placardpt
    Sporting vence Chaves em Alvalade

    Uma boa Dost de esperança para a próxima época

    Termina a época em Alvalade. Termina mais uma edição do Campeonato português. Após duas derrotas nas duas últimas jornadas, o Sporting conseguiu recuperar a alegria e venceu o Chaves (4x1), muito por culpa do instinto matador de Bas Dost. Três golos do holandês, um de Matheus Pereira e uma boa dose de esperança para a próxima temporada.

    'Bis' Dost para abrir o apetite

    O último capítulo da Liga NOS 2016/17 escreveu-se em Alvalade e não foi preciso esperar muito para perceber como é que a história ia acabar. A temporada não correu de feição ao emblema leonino, ficando muito aquém das expectativas lançadas no arranque, e por isso restava aos jogadores do Sporting defender a honra de um leão ferido e que chegava à derradeira ronda depois de duas derrotas consecutivas na competição.

    Bas Dost, sempre ele, ameaçou logo aos três minutos com um remate de calcanhar, travado por Ricardo Nunes. O cruzamento de Jefferson é perfeito, assim como o gesto técnico do avançado holandês. Um bom rascunho para aquilo que viria a acontecer mais tarde.

    O Chaves estava a ter dificuldades em lidar com a inspiração do Sporting e fica apenas o registo para o belíssimo cruzamento de Fábio Martins, aos oito minutos, que apanhou Rafa Lopes desprevenido. Os flavienses deixavam escapar uma boa oportunidade e pouco depois Carlos Ponck derrubou Podence na área, falta que não escapou ao olhar atento de Jorge Ferreira.

    Adrien Silva ainda pegou na bola, mas esta acabou nas mãos de Bas Dost. Ricardo para um lado, bola para o outro e 32.º golo do internacional na Liga NOS. Impressionante. O leão não sossegou e voltou a atacar. Canto batido na esquerda por Matheus Pereira e cabeceamento certeiro de... Bas Dost. Tudo aparentemente fácil.

    Os adeptos do Sporting deixaram várias mensagens ao longo do encontro ©Global Imagens / Filipe Amorim

    O lento despertar do Chaves e toque final de Dost

    Semedo visado em tarja
    "Rúben Semedo bon voyage" podia ler-se numa tarja exibida pela claque leonina a meio da segunda parte. Numa altura em que se fala do interesse do Lille na contratação do central, os adeptos deixaram uma mensagem a agradecer o desempenho de Semedo com a camisola do Sporting ou a incentivar a saída do defesa? Fica a dúvida...

    Antes de terminar o primeiro tempo, o Sporting voltou a dilatar a vantagem, possivelmente naquela que foi a jogada mais vistosa protagonizada pelo ataque leonino. Bas Dost e Gelson Martins desenharam na perfeição o golo que Matheus Pereira viria a marcar.

    A vantagem era preciosa e permitia à equipa de Jesus gerir com tranquilidade os últimos 45 minutos. Jefferson ainda enviou um míssil à barra dos flaviense, aos 53 minutos, mas seria o Chaves a chegar ao golo, dando assim os primeiros sinais de vitalidade no encontro. Willian aproveitou cruzamento de Lenho na esquerda para, entre Semedo e Coates, bater Beto e reduzir a desvantagem.

    Onde está o capitão?
    Logo após o apito final da partida, os jogadores do Sporting reuniram no centro do terreno e depois encaminharam-se em Direção à bancada o habitual agredecimento aos adeptos, à exceção de alguns elementos, entre os quais Adrien Silva. O capitão foi dos primeiros a abandonar o relvado. Afinal, onde está o exemplo de capitão?
    O golo dividiu mais o encontro, com Chaves e Sporting mais equilibrados, e só não houve nova alteração no placard por força das excelentes defesas de Ricardo Nunes, aos 71, a remate de Gelson e de Beto, aos 74, a tentativa de Fábio Martins.

    Mas, desengane-se que estava tudo terminado. Bas Dost ainda teve novo penalty para poder dilatar o resultado e não desperdiçou. 34.º golo do holandês, que termina a corrida à Bola de Ouro na segunda posição, apenas atrás de Messi. Incrível!

    Os sorrisos voltaram a Alvalade, apesar da ansiedade dos jogadores leoninos no segundo tempo, e fica a esperança de uma melhor temporada no próximo ano desportivo.

    U Domingo, 21 Maio 2017 - 20:15
    Estádio José Alvalade
    Jorge Ferreira
    4-1
    Bas Dost 11' (g.p.) 15' 90' (g.p.)
    Matheus Pereira 30'
    William Alves 60'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 34
    Lances Capitais
    11´
    GOLO Sporting
    Bas Dost marca de grande penalidade!
    Bas Dost marca o seu 32º golo na prova (31 jogos)
    15´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 33º golo na prova (31 jogos)
    30´
    GOLO Sporting!
    Matheus Pereira marca
    Matheus Pereira marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
    60´
    GOLO Chaves!
    Willian Oliveira marca
    Willian Oliveira marca o seu 4º golo na prova (23 jogos)
    90´
    +1
    GOLO Sporting
    Bas Dost marca de grande penalidade!
    Bas Dost marca o seu 34º golo na prova (31 jogos)
    A Chave
    Minuto 30: Bonita jogada de ataque do Sporting, construída por Bas Dost e Gelson Martins, que terminou com o golo de Matheus Pereira. O jovem brasileiro fez o 3x0 e deu tranquilidade à equipa leonina.
    O Árbitro

    Fica a dúvida no lance da grande penalidade assinalada a favor do Sporting, aos 10 minutos, a castigar pretensa falta de Carlos Ponck sobre Podence. Nota também para a dúvida que criou aos 83 minutos na análise de uma falta a favor do Chaves. Arbitragem inconstante de Jorge Ferreira, com mais alguns lances de imprecisão, que acabam por manchar a prestação do árbitro da AF Braga.

    O Melhor
    Disponibilidade de Dost
    Impressionante! Bas Dost apontou três golos e teve uma disponibilidade incrível na hora de defender. O avançado holandês foi sem dúvida o melhor jogador do Sporting na temporada 2016/17 e merece novo destaque pela partida que realizou frente ao Chaves.
    O Pior
    Apatia flaviense
    O Sporting chegou com toda a naturalidade aos três golos de vantagem e isso justifica-se pela apatia inicial da equipa comandada por Ricardo Soares, que não conseguiu esboçar uma reação no primeiro tempo.
    Forma
    Sporting
    2016/2017
    47J
    27V
    7E
    13D
    83-48G
    Chaves
    2016/2017
    41J
    12V
    16E
    13D
    44-48G
    Sabia que...by playmaker stats
    Raio-X Bas Dost (SCP):
    41 Jogos
    36 Golos
    7 Penáltis

    10 Bis
    4 Hat-Tricks
    1 Poker

    94% Dentro Área
    58% Pé direito
    36% Cabeça
    Bas Dost marcou 50% dos golos do Sporting na Liga NOS 16/17; é também o jogador do campeonato com maior % de influência em golos 56%
    Máximos goleadores da Liga Portuguesa (s.XXI):
    42 Jardel (01/02 - SCP)
    38 Jardel (99/00 - FCP)
    34 Bas Dost (16/17 - SCP)
    Bas Dost é o melhor marcador da Liga NOS 16/17 com 34 golos; há 17 anos que a Liga não tinha um jogador com tantos golos no top da lista
    Nélson Lenho (Chaves) é o único totalista da Liga NOS 16/17, realizou os 3060 minutos deste campeonato (34 jogos)
    Bas Dost igualou a sua época mais goleadora da carreira com 37 golos:
    2016/17 - Sporting (36) e Wolfsburg (1)
    2011/12 - Heerenveen (37)
    Com 36 golos, Bas Dost supera a melhor época de sempre de Liedson (2004/05) no Sporting (35 golos). Neste século, melhor só Jardel com 55 golos

    Fotografias(30)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    GD CHAVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    BlankSpace
    2017-05-22 01h59m por Triper
    Alguns dessa lista nem fazem sentido quando nem 45minutos de oportunidade tiveram. . .

    Para mim o cepo do ano é o JJ. Nem é um jogador mas o homem é tão bom que deve valer por uns 300.
    Sporting 4 X 1 Chaves
    2017-05-22 00h24m por UK-SPORTING10
    Acabar com dignidade e tirar bons apontamentos para a pré época

    Beto. Decisivo
    Grande exibição de Beto. Fez 3 ou 4 defesas e não deixou o Chaves entrar no jogo. De salientar o seu jogo de pés que foi tranquilizando a defesa.

    Esgaio. Fraquinho
    Não tenho qualidade suficiente para vestir a verde e branca. Esforçado mas falta ali muita coisa. No fim do jogo deveria ter ido pedir a camisola ao Fábio Martins.
    Coates. Teve dificuldades
    ler comentário completo »
    JJ
    2017-05-21 23h13m por mulscp
    Gosto do Jorge Jesus mas há coisas que me enervam profundamente, temos o Gelson Dala em grande forma na equipa B, hoje tivemos um jogo so para o Calendário e ele nem assim dá uma oportunidade decente ao jovem avançado. . . era o jogo ideal para saber como ele se iria comportar na primeira liga mas só o mete aos 90. . . no outro jogo teve meia parte a aquecer, isto pra mim é total desprezo, às vezes parece que convoca jovens só mesmo por convocar como aconteceu com o Gauld por exemplo. ler comentário completo »
    FU
    RaimundojooSCP
    2017-05-21 23h02m por Furiosovp
    Percebes alguma coisa de arbitragem?
    O Soares Dias é o melhor árbitro português !
    O Veríssimo ao lado dos árbitros jovens que apareceram foi de longe o melhor!
    O Xistra fez a melhor época da carreira!
    O capela fez um jogo mau num ano em que vocês acabam em sétimo acho eu e já é um grandulo?
    Comparar esses 4 árbitros com o Manuel Mota e o Bruno Paixão é para quem não percebe nada de arbitragem!
    3•lugar
    2017-05-21 22h56m por isaiasslbvencedor
    O normal, ah que viver com isso
    Scpdp
    2017-05-21 22h54m por 4lfredo
    Sim, neste momento metia o Podence também a extremo.
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2017-05-21 22h53m por 4lfredo
    Olha, que parecia mesmo. :)
    SC
    4lfredo
    2017-05-21 22h44m por Scpdp
    Para EE punha-se o Podence a jogar e a SA o Alan Ruiz.
    FU
    RaimundojooSCP
    2017-05-21 22h42m por Furiosovp
    Ninguém condena este árbitro por ter marcado supostamente mal esses dois lances, mas para quem tanto fala na verdade desportiva, vir defender um árbitro tão palerma, inapto fisicamente como ele tem mostrado nos seus jogos, é no mínimo incoerente com a postura que vocês assumem, é um incompetente e há muitos árbitros que ainda nem nos nacionais apitam e são muito mais competentes que este homem mas não têm a sorte dele e talvez os amigos. . .
    É preciso que rememos todos para o mesmo lado!
    SC
    Jogo
    2017-05-21 22h41m por Scpdp
    Salva-se pela eficácia. JJ mais uma vez errou nas substituições ao tirar o Mateus e meter o Bruno Cesar. Para mim, deixava-se tar o Mateus e mais tarde substituia_se pelo Chico Geraldes e aos 75 minutos tirava-se o Podence e punha-se o Gelson Dala. Mais uma vez, a equipa deixou-se dormir após o 2 golo sem contar com o Podence o que é INADMISSÍVEL!!!!!!!!!!!!!!
    RU
    Sporting
    2017-05-21 22h40m por ruilam
    Vitória num jogo que não interessa para nada que demonstra que o sporting não tem falta de qualidade o problema é que não sabe lidar com a pressão já são muitos anos sem ganhar que ainda criam mais pressão na equipa.
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2017-05-21 22h39m por frank481
    Palavras do Gonzaal, grande sportinguista e youtuber
    Fantástico
    2017-05-21 22h37m por isaiasslbvencedor
    E com isto o Sporting ganha o seu campeonato e para o ano ganha também sempre da mesma forma. São campeonatos incontestáveis do clube honesto. E viva a bota de ouro do bas dost 😂😂😂
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2017-05-21 22h35m por 4lfredo
    Esqueci-me de frisar a excelente exibição do Jefferson. Se continuar assim, é para continuar com ele.
    PlanetaVerde
    2017-05-21 22h34m por 4lfredo
    Sem dúvida, que jogaço do Fábio Martins, penso que é jogador de equipa grande. Mas penso que o substituto do Gelson Martins, se sair, será o Iuri Medeiros. Mas para o lado esquerdo do ataque não seria mau pensado.
    senhor-doctor
    2017-05-21 22h31m por 4lfredo
    Creio que foi uma boa entrada do Francisco Geraldes, mas acredito que na pré-época terá mais oportunidades de jogar. Quanto ao Matheus Pereira, fez uma grande partida, mas penso que ainda não se viu o Matheus a jogar verdadeiramente, creio que irá evoluir ainda mais, creio que será emprestado para o ano para ganhar ritmo de 1° liga. O Dala, também tive pena, estava ansioso de vê-lo a jogar, mas acabou por não tocar na bola. O JJ falou sobre isso na flash e por acaso concordo com ele. ...ler comentário completo »
    BossTodoPoderos o
    2017-05-21 22h28m por Daniele
    As claques estiveram muito bem com as tarjas, . . mesmo aquela ao Rúben Semedo?
    4lfredo
    2017-05-21 22h25m por senhor-doctor
    Praticamente não deu para ver o F. Geraldes, jogou bem?

    Gostei do Matheus. Da para ver que é talentoso, mas tem de enquadrar e atinar, pois falha muito, por exemplo em passes ou cruzamentos, mas faz parte da adaptação, Gelson foi igual na época passada. Pena o Chaves ter feito o golo, se não Dala entrava mais cedo.
    FU
    Sporting
    2017-05-21 22h22m por Furiosovp
    Boa 1ª parte e segunda completamente do Chaves!
    Jesus fica muito mal na fotografia ao não dar minutos a sério a Gelson Dála !
    Jorge Ferreira se não desce de divisão com esta falta de critério e ao tentar marcar um livre indireto antes de ser avisado para repetir o livre, mostra como este árbitro é amador e fisicamente é patético para o que um árbitro tem de ser em campo!
    Sportinguistas
    2017-05-21 22h21m por senhor-doctor
    Bom jogo, assisti ate ao minuto 60, e depois fui fazer uma corrida mas ainda voltei a tempo de ver Bas Dost marcar!

    Como é que os adeptos criticam individualmente? As vezes ate parece . . . . . , Rúben Semedo boa viagem? Um dos nossos melhores centrais? Quando Schelloto é 100 vezes pior, Paulo oliveira mostrou nao ter ritmo/"papo" para o 11? Enfim, espero que fique, se sair, só por 25 milhões ou mais. Somos o Real Madrid para criticar os nossos jogadores?
    Fábio Martins
    2017-05-21 22h17m por 4lfredo
    Que grande exibição que fez, é um grande valor do futebol português, que classe.
    Podence e Gelson
    2017-05-21 22h14m por GreenLIONN
    enorme jogo que fizeram hoje
    Jogo
    2017-05-21 22h13m por 4lfredo
    Foi um jogo razoável, onde esteve muito bem na 1° parte. Já na 2° parte foi muito fraco. Destaco pela negativa a entrada tardia do Gelson Dala, que nem sequer tocou na bola. Mas pronto, espero vê-lo na pré-época a jogar com regularidade. Agora é descansar e preparar já a próxima época.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.