placardpt
    Cristiano Ronaldo bisou na final de Cardiff

    Rei da Europa

    São os «reis» da Europa, não há contestação aos factos. O Real Madrid tem mais uma Liga dos Campeões, num total de 12, mais do que qualquer outro emblema no «velho continente». Este sábado, em Cardiff, os merengues souberam sofrer quando a Juventus ameaçou cair-lhes em cima com tudo e responderam à altura do momento, também porque em Cristiano Ronaldo está o homem acima de todos os outros.

    O internacional português, melhor jogador do mundo - será que a 5.ª Bola de Ouro já está a caminho? -, voltou a provar que se alimenta destes momentos, uns atrás dos outros. Dois golos - a abrir e o terceiro - não só sublinharam a reta final de temporada extraterrestre, como serviram para reforçar o estatuto intocável de goleador máximo na história da competição, com 105 golos. Soberbo, Cris.

    Aguentar a fúria italiana e «picar» depois

    Mas o caminho para a revalidação do título europeu foi tudo menos fácil para o Real Madrid, sobretudo porque a Juventus entrou impetuosa e forte no encontro. Aos sete minutos já tinha ameaçado três vezes, com destaque para um remate forte de Pjanic que mereceu uma defesa espantosa de Keylor Navas a evitar o golo da Vecchia Signora.

    Zidane teve de intervir, reajustando o meio-campo para estancar a forma como Khedira e Pjanic criavam desequilíbrios. À passagem do quarto de hora a «poeira» tinha assentado e pouco depois entrou em cena Ronaldo. Tabela com Carvajal e remate em zona frontal; a bola desvia ligeiramente em Bonucci e acaba na baliza de Buffon. O português tinha «aberto o livro.»

    Mandzukic e a obra de arte...

    A vantagem merengue refletia a capacidade dos espanhóis para reequilibrar o jogo mas castigava em demasia uma Juventus superior. A recompensa chegou aos 27 minutos em forma de obra de arte. Alex Sandro, Higuaín e Mandzukic fizeram tudo com a bola no ar; o croata, de costas para Navas, rematou de forma acrobática para um dos melhores golos do ano.

    O empate caía bem ao jogo, sobretudo à primeira meia hora, disputada de forma intensa, vertiginosa e com qualidade técnica, atributos que esmoreceram no último quarto de hora da primeira parte. Os lances tornaram-se mais ríspidos, as entradas mais duras e o jogo menos fluído; a intensidade, essa, manteve-se intacta.

    O pontapé da sorte de Casemiro e, claro, CR7

    A Juventus nunca mais conseguiu ser a equipa dos primeiros 30 minutos. O Real Madrid soube travar as saídas de Khedira e Pjanic e anulou por completo Dybala, o «diabo» à solta do ataque bianconero. E foi entre o calculismo e a paciência que o agora bicampeão europeu resolveu mais um título, com um duplo golpe em três minutos (61' e 64').

    Casemiro, que tinha sido um dos responsáveis pela «seca» do meio-campo italiana, encheu-se de fé e num remate de ressaca encontrou a sorte, porque Khedira desviou de forma decisiva para transformar o remate do brasileiro numa missão impossível para Buffon.

    O Real voltava à vantagem e embalado pelo momento acabou por fechar as contas pouco depois, com Cristiano Ronaldo novamente no epicentro do momento. O português apareceu rápido a desviar ao primeiro poste um cruzamento de Modric e bateu outra vez Buffon. O 3x1 era o ponto final na... final, porque depois disso a Juventus «perdeu a cabeça» - Cuadrado foi expulso aos 84' - e Asensio fez o quarto, já em período de compensação.

    U Sábado, 03 Junho 2017 - 19:45
    Millennium Stadium
    Felix Brych
    1-4
    Mario Mandzukic 27'
    Cristiano Ronaldo 20' 64'
    Casemiro 61'
    Marco Asensio 90'
    Millennium Stadium
    Lotação74 500
    Medidas120 x 79 m
    Inauguração1999
    Lances Capitais
    20´
    GOLO Real Madrid!
    Cristiano Ronaldo marca
    Cristiano Ronaldo marca o seu 11º golo na prova (13 jogos)
    27´
    GOLO Juventus!
    Mario Mandžukić marca
    Mario Mandžukić marca o seu 3º golo na prova (11 jogos)
    61´
    GOLO Real Madrid!
    Casemiro marca
    Casemiro marca o seu 2º golo na prova (9 jogos)
    64´
    GOLO Real Madrid!
    Cristiano Ronaldo marca
    Cristiano Ronaldo marca o seu 12º golo na prova (13 jogos)
    90´
    GOLO Real Madrid!
    Marco Asensio marca
    Marco Asensio marca o seu 3º golo na prova (8 jogos)
    A Chave
    Minuto 64. O Real Madrid tinha chegado à vantagem três minutos antes e Cristiano Ronaldo, com 3x1, tornou a recuperação da Juventus praticamente impossível.
    O Árbitro
    Felix Brych começou por permitir a maior agressividade no encontro, mas cedo percebeu que tinha de mostrar cartões. Um ou outro erro mas sem influência no desfecho do encontro.
    O Melhor
    Cristiano Ronaldo
    Não há volta a dar, goste-se ou não do estilo. O internacional português é de outra «galáxia» quando o assunto é golos e influência no sucesso da equipa. Dois golos numa final da Liga dos Campeões só podem valer-lhe a distinção de homem do jogo.
    O Pior
    Higuaín e Benzema
    Não foi o jogo dos pontas de lança. Os dois passaram praticamente ao lado do encontro, sempre muito «presos» entre os centrais adversários e a ver o jogo correr noutras zonas; e quando a bola lá chegou, foram outros a resolver.
    Forma
    Juventus
    2016/2017
    57J
    42V
    8E
    7D
    112-42G
    Real Madrid
    2016/2017
    60J
    44V
    11E
    5D
    173-72G
    Sabia que...by playmaker stats
    Juventus reforça o estatuto de equipa com mais derrotas na Liga dos Campeões: esta foi a 7.ª da equipa italiana em finais da prova
    O 1.º golo de Cristiano Ronaldo foi o 500.º do Real Madrid na Champions. Foi a 1.ª equipa a chegar a esta marca na competição
    Zidane é o 1.º treinador a vencer a Champions em épocas consecutivas
    Nas 4 últimas épocas, só equipas espanholas venceram a Champions (Real Madrid 3, Barcelona 1)
    3.º título de campeão europeu do Real Madrid nas 4 últimas épocas
    A última equipa a vencer a Liga dos Campeões em épocas consecutivas tinha sido o Milan (1989 e 1990)
    Real Madrid faz história: no formato Champions, é a 1.ª equipa a vencer a prova em duas épocas consecutivas
    Real Madrid renova o título de campeão europeu: é a 12.ª vitória do clube na Liga dos Campeões

    Fotografias(42)

    Mario Mandzukic, Cristiano Ronaldo
    Isco, Alex Sandro
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    JUVENTUS
    EMPATE
    REAL MADRID

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Ronaldo
    2017-06-04 15h57m por senhor-doctor
    Na época transacta criticaram o Ronaldo por ter marcado contra equipas pequenas e apenas em penalties. Nesta época, marcou apenas 2 na fase de grupos (Sporting (Patricio) e Dortmund), nenhum ao Nápoles, depois 5 ao Bayern (Neuer), 3 ao Atlético, 2 a Juventus (Buffon)! 0 de penalty.

    Sim senhor, um modelo a seguir!
    5ª bola
    2017-06-04 11h40m por martapereira
    nao deve fugir a ronaldo
    Quanto ao jogo
    2017-06-04 11h36m por edmur_ribeiro
    Máfia vs Máfia por isso não estava a torcer por nenhum mas queria que a Juventus ganhasse apenas por causa do Gigi, é o jogador mais injustiçado do futebol e um crime um dos melhores guarda-redes de sempre terminar sem o título mais prestigioso a nível de clubes. De resto Real foi melhor equipa, esperava mais da Juve e golo de Madzukic foi um verdadeiro hino para os amantes de futebol!

    Com esta vitória Ronaldo tem tudo para ganhar a 5ª Bola de Ouro se bem que acho que Messi foi...ler comentário completo »
    CH
    RIP haters do Ronaldo
    2017-06-04 11h32m por Cheese
    Já bem cabe na porta o melão. . . Eles já nem sabem o que dizer, já nem dormem. . . . Cada bofetada que levam do CR que já não sabem a quantas andam.

    5 bolade ouro: done. Melhor do mundo indiscutível
    . . .
    2017-06-04 11h23m por edmur_ribeiro
    A gente acusa-se uns aos outros de sermos fanáticos mas o que esse footballplayer_10 tem não é fanatismo, é doença!
    O colinho
    2017-06-04 11h06m por iSMURF4
    vai acabar
    fabiopereirascp
    2017-06-04 10h54m por ricardosousa9
    Não devia ter passado dos quartos de final porquê? 2 golos em foras de jogo? Visto que o golo do Bayern estava em fora de jogo, sem eles o Real Madrid passava na mesma! E o Vidal e a tal polémica expulsão, ignoram completamente o facto que ele devia ter sido expulso mais cedo!

    Real Madrid fez um excelente futebol e passou como merecido. Simples. O resto são desculpas.
    FA
    Real Madrid
    2017-06-04 09h47m por fabiopereirascp
    Incrível, um clube que não merecia ter passado dos quartos de final, se calhar nem na fase de grupos onde só jogaram bem num jogo contra o Legia. . . Mas pronto, o Ronaldo lá os foi safando e acabam por ganhar a final com demasiada facilidade. Esperava bem mais da Juve
    Champions
    2017-06-04 08h56m por Daniele
    Parabéns aos portugueses que a ganharam e em especial ao melhor do mundo.
    Alguma pena por Buffon não ganhar uma Liga dos Campeões (até hoje), mas o RM foi um justo campeão.
    Real Madrid
    2017-06-04 06h32m por Jokky
    Grande jogo do Real na segunda parte! Foram completamente melhores e mereceram a 12ª! O Ronaldo é de facto incrível, chamem-lhe encostador mas se ser encostador é assim tão fácil porque é que não há mais encostadores com estes números? A época pode ter começado tarde mas com a idade dele as lesões começam a fazer mais estragos. Quanto ao resto da equipa, tirando Benzema que hoje esteve um pouco apagado, foram também excepcionais e sempre a mostrar que não dependem do Ronaldo. O meio campo p...ler comentário completo »
    Real Madrid
    2017-06-04 05h00m por JHendrix
    Torci pela Juve, apesar de não gostar deles, mas o Real Madrid mostrou ter outra experiência e andamento, e acabou por ter reflexos no final. Só mesmo o Real Madrid para alcançar este feito de se tornar a primeira equipa a vencer duas vezes seguidas a Champions League no formato habitual. E Ronaldo. . . Mais uma noite e uma, taça para o currículo :)
    PR
    footballplayer_ 10
    2017-06-04 02h41m por professorxibanga
    Tu deves é estar mesmo de mal com a vida. Mas enquanto tas na tua vida medíocre, onde rebaixares os outros serve de escapatória à tua mais que evidente miserável vida e é a única forma de te sentires bem contigo próprio, o Ronaldo continua a somar milhões de € na sua conta, tem uma família que o adora, contínua a somar títulos atrás de títulos e ainda caminha na linha da frente para atingir a sua 5ª bola de ouro. E tu? Tu deves ser daqueles de quem toda a gente diz mal e ninguém gosta, d...ler comentário completo »
    O melhor jogador europeu da historia
    2017-06-04 02h05m por okocha
    CR7 é um fora de série, é inacreditável.
    OR
    QUE ATROPELO
    2017-06-04 01h30m por orgulhomerengue
    Impressionante a segunda parte do Real Madrid!! Após o golo de mandzukic a juventus tem 0 oportunidades de golo!! Muito superior individualmente o Real Madrid!! 3 Champions em 4 anos!! SIM LERAM BEM!! A continuar assim, para o ano vem mais uma para as vitrines do Bernabeu. . .
    Destaco o Kroos( é absolutamente incrível a inteligência deste jogador, o melhor médio do mundo na minha opinião)
    Modric, porque é também uma delícia para os amantes do futebol. . . E uma pequenina palav...ler comentário completo »
    desculpem
    2017-06-04 00h28m por martapereira
    mas aqui é para falar do ronaldo
    ZH
    epa
    2017-06-04 00h21m por zhar
    Esta epoca foi completamente atipica a nivel de lesoes. . . foi quase impossivel repetir o mesmo 11 e o nivel exibicional da equipa notou-se. . . ter aquela quantidade de extremos a todos terem que jogar tambem nao ajuda. . . ter o carrillo a ter que entrar os ultimos 20 minutos todos os jogos por decreto ajuda a que? mas fora isso temos uma boa equipa mesmo que saiam ederson (? tem que se contratar alguem mas vai ser dificil alguem com nivel aproximado) , semedo (joga o andre almeida e o p...ler comentário completo »
    ederson
    2017-06-04 00h19m por martapereira
    nao vai ser facil substituir o ederosn
    BITW__partIV
    2017-06-04 00h14m por EddyParera
    Eu percebo o que o Sab quer dizer. . . eu próprio sinto o mesmo.

    Hoje em dia, o Benfica joga para o "Meio-0". . . Nos tempos do JJ, o Benfica jogava para o 3-0, 4-0 todos os jogos. O Benfica jogava com uma força para o ataque, e o jogo estar 2-0 não chegava.

    Até mesmo nas subs do Rui nota-se isso, já se tira avançados para meter no meio campo. Ninguém lhe tira o mérito que está a ter. . . Mas já não é o Benfica que com Gaitan, Lima e Enzo Pérez fizeram ...ler comentário completo »
    PI
    Jogo
    2017-06-03 23h47m por Pinho352
    Uma final que teve um vencedor justo, em especial na 2ªparte onde as enormes individualidades de uma equipa venceram o colectivo que estava do outro lado.
    Graças aos grandes talentos que tem, aliado à vergonhosa eliminatória que todos nos lembramos do que sucedeu contra o Bayern, o Real Madrid está de parabéns, hoje em dia só Barça e Bayern têm jogadores do mesmo calibre que possam rivalizar taco a taco, ainda por cima quando jogam contra 14 tudo fica mais difícil.
    Mas a vit...ler comentário completo »
    BA
    Pois. . .
    2017-06-03 23h37m por BagueteDoEder
    "sporting calhou no grupo do united , united campeao
    sporting calhou no grupo do barça , barça campeao ( ate levou com o shacktar no grupo que foi ganhar a taça uefa nesse ano)
    calhou com o real o real campeao ! "

    Só msm o sporting que não ganha nada
    ronaldo
    2017-06-03 23h35m por martapereira
    super ronaldo
    footballplayer_ 10
    2017-06-03 23h08m por LUIS_FREITAS_LOBO_67
    Esta é a sua opinião. Respeito. Mas por amor de Deus. Tem coisas que é melhor guardar só pa nós, é que fica feio, falar muitas coisas
    O Real Madrid mereceu mas
    2017-06-03 23h07m por Pedro_Miguel_Dias
    a Juventus não merecia uma derrota tão pesada por aquilo que fez na 1ª parte.
    Grande Cristiano Ronaldo a provar mais uma vez porque é o melhor jogador português de todos os tempos. Na segunda parte o Real dominou a partida. Pena pelo Buffon que não ganhou uma Champions
    sab
    2017-06-03 23h03m por iSMURF4
    Quando não se ganha nada na europa. . . .


    kkkk
    footballplayer_ 10
    2017-06-03 22h53m por LUIS_FREITAS_LOBO_67
    Só não chore, o Ronaldo agora está a rir, a celebrar e tu a chorar, que pena. Mundo injusto esse.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Norte-Americano
    Equipa reduzida temporariamente a 10
    A Major League Soccer já está em curso há vária semanas, mas só à jornada 10 colocou em prática uma nova regra: a dos 10 segundos.