Taça das Confederações
Crónica
Chile elimina Portugal nos penáltis

Bravo! Ponto final

2017/06/28 21:50
Texto por Luís Rocha Rodrigues

Portugal fiou-se na sorte e ficou fora da final da Taça das Confederações. Contra um muito exigente Chile, a seleção lusa teve momentos mais elevados que outros, pareceu ser novamente bafejada pela sorte a acabar o prolongamento, mas sucumbiria de forma desastrosa nos penáltis, onde Bravo brilhou.

Oscilações no domínio

Não era suposto um arranque de jogo tão vivo. Esperava-se bem mais cautelas do que as que existiram no primeiro quarto de hora. A uma grande oportunidade de Vargas, Portugal respondeu com outra de André Silva. Às duas, os guarda-redes acederam de forma estupenda. E não se ficou por aí. Dois remates de André Gomes, magia de Bernardo Silva nos pés e um ascendente luso que se deveu à interação dos dois médios interiores.

Só que, na área chilena, não houve convicção. Os médios lusos são jogadores de ficar à porta e as investidas tiveram quase sempre inconsequência por falta de povoamento ofensivo. Depois, uma lesão momentânea de Hernández permitiu aos chilenos organizarem.

André Silva desperdiçou a melhor oportunidade ©Getty / Francois Nel
O próprio Hernández e Aránguiz, ou seja os dois médios mais próximos da linha, passaram a atuar mais no meio e os chilenos começaram a dominar na zona nevrálgica. Houve também menos bolas paradas à mercê de Portugal e isso foi um dado positivo para um Chile que nunca esteve confortável nessa vertente.

A bola passou para o domínio chileno e Portugal recolheu-se no ímpeto no resto da primeira parte. A marcação a Bernardo explica um pouco a perda de qualidade lusa, o desdobramento de trabalhos de Adrien amplia e a falta de uma boa saída de bola atrás completa.

Problemas que o intervalo não resolveu.

É bom que se diga que, entre os 15' e os 70', o Chile deu tudo. Inverteu a tendência e os números da posse de bola, jogou mais no meio-campo contrário e teve - por causa do motor que é Vidal - um ascendente difícil de contrariar.

Ronaldo esteve apagado ©Getty / Laurence Griffiths
Havia, em parte, uma explicação. Portugal tinha mais um dia de descanso e isso poderia ter influência nos sul-americanos. Rui Patrício foi enorme nessa altura com duas grandes defesas. E o Chile rebentou.

Foi então tempo para 15 bons minutos lusos (entre os 70' e os 85'), com um André Gomes ressurgido (a jogar a 10, atrás de Ronaldo), mas com uma impressionante alergia à baliza. A seguir, altura para a mentalidade portuguesa se juntar à chilena, que já só via prolongamento à frente.

Um frete (e um susto) até à decisão

E não há muito mais a dizer. Claro que Fernando Santos refrescou a equipa com Nani, Quaresma e Moutinho (além de Gelson, demasiado tarde), mas não houve muito que contar.

Quaresma, Moutinho e Nani falharam ©Getty / Ian Walton
No Chile, a sobriedade não era melhor e apenas um Alexis Sánchez revigorado remava contra a maré que era de enorme acalmia até ao minuto 119... Quando Vidal atirou ao poste, Rodríguez na trave e... Fernando Santos no terço.

Um terço que não chegou perante tamanha diferença de competência nas grandes penalidades. Zero marcadas (e defendidas) por Portugal, três concretizadas pelos chilenos.

U Quarta, 28 Junho 2017 - 19:00
Kazan Arena
Alireza Faghani
0-0
Kazan Arena
Lotação45 379
Medidas105x68m
Inauguração2013
VIDEOS
A Chave
Minuto 7: Na jogada anterior, Rui Patrício tinha feito uma enorme defesa, que podia permitir, caso André Silva concretizasse o excelente passe de Ronaldo, a vantagem a Portugal. Teria sido bem diferente...
O Árbitro
Provavelmente, Alireza Faghani é contra o vídeo-árbitro, já que a ele não recorreu (e teve vários momentos para o fazer). José Fonte fez um penálti que não foi sancionado e, bem antes disso, houve vários momentos que se justificava um outro olhar. Quis ir por si...
O Melhor
Claudio Bravo
Que estrondosa prestação nas grandes penalidades. Não podia ser mais nada neste segmento, tal o lado decisivo de Bravo no momento decisivo. Acertou e defendeu os três remates lusos e até parece que, se fossem mais, o resultado era igual.
O Pior
Falta de frieza
Portugal precisava de outra cabeça nas grandes penalidades. Quem tanto respirou de alívio com as duas bolas ao ferro a fechar o prolongamento não se pode fiar apenas na sorte. Faltou muita competência no momento decisivo.
Forma
Portugal
2017/2018
Chile
2017/2018
Sabia que...by playmaker stats
Os desempates nos penáltis do Chile em fases finais de seleções:
1999 Uruguai (D)
2014 Brasil (D)
2015 Argentina (V)
2016 Argentina (V)
2017 Portugal (V)
Portugal perdeu pela 2.ª vez um desempate na grandes penalidades:
2012 Espanha (2-4) meias-finais Euro
2017 Chile (0-3) meias-finais Confederações

Fotografias(20)

eduardo vargas,jogador,portugal,equipa,chile,confederacoes 2017,t. confederacoes
cristiano ronaldo,jogador,mauricio isla,portugal,equipa,chile,confederacoes 2017,t. confederacoes
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTUGAL
EMPATE
CHILE
Comentários (93)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Portugal
2017-06-29 16h16m por ispeakwiththetrue
Eu fiquei muito feliz por Portugal ter ganho o europeu, acho q toda a gente q gosta de Portugal ficou. . . mas isso n me impediu d eu ter uma análise fria ao q foi a participação portuguesa e já na altura falei com os meus amigos q Portugal teve muita sorte em ganhar o europeu e q não o mereceu muito. . . alias n podemos criticar a seleção da Grécia q na altura ganhou o Europeu como ganhou e agora pq foi Portugal n admitir. . . e sempre pensei q Portugal a jogar assim a medo, na defensiva e em...ler comentário completo »
VE
pedro98fcp
2017-06-29 15h10m por velho_do_restelo
Essa desculpa ja cheira mal, sim festejei a eleminação de Portugal das Taça das Confederações 2017 que se realiza na Russia.
Mesmo depois de ontem achas que ganhas te o Euro com merito?
A serio?
A epoca que o Porto fez não te cansou de ver aqueles jogos com o Feirense no Dragao, aquele jogo com o V. Setubal não foi suficiente.
A serio?
Cresce e aparece, podias ter ganho o campeonato com 6 pontos de avanço sobre o 2 classificado.
Ficas te a espera que ...ler comentário completo »
MA
Lotaria dos penalty´s
2017-06-29 14h41m por MaxPoliceFCP
não vale a pena discutir quem devia ser o primeiro a marcar ou não. Dizer que CR7 ficou para marcar o último dos penalty´s só para ter os louros é de muito maus gosto. Até se pode pensar tudo e mais alguma coisa mas nãos e deve dizer porque o treinador é que manda e se aceitou isso é porque assim o quis.

mas nós perdemos porque não treinamos para ir aos penalty´s com este adversário, caso contrário tinham estudado o GR deles.

o Claudio Bravo disse que estudaram...ler comentário completo »
VE
Fim
2017-06-29 14h24m por velho_do_restelo
No cometário anterior esqueci me de referir aquando a marcação dos penaltis:
"MOUTINHO TU MARCAS BEM"
NO FINAL QUERIA SAIR COMO OS TOUREIROS EM OMBROS PELA PORTA GRANDE FU. . . . . . .
VE
Jogo
2017-06-29 14h18m por velho_do_restelo
Bem finalmente ontem Portugal deu a sua imagem. . . equipa medíocre, equipa pequena que ficar a jogar no erro do adversário.
Foi um replay do ano passado mas com uma diferença não houve EDER o tal d sebastião que apareceu numa noite quente de Paris.
Adorei, simplesmente finalmente acordaram para a realidade o engenhocas e um NABO que diz se na antevisao do jogo "descendente do povo guerreiro do mais puro sangue lusitano que existe", ou algo parecido com isto e que so viria no dia...ler comentário completo »
Foi um jogo
2017-06-29 13h11m por dragaoazul_18
Como estava previsto. Muita luta no meio campo, com Adrien e Wiliam C a trabalhar por mais um uma vez que o André Gomes mete dó a jogar. Não é de admirar que depois de tantos jogos só o vi a jogar um bem. Que falta que faz João Mario. . .
Foi espetacular ver a batalha que houve pelo controlo do meio campo, com Adrien e Wilian a não ficar atrás de Vidal e de Diaz que tem um pulmão inesgotável.

Bernardo teve muito pouco apoio uma vez que Cedric teve sempre muito preso...ler comentário completo »
RA
melhor do Mundo
2017-06-29 13h01m por ranger35
Não é só ser o melhor do Mundo é preciso mostrar. . . . . . para quem é o melhor do mundo fez uma competição muito fraquinha. . . . . 2 golos sendo um de penalti. . . . . 9 oportunidades de fazer golo só fez um. . . . . de outro jogador qualquer até pode ser normal agora Ronaldo.
Mas pronto quando marca é logo o salvador da pátria quando não marca dizem logo que não pode fazer tudo sozinho. . . . . . Conclusão disto tudo faltou um Heder para depois Ronaldo receber os louros. . . . . e ser o melhor da competição.
André Silva
2017-06-29 12h02m por iSMURF4
E que tal começar a jogar à bola?

este gajo parece que tem medo de rematar. . . minha nossa senhora. .


já nem falo do André Gomes. . . enfim.
A culpa é do Benfica. . .
2017-06-29 10h39m por DocSkills
Fez tanta macumba que os até os ex-scp não conseguiram marcar penaltys. . .
FR
Seleção
2017-06-29 10h19m por Freamunde1933
Era bonito e até importante termos ganho esta competição mas também não é nenhuma catástrofe não chegarmos à final, esta competição é um ensaio para o Mundial e espero que os responsáveis da nossa seleção tenham aprendido a lição.
A Taça das Confederações mostrou que o Europeu caiu-nos do céu, correu tudo a nosso favor, se continuarmos a apostar no mesmo futebol vamos desperdiçar uma geração de ouro porque não vamos ganhar mais nada.
Há que renovar as convocatórias, chamar ou...ler comentário completo »
NO
portugal
2017-06-29 10h14m por notaartistica
nem foi um jogo tao mau como isso, foi um jogo ao nosso nível habitual, foi assim que ganhamos o europeu e foi assim que fomos eliminados pelo chile. este é o nosso nível normal, as diferenças são que desta vez jogamos contra uma equipa que é tao forte e coesa como a nossa e que nos penalties foi a nossa vez de perder, apesar de parecer incrível como é que ninguém sabe marcar a porcaria de um penalty.
para uma equipa que jogou o jogo quase todo com 10 (sim, o andre gomes não conta ...ler comentário completo »
PH
Equipa
2017-06-29 03h51m por phs29
Perdemos com os indios, mas jogamos grande futebol. A equipa até que nem estava mal, o meu 11 para o futuro seria este:
GR: Vitor Baia (Pedro Espinha)
DD: André Almeida
DE: Eliseu (não passa nada por ele)
DC: Carriço
DC: Rolando
MDC: Miguel Veloso
MC: André Gomes
MC: Raul Meireles
ME: CR7
MD: Licá
PL: Zé Gomes (maquina de golos)

Com esta equipa meus amigos, ganhavamos tudo e mais alguma coisa
Correçao
2017-06-29 03h49m por eduscp11
O gelson devia ter entrado no lugar do quaresma.
Continuação
2017-06-29 03h47m por eduscp11
Na segunda parte não devia ter entrado o quaresma, devia ter entrado o Gelson. Depois mete o gelson aos 117.
Eu acho que jogamos melhor que o Chile, tivemos mais a bola mostramos melhor futebol. Mas o chile teve melhores oportunidades para marcar.
Epa foi grave falhar 3 penaltis mas o Chile para mim tambem merece a vitoria por que aos 112 minutos tem um penalti a seu favor e a [. . . ] do video arbitro não serve para nada.
Portugal
2017-06-29 03h41m por eduscp11
Na primeira parte foi o momento que mais gostei de ver jogar a nossa seleçao desde que o fernado santos é treinador. Não estava aquele jogo secante.
A segunda parte já foi esse jogo secante. Em termos de ataque foi zero. O andre gomes tem um pormenor ou outro mas muito poucos é um jogador com pouca qualidade. Para mim é um jogador ao nivel de um clube como o guimarães ou um braga e não tem lugar na seleção. Algumas substituições para mim foram mal feitas e não é pela questão dos penaltis falhados.
FU
Benlhevai
2017-06-29 02h42m por Furiosovp
Adoro um bom Anti. . .
Pinho352 Sai mais um ROTFL
2017-06-29 00h53m por FinalFantasy
Esteve bem ao não assinalar qualquer dos penalties ? HAHA

Além das duas fitas do Vidal ( qu deram 2 amarelos aos nossos jogadores ) que é um menino bem comportado ( hehe ), ainda ficou esse penalty com agarrão/puxão ao André Silva e outro a favor do Chile, mais a agressão do Bruto Alves que daria vermelho ( já estamos habituados né ).

Não estou a dizer que foi " péssima " ou que pendeu para um lado, mas daí a " excelente ".
Isso não será hentai a mais. .
Benlhevai
2017-06-29 00h34m por AndreHorta10
Fiquei feliz por ter ganho a equipa que melhor futebol praticou e que mais fez por vencer.

Realmente tens razão, só podia ser lampião. Quando se é Benfiquistas és um campeão, mas merecido - ao contrário de outros.
PI
Jogo
2017-06-29 00h09m por Pinho352
Um jogo equilibrado que teve uma primeira parte mais aberta e interessante, onde o golo poderia ter surgido em ambas as balizas. Na segunda parte, notou-se mais o medo de perder do que propriamente a vontade de ganhar e deu a sensação de que quem marcasse um golo, ganharia o jogo.
Depois no prolongamento, o Chile apesar de mais fatigado, esteve sempre mais perto do golo, que poderia ter surgido em 2 ou 3 ocasições.
No final, foi premiada a equipa que mais fez por vencer e...ler comentário completo »
QW
RGGV
2017-06-29 00h07m por qwer80
Veremos. . . o tempo não engana, nada como esperar
Melhor em campo
2017-06-29 00h00m por iSMURF4
Renato Santos
Portugal
2017-06-28 23h57m por AndreHorta10
Depois da bola na trave e no poste e da grande penalidade não assinalada, estava convicto que a nossa sorte se ia estender até aos penalties. Felizmente estava errado, porque assim a melhor equipa venceu.

Penso que Fernando Santos novamente erra a colocar André Gomes a titular, mas neste jogo foi mais longe e errou até nas substituições.

O melhor e principal substituto do Adrien é o Pizzi e não o Moutinho. Mete isso na cabeça, mister.


André Gomes tem que sair e entrar Gelson.
qwer80
2017-06-28 23h55m por RGGV_25_IS_BACK
nao sou k digo é a uefa a fifa e alguns dos mais prestigiados jornais do mundo
ceballos???? melhor k ruben neves ???? mas estas a gozar com quem???
é tao bom que ainda continua no betis
enquanto k o outro anda no porto a jogar na champions sendo ate o capitao mais jovem de sempre da champions o jogador mais jovem de sempre a chear aos 50 jogos pelo porto e o mais jovem de ssempre a marcar n dragao
ja pra nao falar k o ceballos é mais velho
mas podence ja é bom ...ler comentário completo »
FU
Schmeicel
2017-06-28 23h52m por Furiosovp
Carriço/Neto/Rolando(já provaram ser fracos)

Semedo(anatomic amente é o melhor central portugues, mas deve muito á inteligência!)

Vezo(não tenho acompanhado, mas dava jeito um canhoto. . . )

Ié não sei se tem físico para ser sênior , mais rápido o ilori reaparece!

Paulo Oliveira/André e Roderick são jogadores com boa técnica, mas não os vejo com tanta qualidade como o Venâncio, espero que me surpreendam!
FU
RGGV_25_IS_BACK
2017-06-28 23h47m por Furiosovp
O vinagre se fôr aposta do jardim vai ser dos melhores de sempre, mais reticente estaria quanto ao Rúben Dias que vai ter de mostrar muita cabeça para chegar ao patamar que o proponho e o Rúben Semedo ainda vai a tempo de despedir o Catio Baldé. . .
OUTRAS NOTÍCIAS
FC Porto
Mercado
Dirigente abordou também contratação de Zé Luís
Yordán Osorio vai fazer a pré-temporada integrado no plantel do FC Porto. Após o venezuelano ter realizado uma excelente exibição frente ao Brasil na Copa ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
iSMURF4 20-06-2019, 00:19
petitor 20-06-2019, 00:19
petitor 20-06-2019, 00:16
SD
sdriviere 20-06-2019, 00:16
YoussefChippo 20-06-2019, 00:12
WeAreUnited 20-06-2019, 00:10
DECO_10_10 20-06-2019, 00:04
DaniIo_FCP 20-06-2019, 00:02
iSMURF4 20-06-2019, 00:01
DECO_10_10 20-06-2019, 00:01
SD
sdriviere 20-06-2019, 00:00
YoussefChippo 19-06-2019, 23:58
YoussefChippo 19-06-2019, 23:57
DaniIo_FCP 19-06-2019, 23:57
moreno07 19-06-2019, 23:57
iSMURF4 19-06-2019, 23:56