Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Odds
BenficaPortugal
PortugalEstoril Praia
ChelseaInglaterra
InglaterraSouthampton
Atlético MadridEspanha
EspanhaVillarreal
Liga Portuguesa
entrevista
Antigo internacional luso perspetiva duelo ao zerozero

Maniche: «Dérbi? Pressão é igual para Benfica e Sporting»

2017/04/20 19:46
Texto por Rodrigo Coimbra
E2
© Global Imagens /
qO Benfica ainda tens alguns jogos difíceis para fazer e o FC Porto também. Está tudo em aberto para que seja uma luta até ao final da Liga
Maniche, antigo internacional português
Maniche integra um lote restrito de jogadores que representaram os três designados grandes do futebol português. O antigo internacional português começou de tenra idade a jogar nas camadas jovens do Benfica, pelo meio conquistou tudo no FC Porto e terminou a carreira ao serviço do Sporting.

Numa altura em que a luta pelo título está a ferver, com Benfica e FC Porto separados apenas por três pontos, em vésperas do dérbi 300 entre os encarnados e o eterno rival Sporting, a 30.ª jornada da Liga NOS pode assumir especial preponderância para a definição do campeão nacional.

Maniche
Liga Portuguesa
177 Jogos   12899 Minutos
30   43   5   22x

ver mais »
Nesse sentido e tendo em conta a experiência no futebol português, assim como em grandes jogos internacionais, o zerozero lançou o desafio a Maniche e o antigo médio, internacional em 52 ocasiões pela equipa das quinas, aceitou de pronto analisar o duelo entre águias e leões ao nosso jornal.

O calendário até ao final da liga portuguesa, as principais diferenças entre os clubes, a pressão e a responsabilidade... Estes foram os principais pontos focados durante a conversa com Maniche.

«A pressão é a mesma para Benfica e Sporting»

Maniche
Sporting
Total
27 Jogos   2080 Minutos
4   5   1   02x
ver mais »
zerozero: Muitos apelidam este jogo entre Sporting e Benfica de 'o jogo do título'. Concorda com esta visão?

Maniche: «Não... O que posso dizer é que fica mais difícil obviamente para o FC Porto conseguir o título se o Benfica ganhar. Mas o Sporting a jogar em casa perante os seus adeptos e tendo em conta o orgulho dos próprios jogadores vai querer realizar uma boa exibição. E se possível ganhar. Vai ser um jogo complicado para as duas equipas. O Benfica vai ter de fazer uma partida mais inteligente do que o Sporting. Mas ainda faltam muitos jogos e tudo pode acontecer. Também não esperávamos, por exemplo, que o Benfica perdesse pontos em Paços de Ferreira nem o FC Porto contra o Vitória de Setúbal»

ZZ: O facto de o Sporting estar mais longe do primeiro lugar, isso de alguma forma coloca menos pressão sobre a equipa para encarar este jogo?

M: Penso que não. Os jogadores do Sporting ao vestirem aquela camisola têm muita responsabilidade. A pressão é a mesma. Um jogador jogando numa equipa grande como o Sporting tem de fazer tudo para conseguir a vitória. Os jogadores quando entram naquela casa, ou no Benfica, ou no FC Porto, a obrigatoriedade de ganhar está bem patente no dia a dia. Acho que os jogadores do Sporting não vão facilitar. Vão sim fazer de tudo para mostrar porque é que jogam no Sporting e tentar ganhar perante os seus adeptos...

ZZ: …dá um certo gosto aos adeptos ver a equipa ganhar estes jogos.

M: Sim, ainda mais jogando com um rival. Todos sabemos como é jogar contra um rival. Por vezes, damos mais do que temos e é isso que vai fazer com que os jogadores do Sporting, mesmo estando afastados do título, queiram fazer um bom jogo.

ZZ: O Maniche jogou vários dérbis – três pelo Benfica e dois no Sporting. Como são vividos esses jogos?

M: O ambiente é obviamente vivido de forma diferente de outros jogos. Jogar um dérbi fala por si, basta ver o entusiasmo que se cria em volta desses jogos. Tanto ao nível de adeptos como comunicação social. Obviamente é um jogo diferente, mas o objetivo é o mesmo: ganhar!

ZZ: E por onde pode passar a diferença neste dérbi?

M: Ambas as equipas têm bons jogadores. Por vezes, é por detalhes que se fazem as grandes diferenças. Às vezes estamos à espera que seja aquele jogador que possa fazer um golo e depois acaba por ser outro numa bola parada, por exemplo. Acima de tudo, num jogo destes é inesperado dizer quem possa decidir. Obviamente que há pontos menos fortes nas duas equipas, mas não sei dizer qual o jogador que possa desequilibrar neste jogo. Pode ser qualquer um...

Maniche
Benfica
Total
69 Jogos   4719 Minutos
14   16   2   12x
ver mais »
ZZ: São duas equipas muito equivalentes, é isso? Pese a diferença pontual entre elas, claro.

M: São duas equipas com muita qualidade. Ambas querem ter bola, o Benfica um pouco mais objetivo na sua posse. O Sporting gosta de circular mais a bola, tem jogadores que fazem a diferença do meio campo para a frente. Vai ser um jogo bonito de se ver. Espero que seja um grande jogo de futebol. Tem todos os ingredientes para que isso aconteça. O Benfica jogando para manter a vantagem e o Sporting com a responsabilidade de manter o orgulho.

©Getty / Jan Pitman
Valorização do futebol português

ZZ: Faltam cinco jornadas para o final do Campeonato. O Benfica tem já este jogo muito complicado frente ao Sporting. Pergunto-lhe se neste momento a pressão está mais do lado do Benfica por jogar já este dérbi ou do FC Porto?

M: Independentemente da pontuação que o Benfica tem, diria que era a mesma coisa se partisse para este jogo com o Sporting com menos pontos. É um jogo difícil. O Benfica se tivesse por acaso menos pontos do que o FC Porto obviamente que queria ganhar ao Sporting. É um jogo difícil e tudo pode acontecer num dérbi. O Benfica ainda tens alguns jogos difíceis para fazer e o FC Porto também. Está tudo em aberto para que seja uma luta até ao final.

ZZ: O Maniche jogou nos três clubes e em recente entrevista ao Porto Canal disse que era sócio do Sporting e portista de coração. Perguntava como olha para esta reta final de campeonato um pouco enquanto adepto?

M: É muito interessante. Acima de tudo temos de valorizar o futebol português. É pena não haver mais equipas a lutar pelo título porque isso ainda valorizava mais o nosso futebol. Estamos habituados a ter sempre o FC Porto, Sporting e Benfica a lutar pelo título. Penso que também queremos um Braga ainda mais forte, um Guimarães e Belenenses também, enfim... Temos bons clubes e se tivessem mais condições fariam ainda melhor. Esta reta final demonstra isso mesmo e isso é bom. É importante que os adeptos acompanhem com intensidade, mas sempre com o máximo respeito até ao final do campeonato. Ainda ninguém sabe quem vai vencer, mas está a ser muito interessante e bonito de se ver, uma luta até ao fim...

ZZ: E algum prognóstico para o campeão?

M: Não faço a mínima ideia. Sinceramente, é difícil. Podia dizer os meus gostos, como já referiu. Mas obviamente dizer quem vai ganhar não poderei dizer...

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
BENFICA
Fotografias(39)
Sporting x Benfica - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 30Sporting x Benfica - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 30Sporting x Benfica - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 30Sporting x Benfica - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 30Sporting x Benfica - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 30Sporting x Benfica - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 30
Comentários (2)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Pouco interessa
2017-04-21 13h35m por iSMURF4
O Porto perde pontos a jogar assim, podiamos e deviamos estar em 1º com larga vantagem para o 2º. . . mas não. . . . bora ser solidário. . .
RS
Outra vez, Zerozero?
2017-04-20 19h55m por Rsoares67
Desta vez conseguiram ainda descer mais baixo!

O Maniche NUNCA disse "«Dérbi? Pressão é igual para Benfica e Sporting»". Essas não foram as palavras dele e vocês deviam respeitar isso! Não ponham palavras na boca das pessoas, citem-nas assim como foram ditas, não o fazendo estão a contribuir para um jornalismo desonesto que atribui palavras a pessoas que não as disseram, e isso é terrível. . .
jogos em destaque
U Sábado, 22 Abril 2017 - 20:30
Estádio José Alvalade
Artur Soares Dias
1-1
Adrien Silva 5' (g.p.)
Victor Lindelöf 66'
Tópicos Relacionados
OUTRAS NOTÍCIAS
Estará muito perto de se concretizar o acordo para que o Arena de Amesterdão, estádio do Ajax, se passe a chamar Arena Johan Cruyff, em homenagem ao antigo jogador e treinador do ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
RA
rafabest6 25-04-2017, 19:22
sr_batata 25-04-2017, 19:20
cristianoesteves19 25-04-2017, 19:19
Paperkutchy 25-04-2017, 19:15
spechial1 25-04-2017, 19:11
Portas18eJanelas 25-04-2017, 19:09
Portas18eJanelas 25-04-2017, 19:08
PoderosoDeusSCP 25-04-2017, 19:04
Portas18eJanelas 25-04-2017, 18:56
Portas18eJanelas 25-04-2017, 18:54
MV
MVilasBoas 25-04-2017, 18:48
PoderosoDeusSCP 25-04-2017, 18:48
Bar25 25-04-2017, 18:44
Portas18eJanelas 25-04-2017, 18:41
PR
professorxibanga 25-04-2017, 18:41
MV
MVilasBoas 25-04-2017, 18:41