placardpt
    Benfica e FC Porto empatam na Luz

    Rival empata rival e promessa de luta até ao final

    A expectativa era grande para perceber se havia dança de cadeiras na liderança da Liga NOS. Benfica e FC Porto protagonizavam o jogo de cartaz da 27.ª jornada do Campeonato e a sede de águias e dragões pelos três pontos foi visível ao longo dos noventa minutos. O líder entrou literalmente a marcar, logo aos seis minutos, mas consentiu o empate aos quatro do segundo tempo. Jonas e Maxi Pereira deixaram o nome bem vincado na lista de marcadores do Clássico.

    Quentinho, quentinho...

    O arranque do 236º clássico foi verdadeiramente alucinante. O Benfica entrou decidido em preservar o primeiro lugar do Campeonato português e deu-se muito bem no primeiro tempo com uma postura bastante agressiva e de muita garra, na boa aceção da palavra, em busca da posse de bola.

    Os encarnados conseguiram criar vários desequilíbrios, sobretudo pelo virtuosismo de Toto Salvio, e foi numa jogada construída pelo argentino que a equipa de Rui Vitória chegou à vantagem. Magia nos pés do camisola 18, bola em Jonas e... grande penalidade. Felipe derrubou Jonas e Carlos Xistra não teve dúvidas. Casillas para um lado, remate de Jonas para o meio e golo para o Benfica.

    O tento do brasileiro premiou a melhor capacidade reativa do Benfica à perda da bola e penalizou a pouca criatividade, assim como a pouca consistência ofensiva, dos azuis e brancos. Pouco depois, Jonas desencadeou um dos momentos mais quentes: empurrão aparentemente involuntário a Nuno Espírito Santo e encosto de Maxi. Serenados os ânimos, voltamos ao que realmente importa.

    A resposta do FC Porto, após algumas tentativas sem grande relevo, surgiu apenas aos 37 minutos num livre de Brahimi. O internacional argelino conseguiu encontrar o caminho para a baliza, mas Ederson Moraes conseguiu travar o remate. A terminar o primeiro tempo, registo ainda para a o cabeceamento de Luisão ligeiramente por cima.

    ©Carlos Alberto Costa

    Dragão revigorado e com um monstro na baliza

    O resultado não era de todo do agrado dos dragões. O Benfica ampliava a vantagem no primeiro lugar para quatro pontos e era imperativo dar resposta a uma primeira parte muito forte dos encarnados. E nada como recuperar logo no arranque da segunda metade.

    Com uma atitude completamente revigorada, os dragões conseguiram fazer mossa ao adversário e Maxi Pereira, ex-jogador das águias, materializou o empate, após jogada de insistência de Brahimi. O golo galvanizou a equipa de Nuno e um passe delicioso de Danilo só não terminou no golo de Soares por culpa de Ederson. Magnífica intervenção do guarda-redes brasileiro.

    O empate não servia por completo os interesses nem de uma nem de outra equipa e o Benfica, apoiado na força dos mais de 60 mil adeptos presentes nas bancadas da Luz, não deixou o rival sem resposta. Primeiro Jonas, depois Mitro e de novo Jonas com um dado comum: Iker Casillas. San Iker. Intransponível nas duas oportunidades de ouro para o Benfica na segunda parte.

    Com este resultado, mantém-se tudo igual entre os dois rivais no topo da tabela e uma certeza: há luto pelo título até ao final da Liga NOS!

    U Sábado, 01 Abril 2017 - 20:30
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Carlos Xistra
    1-1
    Jonas 7' (g.p.)
    Maxi Pereira 50'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 27
    Lances Capitais
    GOLO Benfica
    Jonas marca de grande penalidade!
    Jonas marca o seu 7º golo na prova (14 jogos)
    50´
    GOLO FC Porto!
    Maxi Pereira marca
    Maxi Pereira marca o seu 1º golo na prova (18 jogos)
    A Chave

    Minuto 72: Dupla defesa de Iker Casillas! Impressionante o momento protagonizado no estádio da Luz pelo guarda-redes espanhol. Primeiro negou o golo a Mitro e logo depois a Jonas.

    O Árbitro

    Não foi um jogo fácil para Carlos Xistra. Tentou gerir os cartões o máximo de tempo possível e conseguiu cumprir até a um determinado momento. Fica a ideia que o penálti sobre Jonas é bem assinalado, embora tenha pecado posteriormente na análise de determinados lances. Ainda assim, nota satisfatória para o juiz de AF Castelo Branco.

    O Melhor
    Monstros das balizas

    Jogo entusiasmante no estádio da Luz protagonizado por duas belíssimas equipas. A incerteza do resultado prolongou-se até ao apito final do árbitro, fruto de uma entrega total de águias e dragões ao jogo. Muita luta num jogo que assumia particular destaque na 27.ª jornada e também para as contas do título. Destaque para Casillas e Ederson, os dois em grande plano.

    O Pior
    Demasiadas faltas
    Carlos Xistra não teve mãos a medir para apitar tantas e tantas faltas. A pressão foi muito forte durante os 90 minutos, tanto do Benfica como do Porto, que o recurso à falta foi bastante utilizado por dragões e águias.
    Forma
    Benfica
    2016/2017
    45J
    32V
    7E
    6D
    98-35G
    FC Porto
    2016/2017
    42J
    24V
    13E
    5D
    76-22G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Benfica apenas depende de si para ser tetracampeão nacional pela 1.ª vez (faltam 7 jornadas)
    Nos últimos 10 jogos entre Benfica e FC Porto na Luz:
    2 Vitórias do Benfica
    4 Empates
    4 Vitórias do FC Porto
    O Benfica continua sem conseguir vencer o FC Porto na Luz; já são 3 jogos sem vitórias e iguala o registo entre 2011-2012
    É o 5.º jogo consecutivo do Benfica sem conseguir vencer o FC Porto; é o pior registo desde 2009 (6 jogos sem vencer)

    Fotografias(53)

    Benfica x FC Porto - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 27
    Benfica x FC Porto - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 27
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CA
    BITW
    2017-04-02 17h13m por Carecadas
    depois deste jogo ainda criticas o luisão, ou preferes o teu idolo lindelof
    SL
    Benfica Campeao 2016/2017
    2017-04-02 13h50m por SLB27
    para mim o Benfica vai ser campeao, basta olhar para este jogo e ver logo isso o Benfica é o melhor clube portugues, porto nem existe ou mehor clube de marecos que nem sabem jogar à bola, se nao fosse as ajudas o porto tava na 2 divisao ou 3 divisao a jogar, mas enfim futebol em portugal ta mesmo longe dos Grandes paises Europeus como: Alemanha, Espanha, França, Italia, Inglaterra, Holanda. So estes paises para mim tem futebol muito melhor com o nosso mas mesmo assim nao se ta tao maus quanto isso.
    freespirite
    2017-04-02 12h49m por espiga79
    Benfica festejou o empate como vitoria, pq sofreu o golo do Porto perto do fim e conseguiu marcar no ultimo lance. festejou o golo e o empate pk naquela altura era o melhor que podia conseguir.
    Comediantes e ironia!!!
    2017-04-02 12h40m por Loki
    É o que mais se vê a partir do momento em que o jogo terminou. Isto vai do "agressões sem bola" a "tentativas de intimidação" a terminar nos "alguns" sportinguistas que por aqui e por aí andam todos felizes por o empate a esfregar as mãos à espera do verdadeiro jogo do título (para o Sporting) eles vão correr como nunca, pode ser que percam com sempre. Estes são os comediantes!

    A parte da ironia é ver os portistas dizer que não é ou não foi pênalti sobre o Jonas. Isto de adept...ler comentário completo »
    HA
    SLBStars
    2017-04-02 11h17m por Halibut
    mais o Porto jogou quando vocês foram ao dragão, futebol é assim mesmo. . . agora que vença o melhor, faltam 7 jogos.
    HA
    jogo
    2017-04-02 11h02m por Halibut
    como Portista considero que o benfica esteve melhor neste jogo, não foi dominador mas esteve melhor. .
    o penalti é mesmo à jonas, sacou-o mesmo bem ao felipe que podia ter evitado tanto contacto que influenciou a decisão do àrbitro. .
    enfim, deu empate e está tudo igual. .

    considero a deslocação a braga, chaves, e à madeira as mais complicadas para o Porto, são 7 jogos que espero serem 7 vitórias. . . .

    quanto ao benfica tem que ir a alvalade...ler comentário completo »
    Foi reposta a herdade desportiva
    2017-04-02 08h29m por Bestof
    Com as agressões sem bola aos jogadores do Porto, a tentativa de intimidação do treinador com aquele lance vergonhoso do melhor mergulhador do benfica e um penalti inexistente foi reposta a herdade desportiva. Já mandaram fazer a taça tetra (que logo logo a seguir deixa de existir) mesmo à medida.
    ToneBond14
    2017-04-02 05h01m por slbmeireles
    nao nao sou da altura de salazar, sou da altura que ate havia uma hegemonia portista no campeonato portugues, sou da altura de apito dourados e assim. E mesmo nessa altura nao andava me a queixar de arbitragens como voces andam hoje em dia, e que eram bem piores acredita. Eu via futebol, e falava com as pessoas sobre futebol. Sobre as jogadas do jogo, os belos golos, dos excelentes jogadores que ca andavam, entre outras coisas.
    Sempre houve um problema de muitos portistas, nã...ler comentário completo »
    MA
    Casillas
    2017-04-02 03h49m por Marcynho
    bem esse só joga bem contra o Benfica e o outro que nem vou pronunciar o nome "traidor" quando marcou fez enorme festa mas enfim, jogo muito bem conseguido de parte do Benfica que merecia vencer claramente o jogo e fiquei surpreso não ter colocado o André Almeida porque jogos desses o Rui coloca o André.
    Piada
    2017-04-02 01h43m por Balr
    Nos últimos. . . 6/7 clássicos o Benfica tem vindo a ser dominado, conseguindo empates e vitórias de forma fortuita ou dúbia por isso não percebo a [. . . ] nça de um treinador que depois de fazer golo baixou as linhas todas e só quando sofreu e a outra equipa se contentou com o empate é que decidiu que era tempo de ganhar. Das pessoas mais hipócritas que existe, o penaltie é penaltie, mas caso fosse ao contrário, já não havia parabéns, havia conversa a tapar a boca no final. BTW, al...ler comentário completo »
    MS
    SLB 1904
    2017-04-02 01h02m por msamuel
    Jogamos contra uma equipa de que divisão???
    É que no final do jogo estavam a festejar o empate. . . . .
    jogo
    2017-04-02 00h42m por dragaopausado
    Lance do jogo é o Fora de jogo mal tirado a jota que o deixava na cara no ederson.
    é só esta analise que tenho a fazer dos 90 minutos.
    BE
    Incrível
    2017-04-02 00h31m por BestOf_ZZ
    Neste site só se fala de [. . . ] , de futebol só mt poucos falam. . . Que falta de cultura desportiva neste país. . . . .

    Qt ao jogo, bom espetáculo de futebol! Penso q o Benfica foi melhor na maior parte do jogo e merecia a vitória, mas pronto, no dragão eles tbm foram melhores e nós empatamos injustamente msm no fim. Contudo, a vitória do Benfica era justa obviamente.

    Melhores em campo do lado do porto foram Casillas (melhor em campo), A. André e Bra...ler comentário completo »
    XT
    Opinião
    2017-04-02 00h31m por XtrimePT
    O jogo foi muito bom, ambas equipas debateram-se bem e na minha opinião o Benfica esteve mais em cima (na minha opinião e pronto são factos que se apresentam nas estatísticas do jogo).

    O ZZ escreve em determinada altura "O empate não servia por completo os interesses nem de uma nem de outra equipa", isto já perto do fim do jogo. Mentira. Quem viu o jogo viu o Porto (nomeadamente Casillas) a perder tempo. . . chegou a uma altura que começaram a jogar para o empate, enquanto ...ler comentário completo »
    ToneBond14
    2017-04-02 00h27m por slbmeireles
    Eu refiro mais que uma vez que pouco me importa quem joga em primeiro. E depois tu dizes: "Ao contrário de ti, eu não quero que o porto faça os jogos todos em primeiro".
    Quem não sabe ler português também não sabe argumentar.
    Quanto ao resto do teu comentário nem vale a pena comentar porque se viste esse lance do jonas na sequência também viste o do maxi, mas pronto as palas não dão para mais eu percebo. Mas não tens culpa, como tu existem muitos actualmente, já nasceram as...ler comentário completo »
    NU
    pedro98fcp
    2017-04-02 00h26m por NunoPonces
    Sim aí no Pizzi é tal e qual, podia em jogos ter usava o Horta que ele até chegou a insistir no início. . . Sim é verdade, mas jogar a este nível o Luisão com esta idade é impressionante, até chegou a ser jogador da semana na Champions e depois quando voltou depois de ter saído no Dragão lançou o Benfica para 7 jogos sem sofrer. Eu continuo a achar que não é por aí, porque se outros com outra velocidade e idade erram bastante. E depois ter um central diferente dá muito jeito, já que cent...ler comentário completo »
    Força Porto
    2017-04-02 00h13m por ka_fcp
    Vamos vencer os 7 jogos que faltam e seremos campeões. . . . . . .

    Eu quero o Porto Campeão Allez
    MA
    pedro98fcp
    2017-04-02 00h11m por MaxHulkFCP
    isso do Moreirense é um caso estranho pois a saída do Inácio tem algo escondido. despedir o homem que comeu os "Papoilas" é no mínimo estranho e depois meterem lá o Petit é de desconfiar e podemos questionar isto:

    1º os "Papoilas" vão passar lá com facilidade
    2º o FcPorto na última jornada vai ter de jogar a 200% para vencer

    dá sempre jeito ter treinadores identificados com o clube deles pois se houver necessidade de "carregamentos" é sempre mais fácil controlar e conseguir isso.
    ToneBond14
    2017-04-02 00h07m por slbmeireles
    la estao voces a dizer coisas que nos nao dizemos e depois no final vem dizer que andávamos a fazer a festa antecipadamente. Quando os unicos que vi a festejar hoje foi portistas.
    No meu comentario viste eu a dizer que a minha equipa iria lutar pelos 21 pontos ate ao final do campeonato, para ser campeao, e que nada nos interessa os outros, enquanto dependermos so de nos para sermos campeao, apenas nos vamos focar em vencer os nossos jogos.
    E sim voces criam teorias da consp...ler comentário completo »
    RubenPirlo
    2017-04-01 23h59m por slbmeireles
    ahhahaha nao é agressao? o jonas esta a correr numa direçao depois de uma disputa de bola, sem falar que ia em velocidade e que teria de parar o seu movimento, e é agressao. Agora o maxi vai voluntariamente na direcçao de jonas e provoca o contacto fisico, sem bola, sem disputa de lance e ja nao é agressao. La esta as palas, conta a cor do lado que se está. Se a jogada fosse o corona que fosse contra o RV, e o eliseu fosse dar esse chega para la ao corona, já era o eliseu que tinha de ser expulso.
    Breve síntese do clássico
    2017-04-01 23h57m por tato_gomes
    Até ao "desperdício" de Soares e último lance de perigo, logo a seguir ao golo do empate, o Porto esteve por cima, porém sem criar claras oportunidades. . A partir daí, só deu Benfica (e Casillas) ao ponto dos encarnados acabarem por justificar mais daquilo que foi ditado pelo resultado.
    slbmeireles
    2017-04-01 23h48m por RubenPirlo
    O Maxi nesse lance era amarelo porque nao faz agressão mas sim um chega para lá , já o Jonas foi agressão clara , teve sorte de ter sido contra o Nuno que aguentou bem a carga , porque se fosse outro treinador menos robusto mandava-o ao chão de certeza , a intenção do Jonas é claríssima , estava em velocidade , sim , mas podia muito bem ter abraçado o Nuno , mas ele vai mesmo de ombro ao Nuno . Uma vingança da dispensa do Mergulhos do valencia?
    PE
    Jogo
    2017-04-01 23h46m por pedrocm34
    Pizzi mal no golo do Porto. Perde a bola a meio do seu meio campo, onde o que se pede é jogar simples. Não está na melhor forma
    scouter1
    2017-04-01 23h43m por slbmeireles
    Consideras agressao do Jonas quando ele estava numa jogada, e ia em alta velocidade, no qual poderia nao ter tempo para parar e evitar o choque mas na sequencia ja nao consideras agressao do maxi, em ir voluntariamente contra o Jonas. Pontos de vista com palas.
    SC
    Jonas vergonhoso
    2017-04-01 23h39m por scouter1
    Como SCP acho vergonhoso a tentativa do jonas placar o treinador do porto. Vermelho direto clarinho q ficou por mostrar.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Presidente honorário anuncia decisão para breve
    Uli Hoeness, presidente honorário do Bayern München, confirmou contactos com vários treinadores na tentativa de resposta à situação de instabilidade no clube. ...