placardpt
    Extremo radiante com experiência nos Estados Unidos

    Gerso e o sonho americano: «Quero deixar a minha marca no Sporting KC»

    Gershow. O espectáculo é da autoria de Gerso Fernandes e tem encantado o Children's Mercy Park, estádio do Sporting Kansas City. O extremo português trocou o Campeonato português pela Major League Soccer (MLS), em janeiro, e não tardou em dar nas vistas em terras do Tio Sam.

    O jogador de 26 anos tem sido um dos principais destaques do líder da Conferência Oeste, tendo apontado o primeiro hat-trick da carreira contra os atuais campeões Seattle Sounders, e não esconde a felicidade pelo momento que atravessa nos Estados Unidos.

    Em entrevista ao zerozero, a primeira para Portugal desde que rumou à MLS, Gerso assume o desejo de deixar a sua marca no clube do estado do Missouri, que o recrutou ao Belenenses, sem esquecer a caminhada em crescendo desde a Casa do Gaiato até ao topo da montanha.

    «Ainda não sinto saudades de Portugal»

    Gerso Fernandes
    Major League Soccer 2017
    14 Jogos   1234 Minutos
    5   2   0   02x

    ver mais »
    zerozero – Há cinco meses atrás abraçou a primeira experiência no estrangeiro. Como tem corrido a adaptação a um país e a um futebol muito diferentes do nosso? Foi um choque muito grande em termos desportivos e culturais?

    Gerso - Não houve nenhum choque em termos desportivos nem culturais. É verdade que são diferentes em várias coisas, mas nada que seja motivo de choque. A minha adaptação foi super fácil, tanto que ainda não sinto saudades de Portugal [risos].

    ZZ – Quando surgiu a oportunidade de ir jogar para a MLS foi uma fácil dizer 'sim'?

    Gerso - Sim, foi uma escolha fácil porque eu queria dar um novo rumo à minha carreira, ter uma nova experiência noutro lugar. Queria conhecer um 'novo mundo'. Tem sido uma experiência muito positiva. A receção no clube foi fantástica, depois da primeira semana já me sentia em casa!

    ZZ- O Sporting Kansas City tem uma equipa com muitos jogadores das mais diversas nacionalidades. Como é que descreve o grupo e como são as condições do clube?

    Gerso - É interessante. Mesmo tendo um grupo tão heterogéneo, todos se dão bem e não existem 'cobras'. As condições do clube são muito muito boas e para o ano vamos ter condições equivalentes às grandes equipas da Europa. Estão a construir um novo centro de treinos que vai ser usado apenas por nós e pela Seleção Nacional dos Estados Unidos. Algo incrível!

    ZZ - Então está cada vez mais convencido de que a ida para os Estados Unidos foi a escolha certa?

    Gerso - Sim, tenho a certeza que foi a escolha certa...

    ZZ - E como é jogar contra jogadores como Giovinco, Kaká e até fazer um golo a Tim Howard!?

    Gerso - É muito bom. Vir para um campeonato que é teoricamente mais fraco e ter o privilégio de jogar contra estes craques! Marcar esse golo ao Tim Howard foi melhor do que jogar contra o Kaká e o Giovinco [risos].

    ©Sporting KC

    O curioso festejo de Gerso...

    ZZ – O seu festejo de golo é muito curioso [n.d.r. simula uma tacada numa bola de golfe]. Qual a explicação?

    Gerso - A primeira vez que fiz esse festejo foi no meu único golo pelo Belenenses, contra o Marítimo, em Belém. Então decidi que seria o meu festejo aqui também...

    ZZ - E já foram cinco, sendo que contra os Sounders, atuais campeões, foram três em apenas 15 minutos. Como é que recorda esse jogo?

    Gerso - Foi uma noite fantástica, um dos melhores momentos que já vivi por aqui, sem dúvida! Talvez tenho sido o dia em que fui mais acarinhado por todos os adeptos aqui do Kansas.

    ZZ - Num país onde o futebol ainda não é o desporto de eleição, estando atrás por exemplo da NBA, futebol americano, entre outros, como é que é o ambiente nos estádios e como são os adeptos do Sporting KC?

    Gerso - Tem razão no que diz, mas, em relação ao Kansas City, o nosso estádio está quase sempre cheio e é um estádio com capacidade para cerca de 18 mil lugares. Não é muito grande, mas os adeptos criam um ambiente fantástico. Os jogos em casa são sempre fantásticos!

    ZZ - E os adeptos já conhecem o verdadeiro Gerso ou ainda há mais para mostrar?

    Gerso - Ainda há mais para mostrar. Com toda a humildade, quero deixar a minha marca neste clube.

    Sporting KC
    5 títulos oficiais

    ZZ – O treinador Peter Vermes assumiu que tinha um papel diferente para si no clube. Qual foi exatamente a mensagem?

    Gerso – O mister disse-me que aqui vou ter mais capacidade de ser o protagonista com mais regularidade, ser umas das peças mais influentes na equipa. Apenas tenho que ter confiança e acreditar nele, é o que tenho feito e tem dado frutos. É um treinador que dá muita confiança e isso é muito importante, claro.

    ©Sporting KC

    Da Casa do Gaiato de Coimbra à Major League Soccer

    Gerso Fernandes
    1 títulos oficiais

    ZZ - Ainda tem apenas 26 anos, mas como é que olha para estes últimos anos, esta evolução... Dos tempos em que lutava por todos os sonhos no União de Coimbra até chegar agora à MLS? Foi um crescimento a pulso...

    Gerso - Estou muito feliz com o desenvolvimento da minha carreira, todas as decisões que tomei juntamente com a minha família foram todas boas decisões, não me arrependo de nada. A minha infância não foi mas melhores, mas isso é possível ser ultrapassado quando sabes o que deves fazer para o teu bem e quando és rodeado de pessoas maravilhosas. Sinto-me um rapaz com muita sorte por ter todas essas pessoas maravilhosas na minha vida...

    ZZ - Teve de crescer muito cedo, é isso? No sentido de que muito daquilo que poderia fazer e ser no futuro dependia muito de si...

    Gerso - Desde os 7 anos até aos 19 vivi sempre em colégios, colégios onde viviam rapazes com problemas familiares. Não me sinto um coitado por isso, a Casa do Gaiato [n.d.r. colégio onde Gerso viveu durante 10 anos] foi uma passagem positiva para aprender a ser autónomo desde muito cedo...

    ZZ - Então muitas dessas pessoas partilham ainda consigo o orgulho que sentem pelas suas conquistas. Não?

    Gerso - O meu melhor amigo viveu comigo nesse colégio, foi lá que o conheci, por isso tenho que lhes agradecer [risos]. Muitos deles enviam-me mensagens a felicitar pelo sucesso.

    ZZ - Voltando ao Kansas City. Ainda estão no início da temporada e a equipa está bem posicionada [líder da Conferência Oeste]. O que se pode esperar do até ao final? O playoff é o objetivo mínimo?

    Gerso - Temos um grupo com bons jogadores e sem dúvida que o objetivo mínimo é a passagem aos playoffs Conseguindo atingir esse objetivo iremos querer ser campeões como todas as outras equipas...

    ZZ - E a nível pessoal, alguma meta definida?

    Gerso - Fazer o melhor possível, tanto em golos como em assistências. Quanto mais contribuir para o sucesso da equipa mais feliz fico.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING KC
    EMPATE
    SEATTLE SOUNDERS

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    dragaopausado
    2017-06-05 20h00m por cest
    Quem não ia?

    Li há uns tempos que o contrato dele era à volta de 500k por ano. Alguma vez um jogador faz isso aqui em Portugal jogando nos clubes onde ele jogou?

    E quem diz o Gerso, diz também o João Pedro que está nos Galaxy. Não ganha tanto mas ganha relativamente bem para o que ganharia em Portugal. O próprio Rafael Ramos está +/- ao nível do João Pedro - 100k-150k.

    Eu também ia ahahah
    liga dos USA
    2017-06-05 18h24m por dragaopausado
    parece que não mas é muito interessante, tem muito publico nos estadios, pagam bem, a qualidade de vida também é boa lá. . . . se eu fosse jogador do nivel dele era para lá que ia também
    Boa entrevista
    2017-06-05 17h46m por Sporting_CP900_
    Parabéns ao ZeroZero, gostei de ler. Sempre gostei do Gerso no Estoril, que tenha sorte nos USA.
    Craque
    2017-06-05 12h16m por FJAFerreira
    Desde os tempos da Martim de Freitas que demonstrava uma qualidade acima de todos e uma humildade acima da média !! Força Gerso, tu mereces ;)
    jogos históricos
    U Quinta, 18 Maio 2017 - 01:30
    Children's Mercy Park
    Ted Unkel
    3-0
    Gerso Fernandes 56' 58' 69'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Decisivo dérbi do Minho
    ... histórias, emoções e clubes. Versão 152 do tão aguardado e aclamado Dérbi do Minho, um dos maiores, mais intensos e sentidos do futebol ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    JS
    jsilva77 11-05-2024, 00:53
    LU
    CSC1 11-05-2024, 00:11
    Maxaqueen 11-05-2024, 00:05
    DingyPT 11-05-2024, 00:03
    robbiefowler9 10-05-2024, 23:49
    O_Pestinha666 10-05-2024, 23:26
    CSC1 10-05-2024, 23:25
    robbiefowler9 10-05-2024, 23:20
    robbiefowler9 10-05-2024, 23:10
    CSC1 10-05-2024, 23:04
    robbiefowler9 10-05-2024, 23:00
    AzulMais 10-05-2024, 23:00
    robbiefowler9 10-05-2024, 22:54
    PI
    Pinho352 10-05-2024, 22:50
    PI
    Pinho352 10-05-2024, 22:41