Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Taça das Confederações
Crónica
Quaresma e Chicharito marcaram os golos

Assertivos pelo meio, tremidos no início (e no fim)

2017/06/18 17:58
Texto por Jorge Fernandes com Igor Gonçalves
© Global Imagens / Jorge Amaral

Portugal empatou no seu primeiro jogo da Taça das Confederações. A equipa nacional não se mostrou suficientemente forte para garantir uma vitória inicial, diante de um México que foi melhor na primeira parte. Fernando Santos surpreendeu na distribuição inicial, mas a nova abordagem não foi totalmente positiva. 

Tremideira antes da aparição da dupla provável

O México entrou mais forte, teve o domínio territorial do jogo e conseguiu aproveitar da melhor forma a apatia generalizada da equipa portuguesa. A agressividade da seleção tricolor ia criando problemas, nomeadamente a mobilidade de Chicharito, que ia deambulando da esquerda para o meio.

Portugal mostrava-se inoperante com bola, não conseguindo construir qualquer jogada com pés e cabeça...antes de Quaresma aparecer. O Harry Potter deu o primeiro sinal, aos 17 minutos, antes de responder da melhor forma a uma assistência primorosa de Cristiano Ronaldo - Portugal já tinha marcado, mas o golo foi anulado, por indicação do videoárbitro. Uma dupla que começa a ser previsível. 

O México, que diminuiu a intensidade com o tempo - era impossível aguentar aquele ritmo -, ainda chegou ao empate antes do intervalo. Guerreiro não teve a melhor abordagem e Chicharito respondeu da melhor forma a um cruzamento de Carlos Vela. 

Substituições trouxeram mais bola...e o(s) golo(s)

No início da segunda parte, os moldes do jogo não se alteraram. De um lado o México, uma equipa a procurar um jogo apoiado; do outro, uma equipa portuguesa a procurar mais as transições e o jogo direto. Ia valendo a Portugal a capacidade dos seus jogadores mais criativos e a incapacidade crónica do México em definir bem as jogadas de ataque. 

Ainda assim, as substituições da equipa portuguesa tiveram o condão de dar mais estabilidade à equipa. Adrien deu intensidade, Gelson deu mais profundidade ofensiva e André Silva deu uma presença que Portugal necessitava, tendo em conta que Ronaldo estava muitas vezes desamparado na frente de ataque. 

Foi já com Portugal instalado no meio campo mexicano, que Cédric, com uma ajuda preciosa de Herrera, deu a vantagem à equipa nacional. Uma vantagem que duraria apenas quatro minutos, dado que Héctor Moreno, aproveitou da melhor forma uma abordagem deficiente de José Fonte para restabelecer uma igualdade. Um ponto que pune a inoperância portuguesa na primeira parte. 

U Domingo, 18 Junho 2017 - 16:00
Kazan Arena
Néstor Pitana
2-2
Ricardo Quaresma 34'
Cédric Soares 86'
Chicharito 42'
Héctor Moreno 90'
Kazan Arena
Lotação45 379
Medidas105x68m
Inauguração2013
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo A
GALERIAS
Portugal x México - Taça das Confederações 2017 - Fase de Grupos Grupo A
Portugal x México - Taça das Confederações 2017

O Resumo


Portugal empatou diante do México, no primeiro jogo na Taça das Confederações. A seleção de Fernando Santos deixou fugir duas vezes a vantagem, a última das quais, já muito perto do final. Estreia irregular dos campeões europeus. 
Lances Capitais
21´
GOLO INVALIDADO Portugal
Pepe aproveitou o lance para fazer o primeiro, só que o árbitro solicitou o vídeo-árbitro e anulou por fora de jogo
34´
GOLO Portugal!
Ricardo Quaresma marca
Ricardo Quaresma marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
42´
GOLO México!
Chicharito marca
Chicharito marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
86´
GOLO Portugal!
Cédric Soares marca
Cédric Soares marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
90´
+2
GOLO México!
Héctor Moreno marca
Héctor Moreno marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave

Golo de Moreno: Portugal tinha marcado o golo por Cédric e tudo apontava para que os portugueses garantissem os três pontos. Ainda assim, pouco antes do final, Moreno empatou o jogo e retirou dois pontos à seleção de Fernando Santos. 

 

O Árbitro
Nestor Pitana teve uma atuação positiva. O árbitro argentino resolveu da melhor forma os lances difíceis, sendo que teve um auxílio perfeito do videoárbitro.
O Melhor
Segunda parte nacional
A segunda parte da equipa portuguesa foi o melhor da exibição. Depois de um primeiro tempo algo irregular, a seleção nacional partiu para uma segunda etapa com mais bola, domínio e criatividade. 
O Pior
Defesa Portuguesa
A defesa portuguesa evidenciou alguns problemas diante do México - os dois golos são um bom exemplo disso. No primeiro, Guerreiro falhou o corte e Pepe deu espaço a Chicharito; no segundo, na sequência de um canto, Moreno ganhou a Fonte e empatou o jogo. 
Forma
Portugal
2016/2017
9J
6V
1E
2D
30-8G
México
2016/2017
4J
2V
1E
1D
7-5G
Sabia que...by playmaker stats
Nunca Portugal tinha sofrido tão tardio (90+2) numa fase final (Europeu, Mundial e Confederações)
Nos 8 jogos em fases finais com F. Santos como selecionador, Portugal empatou 7 (contando aqui apenas os 90 minutos)
O México continua sem vencer um adversário europeu na Taça das Confederações: em seis jogos, empatou três e perdeu outros tantos
5.ª vez que Portugal empata na estreia numa grande competição (84, 96, 2010, 2016 e 2017). Qualificou-se sempre
Portugal continua invicto frente ao México: 4 jogos, duas vitórias e dois empates
O golo de Moreno foi o mais tardio de sempre da seleção mexicana numa competição FIFA
Fotografias(30)
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTUGAL
EMPATE
MÉXICO
Comentários (232)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RI
Portugal - México
2017-06-19 11h17m por river_shannon_is_bac
We must no be sad. . . It´s one point. . . We lost two points, but we also gain one point. . . So we must no be everybody triste, triste. . . Ahh, me no. . . Segundo lugar, muitos jogos. . .
BL
Big Brothe(r/l) no futebol
2017-06-19 10h29m por bludouro
Meus amigos da FIFA, se é para insistir em percorrer este caminho de investir responsabilidades nos video-amadores - em detrimento da diminuição da credibilidade e do poder de decisão dos homens (e mulheres) de campo de linha, que são pessoas de futebol e empregues pelo efeito; se é para conceder aos "video-techs" instalados à sombra cómoda e bem-ventilada de uma montagem digna de um salão de jogos na Praça do Império ou de um estúdio de "Big Brother", bem distante do calor do campo de acção...ler comentário completo »
portugal
2017-06-19 09h57m por notaartistica
foi quase, esteve muito perto mas acabamos por ter o que merecemos. equipa muito desligada, sem ideia de jogo, montes de passes falhados sem contar os chutões sem nexo para onde não estava ninguém, e falhas defensivas que não são nada normais na nossa seleção. quase todos os jogadores muito abaixo daquilo que sabem e podem fazer. os únicos que estiveram a nível aceitável foram o cedric e o william, de resto tudo muito abaixo. nani, andre gomes e Moutinho mais parece que nem estiveram e...ler comentário completo »
BL
O golo anulado . . .
2017-06-19 08h58m por bludouro
Continua a defender que o golo anulado a Portugal foi MAL anulado! Para que tivesse sido bem anulado teria que ser LOGO apontado pelos juízes de linha (por isso é que eles existem) e não uma ETERNIDADE depois (traduzida em dois lances ofensivos consequentes). Haviam 4 jogadores de Portugal em claro fora-de-jogo, como referistes, logo não seria de esperar que os juízes de linha assinalassem PRONTAMENTE tal situação? Não, espera-se 3 (TRêS!) jogadas atacantes que sucederam posteriormente à di...ler comentário completo »
ZH
epa haja decencia
2017-06-19 07h19m por zhar
Ja e o segundo comentario que vejo aqui a usarem uma tragedia para rivalidade clubistica. . . epa crescam um bocado e olhem bem para dentro. . . sinceramente. . .
OFF-TOPIC
2017-06-19 06h19m por JohnnySCP19_Regressa
Mathieu no Sporting. . . Dizem que já está em Lisboa. . .
furiosovp
2017-06-19 03h47m por Tarik10
Não posso falar por ele mas não me acredito que tenha tido essa intenção.
Tarik10
2017-06-19 03h02m por Furiosovp
"Com isto tudo o clube que andava a ser atacado por todo lado teve um Break que veio mesmo a calhar. Não gosto de brincar com coisas sérias mas que veio lá isso veio. " se isto não é insinuar algo então devemos ser todos estupidos, sim é vergonhoso estar neste momento a aproveitar uma tragedia destas para fazer mais uma acusação futebolística !
furiosovp
2017-06-19 01h38m por Tarik10
Tu estás bem?!? Não é nada comigo mas achas que alguém fazia uma insinuação dessas?
Já vês coisas onde não existem. . .
MaxHulkFCP
2017-06-19 01h13m por Furiosovp
Eu já te chamei de jagunco é este último comentário só me veio dar razão, até podem ter razão em algumas coisas, mas depois o clubismo e ódio ao Benfica faz com que digas barbaridades destas, insinuares que o Benfica provocou um incêndio que matasse 60 pessoas para afastar os media? Tu regulas bem? Que mal é que o Benfica te fez tão grande para tu achares que seriam capazes de tal atrocidade, mas para não ficares paranóico, devias ter-te informado, porque já confirmaram que o incêndio teve origem numa trovoada seca!
Rik2703_YNWA
2017-06-19 01h11m por _HBS_
por um lado até dá algum entusiasmo, a malta tem de esperar para ver se é golo ou não :D concordo que se deve tentar combater o desleixo dos árbitros, porque apesar das paragens serem perfeitamente toleráveis tendo em conta o que se está a ganhar, ainda assim é de tentar reduzi-las ao mínimo.
LU
Treinador à antiga portuguesa. . . .
2017-06-19 01h05m por Luis79
Como é possível este tipo de 11 num momento destes????

André Silva e Ronaldo desde que terminou o Europeu vem funcionando de uma forma tremenda, pq este Sr. resolveu mudar????

Nani a titular, mas porque raio??? De todos os avançados ou extremos convocados foi o que fez a pior época, mas voltamos aos amigos na selecçao????

Pepe vem de lesao, pq tinha de ser titular num jogo complicado??? Ñ era melhor entrar contra a Russia ou na minha opiniao cont...ler comentário completo »
Correcção
2017-06-18 22h27m por GERRARDandRONALDINHO
*o admirador nº 1
Retrocesso ou ausência de progresso?
2017-06-18 22h22m por GERRARDandRONALDINHO
Visto este jogo, fiquei com a clara ideia de que Portugal está como estava no início do Campeonato da Europa 2016 – não só pelo resultado, não só pelo “onze de campeões europeus”, mas sobretudo porque se mantém a teimosia (e também alguma ingenuidade) táctica de Fernando Santos. Devo declarar desde já que não sou o admirador nº de Fernando Santos enquanto seleccionador e que por isso mesmo ainda hoje vejo a conquista do Euro 2016 como um autêntico milagre de superação colectiva, enorme cren...ler comentário completo »
TomPen94
2017-06-18 21h55m por Rik2703_YNWA
Sim, também vai haver tendência a que haja mais desleixo por parte dos árbitros, principalmente os assistentes. . .
bludouro
2017-06-18 21h54m por Rik2703_YNWA
São as chamadas modernices xD
HBS
2017-06-18 21h53m por Rik2703_YNWA
Sim, concordo plenamente, mas que tira algum entusiasmo isso tira, até mesmo aos jogadores. . . Viu. se o Vargas no segundo golo já a festejar e depois tem que esperar cerca de um minuto para saber se era ou não
Rik2703_YNWA
2017-06-18 21h43m por TomPen94
O que mais temo nesta situação não é o para do jogo para esperar pela decisão, mas que o facto do video-árbitro estar lá gerar alguma complacência na maneira de abritrar.

Usando o exemplo do golo anulado a Portugal (e bem anulado), não deveria ter sido preciso video-árbitro para aquilo. Haviam 4 jogadores de Portugal em claro fora-de-jogo, como é que aquilo não foi logo marcado?
Rik2703_YNWA
2017-06-18 21h37m por _HBS_
Entre entusiasmo e justiça, prefiro justiça.
BL
Rik2703_YNWA
2017-06-18 21h31m por bludouro
, , , anularam um golo LIMPO ao Chile, e no fim, validaram outro - pelos MESMISSIMOS motivos que o "nosso" primeiro golo frente ao Mexico deveria ser validado . . . enfim . . .

Hoje em dia vemos video-amadores, penaltis ABBA, mundiais de 48 equipas, cartoes de todas as cores do arco-iris, e outras reformas ainda para vir que vão acabar (de vez) com o futebol . . . .
Portugal
2017-06-18 21h24m por moumu
Foi um bom jogo contra uma excelente seleção. Penso que F. Santos deverá fazer uns ajustes no 11 inicial para o próximo jogo. De qualquer maneira acho que se vão qualificar estas 2 equipas.
Vídeo árbitro
2017-06-18 21h17m por Rik2703_YNWA
Por muito que venha ajudar. . . tira alguma adrenalina ao jogo. . para festejar um golo é preciso esperar 1 ou 2 minutos. . para não falar no golo que anularam ao Chile. . Outra coisa que reparei é que nenhum árbitro quis ele próprio rever o lance, ao contrário do que aconteceu por exemplo no Mundial sub20
FIFAforever_ret urns2
2017-06-18 21h01m por iSMURF4
Não sei se estavas a falar de mim, mas estava a referir. me ao jogo do Chile xD
FI
resultado justo
2017-06-18 20h58m por FIFAforever_returns2
Foi penoso sofrer no fim. . . mas nao merciamos mais. . . a verdade e esta. . . quem viu lo jogo como eu vi. . . devia de se dar por feliz de nao termos perdido!!
Video Arbitro
2017-06-18 20h50m por iSMURF4
Isto é uma autentica palhaçada. . . verdade seja dita. . . LOL
OUTRAS NOTÍCIAS
Oficial
O médio David Di Gennaro trocou o Cagliari pela Lazio. O italiano ruma à capital romana a custo zero e assina por três temporadas pelos Biancazzurri. «Sinto-me ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
FCP-X 21-07-2017, 17:40
OCASO 21-07-2017, 17:34
EX
Extreme_Level 21-07-2017, 17:32
track194 21-07-2017, 17:32
Benlhevai 21-07-2017, 17:32
W0
w0zzer 21-07-2017, 17:32
OCASO 21-07-2017, 17:30
Benlhevai 21-07-2017, 17:30
track194 21-07-2017, 17:30
Mateus_diz 21-07-2017, 17:29
Benlhevai 21-07-2017, 17:27
OCASO 21-07-2017, 17:27
Tarik10 21-07-2017, 17:24
Furiosovp 21-07-2017, 17:23
Rik2703_YNWA 21-07-2017, 17:21
Benlhevai 21-07-2017, 17:19