Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

MarseilleFrança
PortugalV. Guimarães
BragaPortugal
BulgáriaLudogorets Razgrad
FC PortoPortugal
PortugalPaços Ferreira
Taça de Portugal
Crónica
Águias conquistam a 26.ª Taça de Portugal

O Benfica arrebatou a rainha de Portugal

2017/05/28 19:16
Texto por Duarte Monteiro
© FPF/Diogo Pinto

Época de «dobradinha» para o Benfica, que este domingo conquistou a sua 26.ª Taça de Portugal, um título que se segue ao tetracampeonato festejado há duas semanas. O adversário, tal como no jogo do título nacional, voltou a ser o Vitória de Guimarães, que depois de ter estado melhor nos primeiros 45 minutos acabou por cair na segunda parte, perdendo por 1x2.

Entre o controlo encarnado e o perigo vitoriano

Na disposição e na ideia, tudo normal. O Benfica apresentou-se no habitual 4x4x2 - Raúl Jiménez manteve-se como parceiro de Jonas -, enquanto o Vitória de Guimarães surgiu no Jamor em 4x3x3, com a particularidade de Marega aparecer como «ponta de lança.»

Bola chegou pelo ar
Já as três equipas estavam no relvado prontas para o apito inicial, quando a bola de jogo chegou pelo... ar. Um momento «futurista» a abrir a final da Taça de Portugal
Intenso e com ritmo, numa tarde de domingo marcada pela chuva intensa que se abateu sobre o estádio Nacional. Os minhotos raramente abdicaram dessas propriedades nos primeiros 45 minutos.

O Benfica viu-se «obrigado» a responder, ainda que a filosofia do tetracampeão passe primeiro pelo controlo cerebral e menos pela vertigem. E foi pela vertigem que se viu mais perigo na primeira parte, com o Vitória a espreitar o golo em dois momentos, praticamente seguidos.

O momento em que Fejsa se lesiona ©Global Imagens / Miguel Pereira
Primeiro foi Hernâni a testar os reflexos de Ederson (28') com um remate acrobático - na sequência do canto o perigo voltou a rondar a baliza do brasileiro; dois minutos depois houve novo cruzamento da direita minhota, com Nélson Semedo a falhar a interceção e, com isso, a enganar Hernâni, que não conseguiu a emenda.

O primeiro tempo obrigou também a duas mexidas forçadas, uma para cada lado. Fejsa foi o primeiro a abandonar, aos 23 minutos, depois de uma entrada dura de Marega; o sérvio, que não jogava na Taça de Portugal desde outubro de... 2015, não chegou à meia-hora. Em cima do intervalo foi Hurtado a ter de ser substituído, também devido a lesão.

Águia aprendeu e regressou mortífera

Luisão iguala Nené
Com a conquista da Taça de Portugal, Luisão igualou Nené como o jogador com mais títulos ao serviço do Benfica (19), ultrapassando Coluna.
Da primeira parte encarnada sobrava a tentativa de controlar o jogo e um cabeceamento perigoso de Luisão (14'). O Benfica assustou-se com os avisos do Vitória e entrou mortífero nos segundos 45 minutos. No espaço de cinco minutos, dois golos que alinharam a águia para a 11.ª dobradinha da sua história; dois golos criados no tal processo de controlo e elaboração, e não na vertigem.

Aos 48 minutos, e depois de uma construção que arrancou primeira fase de jogo, Jonas «disparou» de longe, Miguel Silva defendeu para a frente e Raúl Jiménez acabou por «picar-lhe» a bola para o fundo das redes. Pouco depois, o segundo «tiro» na armadura vitoriana. O Benfica novamente na construção, a bola chega a Nélson Semedo que cruza para um desvio de cabeça fantástico de Salvio.

Este Vitória não desarma...

A história parecia resolvida, até porque nos minutos seguintes até foi o Benfica a estar mais perto do terceiro golo - Jonas atirou à trave (66'). Mas se há coisa que marca a personalidade deste Vitória é a resiliência. E por isso, o último quarto de hora no Jamor ganhou nova emoção e incerteza, porque Zungu apareceu nas costas de Luisão a cabecear para o 1x2, na sequência de um canto batido por Raphinha.

Reacendia-se a chama preta e branca no topo sul do Jamor para a reta final; minutos de incerteza e dúvida e com o Benfica a procurar travar a «fúria» do futebol vimaranense. A diferença mínima acabou por imperar e a festa da Taça pintou-se de vermelho e branco.

U Domingo, 28 Maio 2017 - 17:15
Nacional do Jamor
Hugo Miguel
2-1
Raúl Jiménez 48'
Toto Salvio 53'
Bongani Zungu 78'
Nacional do Jamor
Lotação37 593
Medidas105x68
Inauguração1944
GALERIAS
Festa da Taça
O antes e o depois do jogo
Outras Galerias
Benfica x V. Guimarães - Taça de Portugal Placard 2016/2017 - Final 

O Resumo


Uma primeira parte com melhores ocasiões para o Vitória de Guimarães, mas o Benfica acabou por ser eficaz no segundo tempo, com golos de Raúl Jiménez e Salvio.
Lances Capitais
48´
GOLO Benfica!
Raúl Jiménez marca
Raúl Jiménez marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
53´
GOLO Benfica!
Toto Salvio marca
Toto Salvio marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
78´
GOLO V. Guimarães!
Bongani Zungu marca
Bongani Zungu marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
A Chave
Minuto 53. O Benfica tinha feito o 1x0 cinco minutos antes, o que dava muito tempo de recuperação ao Vitória. Mas Salvio, com um belo golo de cabeça, ampliou a vantagem encarnada.
O Árbitro
Aos 12 minutos mandou seguir o jogo depois de um corte de Josué com o braço dentro da área. Uma decisão discutível, mas que não mereceu reparo do vídeo-árbitro. 
O Melhor
Adeptos do Vitória de Guimarães
Começa a ser um hábito o elogio à massa adepta vitoriana, mas é merecido, especialmente num país tripartido no que toca à afeição clubística. Estiveram praticamente em igual número no Jamor mas foram, de longe, os «campeões» no que toca ao apoio à equipa; aí, o grande foi claramente o Vitória.
O Pior
Condições de trabalho no Jamor
É verdade que a FPF fez o que podia para uma boa organização, mas a chuva intensa acabou por lhes «furar» os planos. Para além da água que caiu abundantemente na bancada de imprensa, vários adeptos encontraram abrigo junto dos jornalistas... Portaram-se todos bem, felizmente.
Forma
Benfica
2016/2017
53J
37V
10E
6D
116-42G
V. Guimarães
2016/2017
43J
24V
9E
10D
63-49G
Sabia que...by playmaker stats
Rui Vitória conquistou todos os títulos nacionais pelo Benfica:
2 campeonatos
1 Taça
1 Taça Liga
1 Supertaça
2.ª Taça de Portugal de Rui Vitória, a 1.ª pelo Benfica
O Benfica conquista a sua 11.ª dobradinha. A última tinha sido em 2014
6.ª derrota do V. Guimarães em finais da Taça de Portugal, em 7 presenças
4 anos depois, o Benfica ?vinga-se? do V. Guimarães, vencendo a final da Taça, precisamente pelo mesmo resultado
Depois de 3 derrotas consecutivas frente ao V. Guimarães na Taça de Portugal, o Benfica volta a derrotar os vimaranenses na competição
Fotografias(47)
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
V. GUIMARÃES
Comentários (83)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Taça De Portugal
2017-05-29 12h33m por barrinhos
Primeira parte muito disputada mas mal jogada, o relvado também não ajudou muito, mesmo assim o Vitória teve a melhor oportunidade (Rafael Miranda)
Na segunda o Benfica entrou forte e resolveu o jogo em cinco minutos, depois controlou sempre o jogo, mesmo depois do golo do Vitória.
Mais uma para o museu Cosme Damião.
. . . . . . . .
2017-05-29 12h06m por zafel
Samaris enorme jogo a meio campo . . . . . . . . . . um verdadeiro lutador . . . .
taça
2017-05-29 11h52m por notaartistica
festa á chuva. o jogo em si ate nem foi nada demais, principalmente a 1ª parte que foi bem fraca. mas o que foi mesmo notável foi mais uma festa da taça, incrível o ambiente que se fazia sentir. se pela televisão já era o que era, imagino ao vivo.
mais um trofeu para o benfica, tripla nesta época, mas acho que o grande destaque devia ir para os adeptos do vitoria, é disto que se faz uma equipa grande, não é por ter mais títulos que os outros (embora também ajude), não é ter di...ler comentário completo »
Taça
2017-05-29 11h22m por Sportinguista1976
com os adversarios que foram sorteados para os lampiões na taça o mais dificil era mesmo não ganhar!
Video-Árbitro
2017-05-29 09h48m por A_verdade_pura
Quando chegar o vídeo-árbitro vocês vão ver seus lampiões, vão acabar as vitórias, marquem o que vos digo. . .

Benfica 2-1 Vitória de Guimarães

UPS, afinal não, o video-árbitro já não presta, o Benfica já está a movimentar-se doutros modos, sao vigaristas e caloteiros, nao jogam nada, o treinador nao presta e é só corrupcão. . .

devem estar com um grande MELÃO! Podem guarda-lo na vitrine que têm reservada no museu para o campeonato deste a...ler comentário completo »
LO
Final da taça
2017-05-29 09h37m por Loki
Foi um jogo razoável de se ver, não foi um grande espectáculo, segunda parte melhor do que a primeira, a chuva também não ajudou. Bom jogo do Bruno Gaspar, mais um bom jogador a sair da formação do Benfica, com uma possível saída do Nelson Semedo, o regresso a casa seria bem visto. O Jonas esteve mais uma vez em grande, se na primeira parte pouco se viu, na segunda parte foi decisivo, já que teve nos 2 golos do Benfica. O Salvio também fez um excelente jogo, marcou um bom golo de ca...ler comentário completo »
N_Shadow19
2017-05-29 08h47m por DocSkills
100% de acordo. . .

Com tanta obra que se fez no ao criar um centro de estágio, nem um muro a cercar o Estádio se fez, por questões de segurança!
N_
Jamor
2017-05-29 08h43m por N_Shadow19
Em relação ao "Pior", continuo sem entender porque não se renova o Estádio Nacional ou porque não se passa a final da Taça para um estádio decente. Aquilo nem cobertura tem! A seleção já não joga lá nem nada.
As cartas postadas. .
2017-05-29 02h10m por SLBStars
Aos adeptos do Guimarães que vêm para aqui se armarem em patriotas , se dizem ser o berço da nação , deviam ser bom exemplo para a mesma e não o contrário , podem ter sido o berço da nação , mas , não confundam isso com o se acharem o centro do Mundo , património mundial e mais não sei o que , enquanto as acções e atitudes dos adeptos se tornam primitivas , atrasadas no tempo da civilização , para quem pega fogo a sedes desportivas que são núcleos criados para satisfazer os interesses d...ler comentário completo »
ST
BITW
2017-05-29 01h49m por St4yW1th_BMaia
Por acaso não vi juro, só vi agora ahahah

Grande coincidência 😂
Benfica 2-1 V. Guimarães
2017-05-29 01h44m por SLBStars
Vitória mais que merecida pelo Benfica , primeira parte a carga física e violenta do Guimarães , na segunda parte a chuva e o estado com relvado , aquilo parecia uma manta de erva , se conseguiu ver na saída do Cervi aquele relvado que tapava as chuteiras , e o Video-árbitro isso existiu mesmo ? - 3 mãos por assinalar , deve ter adormecido ou o sistema avariou , este video-árbitro não é um barrete , mas sim , uma farça
ST
Finda a época
2017-05-29 00h50m por St4yW1th_BMaia
Aqui vai o meu plantel para 2017/2018:

Gr: Valdés, A. Moreira e Paulo Lopes
Dd: B. Gaspar e A. Almeida
Dc: Rugani (empréstimo, não acredito q consigamos comprá-lo), Jardel, Luisão e Kalaica
De: Grimaldo e Marçal
Mdef: Fejsa e Samaris
Mc: Enzo e F. Augusto
Md: Pizzi e Zivković
Me: Cervi e Rafa
Sa: Jonas e Seferović
Pl: Jiménez e Mitroglou
Fanatics1922
2017-05-28 23h52m por edmur_ribeiro
Sim o Emílio teve as gestões mais ruinosas mas o Vítor foi claramente os piores anos.

Só essas observações mostram o quanto evoluímos com o Júlio Mendes, só falta mesmo uma boa prestação europeia comoas que ttínhamos nos anos 80 e inícios da década de 90.
Fanatics1922
2017-05-28 23h28m por edmur_ribeiro
Concordo, os anos do Vítor foram dos piores da história do clube que até descemos de divisão. Curiosamente com o Emílio no seu primeiro ano de mandato tínhamos acabado de subir e logo a seguir terminamos em 3o e depois só não chegamos à fase de grupos da Champions devido a um dos maiores roubos de que me lembro frente ao Basileia em dois jogos mas depois foi quase sempre a terminar em 10o, com Júlio é que começamos a recuperar essa força e nota-se uma estrutura maus sólida em construir planteis.
aquilo
2017-05-28 23h12m por martapereira
só tem uma entrada para cada equipa e isso torna-se complicado
100LIMITE
2017-05-28 22h58m por edmur_ribeiro
Vê o comentário do Fanatics e ficas a perceber.
Fanatics1922
2017-05-28 22h57m por edmur_ribeiro
Esse jogo nas Antas foi mítico, o dia em que as Antas pareciam o Dom Afonso Henriques. Tenho vídeos desse jogo em casa guardados e o meu pai esteve lá e foi por aí que eu me apaixonei por este clube e pelos dourados anos 80.

Bons velhos tempos no velho Dom Afonso Henriques com estádio quase sempre cheio com 15 mil espectadores, entretanto foi o Euro 2004 e aumento da capacidade que coincidiu com o período da crise e raro enchemos o estádio sem ser frente aos 3 estarolas e em derbis minhotos.
TA
ACORDEM PRA REALIDADE
2017-05-28 22h41m por tazito
O GUIMARAES achava que a sorte o iria acompanhar sempre. . . ?
Toda a gente sabe que o guimaraes teve imensa sorte em chegar à final. . . . . na meia com o chaves levou um banho de bola, estando inclusive a perder 3-0, estava visto que ia ser canja para o benfica. . . esta equipa vive da velocidade e inspiração do marega/hernani. . . . só que hoje não estiverem em campo.
De qualquer forma sem ter um futebol atrativo, fez um campeonato bom em termos classificativos. . . pedro ...ler comentário completo »
O_
Fanatics
2017-05-28 22h28m por o_orgulho_do_minho
Apenas uma correcção. O vsc nunca, mas mesmo nunca levou 15 mil a braga.

Digo isto porque eu sou desse tempo do 1º de maio dos anos 70 e 80. Isso é mentira.

Do resto nada a dizer.
Final
2017-05-28 22h19m por pedro98fcp
Vitória justa do Benfica mas conquista injusta da Taça já que se houvesse justiça desportiva a Taça ia para Estoril ou para Guimarães (falam mal do vídeo-árbitro mas com ele não tinham sequer jogado hoje).

Quanto à arbitragem falam do Marega e das faltas sobre Fejsa ou Pizzi mas não falam da entrada a matar do Samaris (mestre de kung-fu) sobre o Celis. Quanto ao tal lance sem vídeo-árbitro é discutível mas falam como se fosse um escândalo nacional.
O_
Fanatics
2017-05-28 22h10m por o_orgulho_do_minho
Conheço muitos vimaranenses adeptos de outros clubes, incluindo, o scb.

O vsc ganhou muitos adeptos devido às grandes épocas que fez nos anos 80 e início dos 90 quando tinha um presidente. . . benfiquista, cujo sonho era ser presidente. . . . do benfica.

Tal como o scb criou uma massa adepta muito forte com o presidente portista cujo sonho é ser presidente do FCP.

Mas efemérides há parte, respeito o vitória com um histórico do nosso futebol. Acho piada pois hoje em dia deitar abaixo o scb virou desporto nacional.
O_
Fanatics
2017-05-28 21h54m por o_orgulho_do_minho
Verdade, mas como deves bem saber benfiquista existem um pouco por todo o lado no norte, incluindo Guimarães.

Pagou à capital pelos arrabaldes ;)
ZH
um aparte ao VA
2017-05-28 21h53m por zhar
O video-arbitro va ver o estado em que esta a perna do fesja. . . por sorte 2 minutos depois o pizzi safou-se de ficar igual
RV
e saí mais um troféu para o museu!!
2017-05-28 21h47m por RVM
vitoria molhada, vitória abençoada. . . mais nada!!!


O_
Hulk
2017-05-28 21h33m por o_orgulho_do_minho
E já agora, acho muita piada a essa cavalo de batalha vossa de o scb estar a aliar-se ao benfas.

Primeiro, uma coisa é o Mendes que para além do scb e do benfas mexe muito com muitos clubes europeus incluindo o real e representa jogadores de topo. Exemplo? CR7

Achar que é o benfas que domina o JM é , no mínimo, ridículo.

Por outro lado o último clube a dar luta até à última jornada ao benfas foi. . . . o scb, cujo presidente era. . . . . o sa...ler comentário completo »
OUTRAS NOTÍCIAS
SLB 0-1 MUN em direto
GOLO Manchester United!Marcus Rashford marca Acompanhe aqui o Benfica x Manchester United em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
mais_uma_oprtunidade 18-10-2017, 21:11
LaFlame__BITW 18-10-2017, 20:42
LaFlame__BITW 18-10-2017, 20:41
dragaopausado 18-10-2017, 19:55
DA
dartfixe 18-10-2017, 19:47
JO
JorgedosSantos 18-10-2017, 19:43
SLBStars 18-10-2017, 19:41
red_philosoraptor 18-10-2017, 19:40
HA
Halibut 18-10-2017, 19:36
SLBStars 18-10-2017, 19:29
TI
tink 18-10-2017, 19:25
BetrayalKRocknRoll 18-10-2017, 19:24
PJ
pjroberto 18-10-2017, 19:23
BetrayalKRocknRoll 18-10-2017, 19:21
Arshavin_10 18-10-2017, 19:19
HA
Halibut 18-10-2017, 19:16