-07-25 17h33m por DECO_10_10
    Concordo.

    Há quem venda a defesa quase toda e o passivo aumenta cada vez mais. imbestigue-se
    EX
    MiguelLevy
    2017-07-25 17h31m por excessos
    Podes juntar a isso meloes e melancias e promessas nao cumpridas!!!!
    RV
    enquanto que por cá. . .
    2017-07-25 17h30m por RVM
    André Silva e Ruben Neves, foram vendas suficientes para acabar com o fair play financeiro. . . imbestigue-se
    Teto salarial
    2017-07-25 17h03m por carlos95puyol
    Esta é uma regra que recomendo vivamente, até porque ela já usada (além da NBA) na MLS, em que apenas 4 jogadores por plantel podem receber salários acima desse teto.
    E a verdade é que o campeonato é muito equilibrado, com grande indefinição até ao fim do mesmo.

    P. s. : A liga americana tem vindo a aumentar esse número de jogadores à medida que a MLS vai ganhando reputação e interesse por parte dos europeus.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Praia
    Antevisão
    SC Braga vs AFD Torre
    Foi há quase sete meses que a época 2023 teve o seu fim, com a final da Taça de Portugal. Pelo meio houve Mundial, mas a última aparição dos clubes foi mesmo ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39
    Alvite10 25-04-2024, 07:37
    Vic-54 25-04-2024, 06:41
    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15
    moumu 25-04-2024, 04:13
    moumu 25-04-2024, 04:11
    moumu 25-04-2024, 04:08