placardpt
    A origem dos 500 golos de Messi

    A «anatomia» de um génio

    2017/04/24 12:23
    Análise estatística por Sérgio Oliveira

    Lionel Messi dispensa apresentações. Todos o conhecem, independentemente das mutações visuais que foi experimentando ao longo dos últimos anos - ora loiro, ora ruivo, com barba ou sem ela. O argentino é um génio da bola que na noite de domingo deu mais uma prova desse estatuto.

    Ao «bisar» em pleno território hostil - vulgo Santiago Bernabéu -, Messi chegou ao meio milhar de golos pelo FC Barcelona. Dois momentos gizados pelo pé esquerdo do argentino que recolocaram os catalães na luta pelo título espanhol.

    E é por aí que o zerozero se aventura, na análise à «anatomia» dos golos do avançado de 29 anos. Vimos um a um, não nos escapou nenhum dos 500 que festejou. E percebemos onde é que Leo é mais mortífero na hora de traduzir a genialidade do seu futebol na «cereja no topo do... golo».

    A área é o seu território

    Assim, 430 dos 500 golos de Messi pelo FC Barcelona foram apontados dentro da grande área adversária, naquele último pedaço de terreno onde La Pulga raramente vacila; são 86 por cento dos seus golos, contra os 70 (14%) que logrou a atirar ainda de fora da grande área.

    De perto ou de longe, Messi usa, como seria de esperar, preferencialmente o pé esquerdo para ferir os «inimigos» (402 golos, 80%), mas o direito é tudo menos «cego», com 73 remates certeiros só à sua conta (14%).

    Menos comuns são os golos de cabeça, facto ao qual não é indiferente o 1.70 metro do argentino. Ainda assim, 22 golos (4%) a somar à fatia global, onde entram mais três conseguidos de forma... pouco ortodoxa. Um, ilegal, já que foi marcado com a mão, outro empurrado com a zona do ventre e ainda um golo com o peito.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    REAL MADRID
    EMPATE
    BARCELONA

    Fotografias

    Real Madrid x Barcelona - Liga Espanhola 2016/17
    Real Madrid x Barcelona - Liga Espanhola 2016/17

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AN
    benficaeterno
    2017-04-25 12h58m por andre2894
    "Ronaldo tem 37 assistencias e Messi 30"
    Então se Ronaldo tem mais jogos na Champions. . . . hahaha
    Eu já não falei dos 500 golos do Messi na Liga Espanhola porque o Ronaldo não está lá há tanto tempo, mas para ti vale tudo. . . Vai dormir que o teu mal é sono

    Quanto aos golos de encostar do Ronaldo, não digo que ele só marque golos de encostar e , se marca, tem mérito em estar no sítio certo.

    Quanto aos golos ao Bayern, opá. . . nem devias ter ...ler comentário completo »
    RA
    FIFAforever_ret urns2
    2017-04-25 10h32m por ranger35
    Ronaldo deu show. . . . . . . . agora é que estragas-te tudo e acabas-te de desacreditar o futebol.
    Lionel Messi
    2017-04-25 00h23m por brunomi
    O melhor jogador do mundo!!
    Genio
    2017-04-24 21h46m por senhor-doctor
    Excelente jogador! Quando for mais velho, poderei dizer aos mais novos que testemunhei Messi e outro extraterrestre (Ronaldo) a jogarem! Simplesmente os dois melhores da historia recente de futebol! Ha que desfrutar e nao comparar
    CRISTIANO RONALDO
    2017-04-24 20h54m por matosdragao
    De longe o Ronaldo é o melhor do que o Messi . Criticam porque ????
    Faz golos decisivos , ajuda a equipa , seleção . . .
    Luta para ser o melhor e nunca desiste e se chegou onde chegou foi por talento e por merito do trabalho .
    Orgulho um excelente capitão na seleção , nem quero imaginar um dia o futebol sem ele , não é o neymar nem o griezman que são o futuro .
    Ele foi feito para ser o melhor .
    CR7 best
    HA
    messi
    2017-04-24 20h38m por Halibut
    melhor jogador de sempre para mim, o ronaldo é mais completo muito devido ao seu cabeceamento, mas o messi leva a bola colada aos pés como ninguém, muda de velocidade bruscamente e decide rápido, finaliza muito bem dentro da grande área principalmente. . . o ronaldo se ganhar o campeonato provavelmente ganha a 5ª bola, além de que aquilo que fez na champions é histórico, 100 golos é obra!
    Benficaeterno
    2017-04-24 19h06m por boixos_nois
    Tu tentas esmiuçar tudo e mais alguma coisa. Agarras te a épocas menos conseguidas do clube, para justificar a névoa que te atordoa os olhos. Messi marcou a todas as equipas com pepes e sem pepes, a Qualquer equipa em qualquer final da liga dos campeões, na última contra essa Juventus não foi exceção. Tirando a final com o Arsenal. Um gajo que tem 500 golos ao mais alto nível na carreira vens com essas tretas, um gajo que fez e faz golos ao Real e ao Atlético a qualquer momento. Vens co...ler comentário completo »
    RA
    FIFAforever_ret urns2
    2017-04-24 19h00m por ranger35
    os golos pelos vistos só contam para alguns e em algumas épocas pois aconselho a ires ver o historial de 2013 do ronaldo em que ele ganhou a bola de ouro. . . . . . . . trofeus bola como diz aquele mitico treinador. . . . . . . ou melhor ganhou um trofeu da amizade. . . . . Mas eu volto a dizer Messi é melhor que ronaldo sem precisar de marcar golos. . . mas como os golos são a cereja no topo do bolo, . . . Vejam os jogos e não as estatisticas. . . . . . vejam todos e não apenas alguns jogos. ...ler comentário completo »
    RA
    FIFAforever_ret urns2
    2017-04-24 18h46m por ranger35
    quando o zidane e figo e outros ganharam a bola de ouro nessa mesma altura tambem tinhamos bons goleadores que não foram bolas de ouro porque será? Agora porque é o Ronaldo que marca muitos tem que ser diferente. . . . . . e volto a dizer Ronaldo contra o barcelona foi zero e contra o Bayern foi aquilo que o arbitro quiz que fosse. . . . . eliminar o bayern. pois nesse jogo o jogo seria outro até no prolongamento. pois já na primeira mão o real só jogou bola contra 10 e na 2 mão foi mais do mesmo.
    ED
    Johnny be good
    2017-04-24 16h31m por eddygar5
    O cristiano é um granda jogador isso ninguem pode negar, mas vejamos bem as coisas, o messi joga i va jogar, o messi é o playmaker i é o goleador, a argentina ñ tem nenhuma vitoria sem o messi em campo.
    A grande seleça de Portugal ganhou o europeu sem o Cristiano em campo axo que por ai diz muito. . . o Cristiano tornou-se um goleador nato já ñ desequilibra tanto como o fazia.
    I isso de ver quem joga melhor pelos numeros nao tem logica nenhuma, se nao genios como zidane ...ler comentário completo »
    Messi
    2017-04-24 16h19m por Caravaggio
    Jogou em 4 posições neste clásico. Nao quero dizer que ganhou o jogo sozinho, pois praticamente todos os jogadores do Barça fizeram um jogo espectacular. Fora Paco Alcacer.

    O meio campo finalmente esteve à altura daquilo que nos tem habituado nos últimos anos. Ter Stegen nao podia fazer muito nos 2 golos que sofreu, mas fez uma exibiçao espetacular, talvez das melhores desde que chegou ao clube. Jordi Alba incansável durante todo o jogo.

    Mas Messi fez um jo...ler comentário completo »
    BE
    andre2894
    2017-04-24 15h37m por benficaeterno
    Ronaldo tem 37 assistências na Champions e Messi tem 30 assistência.
    Tu e outros que tais não percebem que ganhar o espaço e marcar golos de encostar a Bayern Munique, Juventus. . . é a única forma de marcar golos a estas equipas nestes jogos a eliminar.

    O Ronaldo marcou os 3 golos ao Bayern da única forma possível, pois o Bayern não lhe dá o espaço para ele correr com a bola e fazer o que o Messi faz. . .

    Por isso o Messi se lhe taparem o espaço entre ...ler comentário completo »
    BE
    Messi4ever
    2017-04-24 15h31m por benficaeterno
    Azia?

    Então um jogar em 12 jogos marcar em 1 jogo e isto é azia. . .

    Tu é que não deves ver futebol. Ninguém está a tirar mérito ao Messi.

    "Ninguém tira o mérito a Messi que é um génio, que faz coisas que ninguém faz"
    "Messi ontem deu 10-0 ao Ronaldo"

    Quando dizes: "o que vemos é messi recuar muito no campo, vindo ao meio campo para abrir e distribuir jogo. . e mesmo assim, ele ja estando a fazer isto tudo, consegue aind...ler comentário completo »
    AN
    FIFAforever_ret urns2
    2017-04-24 15h29m por andre2894
    Sabes a diferença entre um golo de encostar e um golo dentro da grande área?
    Para ti o 1º golo do Messi ontem deve ter sido de encostar visto que foi dentro da área então. . .
    Tira as palas e olha para os lados, a carroça está atrás não te preocupes que não tropeças. . .

    Ronaldo é um marcador mais completo que Messi? Sem dúvida nenhuma, é mais alto, marca mais golos de cabeça, tem remate mais forte porém menos colocado, no entanto, não tenho problema em dize...ler comentário completo »
    Messi é génio
    2017-04-24 14h51m por luix87
    Mas nota-se que se pede demasiado a Messi
    Messi faz de Pivô ofensivo e falso Nove pede-se a ele que desiquilibre para a criação de jogadas que faça passes de rasgo e ainda que faça de segundo avançado para as bolas que não está Luis Suarez e que saque coelhos da cartola

    Claramente alguns dos seus companheiros não merecem jogar com ele

    Luis Suarez baixou demasiado de forma da epoca passada para esta continua a marcar golos mas marca menos e faz muito menos ...ler comentário completo »
    ME
    benficaeterno
    2017-04-24 14h09m por Messi4ever
    amigo, essa lenga lenga toda que escreveste em baixo nao passa de azia pelo jogo de ontem. . so apresentas "factos" de treta, mas mesmo treta. . queres mesmo factos veridicos e que estao aos olhos de todos? ate dos madridistas?
    aqui vai, primeiro, desde a saida de guardiola, o barcelona caiu a pique. . segundo, queres comparar os planteis do barca e do real? a diferença é enorme. . terceiro, falas de pepe que nao jogou, mas recentemente vemos o real sempre a jogar sem pepe e ...ler comentário completo »
    RA
    só para aziados
    2017-04-24 13h32m por ranger35
    não veem que o messi já leva 47 golos esta época. . . . . não veem que messi onde joga normalmente não é o jogador mais adiantado do barcelona. não veem que messi constroi quase sempre as jogadas. . . . . . . . . . Ronaldo é diferente quase sempre o homem mais adiantado do real. . . . . . . iniciar as jogadas está quieto. . . . . . ocupa quase sempre o espaçp dos seus colegas. . . . . . vejam os jogos. . . . . na apresentação do jogo aparece os 3 na frente mas descaído para a direita e depois n...ler comentário completo »
    BE
    JONAS/MESSI
    2017-04-24 13h10m por benficaeterno
    Aqui à tempos o zerozero fez um excelente artigo falando que Jonas não marcava nos grandes jogos e só o penalty contra o Porto permitiu acabar com essa maldição.

    Aquilo que digo é porque motivo não se fazem esses artigos sobre Lionel Messi.

    Nos últimos 12 jogos a partir dos QF da Liga dos Campeões o astro argentino marcou golos em apenas 1 jogo! Ou seja em mais de 90% dos jogos mais importantes da Liga dos Campeões dos últimos 4 anos ficou em branco e nesse períod...ler comentário completo »
    jogos históricos
    U Domingo, 23 Abril 2017 - 19:45
    Santiago Bernabéu
    Hernández Hernández
    2-3
    Casemiro 28'
    James Rodríguez 85'
    Lionel Messi 33' 90'
    Ivan Rakitić 73'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ikercasillasbestgk 25-04-2024, 00:12
    CA
    carlsonzz 25-04-2024, 00:10
    OJaime_Pacheco 24-04-2024, 23:51
    CA
    carlsonzz 24-04-2024, 23:50
    robbiefowler9 24-04-2024, 23:43
    FC
    Fcpflaw2506 24-04-2024, 23:40
    Ricardo2018 24-04-2024, 23:32
    MA
    malaguetapura 24-04-2024, 23:18
    Sporting_Adepto_1906 24-04-2024, 23:15
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 23:13
    Sporting_Adepto_1906 24-04-2024, 23:07
    Sporting_Adepto_1906 24-04-2024, 23:04
    O_Pestinha666 24-04-2024, 23:01
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 22:57
    CA
    carlsonzz 24-04-2024, 22:56
    anon428 24-04-2024, 22:55