placardpt
    FC Porto vence em Chaves

    Dar 45 minutos de avanço, mas matar nas alturas certas

    Não foi brilhante a exibição do FC Porto, mas chegou para vencer em Chaves. A três jornadas do fim foi estranho ver uma primeira parte tão fraca do dragão, mas acabou por ter o mérito de estar sempre em crescendo no jogo e continua a pressionar o Benfica no topo da Liga NOS.

    Nuno Espíríto Santo mexeu e muito. Jogou apenas com Soares na frente, colocando Otávio nas suas costas e abrindo as alas com Corona e Jota. Não estaria à espera de uma primeira parte tão má, mas teve a capacidade de espevitar a equipa ao intervalo. 

    Por seu lado, o Chaves foi uma sombra do que já se viu este campeonato. A equipa de Ricardo Soares foi defendendo de forma organizada, mas pareceu sem interesse no ataque. Normalmente quem jogar para o nulo acaba por perder...

    34 minutos até criar perigo...

    Em jeito de brincadeira podemos dizer que a primeira parte do Chaves x FC Porto deve ser apagada rapidamente dos arquivos da Sport TV. Foram 45 minutos de mau futebol e que não ajudam em nada a promover a Liga NOS. Se para o Chaves as coisas correm bem do ponto de vista defensivo, para o portistas a primeira metade do jogo foi de irritações, discussões e demoraram 34 minutos a conseguir criar algum perigo com um remate de Soares.

    Numa mistura de 4x3x3 com 4x2x3x1, a estratégia de Nuno Espírito Santo parecia clara: utilizar Otávio entre linhas para criar espaços e depois servir Soares. No papel fazia todo o sentido, ainda que Óliver parece ser mais talhado para essa missão. Já no campo as coisas não foram bem assim. Tudo porque o meio-campo do Chaves estava muito compacto e não muito recuado. Isso obrigou o FC Porto a um jogo direto que explorava a capacidade de Soares segurar o jogo.

    Aos 26 minutos os dragões ganharam um canto do lado direito do ataque. Alex Telles correu da esquerda para bater a bola parada, mas quando lá chegou Diogo Jota preferiu ele bater o canto e o Chaves esteve perto de sair em contra-ataque aproveitando o buraco que Alex Telles deixou. Destacamos este lance por mostrar bem as dificuldades de entendimento e os constantes equívocos dos 11 jogadores escolhidos por Nuno Espírito Santo. Foi um lance que espelha bem a primeira parte do FC Porto.

    É certo que olhar para o banco de suplentes e ver um treinador com um ar resignado não ajuda, mas jogadores como Jota ou Corona tinham de ter feito mais para apagar a ausência de Brahimi. Valeram os remates de longe de Rúben Neves e de Soares para não deixar adormecer as bancadas. 

    Outra atitude deu logo golo

    ©Global Imagens / 8654
    Não deve ter sido agradável a palestra de NES ao intervalo. Não houve alterações, mas houve jogadores do FC Porto que pareciam outros no início da segunda parte. André André e Corona são os melhores exemplos disso mesmo. A equipa apresentou outra atitude na pressão e na procura da bola desde cedo. 

    Essa nova postura valeu logo outro golo. O FC Porto pressionou alto, recuperou perto da área e André André teve espaço para rematar. Soares fez o golo na recarga. Apesar de termos sido muito críticos da exibição até ao golo, não podemos dizer que a vantagem não se ajustava e que não era merecida. O dragão foi a única equipa a atacar e a procurar o golo. Vimos um Chaves algo desinteressado com o ataque, mas preocupado em manter o nulo. 

    Ricardo Soares ainda arriscou após o golo de Soares ao colocar dois avançados fixos na frente. As coisas não melhoraram muito, apesar da mais capacidade de ter bola no meio-campo adversário. Essa maior ambição acabou por custar caro já que o FC Porto chegou ao segundo golo em contra-ataque por André André, após um grande passe de Otávio. 

    Valeu pela segunda parte a vitória do FC Porto. A equipa não quer entregar ainda mais o título ao Benfica e isso foi suficiente para carregar o dragão para uma vitória num terreno difícil. Ainda temos campeonato...
     

    U Sábado, 29 Abril 2017 - 20:30
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Carlos Xistra
    0-2
    Soares 52'
    André André 72'
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Lotação8 400
    Medidas103x68m
    Inauguração1949
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 31
    Lances Capitais
    52´
    GOLO FC Porto!
    Soares marca
    Soares marca o seu 19º golo na prova (28 jogos)
    72´
    GOLO FC Porto!
    André André marca
    André André marca o seu 1º golo na prova (22 jogos)
    A Chave
    Aos 52 minutos uma perda de bola do Chaves perto da sua área, permitiu a André André ter espaço para rematar de fora da área. António Felipe defendeu para a frente e Soares encostou para o golo.
    O Árbitro
    Carlos Xistra teve uma arbitragem de apito constante. Aos 34 minutos parece ter acertado ao não ter marcado grande penalidade a favor do FC Porto num lance onde a bola bateu no peito de Carlos Ponck. Parece ter errado ao não marcar uma grande penalidade de Bressan sobre Otávio, antes do golo de Soares. Expulsão de Maxi Pereira é totalmente certa.
    O Melhor
    André André
    A exibição do médio portista foi o barómetro da equipa, Quando esteve mal a equipa sentiu muitas dificuldades. Quando melhorou a equipa melhorou com ele. Recupou a bola no lance do primeiro golo e fez o remate. Fez depois o segundo golo num belo gesto técnico.
    O Pior
    Primeira parte portista
    Abordamos a questão em cima, mas a exibição portista na primeira parte merece ser destacada pela sua negatividade. A equipa estava nervosa, desligada e deu 45 minutos de avanço ao adversário.
    Forma
    Chaves
    2016/2017
    37J
    12V
    15E
    10D
    40-38G
    FC Porto
    2016/2017
    45J
    25V
    15E
    5D
    80-23G
    Sabia que...by playmaker stats
    Desde 2004/05 que um jogador do FC Porto não era expulso duas vezes na mesma época na Liga (McCarthy - Maxi)
    2.ª derrota consecutiva em casa do Chaves
    4.º jogo sem vencer por parte do Chaves
    12.ª vitória do FC Porto na Liga em Chaves, em 14 jogos
    FC Porto volta a vencer fora de casa 3 jogos depois (todas as competições)
    28.º jogo sem perder do FC Porto neste campeonato

    Fotografias(30)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GD CHAVES
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DI
    Vitória Importante
    2017-04-30 14h06m por diogoalberto5
    Acima de tudo foi importante vencer em chaves, que já se sabia que seria complicado ganhar no estádio do Chaves, foi uma primeira parte má da nossa parte mas na segunda parte fomos á procura do golo e lá conseguimos vencer a partida, ainda continuamos na luta pelo titulo, agora teremos mais uma deslocação complicada á madeira, é muito bonito ver que os nossos adeptos nos apoiam nos jogos fora, pois é sempre bom para os jogadores ter milhares de adeptos a apoiarem nos jogos fora.
    Só nesse jogo contra o Benfica
    2017-04-30 10h47m por boixos_nois
    Mostrem me qq outro jogador doutro clube em Portugal a faZer isto num jogo, mais de 10 entradas e escapa com um amarelo. Mostrem sff.
    https://m. youtube. com/watch?v=gwDYmHlC0Vs
    Farto de rir!!!
    2017-04-30 10h38m por boixos_nois
    Já começam a parecer adeptos do Scp, começo a perceber que quando se está muito tempo sem títulos esse perfil se agrava, não querendo dizer que o FCP não vá ser campeão este ano. Agora se quiserem contar às vezes que Bruno Alves agrediu, repito agrediu jogadores e não levou rigorosamente cartão nenhum, ou as entradas de Pepe, epa posso dizer que se vestissem de vermelho a história tb era outra. Deixem se de ser picuinhas que começam a cair no ridículo, e tenho respeito pelo FCP por terem...ler comentário completo »
    JU
    Porto
    2017-04-30 03h22m por JuanJ
    Este Porto não joga naaaada. Nadinha, ZERO!

    Se o Chaves tivesse jogado com a atitude que jogou em jogos anteriores contra o Benfica, Sporting e até nos jogos contra o próprio Porto, o resultado não seria este de certeza. Uma coisa é certa, esta vitória por 2-0 que caíu do céu aos trambolhões, só foi possível porque o Chaves já não tem objectivos. Com estes 3 ponto em princípio o Porto arrumou com a questão do segundo lugar e quem mais ficou a perder no fim de contas foi o...ler comentário completo »
    Arbitragem
    2017-04-30 00h34m por Jokky
    É preciso referir que o Carlos Xistra deixou passar 2 entradas para amarelo que o Maxi fez sendo que deu amarelos a jogadores do Chaves por muito menos, a expulsão foi claramente merecida. Quanto ao jogo em si, na primeira parte foi muito equilibrado mas nada de especial, uma parte muito mal disputada. No segundo tempo o Porto dominou e fez para merecer o resultado.

    PS: A entrada do Luisão era para vermelho mas acho que esta do Maxi é muito mais grave, a do Luisão nunca po...ler comentário completo »
    Ruben neves
    2017-04-29 23h26m por petitor
    Está a melhorar muito, mas não e o típico 6, pode fazer uma boa dupla com Danilo libertando um 10 puro a frente deles, Otávio, Quintero ou Joao Teixeira poderiam ser esses jogadores.
    Ruben Neves
    2017-04-29 23h13m por WeAreUnited
    Comigo este gajo jogava sempre ! Que qualidade de passe, não conheço um em Portugal que seja tão bom como ele neste capítulo ! Depois está mais intenso do que quando apareceu, é sempre bastante esclarecido, sempre focado, melhorou a meia distância etc melhor de tudo, tem 19 anos acho eu .
    Comigo jogava um pouco à frente do Danilo .
    Maxi
    2017-04-29 23h05m por RubenPirlo
    que autêntica burrice da parte do Maxi , uma burrice destas devia dar castigo de 3 jogos .
    Mas a facilidade com que o árbitro mostra vermelho demonstra bem a dualidade deste campeonato . Quando foi o Talocha sobre o Corona? Amarelo , e a do Luisão? Amarelo , e a do Cartabia ? amarelo , pois claro.
    Curiosamente , qualquer uma destas entradas foi bem pior que a do Maxi hoje
    ReuniaoDeEmergê ncia
    2017-04-29 22h59m por DoLB1
    Agora q li o comentario com mais atençao, vê como deve ser o lançe. . . ele atè levanta a mao a pedir "desculpa". Ele sabe muito bem que lhe acertou. . . pode ter a intençao de ir à bola mas falhou redondamente.

    Como o Redfoo referiu. . . nao se percebe a entrada!
    uma vergonha
    2017-04-29 22h55m por dragaopausado
    Eu quero o Xistra na prisão allez. . . .
    Liga Salazar, é o que me parece esta liga. . . mais dois penaltys, antes de conseguirmos fazer golo.
    ReuniaoDeEmergê ncia
    2017-04-29 22h55m por DoLB1
    Lances anteriores temos muitos e podemos recuar e falar de lançes de anos anteriores. . . isso nao invalida que este seja mal assinalado! Na minha opiniao o Maxi devia ter sido amarelado logo na 1 parte por entrada por tras e tb nao foi.

    É certo que a dualidade de criterios existe no futebol portugues, muitas das vezes para os clubes grandes. . . mas nao invalida a estupidez de entrada nesta fase do jogo e isso è que ele deve ser chamado à atençao: vai desfalcar a equipa qd è um jogador importante
    Vitória num terreno difícil
    2017-04-29 22h54m por Redfoo_16
    1ª parte mais uma vez horrível, não percebo esta atitude de uma equipa q sabe q tem de ganhar. Enfim. . . Na 2ª entramos bem melhor, determinados e bem mais calmos, recompensados com o golo. A partir daí, estivemos sempre confortáveis e gerimos bem e fizemos o 2º com justiça. Por fim, entrada sem sentido do Maxi, com a experiência que tem, estava atrás do meio campo! Não se percebe. A sua ausência pode custar-nos caro, nos Barreiros. . .
    Seguimos rumo ao 28, continuando a ...ler comentário completo »
    ReuniaoDeEmergê ncia
    2017-04-29 22h43m por DoLB1
    O maxi pode ser um jogador esforçado, batalhador, que dá tudo em campo mas a cabeça dele é completamente vazia. . . um jogo praticamente ganho, fazer uma entrada daquelas é de alguem que não pensa!

    Expulsao merecida mas totalmente desnecessaria. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...