placardpt
    México derrota Nova Zelândia com reviravolta

    Jiménez foi o princípio do fim do sonho neo-zelandês

    2017/06/21 21:02

    À segunda jornada, a primeira queda na Taça das Confederações. Depois de ter conseguido sonhar durante algum tempo, graças ao golo de Chris Wood, a Nova Zelândia foi derrotada pelo México com reviravolta e é a primeira equipa a dizer adeus à prova, depois de dois jogos sem qualquer ponto somado. 

    Era esperada uma revolução no onze do México, face à tendência do selecionador Juan Osorio para as mudanças frequentes, e não houve surpresas: oito mudanças na equipa inicial, com jogadores como Chicharito, Carlos Vela ou Herrera a serem relegados para o banco de suplentes. Do lado neo-zelandês, duas mudanças, incluindo a entrada de um lateral de 18 anos acabados de fazer, Dane Ingham.

    A surpresa durou pouco

    Claro favorito antes do apito inicial, o México acabou por exibir sérias dificuldades no segundo tempo, com esta renovada equipa a não demonstrar a coesão necessária e a permitir avanços aos All Whites (hoje disfarçados de All Blacks). Os avisos chegaram cedo: um livre levou sério perigo à baliza de Talavera no primeiro quarto de hora e Tommy Smith obrigou o guardião mexicano - que rendeu Ochoa no onze - a fazer uma difícil defesa.

    ©Getty / Buda Mendes

    Ainda antes do fim da primeira meia hora, nova defesa de qualidade de Talavera, que voltaria a conseguir travar os kiwis aos 37', negando o golo a Chris Wood. Cheirava a golo neo-zelandês, contra todas as expectativas, e o mesmo Chris Wood acabaria por se tornar herói, embora o estatuto não tenha durado muito tempo. Perto do intervalo, Lewis fez um passe em desmarcação, a defesa mexicana não conseguiu travar Wood e o ponta-de-lança não tremeu perante o guarda-redes adversário, trazendo uma surpreendente vantagem.

    Jiménez iniciou a fiesta

    Se a primeira parte tinha mostrado uma Nova Zelândia a ultrapassar os limites que lhe eram apontados, a segunda foi bem mais de acordo com as previsões. Os mexicanos acordaram, procuraram a reviravolta e começaram a somar ocasiões. Giovani dos Santos falhou por pouco o alvo aos 50' e Chris Wood ainda teve uma ocasião para aumentar a vantagem de seguida, mas Talavera manteve o México em jogo e Raúl Jiménez apareceu de seguida.

    ©Buda Mendes / Getty Images

    O avançado do México - e do Benfica - recebeu um passe de Fabián à entrada da área, rodou sobre si mesmo e atirou forte ao canto superior esquerdo, sem hipóteses para o guardião Marinovic. Estava reposta a igualdade e face à transfiguração mexicana após o intervalo o golo não era tão surpreendente assim.

    Haveria ainda reviravolta neste segundo tempo, com Oribe Peralta a dar a machadada final nos kiwis. Aquino arrancou pela esquerda, passou por um defesa e entregou ao colega, que sem grandes problemas colocou a bola no fundo das redes e deu ao México uma vantagem preciosa. Uma vantagem que ainda poderia ter escapado se Thomas tivesse tido melhor sorte aos 86 minutos, mas a bola acertou com estrondo na barra de Talavera e os três pontos ficaram do lado mexicano.

    U Quarta, 21 Junho 2017 - 19:00
    Fisht Olympic Stadium
    Bakary Gassama
    2-1
    Raúl Jiménez 54'
    Oribe Peralta 72'
    Chris Wood 42'
    Fisht Olympic Stadium
    Lotação47 659
    Medidas105x68m
    Inauguração2013
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo A
    Lances Capitais
    42´
    GOLO Nova Zelândia!
    Chris Wood marca
    Chris Wood marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    54´
    GOLO México!
    Raúl Jiménez marca
    Raúl Jiménez marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    72´
    GOLO México!
    Oribe Peralta marca
    Oribe Peralta marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    A Chave
    Minuto 54: Depois de uma primeira parte muito fraca por parte de toda a equipa mexicana, Raúl Jiménez finalizou com grande qualidade e empatou o jogo, numa altura em que o ímpeto da equipa norte-americana indicava que a reviravolta era bem possível.
    O Árbitro
    Jogo sem decisões complicadas para o árbitro até aos minutos de compensação, altura em que vários jogadores se envolveram em confrontos. Bakary Gassama tentou manter a calma, recorreu ao vídeo-árbitro e distribuiu amarelos, mas ficou a ideia de que poderia ter havido expulsões.
    O Melhor
    Uma Nova Zelândia destemida
    O primeiro tempo mostrou uma Nova Zelândia a acreditar que era possível fazer história e conquistar a sua primeira vitória na prova. Depois de várias tentativas sem sucesso, os kiwis conseguiram castigar uma equipa mexicana com muitas mudanças e, até então, pouco futebol. Chris Wood ainda permitiu o sonho, mas no segundo tempo as aspirações acabariam por ruir.
    O Pior
    Alterações muito complicaram
    Juan Osorio fez oito (!) alterações em relação ao jogo com Portugal e isso muito prejudicou a equipa, pelo menos na primeira metade do jogo. Os mexicanos exibiram falta de coesão, somaram erros de posicionamento consecutivos e foram devidamente castigados com um golo que chegou a colocar seriamente em causa o triunfo mexicano.
    Forma
    México
    2016/2017
    5J
    3V
    1E
    1D
    9-6G
    Nova Zelândia
    2016/2017
    4J
    0V
    0E
    4D
    1-6G
    Sabia que...by playmaker stats
    O México chega aos 40 golos na Taça das Confederações (24 jogos), é o 2.º melhor ataque; o Brasil é o melhor com 78 golos
    O México é a 2.ª seleção que conseguiu alcançar 10 ou + vitórias na Taça das Confederações:
    23 Brasil
    10 México
    9 França
    A Nova Zelândia continua a não vencer na Taça das Confederaões (1 empate e 10 derrotas)
    A Nova Zelândia sofreu a 2.ª derrota com reviravolta no marcador na Taça das Confederações:
    2017 México 1-2
    2003 Colômbia 1-3
    Foi a 6.ª vitória consecutiva do México frente à Nova Zelândia em 7 partidas (6V, 1D)
    A Nova Zelândia está eliminada da Taça das Confederações pela 4.º vez em 4 participações
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MÉXICO
    EMPATE
    NOVA ZELÂNDIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Aquino
    2017-06-22 10h14m por moumu
    Desbloqueou o jogo!
    NO
    nova zelandia
    2017-06-22 10h13m por notaartistica
    foi pena porque nao mereciam ter saido do jogo com uma derrota. o mexico facilitou, não levou o adversário a serio e ia correndo mal. se o chris wood tivesse aproveitado apenas mais 1 ou 2 oportunidades que teve, duvido muito que o mexico tivesse conseguido dar a volta. é o problema da falta de experiencia e também de qualidade, qualquer outra equipa que está nesta taça se tivesse feito o jogo que a nova zelandia fez, tinha ganho o jogo sem problemas. ainda assim há que dar valor aos all...ler comentário completo »
    não me convenceu
    2017-06-22 09h53m por mguerreiroscp
    Não foi uma exibição fraca do México ontem, a diferença teve mesmo na atitude do adversário. Portugal ganha de caras ao México, basta F. Santos não inventar e os jogadores terem a competitividade certa para defrontar as equipas deste género.
    p. s: O vídeo-arbitro ontem deixou de funcionar, o sistema foi abaixo assim que apareceu a cara do herrera nos ecrãs :)
    FU
    Árbitro
    2017-06-22 01h20m por Furiosovp
    Este Bakary deve dar encarnados apenas quando o jogador já enfiou trinta balázios no adversário, depois a cena de porrada, parecia que estava a ser obrigado pelo VAR a dar os cartões, de facto onde é que vão desencantar estas personagens, África não tem um árbitro de jeito?
    PlanetaVerde
    2017-06-21 22h10m por BetrayalKiller_SLB
    Precisa de dar o salto para a I liga ser emprestado. Faz-me lembrar muito o Guedes, muita qualidade, o Guedes teve sorte, espero que este também tenha, porque é um grande jogador, o problema do Benfica é ter muitos extremos. No caso do Sporting vai ser o Podence, que qualidade, que pérola que o Sporting tem ali!
    A_verdade_pura
    2017-06-21 22h00m por BetrayalKiller_SLB
    Jiménez tem ganho muita qualidade nestes últimos tempos. Está a ficar uma máquina! Por mim fazia bom dinheiro com Mitro e o Raul seria titular, e em casos extremos ou em casos para descansar metíamos o Seferovic.
    PlanetaVerde
    2017-06-21 21h59m por BetrayalKiller_SLB
    Exatamente, foi o que eu disse, eu acho que o Mitro é melhor que o suíço, mas como foi contratado a probabilidade de ficar no plantel é grande. Isso sei eu que é um barrete! Assim como foi Taarabt, Bilal Old Chick e afins!
    ED
    Nova Zelândia
    2017-06-21 21h27m por eduscp11
    Tirando o ponta de lança é uma seleção fraca no minimo temos de golear.
    ED
    ResendeFCA
    2017-06-21 21h23m por eduscp11
    Ri um bocado com o teu comentario. Não sei se viram mas quando começou a luta o jimenez pôs logo a mascara do Sin Cara hahahahaha
    . . .
    2017-06-21 21h18m por BetrayalKiller_SLB
    Apesar de ter falhado muitos golos hoje, Chris Wood é um jogador muito interessante, melhor marcador da 2º liga inglesa, coisa que não é fácil, boa presença na área. Jovem, apenas com 25 anos, bom jogo aéreo. Caso sério.

    Quanto ao jogo, se a Nova Zelândia tivesse ganho já tínhamos o apuramento garantido praticamente. É para ganhar no próximo jogo!

    Ps: Jiménez é para ser titular para o ano. Melhor que o Mitroglou, este por mim vendia já que Seferovic entrou, apesar de Mitro ser melhor que o suíço.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.