placardpt
    Dragões conquistam Troféu Cidade de Guimarães

    Com os pés firmes no chão e dois golos no bolso

    2017/07/23 22:28

    Diz o lugar-comum que a sorte protege os audazes, e o FC Porto fez por merecê-la nesta noite de domingo em Guimarães. Em jogo estava um troféu - de pré-temporada, sim - e foram os dragões que o levaram para casa. Levaram também dois golos e uma confiança redobrada na nova parceria do ataque, com Soares e Aboubakar a demonstrarem a frieza necessária para garantirem o triunfo em terreno alheio. Já o Vitória SC foi castigado pelos deslizes do setor defensivo, figurativos e literais.

    45 minutos à moda de Guadalajara

    Foi quase total o controlo do FC Porto na primeira metade do encontro. Sérgio Conceição lançou as principais armas quase todas no arranque - apenas Brahimi começou no banco - e o ritmo de jogo foi assumido pelos dragões desde cedo. Também desde cedo, no entanto, ficava um alerta para os 22 em campo: o novo relvado do D. Afonso Henriques, acabado de colocar, dava azo a uns quantos deslizes.

    Embora anfitriões, eram os vitorianos quem mais tombavam por acidente e aos 21 minutos isso valeu mesmo um golo para o adversário. Algum tempo depois de dois falhanços claros de Otávio e de Soares ter acertado na trave na sequência de um cruzamento de Alex Telles, Moreno tentou controlar uma bola e escorregou em zona defensiva, entregando a Aboubakar. O camaronês foi por ali fora, contornou Douglas em velocidade e encostou. E ainda deve ter agradecido a oferta.

    ©Catarina Morais / Kapta +

    O brinde, veríamos pouco depois, era duplo. Cinco minutos bastaram depois dos festejos de Aboubakar para que um erro de Josué, que deixou a bola passar na direção de Douglas, permitisse a Soares aparecer para desviar de forma subtil e bater o guardião vitoriano. Dois erros, duas finalizações eficazes dos atacantes portistas e tudo muito bem encaminhado para a equipa de Sérgio Conceição, que mesmo baixando um pouco o ritmo nos momentos finais do primeiro tempo não deixava que o jogo lhe fugisse.

    Uma participação relâmpago e as confusões arbitrais

    Com o intervalo veio, como seria de esperar em pré-temporada, a avalanche de mudanças. Pedro Martins mudou cinco, Sérgio Conceição mudou três, entre os quais André André. E salientamos o médio em particular porque a sua participação no jogo acabaria por ser a mais...surpreendente. Depois de cinco minutos em campo, o jogador portista travou Hurtado com uma entrada muito dura e viu prontamente o vermelho. Tão prontamente quanto permitiu o vídeo-árbitro, pelo menos, essa tal novidade para esta época que acabaria por ter mais protagonismo nesta etapa complementar.

    As substituições, que iam prosseguindo, tornavam o jogo mais quebrado, dissipava-se o domínio azul-e-branco, e o Vitória SC até reclamou um golo, mas foi travado pela (vasta) equipa de arbitragem. Texeira ficou perante José Sá - que substituiu Casillas - e picou sobre o guardião portista na direção do golo. No limite apareceu Felipe a cortar em cima da linha e disse o árbitro que a bola não chegou a entrar. Ficaram dúvidas que nem as imagens resolvem por inteiro.

    ©Catarina Morais / Kapta +

    A verdade é que o Vitória estava em desvantagem no marcador mas em vantagem numérica, pelo que se esperava uma mais eficaz reação, mas depois desse tal lance no limite do golo as ocasiões tardavam. Até foi o FC Porto quem mais se aproximou novamente do golo, quando uma bela jogada coletiva dos portistas sobre a direita culminou num remate de Ricardo Pereira - por esta altura a jogar como extremo - a rasar o poste, e apenas nos minutos finais o Vitória conseguiu ameaçar de facto, com dois remates de Rafael Martins travados por José Sá. Pertenceu ao FC Porto o triunfo, pertenceu ao FC Porto um troféu de pré-época a pouco mais de duas semanas do arranque da época oficial para os dragões.

    U Domingo, 23 Julho 2017 - 20:30
    Estádio D. Afonso Henriques
    Jorge Sousa
    0-2
    Vincent Aboubakar 21'
    Tiquinho Soares 26'
    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    FaseJogos Amigáveis

    GALERIAS

    Amigável: Vitória SC x FC Porto
    Troféu Cidade de Guimarães
    A Chave
    Que deslize, Miranda: ao 21º minuto, as equipas pareciam ainda não se ter adaptado bem às dificuldades impostas pelo novo relvado do estádio e foi o Vitória SC o mais penalizado. Rafael Miranda escorregou e a bola sobrou para Aboubakar, que abriu assim o marcador.
    O Árbitro
    Foi confuso o critério de recurso ao vídeo-árbitro, sendo que não foram prestados grandes esclarecimentos a respeito da decisão de invalidar o lance do segundo tempo em que Felipe tirou a bola da sua baliza no limite. E se o vermelho mostrado a André André parece ser adequado, fica a ideia de que o amarelo mostrado a Vigário poderia ter tido um tom mais avermelhado se o árbitro assim o entendesse.
    O Melhor
    Uma bela dupla
    A dupla de ataque portista agora composta por Soares e Aboubakar soube aproveitar as ocasiões e matar o jogo, demonstrando entrosamento e qualidade individual. Saiu André Silva e os portistas assustaram-se, mas pelo menos para já as indicações no setor são positivas.
    O Pior
    Erros a preto e branco

    Os dois erros defensivos do Vitória SC no primeiro tempo permitiram ao FC Porto chegar cedo aos 2x0 e penalizaram duramente os vitorianos, que mesmo em vantagem numérica no segundo tempo não conseguiram contrariar a desvantagem.

    Forma
    V. Guimarães
    2017/2018
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    FC Porto
    2017/2018
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G

    Fotografias(30)

    Amigável: Vitória SC x FC Porto
    Amigável: Vitória SC x FC Porto

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Porto
    2017-07-24 12h29m por Freamunde1933
    Mais uma boa primeira parte premiada com dois bons golos, a equipa estive bem, começou o jogo a pressionar o adversário, penso que é uma imagem do Porto de Sérgio Conceição, uma equipa ativa e que gosta de mandar.
    Há que referir a péssima abordagem da defesa do Vitória aos lances dos golos do Porto.
    João Teixeira parece ser uma carta fora do baralho, espero, caso se confirme a sua não utilização, espero que seja emprestado de modo a ter minutos para voltar na próxima época...ler comentário completo »
    FC Porto
    2017-07-24 11h27m por masterstrike
    Aproveitou bem os erros do V. Guimarães para fazer dois golos. O Soares e Aboubakar são garantia de golo, a dúvida que tenho é se o Porto tem um substituto à altura para um deles, o Rui Pedro é bom jogador mas estará pronto para ser titular em alguns jogos da temporada. Atacar a temporada com apenas dois pontas de lança parece ser pouco. Sobre a arbitragem esteve bem na expulsão do André André, parece bem ao não dar golo ao Guimarães a bola parece não entrar, esteve mal em não expulsar ...ler comentário completo »
    LU
    Agradado. . .
    2017-07-24 11h26m por Luis79
    Excelente primeira parte do meu FCP, penso que este ano teremos uma equipa activa e ñ reactiva. . .
    Gosto imenso da atitude de começar os jogos em cima do adversario e sofocar, depois sim poderemos controlar. . . . Estou de acordo com o nosso treinador, que quem pressiona alto ñ corre assim tanto, isto se todos o fizerem da mesma forma. . . Por outro lado, no futebol portugues diria que 80% dos jogos estaremos a defrontar equipas que jogam fechadinhas lá atrás, logo forçar o err...ler comentário completo »
    Vincent Aboubakar
    2017-07-24 11h09m por moumu
    Aqui está o goleador que o FCP "talvez" precise.
    DR
    arbitragem
    2017-07-24 10h58m por dragaodebancada
    Nada a apontar à expulsão de André André mas houve lances violentos por trás a jogadores do FC Porto que o lampião fez vista grossa. Que esperar de um encomendado destes um cartilhado vermelho que todos sabem ao serviço de quem estás. De resto a primeira parte dominada por completo pelo FC Porto. Daquilo que tenho visto é o 11 a praticar melhor futebol nesta pré época dos três candidatos. Estou a gostar da pressão e do toque de bola.
    FCP
    2017-07-24 01h18m por EEElectro
    os que mais gostei de ver hoje no jogo foi: Ricardo Pereira, Oliver, Aboubakar, Otavio

    pena a explusao de AA, justa, mas condicionou um pouco o Porto
    mas ja temos uma boa base e ha alguns casos que temos de despachar

    aqui deixo o plantel que deveria ser este ano :

    GR: Casillas, Vana, Jose Sa
    DC: Felipe, Marcano, D. Reyes, Joao Fernandes
    DE: Alex Telles, Rafa Soares
    DD: Ricardo Pereira, Naxi/Dalot
    MD: Dan...ler comentário completo »
    MO
    . . .
    2017-07-24 01h01m por Motociclo
    Aquela entrada assassina do André André fez-me lembrar os anos mais escuros do futebol português. . . os anos da corrupção.

    Naquela altura, eram os Jorges Costas, os Paulinhos Santos, os Carlos Secretários. . . que faziam entradas deste género. Nos anos 90 isto era apenas amarelo e dava direito à rodinha (por parte dos jogadores do Porto) à volta do árbitro.
    DECO_10_10
    2017-07-24 00h43m por henriqueachadinha
    Ao menos os do Vitória não são os do Braga
    Esses aí até se o Benfica perde ficam aziados como alguns que vi ontem
    Duarte1717
    2017-07-24 00h41m por DECO_10_10
    se há clube em Portugal que é 100% fiel à sua cidade é o Vitória, lá só apoiam mesmo o seu clube.

    Essa saiu um bocado ao lado.

    dragaopausado
    2017-07-24 00h40m por avintes_31
    Onde é que viste isso
    4lfredo
    2017-07-24 00h37m por henriqueachadinha
    Não acredites no que diz o Mais Transferências eles só dizem mentiras, o nome real deles é Mais Tabaco
    Tudo em família
    2017-07-24 00h37m por Duarte1717
    O troféu cidade de Guimarães foi para a casa mãe.
    Valdo_O_N10
    2017-07-24 00h31m por DECO_10_10
    eu não sei se ele é sportinguista, só achei curioso dizeres que não devia falar aqui no Benfica quando estás a fazer o mesmo à uma hora. .

    Só achei piada e até concordo com os teus comentários, não estou a criticar te.

    Até és dos poucos benfiquistas que realmente diz algo construtivo.
    dragaopausado
    2017-07-24 00h26m por DECO_10_10
    e não deve apanhar só um jogo.

    Minutos depois o Ricardo leva uma tesoura por trás e o arbitro dá amarelo ao Marcano.

    Mas o AA foi bem expulso.
    enfim
    2017-07-24 00h24m por dragaopausado
    outra coisa, o André A é expulso e vai ficar suspenso no primeiro jogo da liga, isto faz algum sentido ? só mesmo na Liga Polvo
    Valdo_O_N10
    2017-07-24 00h21m por DECO_10_10
    não é por nada mas tu já estás a falar aqui no Benfica à muito e ele só falou uma vez. . .

    :)
    pedro98fcp
    2017-07-24 00h05m por DECO_10_10
    acho que deve vir um 2º avançado ou um avançando mais móvel.

    Soares e Rui Pedro são mais fixos. Marega não tem nível para o Porto.
    Mini_on
    2017-07-23 23h39m por DECO_10_10
    Ah ok, já percebi, eu como só comento noticias do Porto não conheço todas as novas personagens.
    entretanto
    2017-07-23 23h34m por RGGV_25_IS_BACK
    azar para lindelof , cometeu penalti
    e 1x1 man utd vs real
    SLBStars
    2017-07-23 23h33m por DECO_10_10
    não percebi nada do que tentas te dizer.
    goncalovilasboa s
    2017-07-23 23h28m por DECO_10_10
    alguma têm de acertar mas do Porto não sabem nada, andam a 15 dias a falar do Wendel e do jogadores em final de contrato porque não sabem mais nada.

    O Careca ainda percebe de futebol os outros dois são cartilhados e não acertam uma.
    pedro98fcp
    2017-07-23 23h27m por 4lfredo
    Também não é verdade, já houve algumas coisas que eles acertaram, mas sim a maior parte foi errada.
    XANDE SILVA
    2017-07-23 23h26m por filipevinhas
    Alguém sabe porque o Xande Silva não jogou? Está lesionado?
    informação
    2017-07-23 23h26m por dragaopausado
    recebi à minutos atrás uma informação que não posso confirmar se é verdade ou não, mas vou lançar aqui.
    Sofiane Hanni, poderá vir ser reforço do FCP.
    Mais Transferências
    2017-07-23 23h24m por goncalovilasboas
    Por muito que não se goste dos comentadores não se pode dizer que "não dão uma para a caixa". Veja-se o caso do Rúben Neves também ninguém acreditava e foi o que foi e eles foram os primeiros a adiantar
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...