Liga Portuguesa
Crónica
FC Porto ganha ao Paços

Deu para tudo... mas já não deu para nada

2017/05/14 19:52
Texto por Luís Rocha Rodrigues

O FC Porto desta vez cumpriu, contra um Paços que até esteve em vantagem, mas que permitiu a rápida reação azul e branca. De pouco valeu, já que o título está entregue, ainda que tenha servido para uma despedida digna para com os adeptos (pouco mais de 25 mil).

Brahimi, como devemos fazer?

Pode parecer exagerado, até porque Otávio também tem boa dose de influência no bom do FC Porto e porque o empate surgiu uma rara jogada de entendimento entre Maxi e Herrera, numa típica tabelinha que o mexicano finalizou de cabeça para a igualdade. Contávamos já 35 minutos, porque, até aí, o cenário não foi bom.

Brahimi começou mal, mas depois acertou ©Global Imagens / Ivan Del Val
Os dragões só estiveram quatro minutos em desvantagem, embora os suficientes para perceberem um pouco do que foi esta época: criaram oportunidades iniciais que não souberam concretizar, adormeceram num ápice e permitiram o arrojo ao Paços, sofreram num lance de felicidade dos castores (Andrezinho chutou e a bola desviou em Ricardo Valente sem este contar), reagiram com alma e vontade.

A isto não juntamos as também habituais questões de arbitragem - ao longo da época, houve algumas injustiças e não menos exageros - porque Artur Soares Dias acertou, ou não fosse ele o melhor em Portugal. Acertou ao descodificar a tentativa de Soares o ludibriar e acertou ao ver que Brahimi foi travado por Bruno Santos, no penálti que o mesmo concretizou.

Por essa altura, o camisola 8 já tinha mudado o chip. Tantas vezes tentou, complicando o fácil, tentando resolver sozinho o que é tão mais fácil com os colegas, levando mesmo aos assobios da bancada, que haveria de ganhar a Bruno Santos pelo cansaço. Ou seja, depois de meia hora a falhar abordagens e duelos, o argelino começou a ficar por cima. Tal como o FC Porto, que esteve a perder, mas que foi para os balneários a ganhar. Tal como o Dragão, que se move ao sabor do resultado. No fundo, parece que tudo tem origem em Brahimi, o foco da equipa e o foco da responsabilidade. Com tudo o que isso tem de bom e de mau.

Uma das coisas boas é que atrai o adversário, podendo surpreender por outro lado. Estamos a falar de uma boa dose de coincidência, mas não deixa de ser curioso que o terceiro golo, logo a abrir a segunda parte, tenha voltado a ser do outro lado, numa excelente assistência de Soares para o recém-entrado Diogo Jota marcar à antiga equipa.

Tempo para... protestar

Com o jogo a ficar quase selado à entrada para o segundo tempo, após o tal golo que impediu uma reação pacense, pouco mais houve que contar.

Pela primeira vez, FC Porto ganhou sem golo de Soares ©Global Imagens / Ivan Del Val
Deu para ver que Otávio chegou ao onze para ficar, deu para perceber que André André e Herrera estão na sua melhor forma e também que Diogo Jota é sempre um excelente suplente.

Deu ainda para ver um protesto de uma claque (aparentemente pela ausência de títulos) e para ouvir os cânticos sucessivos de outra contra o Benfica, igualmente em protesto.

E deu para ver, por fim, que André Silva está em má forma, mas conseguiu finalmente o golo que tanto procurava. É bom ver que fica para trás uma fase negra de um jogador tão talentoso como o português é.

U Domingo, 14 Maio 2017 - 18:00
Estádio do Dragão
Artur Soares Dias
4-1
Héctor Herrera 35'
Yacine Brahimi 38' (g.p.)
Diogo Jota 46'
André Silva 88' (g.p.)
Andrézinho 31'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 33
VIDEOS
Lances Capitais
31´
GOLO Paços Ferreira!
Andrézinho marca
Andrézinho marca o seu 3º golo na prova (20 jogos)
35´
GOLO FC Porto!
Héctor Herrera marca
Héctor Herrera marca o seu 2º golo na prova (22 jogos)
38´
GOLO FC Porto
Yacine Brahimi marca de grande penalidade!
Yacine Brahimi marca o seu 6º golo na prova (21 jogos)
46´
GOLO FC Porto!
Diogo Jota marca
Diogo Jota marca o seu 8º golo na prova (27 jogos)
70´
GOLO INVALIDADO FC Porto
André Silva introduziu a bola na baliza do Poças de Ferreira. Após um cruzamento de Otávio, contudo o camisola 10 estava em posição irregular.
88´
GOLO FC Porto
André Silva marca de grande penalidade!
André Silva marca o seu 16º golo na prova (31 jogos)
A Chave
Minuto 31: Pode parecer estranho, mas entendemos que o golo pacense foi decisivo, pois despertou (em conjunto com os assobios da bancada) o FC Porto para a necessidade de fazer mais e melhor. Os minutos seguintes assim o traduziram.
O Árbitro
Jogo marcado por várias quedas na área do Paços de Ferreira. De quatro assinalou duas e todas as decisões foram certas, sendo que não era fácil descodificar algumas delas. Grande arbitragem!
O Melhor
Aplauso final
A equipa mereceu-o, pois não é nada fácil jogar a feijões e ter brio. O FC Porto conseguiu-o, brilhou, assegurou novo triunfo e despediu-se da melhor forma dos seus adeptos.
O Pior
Em ruínas
A defesa do Paços aguentou meia hora, mas depois foi o descalabro, com sucessivos erros prejudiciais e uma inoperância perante a mobilidade ofensiva dos dragões.
Forma
FC Porto
2016/2017
48J
27V
16E
5D
87-25G
Paços Ferreira
2016/2017
39J
10V
13E
16D
42-52G
Sabia que...by playmaker stats
Desde a vitória em Arouca, a 10 de Março 2017, que o FC Porto não marcava 4 ou mais golos num encontro (9 partidas depois)
O FC Porto fez a 3.ª reviravolta frente ao Paços de Ferreira no Dragão
O FC Paços de Ferreira volta a não conseguir vencer no Dragão, já lá vão 19 partidas consecutivas, o melhor que conseguiu foram 3 empates (16 derrotas)

Fotografias(30)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
PAÇOS FERREIRA
Comentários (25)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
PM
O gozo final
2017-05-15 17h00m por pmonteiro10001
"Eles" não contentes com o roubo descarado que foi esta época acharam que ainda se deviam divertir mais um pouco marcando 2 penaltis neste jogo! Pra aí uns 15 penaltis não assinalados, só no Dragão (alguns em jogos decisivos), a favor do Porto e ontem, que já não contava pra nada, fazem isto! E os adeptos do Benfica ainda gozam com isto, não se importando nada ganhar um campeonato na secretaria. . .
Just36
2017-05-15 13h54m por da_ni82
Então nas tuas contas já contabilizam troféus que ainda não ganharam. . . Por aí até já podes contabilizar a próxima liga também. . . Com arbitragens assim. . .

Se Se Se. . .

Mas eu gosto dessa vossa bazófia. . .

Mas é engraçado como um título conquistado no ano desportivo não conta para ti, mas títulos imaginários que estão em disputa contam. . .

E, tal como disse, não é isso que me enche as medidas, nem de perto nem de longe...ler comentário completo »
Just36 / BITW__partIV
2017-05-15 13h00m por da_ni82
Que contas são essas?
Se. . . se. . . Com 10 títulos nesse período de tempo e já estão a contabilizar 12?

Nos últimos 10 anos o Benfica não tem 3 supertaças, mas nas tuas contas tem. . .

Não é algo que me deixe orgulhoso, nem de perto nem de longe, mas nesse espaço temporal o Porto tem um troféu. . . Como disse antes, não é motivo de orgulho nenhum, mas não se pode deixar passar uma mentira como verdade. . . Vocês nisso são peritos, repetem exausti...ler comentário completo »
BITW__partIV
2017-05-15 11h51m por DocSkills
Ainda te dás ao trabalho de responder nos pontos que fomos gamados?

36 e 25+1
BITW__partIV
2017-05-15 11h16m por da_ni82
Benfica - Setúbal, sim o golo do Setúbal é irregular, mas a seguir vem o penalti a premiar mais um mergulho do Benfica. . .

Benfica - Boavista. . . Todos os golos foram ilegais??? Não vivemos nos anos 60 ou 70, as pessoas têm acesso às imagens. . . No primeiro golo há falta sobre o jogador do Boavista, que dá o livre. . . Se antes há uma falta não sancionada de um jogador do Boavista são outros 500, tal como há imensas faltas que não são assinaladas em TODOS os jogos, ou...ler comentário completo »
N_Shadow19
2017-05-15 10h28m por da_ni82
O motivo pelo qual os portistas chamam "liga Salazar" podes encontrar mais abaixo no meu comentário anterior. . .
Não pegues só num parágrafo meu para usar como arma de arremesso. . .
N_
da_ni82
2017-05-15 10h08m por N_Shadow19
«O Porto teve jogos em que foi beneficiado? Claro que sim, o Benfica também foi prejudicado? Óbvio, errar é humano, e o árbitro erra como qualquer outra pessoa. »

Porto beneficiado? Errar é humano.
Benfica prejudicado? Errar é humano.
Porto prejudicado? LIGA SALAZAR!!!
Benfica beneficiado? #obenficamandanistotudo

nÉ isto não é?
Só visto
2017-05-15 09h50m por da_ni82
É preciso ter uma paciência enorme para aturar esta gente. . .
São levados ao colo o ano inteiro, falam que foram prejudicados, mas para cada jogo que foram prejudicados lá veio sempre o penaltizinho caído do céu para salvar o convento (Setúbal e Boavista). . .
E depois vêm armados em moralistas. Queria ver o que seria se não tivesse sido assinalado o penalti sobre o Nelson Semedo a dar o penalti ou se tivessem havido uma arbitragem isenta contra o Rio Ave. . . A verdade é qu...ler comentário completo »
PJ
Pois. .
2017-05-15 07h44m por pjroberto
Agora parece custar menos a apitar penalties (que foram!). Nos jogos em que a liderança estava em jogo (e noutros) é que os penalties que houve não foram marcados. «Coincidências». . .
Aposto que na última jornada vão haver mais »coincidências». O Porto vai ser beneficiado pela arbitragem (penalties inexistentes a favor e expulsões exageradas dos adversários) e o Benfica prejudicado (um amarelo injustíssimo ao Pizzi, um vermelho tão injusto ao Luisão e, pasme-se, um penalty contra ...ler comentário completo »
Portistas
2017-05-14 22h53m por raimundojooSCP
Como eu vos compreendo, obviamente que se ainda estivessem na luta os penaltis não teriam sido assinalados e em Tondela aconteceu o mesmo com o Sporting quando nos assinalaram 3 penaltis e todos bem assinalados e obviamente que se ainda estivéssemos a ameaçar não nos marcariam também e na Amoreira também quando já estávamos arredados marcaram-nos um penalti onde Dost está em fora-de-jogo e depois claro que vêem esses vermelhudos dizerem "e depois somos nós é que somos levados ao colo e eles pre...ler comentário completo »
FC Porto meu grande amor
2017-05-14 22h17m por InfamousFC
Foi um bom jogo e após sofrerem o golo, souberam ter cabeça fria para depois fazer empatar e fazer a remontada ainda na primeira parte, gostei.
Agora, para a próxima época desportiva, não sei se NES deve ficar ou não.
Espero veemente que a SAD arrume a casa, isto é, vender aqueles jogadores de que não precisemos como josué, ghilas etc para cumprir o fair-play financeiro.
Para o ano, a seca de títulos vai acabar, isso eu-vos digo.
#PortoAtéMorrer
#QueroP ortoCampeão

Deu para o que sobrou!
2017-05-14 22h04m por claudiocarrieri
Hoje já houve penaltis!
O FCPorto tinha que ter ganho ao V. Setúbal e ao Feirense no Dragão.
Merecia ter ganho ao Benfica, mas apetece dizer: Octapus Rules. São muitos milhões, como eles dizem, uma esmagadora maioria que tudo controla, tudo manipula, tudo decide. Os tentáculos estendem-se por todo o lado e é assim que assistimos a arbitragens vergonhosas, autogolos hilariantes de jogadores ligados a essa esmagadora maioria, guarda redes que em certos jogos se queixam log...ler comentário completo »
valdo_o_Maestro
2017-05-14 21h59m por tcb9277
Eu não me revejo nessas afirmações da Liga Salazar e essas tretas. Mas sei ver as coisas e analisando os jogos tanto de Porto como Benfica esta época, é claro o desequilibrio entre decisões acertadas e erradas e a tendência existe, mesmo que o Porto tenha sido beneficiado em alguns e Benfica prejudicado noutros.

Quanto à "intenção" do jogador do Marítimo em dar mão e fazer penalty, a minha pergunta é:

Que jogador no seu perfeito juízo tem intenção de fazer pena...ler comentário completo »
EU
A_verdade_confu sa
2017-05-14 21h54m por europol
". . . este clube passou por muito e a águia foi uma verdadeira fénix a erguer-se das cinzas, depois de um dominio de 30 anos envoltos em muita corrupção. . . "
". . . OS ARBITROS ERRAM SÃO LOGO ROTULADOS DE CORRUPTOS, LADROES, ETC PELOS PARANOICOS. . . "
Apenas para que eu consiga perceber o teu raciocínio: a primeira frase foi escrita na tua fase paranóica, certo?
BOSS_FCP
2017-05-14 21h41m por JAOF
FCP tem os jogadores. . . não tem é treinador. . .
. . . Brahimi e Otávio podem fazer isso na posição 10 e Herrera é porte na transição, pois é box-to-box. . .

. . . mas o FCP evita jogar assim, ele próprio para a progressão e avança lentamente para o ataque esperando pelo resto da equipa. . .

. . . ou seja, tem um treinador que ataca com medo de perder a bola, não ataca com o propósito de chegar à baliza e marcar - DAÍ O RECORDE DE EMPATES. . . j...ler comentário completo »
Soares para "dispensar"
2017-05-14 21h37m por JAOF
Depois dos mui nobres adeptos do FCP quererem André Silva longe do FCP, por não ter qualidade para o FCP (mesmo marcando 21 golos no 1º ano em que é aposta de uma equipa de 1ª Liga - 0. 5 golos/jogo). . .

. . . suponho que Soares também já seja uma "besta" a dispensar, uma vez que nos últimos 8 jogos só marcou em 3 jogos. . . tirando o jogo com o Benfica, ficou em branco nos 4 jogos que FCP empatou, tal como hoje (3º jogo sem marcar). . .

. . . curiosamente...ler comentário completo »
valdo_o_Maestro
2017-05-14 21h24m por tcb9277
Falas do jogo do Marítimo, nesse jogo ficou 1 penalty por marcar para ambos os lados.

Não entendo essas acusações de que o FC Porto foi beneficiado, pode haver uns lances em que nos tenhamos sido beneficiados, como todos os clubes os têm, mas dentro da margem de erro. Se fores a comparar as situações em que fomos beneficiados e as que fomos prejudicados, a diferença ainda é bastante considerável.

Mas isto já não é novo, os penaltys marcados hoje quando o FC...ler comentário completo »
HA
plantel 2017/18
2017-05-14 20h58m por Halibut
o grande problema esta época centra-se em duas coisas:

o treinador, inexperiente.
falta de qualidade, principalmente do meio campo para a frente.

a defesa é boa e com o regresso do ricardo pereira tem tendência a poder ficar melhor, mas para isso o danilo não pode sair.

no meio campo falta-nos um médio tão bom quanto danilo, um box to box ao nível de moutinho e por ai. . .

faltam extremos que decidam jogos, jogadores com...ler comentário completo »
RO
valdo_o_Maestro
2017-05-14 20h46m por Route_66
Eu já esperava que os benfiquistas reagissem dessa forma ao protesto dos portistas por terem sido, só agora, assinalados penaltys a favor do FCPorto. Uma reação normal, diga-se de passagem. É o tal "preso por ter cão e por não ter". Mas é bom relembrar de que essa expressão popular não assenta bem à situação em questão. Estamos a falar de um jogo em que já nada conta e pelos vistos os penaltys aparecem subitamente. Foi-se vendo empurrões descarados, impedimentos de saltar, puxões de ca...ler comentário completo »
HA
plantel 2017/18
2017-05-14 20h46m por Halibut
deste plantel só espero que fiquem:

casillas, jose sa, costa, telles, maxi, felipe, marcano, boly, danilo, andre andre, otavio, oliver, ruben neves, soares

herrera, brahimi, layun, corona, andre silva, joão carlos, jota (nem sequer é nosso, e é muito caro), por mim é vendê-los a todos, e mais os que estão emprestados fora o rafa soares, ricardo pereira e mikel agu.

CONTRATAR:

1 central: escolheria o josué do guim...ler comentário completo »
isto é incrivel. . .
2017-05-14 20h33m por BetrayalKiller_SLB
Se não marcam penaltis eles choram. . . Se lhes marcam penaltis eles choram também. . . Eu já não vos percebo!

correçao
2017-05-14 20h02m por RQ7T
vitória em vez de vi´toria . . . lol
Jogo
2017-05-14 20h01m por RQ7T
Conseguimos reagir bem emocionalmente o que nos permitiu ter uma vi´toria confortável depois de 31 minutos que ameaçaram um desastre.
O Herrera fez um bom jogo além de ter marcado 1 e ter dado outro a marcar, o Brahimi não fez um bom jogo mas safou-se o golo de penalti(com alguma sorte) e o Jota e o A. Silva entraram bem(o primeiro nem 1 minuto precisou para marcar).
O Porto devia ter jogado melhor, mas. . .
2017-05-14 19h58m por tcb9277
. . . não deixa de ser curioso num jogo em que as contas do 1º e 2º lugar já estão decididos, serem marcados 2 penaltys (bem assinalados diga-se) sem qualquer problema, enquanto que lances semelhantes em outros tantos jogos passaram em claro.

Podem-me vir dizer que os árbitros são diferentes e têm diferentes critérios, mas não deixa de ser coincidência a mais.

De qualquer maneira, é expectável que para o ano o FC Porto jogue melhor para não termos de estar a falar de arbitragens.
grande coletivo 95
2017-05-14 19h57m por dragaopausado
não andem a falar de liga salazar ( que eu concordo) para depois censurem os nossos adeptos. . . assim não !
de resto, esta arbitragem foi uma palhaçada, foi uma afronta ao fc porto. . . . ai agora ja ha penaltis ?? agora que nao é preciso ?! uma vergonha.
NES, espero que na conferência de imprensa informes que vai sair após o jogo de moreira de conegos.
OUTRAS NOTÍCIAS
Sporting
Central é um dos habituais titulares
O Sporting abriu a porta de saída a Sebastián Coates, mas apenas pelo preço certo. Segundo revela O Jogo na edição desta terça-feira, a SAD liderada por ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
eznihilofcpbmrda2 26-03-2019, 10:43
AN
andrerib 26-03-2019, 10:42
AC
AcaroInformatico 26-03-2019, 10:28
AC
AcaroInformatico 26-03-2019, 10:25
BM
bmgb_bmgb 26-03-2019, 10:20
Ultras-__FCP 26-03-2019, 10:14
xithombo 26-03-2019, 10:13
xithombo 26-03-2019, 10:05
xithombo 26-03-2019, 10:02
estaramosold 26-03-2019, 09:39
El-Mago-10 26-03-2019, 09:18
JO
jogador_da_bola 26-03-2019, 09:06
DO
Don_1893 26-03-2019, 08:49
JU
Juiz_de_campo 26-03-2019, 08:46
AZ
azulado 26-03-2019, 08:23
AZ
azulado 26-03-2019, 08:19