placardpt
    Belenenses vence Sporting em Alvalade

    A revolta dos pastéis de Belém

    Desilusão! Este foi o sentimento que invadiu as bancadas do estádio de Alvalade ao minuto 83. Tudo porque foi a partir desse momento que o leão deixou escapar os azuis do Restelo para uma reviravolta impressionante no marcador. Bruno César ainda deu vantagem ao conjunto de Jorge Jesus, mas Abel Camará, Dinis Almeida e Gonçalo Silva colocaram um ponto final numa série negra do Belenenses no Campeonato.

    O lento despertar do leão

    O horário pouco habitual do encontro entre Sporting e Belenenses deixava no ar algumas dúvidas em torno da disponibilidade física dos jogadores das duas equipas. Bruno Paixão deu o apito inicial quando o relógio marcava 11h45 e não foi fácil o leão 'acordar' para o encontro, sobretudo para a importância de conquistar os três pontos.

    Marcada por um ciclo extremamente negativo nos últimos meses – sete derrotas consecutivas na Liga NOS -, a equipa de Domingos Paciência teve dificuldades para contrariar o maior caudal ofensivo do Sporting, ainda que o primeiro remate da partida tenha pertencido ao médio azul Vítor Gomes.

    Após um arranque marcado por alguns passes errados e jogadas inconsequentes, a máquina de Jesus foi afinando à medida que o relógio ia avançando e começou a construir com algum critério, embora sem incomodar realmente o guarda-redes Hugo Ventura. Aliás, o primeiro e único remate no primeiro tempo dos leões surgiu apenas aos 26 minutos, resultando de uma bela jogada de entendimento entre Bruno César e Adrien Silva.

    Os visitantes estavam reféns do contra-ataque, mas também não foram muito felizes na 1.ª parte. Sebástian Coates, imperial no eixo defensivo, não deu margem para grandes aventuras da equipa de Paciência e o empate ao intervalo não foi mais do que o reflexo de um primeiro tempo sem grandes oportunidades.

    Claque do Sporting prestou homenagem a Marco Ficini ©Global Imagens / Filipe Amorim

    Bruno César apontou meta, Matheus sabotou caminho

    O resultado não servia as pretensões do leão, ainda de olho no segundo lugar. Por isso, a entrada forte para o segundo tempo resultou no golo de Bruno César, aos 52 minutos, que nasceu de um lance algo confuso. Bryan Ruiz cruzou na esquerda, a bola bateu na barra e, perante a passividade belenense, Bruno César encostou para o fundo da baliza.

    O golo deu um novo alento à equipa do Sporting, criando uma dinâmica completamente diferente. Os verdes e brancos passaram a dominar em todas as linhas, reduzindo o Belenenses ao último terço azul e nada fazia adivinhar o golo do empate...

    Contudo, Matheus Pereira decidiu sabotar o plano de Bruno César e colocou mão à bola num cruzamento de Edgar Ié. Bruno Paixão estava atento e não teve dúvidas em apontar para a marca dos onze metros. Abel Camará não desperdiçou e celebrou após uma semana difícil, marcada por uma alegada tentativa de agressão após a última jornada.

    Castaignos entregou papel de herói a Dinis

    Na tentativa de recuperar de novo a vantagem, Jorge Jesus apostou em Luc Castaignos e Joel Campbell para o setor ofensivo. E se Campbell conseguiu dar outra largura ao corredor, já Castaignos foi uma autêntica desilusão.

    O avançado holandês teve oportunidade de ouro aos 81 minutos, mas não teve arte nem engenho para bater Hugo Ventura no um para um, após hesitação imperdoável do guarda-redes do Belenenses.

    O leão vacilou e quem aproveitou foi o Belenenses. Dinis Almeida materializou a cambalhota no marcador, aos 83 minutos, correspondendo na perfeição a cruzamento do jovem Benny, e Gonçalo Silva colocou um ponto final nas dúvidas. Os três pontos seguem para o Restelo e o Sporting fica mais longe do segundo lugar, meta praticamente impossível de ser atingida.

    U Domingo, 07 Maio 2017 - 11:45
    Estádio José Alvalade
    Bruno Paixão
    1-3
    Bruno César 52'
    Abel Camará 65' (g.p.)
    Dinis Almeida 85'
    Gonçalo Silva 88'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 32
    Lances Capitais
    52´
    GOLO Sporting!
    Bruno César marca
    Bruno César marca o seu 3º golo na prova (29 jogos)
    65´
    GOLO Belenenses
    Abel Camará marca de grande penalidade!
    Abel Camará marca o seu 4º golo na prova (28 jogos)
    85´
    GOLO Belenenses!
    Dinis Almeida marca
    Dinis Almeida marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    88´
    GOLO Belenenses!
    Gonçalo Silva marca
    Gonçalo Silva marca o seu 2º golo na prova (20 jogos)
    A Chave
    Minuto 84: Livre batido pelo recém-entrado Benny e Dinis Almeida a surgir no segundo poste a encostar para o fundo das redes leoninas.
    O Árbitro
    Arbitragem marcada por algumas imprecisões. A título de exemplo, fica a ideia de que Bruno César travou Edgar Ié em falta, aos 18 minutos, quando este seguia em posição privilegiada para a baliza de Rui Patrício. Ainda assim, o juiz da AF Setúbal esteve bem na análise ao lance da grande penalidade a favorecer os azuis do Restelo.
    O Melhor
    Crescimento do Belenenses após empate
    O Belenenses parecia perdido no encontro, mas cresceu após o empate, alcançado através da transformação de uma grande penalidade. O golo de Camará deu novo alento à equipa de Domingos, que partiu para um triunfo expressivo e importante, em Alvalade.
    O Pior
    Erro de Matheus Pereira
    Foi o momento do jogo. O jovem extremo cometeu grande penalidade de forma precipitada e matou o Sporting. O erro de Matheus saiu caro à equipa orientada por Jorge Jesus.
    Forma
    Sporting
    2016/2017
    45J
    26V
    7E
    12D
    78-45G
    Belenenses
    2016/2017
    37J
    10V
    11E
    16D
    32-49G
    Sabia que...by playmaker stats
    Últimas equipas que marcaram 3 + golos em Alvalade:
    2017 Belenenses (D 1-3)
    2015 Lokomotiv (D 1-3)
    2012 Benfica (D 1-3)
    2011 Marítimo (D 2-3)
    2011 Naval (E 3-3)
    Golos sofridos por Rui Patrício na Liga:
    12/13 - 36 golos (30J)
    16/17 - 32 golos (30J)
    10/11 - 31 golos (29J)
    Média superior a 1 golo sofrido por jornada na Liga Portuguesa (à 32.ª jornada):
    16/17 - 33 golos
    00/01 - 36 golos
    87/88 - 37 golos
    O Sporting não tinha uma média de um golo sofrido por jornada (32.ª jornada) desde 2000/01
    O Sporting sofreu mais do que 1 golo por jornada na Liga NOS 2016/17
    Últimas derrotas SCP em Alvalade (reviravolta):
    17 Belenenses
    12 Benfica
    11 Marítimo
    10 V. Guimarães
    01 Braga
    96 V. Guimarães
    94 Benfica
    84 Braga
    77 Bastia
    74 Benfica
    Há 2 meses que o Belenenses não vencia qualquer jogo; a última vitória fora de portas tinha acontecido em Arouca em Fevereiro
    Há 80 anos que o Belenenses não vencia o Sporting (fora) com uma reviravolta no marcador! Dos 15 triunfos, 2 foram com cambalhota (36/37 e 16/17)
    Mais uma vez o Sporting não vence um jogo em Alvalade depois de sair do intervalo com uma igualdade a zero (2016/17)
    HISTÓRICO!!! É a 1.ª vitória de sempre do Belenenses em Alvalade (antigo e novo); os do Restelo voltam a vencer o Sporting 62 anos depois

    Fotografias(30)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    BELENENSES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EN
    tripeiroFCP
    2017-05-07 22h21m por Eny-
    Se a minha avô tivesse testículos era o meu avô.

    Acorda para a vida pá
    sporting
    2017-05-07 18h46m por tripeiroFCP
    Se o sporting ganha ao 5lb e não perde com o porto no dragao estavam em 2 a vontade

    O porto com o NES ate ao fim da época ainda vai perder pontos com pena minha!

    E normal nesta altura alguns jogadores do sporting estarem ja de "ferias" sabem que o objectivo falhou ser campeões e o 2 lugar so interessa ao clube em termos financeiros
    Penso que adrien e william vao querer sair este ano mas não sei se o sporting vai permitir pois se esses saírem o JJ bate com ...ler comentário completo »
    Mais do mesmo.
    2017-05-07 17h59m por Sir_devil
    Mais um ano em que falaram como nunca e perderam como sempre!
    Dou os Parabéns
    2017-05-07 17h46m por UK-SPORTING10
    Pela recuperação do Belenenses onde nunca baixaram os braços, mesmo após o Sporting CP crescer depois do primeiro golo. Deram a volta e marcaram 3!

    Parabéns ao Domingos Paciência pela primeira vitória na equipa. Foi merecido após o nosso péssimo jogo.
    Sporting CP 1 X 3 Os Belenenses
    2017-05-07 17h30m por UK-SPORTING10
    Resultado de todo negativo e manchado! Como é que é possível, perder em nossa casa, com um adversário que tem estado precário!? Com troca de treinadores e resultados negativos, ainda perdemos com um resultado pesado de 3 golos.

    O 2º lugar era difícil, mas o campeonato não está acabado e aproveitávamos o deslize do FC Porto na Ilha da Madeira para recuperar pontos, mas ao que parece, alguns dos jogadores já não tem vontade e outros já estão com a cabeça em outro lugar. Se n...ler comentário completo »
    Sporting
    2017-05-07 16h46m por slbmeireles
    O sporting este ano viveu praticamente de 2 jogadores, Gelson e Bas Dost.
    Depois tem um Adrien, WC, Rui Patricio, Coates que vão cumprindo mais o menos.
    O resto zero.

    É assim. . .
    2017-05-07 16h38m por Loki
    A vida tem destas coisas. A aliança dragarta não dá para tudo. O Sporting fez um pacto de não agressão com o Porto, por isso era impensável uma tentativa de se aproximar do segundo lugar. O objectivo era apenas um, impedir mais um título de campeão para o Benfica. Parabéns ao Belenenses.
    gvg177
    2017-05-07 15h21m por 4lfredo
    Sim, sem dúvida.
    4lfredo
    2017-05-07 15h17m por gvg177
    Meti o André Geraldes apenas se não aparecer propostas, até porque nem o acho mau jogador.
    O Bruno César foi lapso pois deve fazer parte do plantel na próxima época, tem estado em grande forma e hoje até foi o jogador a mais em campo, a menos como disseste se não aparecer uma boa proposta. ;)
    gvg177
    2017-05-07 15h07m por 4lfredo
    Concordo praticamente com o teu plantel, vendia era o André Geraldes e incluía o Bruno César, sendo que este último se tiver uma boa proposta é para o vender.
    ZH
    irrelevante
    2017-05-07 15h01m por zhar
    O resultado é irrelevante . . o 3º lugar era mais que certo e bem podia ter aproveitado para dar mais oportunidade a jovens como o Dala que tem dado tao boas indicações na B , Pedro Delgado ou Riquicho . . . Castaignos e Campbel para que? ja se sabe que é para irem embora. . .
    4lfredo
    2017-05-07 14h57m por gvg177
    Sem dúvida. Esses jogadores têm mesmo de ser vendidos. Depois só com a saída de um dos titulares é que devemos ir ao mercado.

    O meu plantel:

    GR: Rui Patrício; Beto; Vladimir Stojkovic
    DD: Bruno Gaspar; Ezequiel Schelotto (duvido que saia); André Geraldes
    DE: Dalbert; Jonathan Silva; Pedro Empis
    DC: Sebastian Coates; Paulo Oliveira; Ruben Semedo; André Pinto
    MDF: William Carvalho; João Palhinha
    MC: Adrien Silva; Francisco Geralde...ler comentário completo »
    JJ
    2017-05-07 14h50m por DIH-STREET
    Nada de novo, um treinador que destroi jogos. . ele foi e sera sempre assim, no tempo do benfica fazia o mesmo.
    gvg177
    2017-05-07 14h46m por 4lfredo
    Sem dúvida. Depois disso, devemos só fazer contratações cirúrgicas. Para vender:
    Azbe Jug
    Douglas
    Jefferson
    nMarvin Zeegelaar
    Bryan Ruiz
    Luc Castaignos
    4lfredo
    2017-05-07 14h44m por gvg177
    Sim, sem dúvida essas vão ter de ser as contratações principais.
    gvg177
    2017-05-07 14h42m por 4lfredo
    Também eu tinha esperança, mas realmente não interessa. Espero que o Sporting compre o Bruno Gaspar, Dalbert e o Welthon.
    4lfredo
    2017-05-07 14h41m por gvg177
    Sem dúvida, aquele Castaignos nem para apanha bolas serve. Quando chegou ainda tive esperanças nele mas foi mais 3, 5M€ queimados.
    DoLB1
    2017-05-07 14h40m por 4lfredo
    Espero que fiquem muito tempo na 1° liga. Espero que consigam preparar bem a próxima época.
    Épico
    2017-05-07 14h40m por BetrayalKiller_SLB
    Épica esta vitória. Esta é que não estava à espera. Estive a ver o jogo até ao minuto 80. . . e estava empatado. . . Vou almoçar, abro nas notícias e vejo um rodapé a dizer que o Sporting perdeu 3-1, cuspi o almoço todo, nem estava a acreditar, até mudei para outro canal para ver se diziam o mesmo, e a verdade é que diziam. . . Chorei de rir!

    Só não apoio que o Guimarães fique em 3º porque isso implicaria ganharem ao Benfica, algo que não estou à espera porque quero festejar o campeonato na Luz!
    gvg177
    2017-05-07 14h39m por 4lfredo
    Sim, sem dúvida. Precisamos rapidamente de laterais como deve ser, e um avançado que possa substituir o Dost.
    4lfredo
    2017-05-07 14h37m por DoLB1
    Obrigado. . . so vi a primeira parte e estava a ver um desfecho pouco risonho no final da partida.

    Junto com o Camará podem ir mais jogadores. O Belenenses precisa de uma limpeza urgente dentro do campo e tb da Admnistração da SAD.

    Estou bastante preocupado com o inicio da proxima temporada, nao me admirava que RPS fizesse de tudo para o Belenenses ir para a Segunda!
    4lfredo
    2017-05-07 14h37m por gvg177
    ;)
    Enfim, precisamos rapidamente que esta época termine para prepararmos a próxima. Hoje a defesa esteve muito mal tirando o Coates, sofremos golos amadores, o 3º então é para rir. Faltava velocidade naquela equipa, faltou Gelson ou Podence para puxar a equipa para a frente.
    ABADDON_6
    2017-05-07 14h35m por dgc98
    Calma. . . estava a brincar, visto que pelo menos neste jogo do sporting é dificil falar seriamente, no entanto nem sou emigrante nem da provincia, mas mesmo que fosse nao vejo a relação.
    Relativamente ao sporting ja nao chega ao 2º lugar nem tao pouco perde o 3º, só espero que para o ano consigam passar os ply-off da champions, nesse sentido preferia que o porto ficasse em 3ºlugar.
    DoLB1
    2017-05-07 14h31m por 4lfredo
    É verdade, antes de começar a conferência de imprensa do Domingos Paciência, o vosso presidente da SAD e o próprio jogador, confirmaram a sua saída. Já agora, os meus parabéns pela vitória.
    4lfredo
    2017-05-07 14h28m por DoLB1
    A ser verdade que vá já hoje. È daqueles jogadores que nao faz falta nenhuma, tenha ele marcado o penalty ou nao, tenha ele feito a exibição da vida ou não, existem jogadores bem melhores a militar na 2 liga!

    Com isto, nada justifica a atitude de alguns palhacitos no final do jogo contra o Paços. . .
    12