placardpt
    A visão de Bruno Oliveira sobre sítios que conhece bem

    O «coração» do Leicester campeão e a China como próxima «grande potência»

    2017/04/25 21:09
    E3

    Bruno Oliveira é atualmente treinador adjunto do novo campeão do Catar, o Lekhwiya, mas a sua carreira já passou por outros países e outros clubes, sendo que no passado do técnico de 38 anos já passou outro clube que acabou por ser campeão, o Leicester City.

    Esteve no clube na temporada 2010/2011, na altura para ser adjunto de Paulo Sousa numa equipa com jogadores como Ricardo, Miguel Vítor ou Moreno e no momento de mudança de proprietários do clube. Bruno Oliveira contou ao zerozero o que levou o Leicester ao título de campeão inglês.

    Passou por Inglaterra, treinou QPR, Swansea e Leicester City. É inevitável falarmos do Leicester tendo em conta o campeonato do ano passado. Como é que vê esse vitória, tendo em conta que ainda treinou dois jogadores que foram campeões [Andy King e Jeffrey Schlupp]?

    «Em primeiro foi uma grande surpresa, obviamente. Nem eles esperavam que pudesse acontecer e eu ainda menos, até porque conheço bem a estrutura do clube, sei bem as pessoas que trabalham no clube, a nível de estrutura técnica, dirigentes. Cheguei no ano de transição, em que o presidente era o Milan Mandaric que vendeu o clube a meio da época aos tailandeses que estão agora como presidentes, e notei logo que eles eram muito apaixonados pelo futebol, que eram pessoas sérias, via-se nitidamente que eram pessoas que iam melhorar o clube e foi isso que aconteceu».

    Bruno Oliveira foi adjunto de Paulo Sousa em Inglaterra ©RTP
    «Explicar o sucesso deles é um bocado difícil porque o Leicester é um clube em que, eu e o Paulo quando chegamos fomos os primeiros treinadores estrangeiros em 125 anos de história do clube, e portanto fiquei surpreendido porque eles são um clube muito tradicional. Têm ali coisas enraizadas no clube que hoje em dia, com a evolução que o futebol teve, a nível de organização e a nível de tecnologia de treino, o Leicester tem coisas quase arcaicas. A esse nível foi um bocadinho uma surpresa. É um clube muito conservador, jogou toda a vida em 4x4x2 e ganharam assim o campeonato. Com muitos jogadores britânicos no plantel e com uma seleção de jogadores estrangeiros com a mesma filosofia: jogadores com garra, com raça, como são o Vardy, o Kanté, etc. E fiquei surpreendido por isso, por jogarem em 4x4x2, por jogarem em contra-ataque, normalmente esse não é o perfil de uma equipa vencedora de liga»

    A força do Leicester City

    «Têm uma fan base muito forte, que gostam mesmo do clube, e esse apoio foi fundamental. E têm um entusiasmo muito grande. Conseguiram criar um momentum que lhes permitiu seguir com aqueles resultados positivos e, quem conhece o futebol inglês sabe, que quando começas numa dinâmica de resultados positivos quase que vais ganhando naturalmente, às vezes até sem explicação, como foi conhecendo este ano com o Chelsea, porque o futebol em Inglaterra é muito de paixão, menos tático, é com o coração. Eles ganharam o título porque nisso são os mais fortes. Grande dedicação, grande coração, grande entusiasmo dos jogadores. O próprio Andy King, que era o meu capitão no ano em que lá estive, era um jogador normal mas que no contexto são jogadores que se transcendem».

    A mudança da cultura futebolística chinesa pode trazer-nos uma nova potência

    Após a sua saída do Leicester City, Bruno Oliveira esteve na China onde treinou o Guizhou Rene. Conhecedor da cultura chinesa e da sua forma de ver futebol, o técnico contou-nos as mudanças que tem sentido num país com uma aposta cada vez mais vincada no futebol.

    Recuando um pouco no tempo: passou pelo futebol chinês, que tem apostado forte no mercado em nomes consagrados, como os casos de Hulk e Óscar, por exemplo. Como vê esta transformação do futebol asiático, que antigamente era mais ligado a jogadores em final da carreira?

    «Isto é um sinal claro de que a China quer passar a ideia que veio para ficar, veio para apostar forte e a sério. Não é apenas um cemitério de jogadores, nem quer ter jogadores apenas em final de carreira, para dar nome à liga, não. Querem ter os melhores, sejam eles novos ou velhos, experientes ou inexperientes, independentemente da nacionalidade, é uma aposta clara na qualidade. Depois tendo os meios financeiros que têm, quase sem limites, é uma aposta do país, pelo próprio presidente. É um adepto fervoroso de futebol e está a apostar no futebol como veículo para melhorar a imagem do país, de gerar interesse pelo país e de criar uma liga forte que permita, ao mesmo tempo, criar interesse no futebol, que não é muito atualmente».

    «A China tem biliões de população mas tem grandes entraves. A cultura do futebol não existe e na China os casais só podem ter um filho. Essa condicionante leva a que eles se dirijam mais para os desportos individuais e não haja uma cultura de desporto coletivo, e é isso que também se está a tentar mudar com a criação de escolas de formação desde os cinco, seis anos. Mesmo na escola, o futebol passou a fazer parte do currículo de Educação Física e o presidente também está a mudar isso».

    «Daí eu achar que a China vai ser uma grande potência a nível futebolístico. Números não faltam mas faltava este investimento de criar uma cultura a nível do futebol e esse estímulo está a existir, inclusive de um português, que é o Figo, que tem dezenas de academias pelo país. Com a chegada destes nomes sonantes eles vão com certeza crescer e isso vai ser visível nos próximos dez, vinte anos. Vai aparecer uma geração de chineses com grande qualidade, como têm por exemplo os japoneses e os coreanos».

    Podendo ultrapassar o Japão e a Coreia?

    «Sim, claramente. Tenho a certeza disso, vão demorar uns anos mas vão ultrapassar».

    Portugal
    Bruno Oliveira
    NomeBruno Félix Mateus Oliveira
    Nascimento/Idade1978-07-04(45 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoTreinador-adjunto

    Fotografias(3)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    A falácia da China
    2017-04-26 09h04m por Miglaspoon
    Num país onde as pessoas são literalmente escravizadas, onde crianças são exploradas, onde grande parte da população é mesmo muito muito pobre. Investir largos milhões (biliões?!) no futebol é ridículo! Até podem ganhar mundiais e serem a próxima super potencia do futebol, mas isso não é nada! enquanto houver por exemplo pessoas a serem torturadas por acharem que a população devia ter melhores condições de vida! A lista de direitos humanos violados na China é enorme!

    Por ond...ler comentário completo »
    China
    2017-04-25 23h15m por Ahly
    A entrevista a este treinador e o que ele disse sobre o futebol chinês vem ao encontro do que eu tenho dito, a China quer que o futebol seja um desporto nacional e tem um projecto para isso! Muitos criticaram os milhões gastos pelos chineses em jogadores, mas eu continuo a dizer que daqui a uns anos temos uma China forte!
    Zerozero
    2017-04-25 23h13m por Ahly
    Um pequeno erro onde diz "Vai aparecer uma geração de chineses com grande qualidade, como têm por exemplo os chineses e os coreanos" deveria dizer "Vai aparecer uma geração de chineses com grande qualidade, como têm por exemplo os japonenses e os coreanos"
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Técnico abordou a arbitragem do último jogo
    Nuno Espírito Santos, técnico do Nottingham Forest, recordou a arbitragem da última partida diante do Everton. O técnico português corroborou do comunicado do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:41
    DA
    Dassaev 26-04-2024, 17:41
    TH
    TheRocker 26-04-2024, 17:31
    moumu 26-04-2024, 17:25
    moumu 26-04-2024, 17:22
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:20
    moumu 26-04-2024, 17:20
    Tobin 26-04-2024, 17:17
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 17:16
    moumu 26-04-2024, 17:14
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:10
    moumu 26-04-2024, 17:07
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:02