placardpt
    Portugal perde na estreia

    Sem pontos mas sem vergonhas

    2017/07/19 18:53

    Portugal não conseguiu evitar a derrota na sua primeira partida disputada em grandes competições de futebol feminino, mas caiu de pé. A seleção lusa defrontou a poderosa Espanha, saiu derrotada com alguma naturalidade, tendo em conta a forma como decorreu o jogo, mas ficou longe de ser humilhada e demonstrou capacidade para lutar e, quem sabe, ainda dar um ar da sua graça em termos de pontuação nesta fase de grupos.

    Frente a uma seleção bem mais habituada a estas andanças, a equipa de Francisco Neto entrou naturalmente na expectativa e não resistiu demasiado à vontade espanhola de controlar o encontro. Tirando uma ou outra bola longa em busca de Cláudia Neto e Diana Silva, pertenciam às espanholas quase todos os ataques.

    Sempre a correr atrás da bola

    À entrada da grande área portuguesa não havia poder para resistir ao tiki-taka espanhol e a bola circulava com velocidade. Ainda assim, a ineficácia inicial das espanholas na finalização e algumas boas intervenções de Patrícia Morais iam adiando o golo que parecia quase inevitável. Com 15 minutos jogados, a avançada Jennifer Hermoso teve tudo para marcar, mas em frente à baliza lusa atirou por cima. Patrícia Morais interveio depois com uma boa defesa a remate de Silvia Meseguer mas não duraria muito mais a resistência portuguesa.

    Pertenceu a Vicky Losada o primeiro golo marcado contra Portugal em Campeonatos da Europa, quando a médio espanhola recebeu um passe longo na grande área e finalizou bem, batendo a guardiã portuguesa. O segundo golo podia ter surgido logo de seguida mas a árbitro deixou passar um toque com a mão de Ana Borges. Seria apenas perto do intervalo que o segundo tento surgiria e as esperanças portuguesas de pontuar ruiriam quase em definitivo.

    Patrícia Morais ia, novamente, protagonizando a resistência, com Dolores Silva a destacar-se também nos cortes em zona defensiva. Mas nada pôde ser feito quando um cruzamento de Mariona Caldentey na direita encontrou a cabeça de Amanda que, sem oposição, finalizou para levar as espanholas para o balneário com uma tranquilidade reinante.

    Guardiã de ferro

    Previa-se que pudesse haver mais golos espanhóis no segundo tempo mas Portugal conseguiu manter o resultado numa desvantagem de dois golos, muito graças a mais algumas defesas de Patrícia Morais. Houve ainda uma boa oportunidade para reduzir o marcador, mas já lá vamos.

    Alexia Putellas atirou ao lado numa boa ocasião e Vicky Losada, uma das jogadoras em maior destaque na equipa espanhola, aproximou-se do bis com um remate de longe que a guarda-redes lusa conseguiu travar. Pertenceu a Carolina Mendes, suplente utilizada, a melhor ocasião para Portugal, quando aos 79 minutos a avançada recebeu um toque de Diana Silva, dominou com o peito mas não conseguiu finalizar da melhor forma e o lance acabou por se perder...

    Antes do apito final, mais oportunidades para Patrícia Morais se mostrar à Europa, travando com uma bela defesa um remate do meio da rua de Mari Paz Vilas. A derrota não pôde ser evitada, mas isso nunca seria grande surpresa. Resta um duelo com a também poderosa Inglaterra e um encontro com a Escócia, na teoria a melhor oportunidade para Portugal conseguir pontuar nesta estreia.

    U Quarta, 19 Julho 2017 - 17:00
    De Vijverberg
    Pernilla Larsson
    2-0
    Vicky Losada 23'
    Amanda Sampedro 42'
    De Vijverberg
    De Vijverberg
    Países Baixos
    Doetinchem
    Lotação12 600
    Medidas-
    Inauguração1954
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo D
    A Chave
    Minuto 23: o fim da resistência. Durou pouco mais de metade da primeira parte a resistência lusa. Patrícia Morais foi adiando o golo mas Vicky Losada acabou por encontrar espaço na grande área e encaminhou as espanholas para o triunfo.
    O Árbitro
    Deixou passar um toque com a mão de Ana Borges na grande área que poderia ter dado mais um golo às espanholas. De resto, não há muito a apontar.
    O Melhor
    Técnica para dar e vender
    Frente a frente estiveram duas seleções tecnicistas e as jogadores deram um bom espetáculo, com um futebol fluído e interessante de acompanhar. Menos boas foram as finalizações, em particular das espanholas, que tiveram oportunidades para conseguir um resultado mais dilatado.
    O Pior
    Querer e não poder
    As portuguesas exibiram a raça demonstrada ao longo do percurso até este Campeonato da Europa mas não conseguiram resistir ao poderio das adversárias. Em termos ofensivos, a equipa de Francisco Neto ficou praticamente limitada a passes longos e as transições entre meio-campo e ataque foram pouco convincentes.
    Forma
    Espanha
    2019/2020
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Portugal
    2019/2020
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESPANHA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    NO
    portugal
    2017-07-20 09h51m por notaartistica
    para um jogo de estreia absoluta num europeu e contra uma das melhores seleçoes da europa, perder 2-0 já nem é mau de todo. não vi o jogo todo, so pude acompanhar a 1ª parte mas o que vi foi um jogo normal, uma equipa com muitas falhas e falta de experiencia mas com muita garra a jogar contra uma equipa que simplesmente é melhor em tudo.
    temos que ter em conta que o futebol feminino em Portugal ainda está numa fase quase embrionária. vi uma reportagem há pouco tempo e la dizia que ...ler comentário completo »
    Selecção Feminina
    2017-07-20 09h09m por prehistorico
    confesso que não ligo ao futebol feminino mas fiquei curioso ao ver o resumo na TVI (hoje de manhã):

    Portugal fez algum remate à baliza (enquadrado)? no resumo a melhor jogada foi um cruzamento. . . sem remate
    Benlhevai
    2017-07-19 21h52m por BetrayalKiller_SLB
    Já que com vocês não consigo falar. Só se abrisse o crânio. O que eu disse ao qwer80 digo a ti. "Quem vê os jogos olímpicos sabe disso, conseguem ver o esforço e a coragem de uma mulher em enfrentar a dor. Vocês falam na componente física, eu falo na componente psicológica. Meter o Brasil feminino a jogar com o São Marino, quem saía de lá sem joelhos eram os homens. O psicológico tem muito mais poder do que o físico e aí as mulheres ganham pela sua coragem, devoção e raça. Isso é ine...ler comentário completo »
    Betrayal
    2017-07-19 21h51m por Kaizeler
    "Mais de metade das seleções masculinas"? A seleção feminina dos Estados Unidos (que é só a campeã do mundo) perdeu 5-2 com os sub-15 masculinos do FC Dallas. É que não há comparação possível. A Australiana perdeu 7-0 com um clube sub-15 masculino também. Há uma diferença colossal. . .

    http://www. cbssports. com/soccer/news/a-dallas-fc-un der-15-boys-squad-beat-the-u-s -womens-national-team-in-a-scr immage/

    http://www. goal. com/en-us/news/1698/womens-soc cer/20...ler comentário completo »
    qwer80
    2017-07-19 21h46m por BetrayalKiller_SLB
    Fora da realidade estás tu. As mulheres conseguem ser muito agressivas e rápidas! Quem vê os jogos olímpicos sabe disso, conseguem ver o esforço e a coragem de uma mulher em enfrentar a dor. Vocês falam na componente física, eu falo na componente psicológica. Meter o Brasil feminino a jogar com o São Marino, quem saía de lá sem joelhos eram os homens. O psicológico tem muito mais poder do que o físico e aí as mulheres ganham pela sua coragem, devoção e raça. Isso é inegável. Mas não me...ler comentário completo »
    FinalFantasy
    2017-07-19 21h40m por BetrayalKiller_SLB
    Parabéns pelo teu comentário. Mereces palmas, clap clap clap. E não estou a ser irónico!

    Benlhevai:

    Eu estou a dizer que as mulheres apesar de terem menos argumentos, conseguem confrontar mais de metade das seleções masculinas.
    FinalFantasy
    2017-07-19 21h40m por Comanchero
    Olha que o Braga também só teve futebol feminino este ano. E só agora, na época que se avizinha, vão ter camadas jovens.
    Futebol Feminino
    2017-07-19 21h21m por FinalFantasy
    Há aqui com cada comentário, que magoa os olhos e a mente.

    É o primeiro Europeu, de sempre, para Portugal.
    Somos ( ou éramos ) a equipa pior classificada de TODAs as participantes ( As quais são 16, distribuídas por 4 Grupos )

    Para lá estarmos teve de haver uma qualificação, a qual foi passada ( Sporting apostou e ajudou bastante para este impulso, mas é algo que já vem mais de trás, do Braga, do Futebol Benfica, Valadares, A-dos-Francos ).
    ...ler comentário completo »
    Betrayal
    2017-07-19 21h18m por qwer80
    San marino ou as ilhas faroe espetavam 5 ou 6 num brasil ou alemanha feminino. Tu estás completamente fora da realidade.
    E sim, elas jogam contra equipa juvenis de futebol muitas vezes porque o futebol feminino é muito desiquilibrado ainda portanto como as grandes seleçoes nao se defrontam antes de um mundial, têm de jogar contra putos de 15 anos
    Benlhevai
    2017-07-19 21h05m por BetrayalKiller_SLB
    Oh amigo, mas eu não estou a dizer que a seleção ganha a equipas como Portugal, Alemanha, Chile, ou até mesmo com a Roménia, ou Albânia.
    Eu estou a dizer que elas tem talento e capacidade para se depararem com seleções como São Marino que referiste, Macedónia, Liechtenstein, etc, mais de metade das seleções do mundo. Porque há mais seleções fracas do que fortes.
    Quem assiste jogos olímpicos consegue ver a força e a velocidade que uma atleta feminina possui. Coitado do...ler comentário completo »
    qwer80
    2017-07-19 20h51m por BetrayalKiller_SLB
    Mas o quê? Onde é que tu viste que jogam com juvenis? Naqueles jornais em que se pode inventar noticias? Epah, se jogam desculpa lá, ou eu ando a viver num buraco e não tenho conhecimento ou é fácil arranjar argumentos para me refutar, mas se jogam apresenta factos, eu não me importo de admitir o erro, e a minha ignorância acerca disso, é algo que não tenho problemas em fazer. . . Claro que as seleções masculinas estão muito mais avançadas, isso não se discute. Mas falas da rapidez de ...ler comentário completo »
    Selecção Feminina
    2017-07-19 20h50m por lockam
    Resultado mais que esperado, estamos a falar de realidades completamente diferentes em termos de futebol feminino. Além do mais, um 11 com muitas adaptações, não ajudou muito em termos de futebol praticado da selecção.
    selecção feminina
    2017-07-19 20h36m por Comanchero
    A qualidade não abunda, mas parece-me que há ali muitos equívocos. As duas laterais são adaptações, uma delas é a nossa melhor 6 e era aí que devia ter jogado, começamos logo a perder o meio-campo aí. Lateral de raiz, por assim dizer, só temos uma, que fez a qualificação praticamente toda a titular e hoje ficou no banco. Sílvia Rebelo desastrosa, temos outra que apesar de menos alta, tem mais experiência internacional, e é melhor que ela todos os dias. Suzane Pires se tivesse nasci...ler comentário completo »
    Betrayal
    2017-07-19 20h24m por qwer80
    Olha fica sabendo que as seleções de topo de futebol feminino fazem amigáveis contra equipas juvenis antes das grandes competições de futebol feminino e levam na pá.
    Não se trata de machismo, trata-se da realidade. E digo-te mais, uma pessoa que tem uma opinião como a tua, só demonstra a falta de conhecimento de futebol
    Ai ai
    2017-07-19 20h21m por qwer80
    Sempre a mesma conversa. . . o futebol claro que é para todos mas o futebol feminino não é excitante, nem com brasiles ou alemanhas a jogar. Não há qualquer intensidade de jogo, as execuções técnicas são muito mais lentas, elas não jogam mais que miúdos de 15 anos e por isso como é que querem que este desporto evolua no setor feminino? Da-vos tusa ver um jogo entre sacavenense contra o massamá em juvenis? Em 90% dos jogos não!! E estas equipa ganham à seleção portuguesa a brincar. E não se...ler comentário completo »
    bludouro
    2017-07-19 20h21m por BetrayalKiller_SLB
    Nunca vivi de facto. Mas é facto também que esses países tem uma mentalidade retrograda. É tudo muito relativo claro, para eles nós não fazemos sentido, para nós eles é que não fazem. Mas olhemos aos direitos humanos. . . Estes países não os respeitam, tratam as mulheres e os homossexuais como animais. Se quiseres utilizar o argumento das culturas, que é tudo relativo. Eu posso refutá-lo facilmente. Na África Subsariana por exemplo é muito usual fazerem circuncisão do clitóris às mulh...ler comentário completo »
    Benlhevai
    2017-07-19 20h11m por BetrayalKiller_SLB
    Realmente não dei o melhor exemplo, o André Gomes nunca é bom exemplo xD
    A qualidade não é genética, e ela está em todo o lado. Devemos mostrar respeito por quem quer que seja. As mulheres tem tanta capacidade como nós homens, conseguimos ver isso em todo o lado, durante o quotidiano! Eu vi o jogo e precisamos ainda de evoluir muito, mas mesmo muito no futebol, mas é assim que se evolui, o sucesso faz-se caminhando, e se nós queremos chegar lá não podemos ter esta mentalidade. ...ler comentário completo »
    AvesSempre
    2017-07-19 19h47m por BetrayalKiller_SLB
    Às vezes nós somos presenteados com este tipo de coisas. . . Quando estamos em baixo basta percorrer com os olhos a zona dos comentários do ZZ xD
    Benlhevai
    2017-07-19 19h46m por BetrayalKiller_SLB
    Ahahahahah agora ri-me com o teu comentário. Com jeitinho a seleção americana ou alemã ganhava aos cepos da nossa seleção! Qualquer médio que jogue numa destas três é melhor que o André Gomes. Tomaras tu ter jogadoras destas a jogar pelo Guimarães lol

    "O futebol não foi feito para as mulheres. " Que eu saiba isto não tem mais nenhuma interpretação a não ser: "Elas nem deviam jogar". . . Mas pronto, cada um interpreta como bem lhe entender!
    !!!!
    2017-07-19 19h37m por BetrayalKiller_SLB
    O futebol foi feito para toda a gente. Sejam eles pretos, brancos, amarelos, travestis, homossexuais, mulheres, crianças, bebes, idosos, etc, etc, etc. O futebol é universal e é por isso que é bonito!
    Odeio essa mentalidade típica de português! O homem é que é bom! As mulheres só servem para cozinhar, tratar dos filhos e lavar roupa! Por favor, ganhem juízo seus analfabetos! Estas atletas defendem o nosso país, merecem tanto respeito como os homens! A seleção dos EUA, Al...ler comentário completo »
    Futebol feminino
    2017-07-19 19h34m por masterstrike
    É bem vindo. Se Portugal ainda não está preparado para as grandes competições é muito por culpa dos clubes e, da mentalidade de algumas pessoas que acham que o futebol é para homens. Não acho que o futebol feminino vá atingir o mesmo nível do masculino mas pode melhorar.
    Futebol feminino
    2017-07-19 19h31m por arturm99
    Quem faz estes comentários ridículos é porque não viu um Alemanha vs Suécia ou um Russia vs Italia. . . Ha mulheres a jogar o futebol tão bonito e esta seleção espanhola é de uma qualidade tecnica acima da média no geral, tal como muitas jogadoras alemãs ou francesas e ainda umas quantas de seleções menos poderosas. . . Ha jogos masculinos muito mas mesmo muito piores. . . Dou mesmo o exemplo da nossa seleção masculina que muitas vezes é bola do central ou do Patricio para o Ronaldo à espera...ler comentário completo »
    EN
    Futebol Feminino
    2017-07-19 19h29m por enoqueosportinguista
    vejam seleções como Brasil, Alemanha ou Estados unidos até essa Espanha, jogam melhor que muito jogador/ treinador de internet. . . mais respeito com o futebol feminino fds
    Futebol feminino
    2017-07-19 19h21m por Benlhevai
    Como eu odeio esta modalidade. . . não consigo ver 3 minutos seguidos. . .
    O futebol não foi feito para as mulheres.
    Parabéns aos que conseguem assistir a jogos completos disto vocês são os meus ídolos.
    enfim
    2017-07-19 19h18m por dragaopausado
    mau de mais. . .
    Não sei se alguem tirando os comentadores, conseguiu ver o jogo todo. Mas se conseguiram, parabéns, são herois nacionais
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    GVC 0-0 ARO intervalo
    Acabou a 1ª parte. Acompanhe aqui o Gil Vicente x FC Arouca em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.